Completando 60 anos de regulamentação, corretor de imóveis cresce no Brasil

Surgida ainda durante o reinado de Dom João IV, a profissão de corretor de imóveis chega a 60 anos regulamentação no Brasil no próximo dia 27. A atividade é uma das mais antigas no país e das que mais cresce. O número de pessoas que atuam no segmento subiu de 390 mil para 430 mil, comparando os anos de 2020 e 2021. É um crescimento de 11%, de acordo com o Conselho Federal de Corretores de Imóveis.

A MRV, do grupo MRV&CO, é uma das que empresas que impacta nesse mercado. No país, são aproximadamente três mil corretores credenciados. Em Pernambuco, o número ultrapassa os 100, e ainda há mais 20 abertas no estado. O credenciamento acontece para o Grande Recife e Caruaru e contempla profissionais que tenham Ensino Médio completo e vivência na área comercial, não necessariamente no setor de imóveis, mas é fundamental terem espírito empreendedor, perfil com iniciativa e comprometimento com o negócio.

Dentro do escopo do serviço que será prestado pelos corretores credenciados estão a prospecção, agendamento, atendimento e acompanhamento do cliente em todo o processo de compra de um imóvel. Para atuação na área é obrigatório ter registro no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI), órgão responsável pela fiscalização do trabalho dos corretores e das imobiliárias. Diante disso, a MRV oferece suporte para esses profissionais atuarem neste mercado. Quem tiver interesse deve enviar currículo pelo e-mail meyrianne.barros@mrv.com.br.

Mudança de vida – Uma das pessoas que atua como corretor é Jediael Lemos, hoje com 34 anos. Em 2017, ainda trabalhando no ramo de varejo, ele viu na atividade a oportunidade de mudar de vida. “Minha família é de comerciantes e eu sempre estive ali, aprendendo algumas coisas, mesmo sem saber que utilizava algumas técnicas, já tinha essa experiência de trabalhar com o público”, explica. Apesar de não haver uma formação específica, a exemplo de outras carreiras, migrar para a corretagem demanda também muito estudo e dedicação.

“Antes de começar, pesquisei muito e procurei me diferenciar. Eu achava que era apenas vender o imóvel e registar no cartório, mas não era por aí”, relembra. Técnica, domínio de documentação, legislação estão entre as disciplinas estudadas. “Sempre reforço que cada corretor precisa ter a sua própria identidade e que deem suporte a seus clientes, tanto no pré quanto no pós-venda. O começo não foi fácil, mas hoje estou realizado e conquistando bom volume de comercialização todos os meses”, comenta o corretor.

A construtora oferece ainda aos corretores autônomos credenciados e demais prestadores estrutura para o desenvolvimento das atividades, como internet, telefone fixo, leads qualificados, ferramentas para auxiliar durante a venda e o acompanhamento de um corretor coach. A atuação é flexível e o profissional tem boas possibilidades de rendimento, pois os ganhos são proporcionais ao desempenho nas vendas.

Outra vantagem é a participação no “MRV Mais”, iniciativa que concede aos corretores autônomos cadastrados no programa ganhos extras, calculados com base no total das vendas realizadas, descontos em mais de 30 mil estabelecimentos comerciais, reembolso da anuidade do CRECI, Gympass, dentre outros benefícios.

História – Segundo o Conselho Federal de Corretores de Imóveis (COFECI), surgiu em 1808, quando trabalhavam exclusivamente para o Rei Dom João IV, mas apenas em 1937 a profissão foi ganhou o seu primeiro sindicato, no estado do Rio Grande do Sul. Só em 27 agosto de 1962, foi promulgada da Lei Nº. 4116, de 27/08/62, que possibilitou a criação do Conselhos Regionais de Corretores de Imóveis. A data segue como um marco importante, não só para a profissão, mas também para todo o setor imobiliário.

Empresários bolsonaristas trocavam mensagens com Augusto Aras

A Polícia Federal (PF) apreendeu, nesta terça-feira (23), celulares que tinham uma troca de mensagens entre o procurador-geral da República (PGR), Augusto Aras, e empresários bolsonaristas, suspeitos de articular um golpe de Estado caso o ex-presidente Lula (PT) fosse eleito.

A informação é do site JOTA apurada com fontes da PF, do Ministério Público Federal (MPF) e do Supremo Tribunal Federal (STF). As mensagens, que ainda são mantidas sob sigilo, conteriam críticas à atuação do ministro do STF Alexandre de Moraes e também comentários sobre a candidatura de Jair Bolsonaro (PL).

Segundo o site, o conteúdo das mensagens já virou tema entre os ministros do STF. Os empresários alvos da operação da PF, autorizada pelo ministro Moraes, são investigados por atos antidemocráticos.

Aras foi indicado por Bolsonaro para o cargo, em 2021, sem que estivesse na lista tríplice do Ministério Público. A indicação do PGR é prerrogativa do presidente, mas cabe ao Senado sabatinar o indicado e, em seguida, aprovar ou rejeitar a nomeação. Além de PGR, Aras também é procurador-geral eleitoral.

Em nota, a assessoria de Aras, disse que o procurador-geral tem amigos e conhecidos no mundo empresarial e, por isso, há trocas de mensagens entre eles. O texto também afirma que as conversas do procurador-geral com um dos empresários, que é alvo da investigação da PF, são apenas comentários “superficiais”.

A assessoria também destacou que o PGR só foi informado a respeito da operação depois de iniciado o cumprimento dos mandados de busca e apreensão nessa terça-feira (23). Por causa disso, não trocou informações sobre as diligências policiais.

Estado de Minas

Lessa visita a Feira do Gado e defende mais segurança e infraestrutura no local

O deputado estadual Delegado Lessa visitou a Feira do Gado em Caruaru, nesta terça-feira (23). Lessa conversou com os comerciantes e compradores, ressaltando que o poder público necessita realizar mais investimentos na infraestrutura e segurança pública no local.

Em campanha rumo à reeleição na Assembleia Legislativa, o parlamentar realizou várias ações de valorização das feiras agropecuárias para a economia regional. Inclusive, empreendeu tratativas para fomentar os negócios, sobretudo no período de imposição de medidas restritivas devido à recente crise sanitária.

Segundo o deputado, é necessário ampliar o diálogo entre o poder público e a sociedade, para a permanência de uma representatividade eficiente e a construção de políticas públicas sintonizadas com as demandas sociais. Lessa complementa que a importância da Feira do Gado vai além do aspecto financeiro, mas é um espaço de preservação da cultura e da identidade regional.

UniFavip apresenta benefícios de convênio com o Poder Legislativo

A UniFavip Wyden esteve na sede da Câmara de Vereadores de Caruaru, na quarta-feira (24), para apresentar os benefícios do convênio firmado com o Legislativo. A apresentação foi conduzida pelo reitor, Diego Leite da Cunha, a gerente comercial, Clarisse Xavier e o consultor Gedeon Martins. A partir da presente data, os colaboradores e dependentes do conveniado receberão descontos nas instituições educacionais controladas pelo Centro Universitário.

O reitor Diego apresentou os programas de inovação tecnológica que a UniFavip tem executado e os projetos de pesquisa com o objetivo de melhorar a experiência dos cidadãos de Caruaru. As inovações contemplam meio ambiente e infraestrutura através de mapeamentos urbanos que visam levar o município ao patamar de cidade inteligente.

Com relação aos descontos, a gerente comercial afirmou que os servidores efetivos terão 15% de desconto mais os descontos de campanha que podem chegar até 50%. Já os comissionados 10% mais o desconto de campanha. Clarisse também disse que os vereadores podem indicar seus assessores e os mesmos terão o desconto de 10% desde que comprovem o vínculo com o Legislativo.

O Centro Universitário conta com cursos de graduação e pós-graduação, presenciais, semipresenciais e EAD.

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ARTIGO — Festas públicas: caso da reestruturação do Natal Luz de Gramado

A primeira edição do Natal Luz de Gramado ocorreu em 1986. Sua trajetória pode ser subdividida em três fases: a 1ª fase, de 1986 a 2000, é caracterizada pelo pioneirismo e crescimento loco-regional do evento; a 2ª fase, de 2001 a 2010, é caracterizada pela maturação e expansão nacional e internacional do evento; e a 3ª fase, desde 2011, é caracterizada pela reestruturação e estabilidade do evento.

A reestruturação do evento ocorreu essencialmente por conta de uma ação judicial proposta pelo Ministério Público Estadual, que questionou a celebração de um convênio entre a Prefeitura Municipal de Gramado e a Associação de Turismo e Cultura de Gramado para a realização da festa. A situação pode ser resumida na seguinte sentença: ou a prefeitura executava integralmente o evento, dentro da estrutura que lhe era competente, com os recursos públicos sendo geridos por pessoas públicas, ou não se faria mais o Natal Luz.

Então foi aprovada uma lei municipal que criou um conselho gestor para o evento e autorizou a criação de uma empresa pública municipal para realizar as próximas edições do evento. Em 18 de dezembro de 2012 foi sancionada a lei nº 3.066, que tratou sobre a Autarquia Municipal de Turismo – GRAMADOTUR, pessoa jurídica de direito público interno, compondo a administração indireta do município, dotada de autonomia administrativa, financeira, contábil, técnica e funcional, vinculada ao Gabinete do(a) Prefeito(a).

Constituem objetivos da GRAMADOTUR o planejamento e a execução das atividades vinculadas direta ou indiretamente ao turismo e à cultura do município, funcionando por prazo indeterminado, com sede e foro no município. A GRAMADOTUR tem a seguinte estrutura organizacional básica: (1) Conselho de Administração; (2) Conselho Fiscal; e (3) Administração Executiva, que é composta por: a) Presidência; b) Procuradoria; e c) Departamentos Executivos. Constituem receitas da GRAMADOTUR: I – dotações orçamentárias próprias; II – receitas oriundas da venda de ingressos em eventos e da comercialização de produtos licenciados com as marcas registradas do Município; III – captação de patrocínios; IV – produto da remuneração pela utilização de seus bens; V – dos auxílios, subvenções, operações de créditos que lhe forem concedidos pelos governos federal, estadual e municipal, ou por organismos de cooperação internacional, ou ainda, pessoas físicas e jurídicas privadas nacionais e estrangeiras; VI – o produto de outras rendas patrimoniais; VII – resultado de aplicações financeiras.

A 34ª edição do Natal Luz de Gramado, ocorrida antes do lockdown da Covid-19, teve 81 dias de temporada, sendo realizada de 24 de outubro de 2019 a 12 de janeiro de 2020. A GRAMADOTUR apresentou os resultados oficiais desta edição em coletiva de imprensa no auditório da Prefeitura de Gramado: “O Natal Luz 2019/2020 obteve resultado positivo de quase R$ 7,4 milhões. Foram contabilizados R$ 36.909.754,53 de receitas e R$ 29.551.392,10 em despesas. (…) Foram comercializados para os três espetáculos pagos do evento 204 mil ingressos. (…) No total, os ingressos geraram uma receita de pouco mais de R$ 27 milhões”.

A reestruturação do Natal Luz de Gramado tornou-se referência nacional, podendo também, observado o contexto local, inspirar as gestões públicas dos municípios e do Estado de Pernambuco a debater com a sociedade civil e as partes interessadas um novo modelo de gestão e de governança para suas festas públicas.

Leo Salazar é produtor cultural, aluno do mestrado em hotelaria e turismo da UFPE e candidato a deputado estadual pelo Cidadania-PE.

Câmara discute a criação do MEI pelos servidores da Assistência Social

O presidente da Casa, Bruno Lambreta (PSDB), em seu momento na tribuna, na sessão ordinária da terça-feira (23) falou sobre a recente solicitação do Poder Executivo, para criação do cadastro de Microempreendedor Individual (MEI) pelos servidores da Assistência Social do município. O vereador informou que foi contatado por alguns prestadores de serviço se dizendo insatisfeitos com a criação do MEI, porque de acordo com eles perderiam alguns benefícios federais.

A vereadora Perpétua Dantas (PSDB) ressaltou os benefícios impactados com a formalização do cadastro de Microempreendedor Individual: aposentadoria por invalidez, auxílio doença, salário maternidade, seguro desemprego, BPC LOAS, Prouni, FIES e bolsa família.

O presidente afirmou que entrou em contato com a secretária de assistência social e ela informou que o prefeito, Rodrigo Pinheiro (PSDB), está fazendo um levantamento dos profissionais que possuem algum benefício para que os mesmos não precisem efetuar o cadastro.

Na ocasião, o parlamentar Leonardo Chaves (PSDB) convocou a Comissão de Obras para uma visita à quadra da Escola Municipal São Luiz Gonzaga, no 3º Distrito. De acordo com ele, o piso da quadra, que foi recentemente construída, se encontra todo quebrado e as obras nos muros do espaço ainda nem foram concluídas. O presidente da comissão, Edmilson do Salgado (PSDB), se prontificou em visitar a localidade para fiscalização das obras.

Os representantes da Unidade Especializada de Caruaru (UNECAR), Cláudia Castro e Caio Correia estiveram presentes no plenário da Casa. Na tribuna, Cláudia ressaltou sobre a importância da Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla para inclusão e visibilidade dessas pessoas. Além disso, ela falou sobre os 35 anos de serviços prestados pela instituição e as dificuldades de manter a organização com uma verba mensal de R$ 10 mil para custear as despesas com os profissionais de saúde contratados, servidores e a infraestrutura. Castro fez um apelo para que o Legislativo possa intermediar um diálogo com o Poder Executivo. O presidente da Casa afirmou que fará a intermediação o mais rápido possível para que os poderes e a instituição consigam encontrar as medidas cabíveis.

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PRF apreende 50m³ de madeira serrada transportados de forma ilegal

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, nesta terça (23), cerca de 50m³ de madeira serrada transportados de forma irregular. Além de exceder o quantitativo do produto descrito no documento florestal, os policiais identificaram diversas espécies diferentes da autorizada. A abordagem ao veículo se deu na BR-116, em Salgueiro/PE.

Atendendo à solicitação dos agentes, o condutor apresentou Guia Florestal e Nota Fiscal válidas, porém os procedimentos de medição e identificação da carga apontaram duas divergências. A primeira delas foi a quantidade de madeira transportada.

Enquanto a documentação autorizava o transporte de 33m³ do produto, a medição apontou um excesso de mais de 17m³, totalizando 50.19 m³ de madeira serrada.

Os PRFs observaram que foi declarado nos documentos que a carga transportada tratava-se de madeira serrada da espécie Manikara Huberi (Ducke) Chevalier, popularmente conhecida por Maçaranduba, contendo Sarrafos, vigas, pranchas, tábuas e ripas.

Porém, uma análise minuciosa apontou a existência de outras cinco essências de madeira.

O veículo e toda a carga foram apreendidos e ficaram à disposição do IBAMA para apuração do cometimento do crime tipificado no parágrafo único do art. 46 da Lei de Crimes Ambientais: transportar, adquirir, vender, madeira, lenha, carvão sem licença válida para todo o tempo da viagem ou do armazenamento, outorgada pela autoridade competente.

Festival do Frio do Vitorino acontece neste final de semana

A Vila do Vitorino, localizada a 23 km de Caruaru, está comemorando o retorno do Festival do Frio após 2 anos da sua última edição. Em 2022, o festival acontece neste fim de semana, nos dias 26 e 27 de agosto no Campo da Vila. O evento acontece das 19h à 2h na sexta-feira e no sábado. Nos dois dias, atrações musicais movimentam a comunidade.

“O festival é uma oportunidade para moradores e turistas degustarem receitas tradicionais da nossa região e curtir ao som das atrações musicais. Além de ser um convite para apreciarem as belezas do Vitorino, um dos cartões-postais de nossa cidade”, afirmou Dió Filho, Prefeito de Riacho das Almas.

O local conta com diversos atrativos para quem curte uma rota mais familiar ou para quem prefere se aventurar. Os turistas que visitam o Vitorino, além de desfrutar do clima, podem também aproveitar do artesanato, da culinária local e dos atrativos naturais.

As atrações musicais começam a partir das 19 horas, na sexta-feira, com shows de Micka, Jean Pierre e Wallas Arrais. Já no sábado, apresentam-se: Rota 232, Bizay e Peruano.

Acic promove ação em parceria com o UniFavip Wyden para comemorar os dias do Estudante e do Estagiário

Para celebrar os dias do Estudante e do Estagiário, comemorados em 11 e 18 de agosto, respectivamente, a Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic), por meio do Centro de Integração de Estágio Qualificado (Cieq), irá promover uma ação em parceria com o UniFavip Wyden, nesta quarta-feira (24). Das 17h às 19h, os estudantes que passarem pelo espaço de convivência da instituição de ensino poderão conhecer o Cieq e obter informações sobre como efetuar o cadastro na plataforma que une quem procura e quem oferta vagas de estágio. Além disso, os universitários também poderão aproveitar os serviços que serão disponibilizados pelos cursos de Estética e Fisioterapia e concorrer a brindes das empresas parceiras.

O objetivo da iniciativa é não apenas comemorar as datas, mas, também, conectar os estudantes do ensino superior com a plataforma do Cieq, tirando dúvidas sobre essa fase que é a porta de entrada para o mercado de trabalho. “O Cieq vem articulando, junto com as faculdades da Cidade, momentos de interação com os alunos, vislumbrando aproximá-los das oportunidades, ressaltando sempre a importância de estarem atentos às vagas ofertadas pelas empresas parceiras, que são divulgadas no Instagram @cieqpe”, enfatiza a coordenadora de Integração de Estágio do Cieq, Muriely Sales.

A presidente da Acic, Ivania Porto, ressalta que a experiência vivenciada no estágio é importante para colocar em prática o que é visto em sala de aula e também para a construção de futuros vínculos empregatícios. “Essa fase é primordial na vida dos estudantes e das nossas empresas também, pois são elas que contarão com esses grandes talentos no dia a dia dos seus negócios, tornando-os mais atualizados e competitivos. Essa função de intermédio que o Cieq desempenha tem esse objetivo: fazer com que os estágios aconteçam e sejam produtivos para ambas as partes”, finalizou.

Caravana da Ouvidoria Geral Itinerante desembarca na USF Demóstenes Veras

A Prefeitura de Caruaru, através da Controladoria Geral do Município, deu início, na manhã desta quarta-feira (24), à série de visitações a espaços públicos, da Caravana da Ouvidoria Geral Itinerante. A iniciativa tem como objetivo se aproximar cada vez mais das demandas da população caruaruense registrando e propiciando, na sequência, resolutividades às solicitações referentes aos serviços prestados pela gestão municipal. O local escolhido para receber a Caravana foi a Unidade de Saúde da Família Demóstenes Veras, no Loteamento Novo Mundo.

De acordo com a ouvidora geral de Caruaru, Juliana Ramos, a visita ficou marcada pela maior interatividade entre a Prefeitura e os caruaruenses. “Nela, tivemos oportunidade de reforçar os objetivos da Ouvidoria, bem como ainda divulgamos os canais de atendimento. O momento também foi importante para que a população pudesse registrar as suas demandas em relação aos nossos serviços de saúde. Diante desse reforço de informações, podemos planejar e executar melhores atendimentos a todos os caruaruenses”, destacou.

O cronograma da Ouvidoria Itinerante prossegue, no próximo mês, mais precisamente no dia 21, em uma escola municipal. Na sequência, haverá ações na Central de Abastecimento de Caruaru (Ceaca), no dia 19 de outubro, no Terminal Leste de Passageiros, no dia 23 de novembro, e no Parque 18 de Maio, no dia 19 de dezembro. A iniciativa integra o conjunto de atividades da Ouvidoria Geral de Caruaru, da CGM.

Mas, o que é a Ouvidoria Geral?

Há pouco mais de quatro anos em operação, a Ouvidoria é um serviço totalmente gratuito e atua como canal de troca de informações entre a Prefeitura e a população. “Através dela, os interessados podem realizar suas manifestações, sendo denúncias, reclamações, sugestões e elogios referentes aos serviços municipais”, explicou a controladora geral de Caruaru, Andréa Ribeiro.

Vale ressaltar que a Ouvidoria Geral deve ser acionada caso alguma solicitação não tenha sido atendida. Ou seja, antes de recorrê-la, o interessado deve fazer a sua manifestação juntamente à secretaria o qual o serviço está vinculado ou acessando a Carta de Serviços da Prefeitura pelo link: www.caruaru.pe.gov.br/portal-da-transparencia/carta-de-servicos

A Ouvidoria Geral de Caruaru dispõe das seguintes opções para troca de informações junto à população: o site: caruaru.pe.gov.br/ouvidoria; os telefones: 156 e 98384-4009 (Whatsapp – somente mensagens), além do atendimento presencial, de segunda à sexta-feira, sempre das 8h às 14h, no o Centro Administrativo I da PMC, no bairro Universitário.