Secretaria de Políticas para Mulheres de Caruaru promove Campanha Laço Branco

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Políticas para Mulheres, realiza, nesta segunda-feira (6), a Campanha Laço Branco, quando será realizada uma palestra em alusão ao Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres. O encontro, que faz parte das ações dos 21 Dias de Ativismo, será on-line e contará com a participação de dr. Paulo Augusto de Freitas Oliveira, procurador geral de Justiça do Ministério Público de Pernambuco, e do tenente-coronel da Polícia Militar e comandante do 10⁰ BPM, Geovani Augusto Gomes do Nascimento. Eles irão abordar o tema “O papel do Ministério Público e da Polícia Militar no enfrentamento à violência contra as mulheres”.

Os interessados em participar do encontro podem se inscrever, gratuitamente, pelo link https://bit.ly/homenspelofimdaviolencia. Ao final do processo, o participante receberá, no e-mail cadastrado, o link de acesso à palestra.

MPT em Pernambuco realiza força-tarefa no Polo de Confecções do Agreste

O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco realizou, entre os dias 29 de novembro e 03 de dezembro, a segunda força-tarefa nas lavanderias do Polo de Confecções do Agreste. A ação foi organizada por quatro equipes compostas por procuradores do Trabalho, peritos do MPT, agentes da Gerência de Segurança Institucional e representantes da Polícia Rodoviária Federal. Ao todo, foram inspecionadas 66 lavanderias dos municípios de Caruaru, Frei Miguelinho, Riacho das Almas, Santa Cruz do Capibaribe, Surubim, Toritama e Vertentes.

O objetivo da ação foi fiscalizar a segurança e a saúde dos trabalhadores que laboram nas lavanderias, principalmente em função dos riscos decorrentes do funcionamento das caldeiras. “Uma caldeira é como uma panela de pressão gigante. Tanto irregularidades na válvula quanto no projeto da máquina e a ausência de manutenção podem gerar explosões que destroem completamente o estabelecimento e oferecem risco à vida dos trabalhadores e habitantes das regiões próximas”, explica uma das procuradoras do Trabalho presente na força-tarefa. “Diante desse cenário, a Norma Regulamentadora nº 13 do MPT afirma que as instalações elétricas e térmicas das caldeiras devem possuir manutenções corretivas e periódicas com a supervisão de profissional habilitado”, completa a representante do órgão ministerial.

Durante a inspeção, foram encontradas graves irregularidades, que levaram ao imediato ajuizamento de seis ações judiciais com pedido de interdição das máquinas. Até o momento, duas liminares já foram concedidas pela Justiça do Trabalho, determinando o fechamento das caldeiras.

Nos casos em que não foi constatado grave e iminente risco de acidentes, as empresas foram requisitadas a apresentar documentos e a comprovar regularização das irregularidades constatadas durante a força-tarefa, como trabalhadores sem Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) devidos; instalações elétricas irregulares; máquinas sem proteção de partes móveis e dispositivo de parada de emergência; e ausência de sinalização em quadros energizados e zonas de perigo. Além disso, não havia segurança contra quedas; as máquinas energizadas apresentavam corrosão, ferrugem e fiação exposta. Os produtos químicos estavam mal acondicionados, sem tampa e rotulagem e as caldeiras em funcionamento não contavam com operador habilitado e identificação devida.

Educação é debatida em convenção de uma das maiores redes brasileiras do ramo educacional

Maior rede brasileira de ensino técnico e profissionalizante, o grupo Grau Educacional fecha mais um ano com grandes conquistas. Agora, o momento é de pensar nos próximos passos, direcionados a melhor qualidade da educação brasileira. Atualmente, a marca, que já é conhecida por todo Brasil, segue em constante crescimento, com mais de 100 mil alunos matriculados espalhados por mais de 90 unidades em todo o país. Em 2022, a expectativa é de ultrapassar mais de 120 unidades, com a chegada da Faculdade Grau, que surge com um formato inovador de curso superior.

Tamanha conquista, que a rede celebra em evento interno: a convenção “Cada Vez Mais Juntos, Cada Vez Mais Fortes”, que acontece em Porto de Galinhas, nos próximos dias 02, 03, 04 e 05 de dezembro. “Ano de muito trabalho e esforço dedicado à educação brasileira. Agora é celebrar e trilhar os próximos desafios. Seguimos com muita força de vontade em oferecer qualidade na entrega. Nos reinventamos e continuamos firmes com a missão sob a educação brasileira. A convenção da rede chega para celebrar e construir juntos os próximos caminhos”, celebra o diretor da rede Grau Educacional, Ruy Porto Carreiro Filho.

A programação da convenção está recheada de dinâmicas esportivas e livres, palestras e atividades voltadas à educação. No campo dos palestrantes, a convenção conta com um time de peso: Mozart Neves, Júlio Borba, Américo Amorim, Max Gehringer, Emanuel Silva, Cleunice M. Rehem, Alexsandra Lins, Fábio José Kakimoto.

*Biografia*

Mozart Neves é membro do Conselho Nacional de Educação e Titular da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira do Instituto de Estudos Avançados da USP – Ribeirão Preto. Autor de diversos livros e artigos sobre educação.

Júlio Borba é Conselheiro Estadual de Educação em Pernambuco; sócio da Lifelong Education e Assessor pedagógico do Grau Educacional. Tem Mestrado em Neurociências e Ciências do Comportamento Humano.

Americo Amorim é Doutor em educação pela Johns Hopkins University com ênfase em ensino híbrido.

Max Gehringer tornou-se conhecido por suas colunas em várias revistas, na rádio CBN[1] e no programa Fantástico, da TV Globo. É graduado em administração.

Emanuel Silva é escritor, treinador, palestrante e atualmente atua como consultor nacional do Grau Educacional.

Cleunice M. Rehem é diretora presidente da Associação Nacional BRASILTEC, além de ser diretora pedagógica da unidade Grau Técnico Gama / Brasília – DF. A BrasilTEC tem como objetivo mostrar a importância da formação profissional, além de expandir essas vertentes educacionais por todo território brasileiro.

Alexsandra Lins é psicóloga, especialista em Psicologia Social, com mestrado em Psicologia Clínica e formação em Constelação Sistêmica. Franqueada do Grau Técnico, atuando há mais de 10 anos na área de Recursos Humanos e Educação.

Fábio José Kakimoto é formado em Administração de Empresas pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). Tem especialização em Recursos Humanos pela Universidade Federal de Pernambuco, com extensão na Universidade de Geórgia em Atlanta (EUA), entre muitas qualificações.

*Grau Técnico:*
Maior rede de ensino técnico particular do País, o Grau Técnico é o carro-chefe do grupo Grau Educacional. Com 95 unidades, presente nas cinco regiões do País, o Grau Educacional oferece mais de 60 cursos nas áreas de saúde, tecnologia, indústria, gestão e negócios. A duração dos cursos varia de três meses a dois anos, com aulas de uma a três vezes na semana.

*Grau Profissionalizante:*
A franquia Grau Profissionalizante (antiga Nível A) foi fundada em 2015. “A escola da sua profissão”, como é conhecida, possui completa estrutura voltada para a qualificação de mão de obra para o mercado de trabalho e, com oito unidades, oferece mais de 30 cursos profissionalizantes, rápidos e práticos, como bombeiro civil, cuidador de idosos, eletricista predial, gastronomia, informática, manutenção de smartphones, mecânica de carros e de motos, e refrigeração, entre outras. Veja mais informações no site www.graup.com.br

Prefeitura de Caruaru recebe kits do Programa Escolas Criativas para formações nas unidades educacionais

Foto: Edmilson Tanaka

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Educação e Esportes (Seduc), recebeu, na tarde da última quinta-feira (2), os kits “Caixa Mão na Massa”, fornecidos pelo Instituto Lemann e a Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (RBAC), como parte da parceria com a rede municipal de ensino para a implementação do Programa Escolas Criativas em cinco unidades educacionais, durante este último semestre de 2021.

O recebimento ocorreu no auditório da Seduc e estavam presentes o secretário de Educação e Esportes, João Paulo Derocy Cêpa; a gerente de Tecnologia da Informação e Comunicação, Lays Rosiene, bem como a equipe de formadores-mestres da Seduc e integrantes da Escola Municipal Dr. Tabosa de Almeida, representado as demais unidades escolares inseridas no programa.

Os itens disponibilizados na “Caixa Mão na Massa” serão utilizados nas formações com os professores das escolas participantes do programa, onde a abordagem da Aprendizagem Criativa, seu conceito e aplicabilidades serão inseridos nas disciplinas de forma transversal, contribuindo para a inovação pedagógica na sala de aula.

Na “Caixa Mão na Massa”, estão disponibilizadas ferramentas e materiais de papelaria, bem como componentes eletrônicos simples, livros, placas eletrônicas programáveis, entre outros. Os itens foram especialmente escolhidos, o que possibilitará a exploração de uma variedade de opções pedagógicas criativas.

Dentro das caixas existem também três kits que foram separados para seus formadores-mestres, três professores que fazem parte da Gerência de Tecnologia da Informação e Comunicação da Seduc: Wellingthon Galindo, Rivanna Furiatti e Romildo Pereira. Os materiais serão necessários para subsidiar a formação que eles multiplicarão com outros formadores e professores das escolas que fazem parte do programa.

“O material auxiliará no planejamento junto à equipe escolar, fugindo daquela educação tradicional. Os professores serão desafiados a pensar em iniciativas que fomentem a aprendizagem criativa no cotidiano dos alunos”, afirmou João Paulo.

Ainda de acordo com o secretário, a ideia é a de se criar, nas escolas municipais, um espaço que ofereça ferramentas, materiais e projetos em desenvolvimento que possam ser
utilizados pelos estudantes em suas criações. “E esses kits chegaram em um momento excelente, podendo apoiar o professor e seus alunos em sua exploração constante da aprendizagem em sala de aula. Basta usar a imaginação!”, disse João.

Presente na entrega, a gestora da Escola Dr. Tabosa de Almeida, Rosimere Quaresma, era só felicidade. “Sempre primamos por uma educação diferenciada, criativa, que despertasse no aluno a curiosidade e a vontade de aprender. Esses kits serão fundamentais para darmos continuidade a nossa aprendizagem.”

Além da Tabosa de Almeida, foram contempladas as escolas Intermediária Maria do Socorro de Freitas, Dom Bernardino Marchió, Doutor Amaro de Lyra e Cesar (Caic) e Professor Luiz Pessoa da Silva. “Este ano foram cinco unidades, no primeiro semestre de 2022 serão dez e no segundo 20 escolas contempladas”, informou a gerente de Tecnologia da Informação e Comunicação da Seduc, Lays Rosiene.

*Escolas Criativas*

O Programa Escolas Criativas é uma iniciativa da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (RBAC), que conta com o apoio da Fundação Lemann e da Fundação LEGO, para incentivar a adoção sustentável de práticas mais criativas e relevantes para os alunos em escolas públicas do Brasil.

O objetivo é fomentar a implementação de soluções inovadoras que ajudem a tornar a educação pública brasileira mais criativa, prazerosa, relevante, colaborativa e inclusiva para crianças na faixa etária de 6 a 12 anos.

*RBAC*

Já a Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa é um movimento de educadores, artistas, pais, pesquisadores, empreendedores, alunos e organizações que promovem práticas educacionais mais mão na massa, criativas e relevantes para crianças e jovens de todo o país. Por meio de festivais, oficinas, programas de fellowships, encontros regionais, recursos pedagógicos e discussões on-line, a RBAC provê um ambiente propício para a criação e a vivência da aprendizagem criativa de forma relevante e sustentável nas diferentes regiões do Brasil desde 2015.

Prefeitura de Caruaru celebra o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

Foto: Edson Elvis

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, celebra, hoje (3), o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. A data foi instituída pela Organização Mundial das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de conscientizar a população sobre os direitos e melhorar a qualidade de vida desse público.

A PMC vem realizando uma série de ações intersetoriais em prol da população com deficiência, desenvolvendo políticas públicas em conjunto com a Secretaria de Educação e Esportes, através do Núcleo de Educação Inclusiva; com a Secretaria de Saúde, por meio da coordenação específica para esse público; com a Secretaria de Políticas para Mulheres e com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, que tem o Serviço de Inclusão Social para Pessoa com Deficiência.

“Essas secretarias têm o papel de articular ações que garantam os direitos dessa população, conforme orienta a Lei Brasileira de Inclusão (Lei Nacional nº 13.146, de 6 de julho de 2015)”, explicou o secretário da SDSDH, Carlos Braga.

De acordo com o secretário, são diversos projetos e serviços voltados para esse público, a exemplo de orientações sobre direitos, encaminhamentos de solicitação de passe livre municipal, intermunicipal e interestadual, emissão da Carteira do Autista, encaminhamento de situações de violação de direitos, formações com servidores sobre qualidade no atendimento, além de aulas de natação e judô, junto à Gerência de Esporte da SDSDH.

“O município tem o papel de fomentar a cidadania de seus moradores, combatendo, fortemente, o capacitismo, sendo referência para toda a região Agreste, bem como para todo o Estado”, ressaltou o coordenador do Serviço de Inclusão Social para Pessoa com Deficiência, Marcos Gervasio, que tem deficiência visual.

Mais informações sobre os serviços: (81) 98384-5652.

Rodrigo Pinheiro fala sobre participação em curso de excelência em Brasília

O vice-prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, postou um vídeo em suas redes sociais fazendo um balanço sobre o curso de excelência “Liderando para o Desenvolvimento – Novos Prefeitos”, realizado pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).

Ao longo da semana, Rodrigo participou de uma verdadeira imersão, assistindo a apresentações de especialistas nacionais e internacionais em diversas áreas da administração pública, além de trocar experiências com outras lideranças jovens do País. Alguns dos assuntos tratados foram os desafios das cidades para o pós-pandemia, transformação digital e inovação e cidades inteligentes.

Pinheiro destaca que o objetivo de participar dessa imersão é pensando em levar mais melhorias para Caruaru. ‘’É um momento onde aprendemos muito, trocamos experiências e seguimos avançando, cada vez mais, em busca de novas ideias de políticas públicas para os cidadãos caruaruenses. ’’

No texto do vídeo que divulgou em suas redes sociais, Rodrigo disse o seguinte:

‘’Encerrei hoje em Brasília o curso na escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Um momento importante de atualização e aprendizado! Na bagagem, além da gratidão de trocar experiências e nos aprimorar cada vez mais, também estou trazendo novas ideias e projetos pra nossa gente. Vamos juntos!’’

IEL oferece capacitação para Gestão de Relacionamento com o Cliente/CRM

Não é novidade para ninguém que a pandemia ajudou a acelerar os processos de virtualização das empresas. Após a necessidade de fechar o comércio e inúmeras medidas de restrições, diversos novos meios de venda online surgiram, fazendo com que o mercado, que já era competitivo, ficasse ainda mais desafiador para se estabelecer. Com tantas formas de consumo disponíveis, é importante saber como cada público prefere ser abordado e quais as suas necessidades. Conhecer bem os clientes passou a ser um mecanismo essencial para conquistá-los e garantir a fidelização.

Identificando o perfil do cliente e acompanhando o comportamento dele de perto, é possível encontrar a melhor forma de garantir uma boa experiência de compra e venda. Isso vai desde trazer novidades em produtos e ter uma comunicação mais acessível, até chegar aos meios de vendas corretos. Para ajudar a potencializar os resultados das empresas e estimular um bom relacionamento com os clientes, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) irá realizar o curso “Gestão de Relacionamento com o Cliente/CRM”, entre os dias 13 e 16 de dezembro, no formato ao vivo, transmitido pela plataforma Zoom.

“O curso tem como objetivo capacitar os participantes a conhecer os mais variados tipos de clientes, como abordar e tratar cada um, criando ligações inesquecíveis em um padrão de atendimento diferenciado. Além de promover uma reflexão sobre a importância de se ter uma boa relação com o cliente externo e interno, com foco na motivação, trabalho em equipe, liderança e postura profissional, argumentando com segurança os procedimentos da organização e deixando claro que cada cliente faz a diferença”, explica a coordenadora de operações do IEL, Julienny Mary.

Além das diversas estratégias de comunicação entre o vendedor e cliente, existem várias ferramentas de interatividade para serem utilizadas durante o processo de compra. São mecanismos capazes de obter informações, que, quando analisadas em conjunto, ajudam a traçar o perfil do consumidor. A exemplo disso, temos o CRM (Customer Relationship Management), que possibilita o acesso a maiores informações dos clientes, baseadas na interação e no resultado de campanhas. São recursos que ajudam a fortalecer a presença das empresas, as tornando cada vez mais presentes na vida do consumidor e, consequentemente, gerando o aumento nas vendas.

O curso, que terá 12 horas de carga horária, contemplará, inicialmente, em sua programação, o atendimento e o relacionamento com o cliente externo, apresentando desde os princípios da cultura centrada no consumidor, até o conhecimento dos seus diversos tipos e como abordar cada um. Em seguida, será apresentado o relacionamento com o cliente e a cultura de dados, que aponta como incluir ferramentas digitais para que este relacionamento seja contínuo. Encerrando a programação, será abordado o relacionamento com o cliente interno e a utilização do marketing pessoal para deixar a sua marca registrada.

A partir dessa capacitação, será possível entender, na prática, a diferença entre atender e encantar um cliente, como conhecer, abordar e se relacionar com cada um, além de conquistar novos públicos, proporcionando experiências inesquecíveis. Também será ensinada a aplicação de ferramentas de relacionamento, para aumentar a qualidade do atendimento, com um suporte diferenciado e sistematizado. Através dessa capacitação, será possível entender a importância da boa relação com o cliente externo e interno e como se tornar um profissional diferenciado, com domínio de ferramentas focadas no cliente”, ressalta Julienny Mary.

As aulas serão conduzidas pela professora e pesquisadora Izabela Domingues, que é PhD em Comunicação, Consumo e Cibercultura; o consultor em transformação de processos e gestão da mudança Alberto Borges, que tem MBA em Gestão Empresarial e é especialista em Processos Educacionais; e o publicitário Márcio Chagas, que é especialista em Soluções Digitais. Com os direcionamentos dos instrutores e a estrutura disponibilizada pelo IEL, o curso ajudará a preparar os participantes a otimizarem seus resultados, trabalhando o relacionamento com seus clientes.

Saúde em dia: saiba a importância de fazer o check-up no fim do ano

Quando o ano vai chegando ao seu final, é normal se pensar em fazer planos para o ano que vem. Daí, as ideias são diversas, como metas financeiras, viagens a serem feitas, projetos a serem concluídos e tantas outras coisas. Mas e a saúde, tem sido prioridade? É preciso lembrar que, para se executar todos os planos citados acima, é necessário estar com a saúde em dia. E, por isso, o clínico geral credenciado ao Cartão Saúde São Gabriel, João André Sampaio, ressalta a importância de se fazer um check-up neesta época do ano.

“Ter um estilo de vida saudável vai muito além de uma boa alimentação e a prática contínua de exercícios físicos. O cuidado com a saúde envolve, principalmente, a realização periódica de consultas e exames médicos. Fazer check-up é muito importante, ainda mais no fim do ano, pois permite que, através de uma série de exames simples, o estado de saúde do paciente seja avaliado de forma completa”, orienta o médico, que destaca também sobre a questão da prevenção de doenças.

“O check-up atua de forma preventiva, auxiliando na detecção de possíveis alterações no organismo ou doenças. Muitas delas não apresentam qualquer tipo de sintoma e só são descobertas por meio da realização de exames periódicos. O diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento da maioria das doenças. Por isso, é importante que, mesmo quem não possua doenças diagnosticadas ou históricos familiares, realize o check-up regularmente”, conclui.

Secretaria da Fazenda de Caruaru amplia e facilita pagamento de tributos municipais

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria da Fazenda, ampliou as possibilidades de negociação e renegociação dos débitos de natureza tributária e não-tributária que se encontram vencidos.

A alteração da lei, que instituiu o Refis 2021 no âmbito de Caruaru, possibilitará essa negociação ou renegociação em até 96 parcelas, aplicando-se percentuais de desconto sobre os valores de juros e multa, a depender da quantidade de parcelas que o contribuinte optar.

Débitos que entram no Refis 2021:

Débitos vencidos até a data de formalização do pedido de adesão ao programa, exceto àqueles relativos à regularização de obras e outorga onerosa.

Quem pode aderir aos Refis 2021:

Pessoas físicas e jurídicas, de direito público ou privado, inclusive aquelas que se encontrem em recuperação judicial.

Reparcelamento:

No caso de contribuintes que já têm parcelamento, será admitida a adesão ao Refis 2021, desde que a primeira parcela seja recolhida em 10% do valor dos débitos consolidados ou 20%, no caso de histórico de reparcelamento anterior.

Período de vigência do Refis 2021:

Até 31 de dezembro 2021.

Possibilidades de parcelamento:

Para débitos vencidos nos exercícios de 2020 e 2021, os percentuais de desconto são de 100% para pagamento em cota única; 90% para pagamento em duas parcelas; 70% para pagamentos em até 12 parcelas; 50% para pagamentos em até 24 parcelas; 30% para pagamentos em até 36 parcelas; 10% para pagamentos em até 48 parcelas; 5% para pagamentos em até 60 parcelas e, ainda, a possibilidade parcelamento em até 96 parcelas sem desconto.

Para débitos vencidos até 31/12/2019, os percentuais de desconto são de 90% para pagamento em cota única; 70% para pagamento em até 12 parcelas; 50% para pagamento em até 24 parcelas; 30% para pagamento em até 36 parcelas; 10% para pagamento em até 48 parcelas e, ainda, a possibilidade de parcelamento em até 96 parcelas sem desconto.

Estagnada, indústria enfrenta problemas de abastecimento de insumos

Com desempenho fraco no PIB — a produção ficou estagnada no terceiro trimestre em relação o período imediatamente anterior — , a indústria enfrenta problemas de abastecimento de insumos e matéria primas. Levantamento da Confederação Nacional da Indústria mostra que, em outubro, o problema afetou 68% das empresas do setor. O percentual é um pouco menor do que o de 73% registrado em fevereiro. Apesar da ligeira queda, mais da metade das indústrias avaliam que o desajuste só terá fim a partir de abril de 2022.

Em 18 dos 25 setores da indústria de transformação consultados, mais de dois terços das empresas afirmaram que, mesmo negociando valores acima dos habituais, está mais difícil obter insumos no mercado doméstico ou por meio de importação.

De acordo com o gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo, há pelo menos três explicações para os resultados e não há solução fácil. “Há um buraco na produção industrial que ainda não foi resolvido. A Sondagem Industrial de outubro mostrou ajuste nos estoques. É uma condição importante, necessária para resolver o problema, mas é um primeiro passo. E esse ajuste ainda precisa se completar para uma série de setores”, explica o economista. “Além disso, temos a expansão da demanda global de uma série de produtos, com os países voltando da crise. Esses fatores seguem provocando estresse nas linhas produtivas e a escassez de diversos insumos”, completa.

Segundo Marcelo Azevedo, há ainda um outro agravante que é o elevado custo da logística, alto preço e baixa qualidade dos contêineres. “Alguns países estão buscando alternativas para esse problema dos insumos, como desenvolver fornecedores locais, mas não é algo que se faça rapidamente nem depende só da ação da vontade, e envolve custos”, avalia.

De acordo com a CNI, na construção civil o problema se agravou entre fevereiro e outubro deste ano. O percentual de construtores que disse ter dificuldade para obter insumos e matérias-primas passou de 72% para 75%. Diante disso, a expectativa de um cenário de normalização é um pouco mais pessimista, em comparação com a indústria geral: 88% acreditam que a normalização de insumos só ocorrerá em 2022 e 9% das empresas esperam que haja normalização apenas em 2023.

Correio Braziliense