Orquestra Meninos do Ipojuca realiza concerto natalino

unnamed (39)

Repetindo uma celebração realizada desde a sua fundação em 2014, a Orquestra Criança Cidadã – Meninos do Ipojuca, implantada pela Prefeitura, através da Secretaria Especial da Juventude e Esportes (Sejuve) em parceria com a Associação Beneficente Criança Cidadã (ABCC) realizará uma série de apresentações musicais em todo o município para comemorar o período natalino e o aniversário de dois anos do bem sucessido projeto. Os concertos passarão pelos distritos de Camela, Serrambi, Ipojuca-Sede, Porto de Galinhas e Nossa Senhora do Ó, durante o mês de dezembro. Nesta quinta-feira (15) os músicos realizarão um concerto gratuito em um dos maiores cartões postais do Ipojuca. O Convento de Santo Antônio, no distrito sede.

O repertório, pensado para a celebração pelo maestro Márcio Pereira, incluirá obras clássicas e natalinas, a exemplo da “Sinfonia Nº 40”, de Mozart; o “Pizzicato-Polka”, de Strauss e “Noite de Paz”, de Franz Gruber. Um dos momentos mais esperados na parte dedicada ao ciclo natalino é a performance do coral de alunos, que participou da última edição do espetáculo de Natal da Orquestra, em 2015. O público estimado é de 1000 pessoas, entre familiares e amigos dos músicos, além de figuras fundamentais para a realização da iniciativa na cidade, como o idealizador e coordenador-geral da Orquestra Criança Cidadã, o juiz João Targino; o prefeito Carlos Santana e o secretário de Juventude e Esportes Miqueias Silva.

SAIBA MAIS

A Orquestra Criança Cidadã Meninos do Ipojuca é fruto de uma parceria entre a Prefeitura do Ipojuca, por meio da Secretaria Especial de Juventude e Esporte (Sejuve), e a Associação Beneficente Criança Cidadã (ABCC), ONG gestora da Orquestra. Com o aporte financeiro concedido pela gestão municipal do Ipojuca, a ABCC garante a execução do projeto nos moldes do que é realizado com a comunidade do Coque, no Recife.

Os participantes do projeto são todos moradores de Camela e estudantes da rede pública de ensino. Na sede da Orquestra, localizada em Camela, os jovens músicos recebem aulas de teoria musical e de instrumentos de cordas — violino, viola, violoncelo e contrabaixo —, reforço escolar, aulas de informática, além de atendimento psicológico e pedagógico e três refeições diárias. O núcleo funciona nos horários da manhã e da tarde, em um prédio que conta com 15 salas de aulas, miniauditório, telecentro, sala de acompanhamento pedagógico, sala para atendimento psicossocial, banheiros e refeitório.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *