O câncer de mama ainda apresenta grande incidência, sendo o segundo tipo mais comum entre as mulheres – o primeiro é o de pele não melanoma. Todos os anos são diagnosticados milhares de novos casos da doença em todo o mundo. Só no Brasil, esse número passou dos 57 mil em 2015, segundo aponta o Instituto Nacional de Câncer (INCA).
Para divulgar informações de prevenção e combate à doença, a campanha mundial Outubro Rosa ganha força a cada ano. Em Pernambuco, o tratamento também recebeu reforço com uma linha única de cuidados, oferecida pela Rede D’Or São Luiz. A Linha Verde de Cuidados ao Paciente Oncológico é um projeto que integra os hospitais da Rede D’Or e permite ao paciente ter as demandas atendidas de forma ágil, possibilitando, por exemplo, internação em uma unidade e realização de procedimentos em outra. “O objetivo é que o paciente tenha todo o suporte, desde a detecção da doença até o tratamento. Esse é um ganho importante, sobretudo neste mês de outubro que destaca os cuidados com as mulheres, em relação ao câncer de mama”, explica o Gestor do Serviço de Oncologia, Dr Helio Calabria.
O diagnóstico precoce aumenta as chances de tratamento e cura. A prevenção inclui informação, acompanhamento médico regular e realização periódica de exames. Alimentação saudável, prática de atividades físicas e a amamentação também são fatores de proteção.
A doença não tem uma causa única, pode ser desencadeada tanto por fatores hereditários, quanto estar relacionada a fatores hormonais e comportamentais – incluindo obesidade, sedentarismo e alcoolismo. A maior parte dos casos é diagnosticada em mulheres a partir dos 35 anos, tendo maior incidência após os 50 anos. A fase inicial da doença apresenta nódulo fixo e geralmente indolor. Outros sinais são a pele da mama avermelhada ou com aspecto descascado e saída espontânea de líquido dos mamilos. “Ter um acompanhamento que esclareça todas as dúvidas e encaminhe a paciente para os procedimentos adequados é fundamental para o sucesso do tratamento”, reforça o médico.
Sobre a Rede D’Or – A Rede D’Or São Luiz é hoje a maior operadora independente de hospitais do Brasil, com presença no Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco e Distrito Federal. São 31 hospitais próprios, além de dois sob gestão e outras duas unidades em construção. Em Pernambuco, responde pelos hospitais Esperança Recife, São Marcos, Esperança Olinda e Memorial São José. A preocupação com a qualidade é reconhecida pelos clientes e certificada por órgãos nacionais e internacionais. Para o paciente, isso se traduz na qualidade do atendimento, já que a certificação atesta a segurança em todas as etapas e procedimentos.