OPINIÃO: “O povo nas ruas”

Por MAURÍCIO ASSUERO 

Domingo, dia 16 de agosto, por todo Brasil, aproximadamente 2 milhões de pessoas protestaram contra o governo do PT. No dia seguinte vi alguns vultos importantes do partido declarar que as ofensas a Lula tinham como objetivo afastá-lo da disputa da presidência em 2018. Ou seja: continuam tratando o Povo no mais alto grau da imbecilidade possível. Cada vez mais as investigações se aproximam de Lula e o mais interessante é que todos envolvidos juram inocência, mas quando são presos negociam um acordo de delação premiada para contar o que sabe, o que fez, como fez, porque fez e para quem fez. O PT está sendo visto como o partido que afundou o Brasil.

Não resta dúvida que ao longo do governo de Lula o país cresceu, houve ganhos sociais, migração entre classes sociais. O que não houve foi uma política que mantivesse o Brasil no eixo do crescimento econômico por um período maior. Ao nos depararmos com a crise em 2008 tínhamos a economia relativamente estruturada e o primeiro erro foi a manutenção (diga-se imposição) de Guido Mantega como ministro da fazenda. Guido manteve todos os erros cometidos e não corrigidos do governo anterior e se apegou mais ao cargo do que a tarefa de condução econômica.

O ano de 2015, dissemos aqui tantas vezes, está perdido e em outros momentos sinalizamos que 2016 pode não ser diferente. Pois bem: as previsões econômicas já falam em retração do PIB, da ordem de 2%, para 2016. Mas se este ano estamos com a “corda no pescoço”, tudo indica que em 2016 vão apertar o nó e chutar a cadeira! Para sair dessa situação precisamos da aprovação das medidas econômicas propostas por Levy. São medidas impopulares, são medidas que prejudicaram o trabalhador, etc…, mas se não forem implantadas a quantidade de pessoas afetadas será muito maior, ou seja, lamentavelmente o que estamos dizendo é que devemos sacrificar alguns na tentativa de salvar muitos (eu me sinto mal em ter que expressar isso), mas se esta constatação incomoda o que mais dói é saber que isso é fruto dos desmandos e da corrupção que se instalou em todos os segmentos do governo. Leia de novo: todos os segmentos do governo!

A população está pagando o pato das viagens em jatinhos, das reformas imobiliárias, da propina institucionalizada. Que a justiça apure e puna os culpados. Agora que os oportunistas da vez pensem no povo e trabalhem no congresso para defender os interesses populares, porque o que vemos, por enquanto, é o governo perder votação por não ter indicado os cargos de segundo escalão. Ou seja: todo mundo louco para, daqui a pouco, virar notícia!

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *