A Ilha de Fernando de Noronha receberá o primeiro buggy 100% elétrico fabricado no Brasil. O protótipo faz parte do Projeto Trilha Verde, iniciativa do Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI), da Neoenergia, que está ampliando a mobilidade elétrica no arquipélago com a inserção de 14 veículos elétricos no Patrimônio Natural da Humanidade, reconhecido pela Unesco. O veículo será destinado ao trade turístico da ilha para serviço de locação a turistas, no qual será avaliada a viabilidade técnica e econômica.
O primeiro buggy totalmente elétrico nacional foi desenvolvido pela eION, startup com sede em Curitiba. Como proponente do projeto, a Neoenergia acompanha seu desenvolvimento desde a concepção e protótipo até sua comercialização, participando de teste-drives e sugerindo melhorias. O veículo tem capacidade para cinco pessoas, pesa 1.000 quilos e possui uma bateria de 7,6 kWh, com uma autonomia que pode chegar a 100 km. O veículo pode ser carregado por plugin em eletropostos ou em uma tomada comum de 20 amperes.
O buggy possui uma velocidade máxima em torno de 70 km/h, chegando a 60km/h em cerca de 11 segundos. Com freio a disco nas quatro rodas e cinto de segurança nas cinco posições, foi pensado para promover conforto e segurança para o usuário. “Este buggy é o primeiro e único 100% elétrico no Brasil, de fabricação seriada, até o momento. Até a conclusão do Projeto Trilha Verde, em dezembro deste ano, analisaremos detalhadamente sua utilização, pontos positivos e pontos de melhoria”, afirmou Roberto Boquetti, gerente técnico do projeto Trilha Verde.
Todos os veículos do Trilha Verde são abastecidos com energia limpa, gerada por meio de duas usinas solares instaladas pela Neoenergia na Ilha. As duas usinas juntas possuem uma potência de 100 kWp e sua capacidade de fornecimento é, aproximadamente, três vezes maior que a necessidade para carregamento dos veículos do projeto, cujo excedente será injetado na rede de distribuição, ampliando o uso de fontes renováveis pelos consumidores de Noronha. Para permitir o uso de energia limpa mesmo nos momentos em que não houver geração solar suficiente, foi implantado também um sistema de armazenamento de energia com potência de 100 kW/215 kWh.
Os veículos elétricos foram incorporados às principais atividades econômicas da ilha, como trade turístico, administração distrital e à própria operação da Neoenergia. As informações coletadas serão submetidas a avaliações de viabilidade dos modelos de negócios e, posteriormente, confeccionado um mapa orientativo para futuras ações relacionadas à mobilidade elétrica em Fernando de Noronha. Nesse sentido, o Trilha Verde também beneficiará empreendedores locais e o poder público. O projeto está em consonância com a Lei Estadual 18.233/23, conhecida como Noronha Carbono Zero, que proíbe, a partir de 2030, a circulação de carros movidos a gasolina, diesel e etanol na ilha.
Doze ecopostos estão sendo instalados em pontos estratégicos da ilha e disponibilizados para todos os carros elétricos do arquipélago. São oito pontos de recarga com potência de 22 kW, que possibilitam uma recarga mais rápida, e outros dois com potência de 7,4 kW. As duas últimas unidades têm suporte a V2G (vehicle-to-grid), que possui um fluxo bidirecional, ou seja, o veículo pode utilizar a estação para recarga ou para “devolver” a energia não utilizada, como em eventuais períodos de alta demanda da rede. O abastecimento desses postos será realizado totalmente com energia limpa, fornecida pela geração fotovoltaica das duas novas usinas solares.
As ações de sustentabilidade integram o Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) da Neoenergia, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), com a parceria do Governo de Pernambuco, da Renault, WEG, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), IATI, CPqD, eiON e Incharge. “O Programa de PDI, regulado pela Aneel, é uma importante política pública que contribui para o desenvolvimento de tecnologia nacional”, declara José Antônio de Souza Brito, gerente do departamento corporativo de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Neoenergia.
Programa Energia Sustentável Noronha
O Projeto Trilha Verde faz parte do Programa Energia Sustentável Noronha, da Neoenergia, que prevê um conjunto de ações que reúne mobilidade sustentável, inovação tecnológica e ampliação de fontes não poluentes de energia. O planejamento, que aposta em um modelo de negócio limpo e confiável, contempla um convênio internacional com o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Parte das iniciativas resultou ainda de um termo de cooperação técnica firmado entre a Neoenergia e o Governo do Estado, estabelecendo compromissos nas áreas de eficiência energética, P&D, energias renováveis e mobilidade elétrica.
A Neoenergia tem o intuito de promover um modelo de mobilidade mais sustentável entre os seus compromissos corporativos, com o objetivo de contribuir com a descarbonização. Uma das suas principais iniciativas é o Corredor Verde, maior eletrovia do Nordeste, com 1.100 quilômetros de extensão entre Salvador (Bahia) e Natal (Rio Grande do Norte).
Todas essas iniciativas também estão em concordância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU número 7 (energia limpa e acessível), 9 (indústria de inovação e infraestrutura), 11 (cidades e comunidades sustentáveis) e 17 (parcerias e meios de implementação).
Mais Neoenergia em Noronha
O arquipélago de Fernando de Noronha conta com mais duas usinas solares fotovoltaicas instaladas pela Neoenergia. As centrais de fonte renovável possuem potência instalada de aproximadamente 1 megawatt (MWp). Todas as iniciativas têm a finalidade de reduzir a dependência de geração por biodiesel da Usina Tubarão, atualmente, imprescindível em um sistema isolado como Noronha.
Com o intuito de estimular a circulação de veículos elétricos na ilha, desde 2015, a Neoenergia possui um carro movido exclusivamente a energia solar em Fernando de Noronha. Resultado do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Neoenergia, o automóvel é abastecido em ecoposto cujo teto é composto por placas fotovoltaicas.