Órgãos apresentam balanço do São João

operação

Na manhã desta terça (30), a Autarquia de Defesa Social, Trânsito e Transportes – Destra e o Departamento de Estradas de Rodagem – DER apresentaram à imprensa os dados das operações de trânsito efetuadas durante os festejos juninos de Caruaru. A reunião que teve início por volta das 10h30, contou com a presença de Laurent Licari, chefe de fiscalização do DER; Ten. Cel. Clovis Pereira, comandante do Batalhão de Polícia Rodoviária – BPRv; Alex Monteiro, diretor de trânsito e transportes da Destra; e Jairon Pacheco, gerente de transportes da Destra.

Durante o mês de junho, o DER efetuou 12 operações, totalizando 2.165 abordagens, com um total de 398 autuações. Além de seis operações da Lei Seca, com 33 recusas (quando o condutor se nega a fazer o teste do bafômetro), 12 constatações e duas caracterizações de crime (quando o teor aferido é superior a 33%). Se comparados ao ano passado (2014), os números apresentam uma redução de 12% nas autuações e 17% nos registros de alcoolemia. Outra questão que representa segurança para os passageiros, é a fiscalização dos ônibus regulares (de fretamento/aluguel), durante o mês de junho foram feitas 12 apreensões deste tipo de transporte por ausência de condições para transitar nas vias. Da sexta (19) até ontem (29), o DER esteve monitorando e fiscalizando o fluxo de veículos da BR-232 por meio de câmeras. A ação fez parte de um esquema especial para a prevenção de acidentes e retenção de veículos nos acessos aos festejos juninos.

O Ten. Cel. Clovis Pereira apresentou dados das integrações das PE’s que dão acesso a Caruaru. Segundo ele, essas vias tornam-se neste período rotas alternativas para chegar a cidade. De acordo com o acompanhamento do BPRv, o tráfego de veículos aumentou na PE 95 (Limoeiro), PE 90 (Carpina/Toritama) e na PE 96 (Catende). “Estamos enviando notificações diárias para o DER, a fim de que tenhamos um maior controle no perímetro das PE’s”, relatou.

Com o projeto educativo “Caruaru Transitando Seguro”, a Destra deu início às ações de trânsito no período do Maior e Melhor São João do Mundo. Por conta do grande número de veículos que esteve no município para as festividades, as equipes montaram operações de fiscalização em vários pontos de Caruaru durante todos os dias do evento.

Neste mês, a Destra realizou 3.130 autuações, sendo 80% destas por estacionamento irregular. Durante os 29 dias de festa, 17 Carteiras Nacional de Habilitação (CNH) foram recolhidas, 11 registros de alcoolemia foram efetuados e 86 veículos recolhidos. A Destra atendeu 70 ocorrências, sendo 14 delas de acidentes com vítimas e 56 de acidentes sem vítimas. “Identificamos que boa parte dos veículos autuados por estacionamento irregular apresentava placas de municípios próximos ao nosso. O que aponta uma realidade de desrespeito à legislação de trânsito que está além da nossa ‘fronteira'”, explicou Alex Monteiro.

Neste ano, o Terminal Leste passou a funcionar durante 24h nos dias de show no Pátio de Eventos. O fato gerou uma boa aceitação tanto por parte dos passageiros, quanto dos condutores. Mas, para que o trabalho pudesse ser efetuado sem irregularidades, a Autarquia reforçou a fiscalização dos transportes clandestinos que costumam circular por Caruaru neste período. As operações resultaram em 45 veículos autuados, seis carros apreendidos, e seis alvarás cancelados do Sistema de Transporte Complementar por utilização do veículo de forma indevida. “Nós precisamos agir de forma mais ostensiva para auxiliar a população, garantindo a segurança de todos e todas, e a mobilidade do trânsito nos dias de festa”, alertou Jairon Pacheco.

As parcerias entre os órgãos (DER, DETRAN, PRF, BPRv e Destra) têm gerado integração e oportunizado um enfrentamento dos problemas associados ao trânsito. A proposta é interligar ainda mais para facilitar o trabalho de fiscalização em Caruaru. “O objetivo do DER é fechar se possível já no próximo mês, uma parceria com a Destra para que possamos atuar juntos em Caruaru, sanando assim algumas dificuldades”, afirmou Licari.

A coletiva foi realizada no auditório do Centro Administrativo da Prefeitura de Caruaru, avenida Rio Branco, 315, Centro.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *