Pedro Augusto
O plano de segurança que será posto em prática durante a realização do Maior e Melhor São João do Mundo foi apresentado à imprensa na manhã da última quinta-feira (1º), no auditório da Acic, no Bairro Maurício de Nassau. De acordo com o conteúdo que foi divulgado na coletiva, em 2017 os festejos juninos da Capital do Forró contarão com novidades no tocante à aplicação de medidas em comparação com as suas edições anteriores. A primeira delas foi anunciada pelo secretário municipal de Ordem Pública, Luís Aureliano. A partir deste ano, o São João passará a contar com a atuação do CCCI (Centro de Comando e Controle Integrado), que ficará instalado no Parque de Eventos Luiz “Lua” Gonzaga – polo principal da festa.
Durante a sua explanação, o secretário explicou de que forma irá funcionar esse Centro. “No mesmo espaço físico estarão trabalhando de forma integrada, as secretarias e os demais órgãos operativos que atuarão no São João como as polícias Civil e Militar, o Samu, o Corpo de Bombeiros, dentre outros, facilitando a comunicação, bem como agilizando as execuções das medidas necessárias. Nele, também contaremos com os recursos das imagens das 45 câmeras que serão instaladas no Parque de Eventos, na Estação Ferroviária e no Polo Azulão. Vale ressaltar que, além do CCCI, também irão operar nos festejos juninos de Caruaru a POE (Plataforma de Observação Elevada) e o CICCM (Centro Integrado de Comando e Controle Móvel).”
Estes dois últimos já se encontram instalados, respectivamente, nos polos Estação Ferroviária e Azulão. Quem ficou responsável por descrever as características de cada um deles foi o representante da Secretaria de Defesa Social, major João Barros. “Eles foram empregados durante a Copa do Mundo de 2014. O POE possui 18 câmeras integradas de videomonitoramento e contará com a atuação de policiais a cada turno da festa. Ele fará o monitoramento de todo o entorno do Polo Azulão. Já no CICCM trabalharão, de forma conjunta, 12 órgãos que garantirão o bom andamento do evento e estarão a postos para atender as demandas que, por ventura, vierem a surgir. Dentre eles estarão as polícias Civil, Militar, Rodoviária Federal e Científica, bem como a Destra, o Samu e o CB”, informou.
De acordo com o capitão da Polícia Militar, Farias Junior, neste ano o São João da Capital do Forró contará com 13 mil lançamentos de policiais. “Para deixar bem claro para a população, os lançamentos ocorrerão dependendo das necessidades do Parque de Eventos. A partir da ativação do mesmo, os forrozeiros já contarão com o trabalho de 300 policiais, mas, caso haja a necessidade do preenchimento de dois horários, esse efetivo será duplicado. Também reforçamos que em 2017 haverá uma rigidez maior quanto aos acessos ao local, ou seja, as revistas serão intensificadas e os infratores serão identificados em poucos minutos. Além disso, não poderíamos deixar de destacar que os demais polos contarão com a segurança necessária para a realização de uma festa desse porte conforme representa o São João de Caruaru.”
Em paralelo aos funcionamentos da POE e dos CCCI e CICCM, outra novidade que será implantada nos festejos juninos da Capital do Forró corresponderá à intensificação das ações da Destra. “Neste ano, os forrozeiros terão o auxílio de 109 placas de sinalização a mais nos pontos mais críticos da festa. Faremos, ao todo, o bloqueio de oito ruas nas proximidades do Parque de Eventos, bem como o nosso serviço de guincho funcionará no período de 24 horas. Para conseguirmos dar conta de todas essas medidas, adequaremos as escalas dos agentes de trânsito e dos guardas municipais. Implantaremos também o ‘Expresso Junino’, que auxiliará a população no deslocamento até o Parque de Eventos de forma ordenada e segura”, destacou o presidente da autarquia, Hermes de Melo.