Pedro Augusto
A tradicional coletiva referente ao plano de segurança que será empregado no São João de Caruaru foi realizada na manhã da última quarta-feira (1º), no Museu do Barro, no Centro. Na ocasião, os representantes das polícias Civil e Militar bem como da Destra, do DER, do Detran e do Corpo de Bombeiros destacaram à imprensa as medidas que estão programadas para serem colocadas em prática no intuito de garantir o bom andamento do evento. O primeiro a apresentar o conjunto de medidas previstas foi o comandante do 4º Batalhão da PM, tenente-coronel Roberto Galindo.
“Desde o último o mês de março que vínhamos nos reunindo para montar um esquema de segurança eficaz e a população caruaruense e os visitantes podem ficar tranquilos, porque cumpriremos com o nosso dever. É claro que para não municiar de informações a bandidagem não iremos revelar o número exato de policiais militares que serão empregados durante o evento. Entretanto podemos adiantar que receberemos reforço não só no quantitativo de servidores como também no volume de viaturas e equipamentos utilizados. Em paralelo, continuaremos atendendo às demandas habituais”.
O chefe da Divisão de Homicídios de Caruaru, delegado Bruno Vital, ficou responsável por destacar as ações que serão aplicadas pela Polícia Civil. “Estaremos presentes no Parque de Eventos Luiz ‘Lua’ Gonzaga com 10 policiais, dois escrivães e dois delegados. Este contingente estará a postos para atender àquelas ocorrências que geralmente costumam acontecer com maior frequência. Em paralelo, estaremos dando o auxílio necessário ao Juizado do Forró”. Já o capitão Henrique Dantas falou sobre o plano de ação do CB. “Em suma iremos atuar com duas frentes avançadas: uma no Parque de Eventos e outra no Alto do Moura”.
Na parte de trânsito, o trabalho ficará por conta da parceria entre o Detran, o DER e Destra. O diretor presidente da Destra, Alex Monteiro, explicou como serão feitas as fiscalizações. “Em parceria com o Detran, faremos cinturões de fiscalização ao redor do Parque de Eventos. Com o DER e a Polícia Rodoviária Federal, ficaremos nos arredores do município. Também teremos a fiscalização através do monitoramento de câmeras, com os reforços do drone e o Posto de Observação Elevada, que servirão a todas as forças de segurança. Tudo isso sem esquecer que estaremos com operações nos bairros periféricos do município”.