Fiocruz entrega 4,5 milhões de vacinas contra a covid-19

Vacinação contra a covid-19

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) completou ontem (17) 4,5 milhões de vacinas contra a covid-19 entregues ao Ministério da Saúde ao longo desta semana, com a liberação de mais 700 mil doses, que se somam às remessas de terça-feira (14) e de quinta-feira (16).

O imunizante, produzido no Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos), foi disponibilizado em duas etapas: uma com 20 mil doses para o estado do Rio de Janeiro e outra, com as demais doses, para o almoxarifado designado pelo Ministério da Saúde, para serem distribuídas aos demais estados.

Com a entrega, a Fiocruz alcança a marca de 96,5 milhões de doses disponibilizadas ao Programa Nacional de Imunizações (PNI). Bio-Manguinhos conta também com mais de dez milhões de doses em controle de qualidade, a serem entregues à população, por meio do ministério, tão logo ocorram as liberações.

Covid-19: Brasil tem 21,2 milhões de casos e 590,5 mil mortes

Vaincação contra covid - Vacina Astrazeneca - Centro de Saúde n°13, 23/07/2021 Fotos: Myke Sena/MS

O número de mortes por covid-19 no Brasil subiu para 590.508. Em 24 horas, foram registradas 935 mortes.

Já o total de pessoas infectadas pelo novo coronavírus desde o início da pandemia chegou a 21.230.325. Em 24 horas, foram confirmados pelas autoridades sanitárias 150.106 novos casos.

Os dados estão na atualização diária do Ministério da Saúde, divulgada na noite deste sábado (18). O balanço é produzido a partir de informações fornecidas pelas secretarias estaduais de saúde.

Há, ao todo, 359.523 pessoas com casos ativos da doença em acompanhamento por profissionais de saúde e 20.280.294 pacientes já se recuperaram.

Estados

Na lista de estados com mais mortes estão São Paulo (148.079), Rio de Janeiro (64.843), Minas Gerais (54.023) e Paraná (38.407). As unidades da Federação com menos óbitos são Acre (1.817), Amapá (1.969), Roraima (1.987) e Tocantins (3.735).

Em número de casos, São Paulo também lidera (4.350.223), seguido por Minas Gerais (2.110.768), Paraná (1.488.604) e Rio Grande do Sul (1.428.292).

Vacinação

De acordo com a última atualização do Ministério da Saúde, 220,5 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 foram aplicadas no país, sendo 141,2 milhões de primeiras doses e 79,3 milhões de segundas doses ou doses únicas.

Ainda segundo a pasta, foram distribuídas, até o momento, 267,6 milhões de doses aos estados e ao Distrito Federal. Desse total, 259,4 milhões já foram entregues e 8,2 milhões estão em processo de distribuição.

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covid_18.09 – Ministério da Saúde

Bezerros abre inscrições para a Escola Papan-Música

BEZERROS ABRE INSCRIÇÕES PARA ESCOLA PAPAN-MÚSICA

Após um período com as atividades suspensas, em razão da pandemia da Covid-19, a Secretaria de Turismo e Cultura de Bezerros abre, a partir de segunda-feira (20), as inscrições para a Escola Papan-Música, que oferta vagas para aulas de violão, teclado, contrabaixo e acordeon, totalmente gratuitas. As aulas ocorrem nas terças e quintas-feiras, das 8h às 17h.

Serão mais de 40 vagas, divididas em turmas e horários diferentes. O aluno terá a flexibilidade de escolher a hora para estudar, de acordo com o preenchimento das vagas. Para realizar a inscrição, o interessado deve ter oito anos ou mais. No momento da inscrição, é necessário cópias de Certidão de Nascimento, RG, CPF, comprovante de residência e duas fotos 3×4. Os menores de idade devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis legais.

As inscrições acontecem de 20 até 24 de setembro de 2021, presencialmente, na Estação da Cultura, Rua Vitoriano Pereira de Lima – Bairro Santo Antônio, das 08h às 16h. É importante destacar que, exclusivamente para as aulas de acordeom, é necessário que os estudantes possuam o instrumento.

Projeto de Vida: modelo adotado pela escola Teia Multicultural já auxilia os alunos na escolha da carreira profissional

A fase da adolescência, tão importante no desenvolvimento humano, ainda é parcialmente negligenciada por parte da nossa sociedade, sobretudo no que diz respeito aos desafios e necessidades desta geração. Estudantes do ensino médio, por exemplo, precisam lidar com conflitos emocionais, o desenvolvimento físico e ainda enfrentar uma importante questão: a escolha da carreira profissional.

Pensando nesses desafios, uma nova metodologia, que tem sido adotada por especialistas em educação, visa ajudar esses futuros profissionais a escolherem não só o curso e faculdade que irão estudar, mas também fazê-los enxergar a carreira de uma nova perspectiva.

“O Projeto de Vida, vinculado ao Empreendedorismo, é uma maneira de apresentar aos alunos curiosidades sobre o mundo e sobre eles mesmos, através de perguntas como: Quais são os seus valores (e quais empresas compactuam com esses valores)?; Quais as suas maiores aptidões e como essas habilidades podem contribuir para seu futuro profissional?; Quais tipos de problemas presentes em nossa sociedade vocês gostariam de resolver (e como isso se relaciona com suas futuras profissões)?, trazendo ainda uma perspectiva de que as profissões estão mudando e que eles também irão vivenciar mudanças durante suas carreiras”, detalha o diretor-executivo do Asas Educação e Diretor Administrativo e sócio da Teia Multicultural.

Com a perspectiva de que carreira é algo que se constrói, e não se escolhe da noite para o dia, o especialista afirma que para escolher uma profissão existe um único caminho a se seguir.

“Muitos deles (adolescentes) ainda são pressionados pela família ou por questões sociais a escolherem uma profissão que não os fará bem no futuro, tornando-os adultos frustrados com suas escolhas, por isso, é importante desde muito cedo mostrá-los que o trabalho pode ser, e é, muito mais que uma atividade laboral”. complementa o especialista.

Já o coordenador pedagógico da Teia Multicultural, Juan Otárola, especialista em educação e ator, explica como é a proposta, onde se destaca e investiga valores e aptidões pessoais de cada aluno, e como a instituição de ensino promove esse tipo de desenvolvimento a partir da integração por meio de projetos interdisciplinares.

“Esse é um trabalho que deve ser construído desde cedo com os alunos. Em nossa proposta se inicia no 5º ano do Ensino Fundamental o desenvolvimento de monografias que lhe dão uma visão ampla sobre metodologia, ABNT e outros elementos de pesquisa. Ao final dos estudos, já no ensino médio, os alunos têm uma base melhor de pesquisa e conseguem projetar esses saberes em algo do interesse deles, para que já comecem a traçar investigações sobre seu futuro profissional”, explica. “Assim, no trabalho final eles desenvolvem um produto ou serviço com validação mercadológica e apresentam seus projetos com pesquisas recentes sobre o nicho escolhido e de que maneira pretendem atuar nesse setor”, completa.

Projeto como base da educação

Segundo a neuropsicopedagoga e mestre em educação Georgya Corrêa, o trabalho vai além da formação escolar. Para ela, o fundamental da proposta é a capacidade de entender a razão dos estudos, da aprendizagem e da formação escolar. A partir dessa percepção, conforme a especialista, os alunos passam a compreender melhor as capacidades individuais e sua importância no mundo.

“Muitos alunos questionam ‘por que estou estudando isso? Para quê devo aprender aquilo?’. Isso acontece porque eles não conseguem fazer uma conexão entre o conteúdo escolar e as práticas que eles irão executar no dia a dia profissional. Então, o Projeto de Vida mostra que existe significado para cada conteúdo dado para formação do aluno, além de ajudá-lo a perceber suas características e habilidades, auxiliá-lo no processo de conhecimento social, ou seja, quais as demandas do mundo hoje, e fazer com ele reflita de que maneira é possível ajudar o planeta colocando em prática as habilidades que ele possui e o conhecimento adquirido no ambiente escolar”, pontua.

Ainda de acordo com a especialista, esse processo deve começar dando os primeiros passos nos primeiros anos de suas vidas escolares.

“Quanto mais cedo pudermos formar os alunos dentro da proposta, melhor. Não existe o Projeto de Vida sem um trabalho sócio emocional, desenvolvido desde a formação infantil. Se desde a base o aluno já puder compreender o porquê daquele conteúdo, mais ele terá capacidade de se enxergar como fundamental no processo social”, complementa.

Sala do Empreendedor é entregue à população de João Alfredo

O município de João Alfredo está em festa. Na noite desta sexta-feira (17), tivemos a inauguração da Sala do Empreendedor em parceria com o Sebrae, através de uma articulação da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo.

O prefeito Zé Martins ao lado do secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Luciel Emerson, o vice-prefeito Caboclo, vereadores e outros secretários estiveram presentes na inauguração. Representando o Sebrae, tivemos o Gerente Regional Mata Norte Alexandre Alves e a analista Kátia Georgina.

Essa inauguração mostra a parceria que vem dando certo no município de João Alfredo. Como secretário, Luciel Emerson vem cada vez mais em busca de melhorias para o município, que conta com a experiência de Zé Martins a sua frente.

O objetivo é simplificar e desburocratizar a legalização de empresas que se enquadrem nos requisitos estabelecidos pela Lei Complementar 123/06, conhecida como Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.

A Sala do Empreendedor facilita os processos de abertura, regularização e baixa de empresas; assim como, serviços exclusivos ao Microempreendedor Individual (MEI). O funcionamento será de segunda a sexta, das 8h às 13h; e está localizada à Rua Cel.José Ferreira da Silva, 109, no bairro Boa Vista.

Empreendedores de pequenos negócios de João Alfredo são beneficiados com este espaço para orientações e formalização de empresas, de forma simples e facilitada, além de capacitações que auxiliam na gestão e no acesso ao mercado.

MEC lança nesta sexta-feira (17) Painel de Investimentos em Educação Básica

O Ministério da Educação (MEC) lança, nesta sexta-feira (17), às 11h, no auditório da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes, o Painel de Investimentos em Educação Básica, que auxilia gestores educacionais na gestão dos recursos públicos destinados à educação e torna mais transparente as informações referentes aos montantes repassados aos entes subnacionais e aos recursos disponíveis para investimento em Educação Básica. O ministro da Educação, Milton Ribeiro, participa da cerimônia de lançamento.

A ferramenta, que tem como base de dados informações registradas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), disponibiliza valores repassados, em 2021, aos estados, municípios e o Distrito Federal, relativos aos programas discricionários do MEC, ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e ao Salário-Educação. Também mostra saldos disponíveis em conta, verificados ao fim de cada mês, dos programas ativos e inativos.

O Painel será vinculado ao portal de transparência da Controladoria Geral da União, em sua página principal, para ampliação da transparência e controle social. A plataforma única consolida todos os painéis já existentes que tratam de dados e informações públicas de educação básica. A iniciativa facilita o controle social e o acesso às informações, fortalecendo a transparência dos gastos públicos e tornando mais fácil e simples o acompanhamento das soluções e produtos do Ministério da Educação.

O Painel de Investimentos em Educação Básica já está disponível no portal do MEC para consulta. Evento será transmitido pelo canal do MEC no Youtube.

PDDE

Durante a cerimônia, também será apresentada resolução que dispõe sobre a repactuação dos saldos disponíveis nas contas bancárias vinculadas ao Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) para o apoio ao retorno presencial das atividades de ensino e aprendizagem na educação básica.

Em decorrência da pandemia do covid-19, o recursos poderão ser utilizados nas seguintes ações: avaliações diagnósticas, formativas e adaptativas; melhoria da infraestrutura; ressarcimento de custos com transporte e alimentação de prestadores de serviços voluntários para implementação das estratégias de busca ativa, permanência e aprendizagem; contratação de serviços de conectividade, infraestrutura e equipamentos de tecnologia; desenvolvimento de atividades de enfrentamento à evasão, abandono e infrequência escolar; contratação de soluções que apoiem e complementem o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes; e apoio à implementação e ao monitoramento de medidas sanitárias que viabilizem a abertura segura das escolas.

Governo monitora possibilidade de retorno do horário de verão

Em meio às dificuldades provocadas pela escassez hídrica, que diminuiu o nível dos reservatórios que abastecem as usinas termelétricas do Brasil, o governo federal solicitou ao Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) um estudo sobre possíveis benefícios com a retomada do horário de verão, que o presidente Jair Bolsonaro extinguiu em 2019, caso o abastecimento de energia no país seja comprometido.

Há uma pressão de setores da economia para que a medida volte a ser adotada para que seja possível economizar energia, mas o Executivo, por enquanto, não cogita restabelecer o horário de verão.

“A contribuição do horário de verão é limitada, tendo em vista que, nos últimos anos, houve mudanças no hábito de consumo de energia da população, deslocando o maior consumo diário de energia para o período diurno”, explicou o Ministério de Minas e Energia, em nota enviada ao jornal Folha de S. Paulo.

A consulta ao ONS, de acordo com a pasta, é justamente por conta da “atual conjuntura de escassez hídrica”. De todo modo, o ministério informou que “não identificou que a aplicação do horário de verão traga benefícios para redução da demanda”.

Historicamente, o horário de verão tinha como principal objetivo a redução de consumo de energia elétrica a partir do melhor aproveitamento da luz natural com o adiantamento dos relógios em uma hora, de forma a reduzir a concentração de consumo no horário entre 18h e 21h, quando conseguia-se um menor carregamento de energia nas linhas de transmissão, nas subestações, e nos sistemas de distribuição.

A medida era adotada nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal, e ocorria entre os períodos de verão e do restante do ano, entre outubro e fevereiro.

Popularidade de Bolsonaro registra queda recorde, segundo Datafolha

Brazilian President Jair Bolsonaro gestures during the Marechal Rondon Communications Award ceremony at the Planalto Palace in Brasilia, on September 14, 2021. (Photo by EVARISTO SA / AFP)

O índice de popularidade do presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, caiu para seu nível mais baixo em dois anos e nove meses de governo, com apenas 22% de opiniões favoráveis, é o que diz a pesquisa publicada nesta quinta-feira (16) pelo Instituto Datafolha.

De acordo com o levantamento, o primeiro divulgado após as manifestações convocadas por Bolsonaro para o feriado de 7 de setembro, apenas 22% dos entrevistados consideram que a gestão do presidente é “ótima” ou “boa”, em comparação com os 24% que opinavam dessa maneira na pesquisa publicada em julho.

Já o índice dos que consideram seu governo “ruim ou péssimo” subiu para 53%, após registrar 51% em julho e 45% em maio, segundo a pesquisa, que ouviu 3.667 pessoas entre os dias 13 e 15 de setembro, e cuja margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Entre os segmentos da população que mais rejeitam Bolsonaro estão os negros (59%), os jovens de 16 a 24 anos (59%) e os homossexuais/bissexuais (61%). Já os evangélicos (29%) e os empresários (38%) registram a maior aprovação do presidente.

Desde que chegou ao poder em janeiro de 2019, Bolsonaro acumula uma série de retrocessos em seus índices de popularidade, em meio a fortes críticas por sua gestão da pandemia, que soma mais de 588 mil mortes, por uma inflação que não dá trégua e o alto índice de desemprego.

Em paralelo, o Supremo Tribunal Federal (STF) investiga o presidente e seu entorno mais próximo em diversos casos, entre eles a difusão de ataques contra o sistema eleitoral, e o suposto crime de prevaricação relacionado a irregularidades na aquisição de vacinas contra a Covid-19.

Além disso, segundo as projeções mais recentes para as eleições presidenciais de 2022, Bolsonaro seria facilmente derrotado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que, até o momento, ainda não confirmou oficialmente a sua candidatura.

Ao se sentir cada vez mais pressionado, Bolsonaro convocou grandes mobilizações em seu apoio para o feriado da independência em 7 de setembro, principalmente em Brasília e São Paulo.

O presidente brasileiro esperava que ao menos 2 milhões de pessoas comparecessem à manifestação na avenida Paulista, no centro de São Paulo, mas a Polícia Militar calculou o número de presentes em 125 mil manifestantes.

Com discursos inflamados, Bolsonaro atacou o STF e voltou a criticar o sistema de votação através de urnas eletrônicas. No entanto, e apenas dois dias depois, Bolsonaro recuou e garantiu que seus ataques e ameaças foram resultado do “calor do momento”.

AFP

Governo aumenta IOF para financiar ampliação do novo Bolsa Família

O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), editou decreto, nesta quinta-feira (16), que aumenta o Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguro, ou relativas a Títulos ou Valores Mobiliários (IOF). A medida foi tomada para financiar a ampliação do novo Bolsa Família – uma das principais promessas de campanha dele – até o fim do ano. O aumento na alíquota resultará numa arrecadação estimada em R$ 2,4 bilhões.

Segundo o governo, a ideia é levantar os recursos para aumentar o número de beneficiários do programa social. Atualmente, 14,6 milhões de famílias dependem da renda. De acordo com o Palácio do Planalto, 17 milhões serão atendidas pelo Auxílio Brasil, que deve entrar em vigor em novembro, com o aumento do imposto.

O anúncio ocorre após longa reunião do presidente com o ministro da Cidadania, João Roma, e integrantes de outras pastas, para discutir a ampliação dos gastos na área social. O Auxílio Brasil é uma das principais apostas do governo para melhorar a popularidade do presidente, que atingiu recorde de rejeição. Segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta, 53% dos brasileiros não o aprovam.

Correio Braziliense

Pernambuco: 2ª dose para adolescente está garantida, diz representante de comitê

Mais de 185 mil adolescentes pernambucanos de 12 a 17 anos receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 até a quinta-feira (16), segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE).

Para esse público, a segunda aplicação, que completa o esquema vacinal, está garantida, segundo o representante da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) no Comitê Técnico Estadual para Acompanhamento da Vacinação, Eduardo Jorge da Fonseca.

“Não temos a menor dúvida de que vamos vacinar com a segunda dose. A gente não ia fazer essa loucura, essa falta de responsabilidade, quem tomou a primeira dose pode ter certeza que irá tomar a segunda”, afirmou, em fala à reportagem.

Segundo ele, uma reunião do comitê, nesta sexta-feira (16), irá avaliar os próximos passos da vacinação de adolescentes no Estado. Questões como o quantitativo real de imunizantes disponíveis serão levadas em conta para as próximas decisões do Estado.

“O principal é ter a estimativa real de estoque para a gente poder priorizar se o Governo Federal está dizendo que não vai mandar vacina para esse grupo [adolescentes saudáveis] e a gente sabe que a terceira dose para os idosos de 70 anos é importante”, pontuou Eduardo Jorge.

“Não é uma questão de segurança e de dúvida da importância, agora é uma questão de quantitativo e vacina, temos que ser responsáveis porque entre vacinar adolescente saudável e fazer reforço de quem fez CoronaVac em fevereiro e março, não tenho dúvidas que é muito mais importante esse reforço em idoso”, disse o médico.

A única vacina em uso no Brasil aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para administração em adolescentes de 12 a 17 anos é a fabricada pela Pfizer/BioNTech. As demais – AstraZeneca/Oxford, CoronaVac/Butantan e Janssen – não podem ser aplicadas no grupo.

Folhape