Antonio Coelho cobra pagamento de pensão integral a familiares de servidores que morreram de Covid-19

Líder da Oposição na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Antonio Coelho (DEM) ocupou a tribuna, nesta quinta (19), para cobrar ao governador Paulo Câmara a regulamentação imediata da Lei Complementar 427/2020. De autoria do Executivo estadual, a legislação prevê o pagamento de pensão integral aos dependentes de servidores públicos estaduais efetivos, que tenham falecido no exercício de atividade essencial e presencial, durante a pandemia da Covid-19.

O democrata destacou que essa ausência de regulamentação vem causando mais dor e trazendo mais sofrimento a familiares de centenas de servidores – sejam da saúde, policiais militares, civis e penais, agentes socioeducativos e bombeiros militares – vitimados pelo coronavírus. “As famílias estão desamparadas porque o governo do estado segue pagando apenas 70% do valor da pensão. Enquanto isso, os compromissos e as despesas permanecem as mesmas”, argumentou.

O parlamentar relembrou ainda que, apesar de aprovada e sancionada em abril de 2020, a legislação segue inutilizada devido à falta de compromisso do governo em tirá-la do papel. “Por isso, venho solicitar que esta Casa possa corrigir esse grave equívoco, oriundo de uma cruel omissão do governador com aqueles que vêm se sacrificando, em último caso com a própria vida, para garantir o funcionamento dos serviços essenciais ao longo desse período de grave pandemia”, frisou.

Além do transtorno e do sofrimento causado às famílias, Antonio Coelho enfatizou a importância de avaliar a responsabilidade dos entes que aprovam e sancionam uma lei, a qual não é colocada em prática. “As pessoas vão desacreditar”, sentenciou o deputado. “Por que o governador está relutando tanto? Por que não faz valer a palavra empenhada ao povo pernambucano?”, indagou o parlamentar. Diante da falta de iniciativa do Estado, o democrata encaminhou à Mesa Diretora da Alepe uma indicação, na qual faz um apelo pela regulamentação urgente da LC 427.

No Sertão do Araripe, Paulo Câmara vistoria obras de rodovias e anuncia novos projetos

O governador Paulo Câmara vistoriou, nesta quinta-feira (19.08), obras que já estão em andamento em rodovias do Sertão do Araripe e autorizou licitações para execução de novas intervenções, previstas no Plano Retomada – pacote de incentivos anunciado no início de agosto, que prevê projetos estruturadores e estímulo à geração de empregos em Pernambuco.

Antes das visitas às novas rodovias, ele assinou a autorização da licitação do projeto da VPE-700, que compreende o trecho de 18,8 quilômetros entre Araripina e a divisa com o Ceará, no valor de R$ 540 mil.

“A pandemia ainda existe, mas é muito importante estarmos presentes nos municípios, e fazia muito tempo que não tínhamos condições de vir ao Araripe. A gente veio para anunciar obras, para dizer que vamos gerar empregos com esses serviços, pensando em melhorar a vida da população”, frisou Paulo Câmara, que está acompanhando de perto as ações. “Estamos anunciando as contratações para fazer os projetos e executar as obras em várias estradas”, acrescentou.

A primeira obra vistoriada foi a da VPE-674, no acesso ao distrito de Lagoa do Barro, em Araripina, que vai beneficiar cinco mil pessoas com a redução de tempo de deslocamento, e aumentar a geração de renda dos moradores ao permitir um melhor escoamento da produção agropecuária e hortifrutigranjeira.

No município de Trindade, Paulo Câmara autorizou a licitação do projeto da PE-630, no trecho de 13 quilômetros que vai de Barra de São Pedro à entrada da BR-316. A elaboração dos estudos está orçada em R$ 390 mil, e a execução das obras tem um investimento previsto de R$ 19,5 milhões. Em Ipubi, o governador fiscalizou o andamento das obras da PE-576, no trecho que liga ao município de Trindade, com 18,8 quilômetros. Um aporte de R$ 38 milhões. E ainda autorizou a licitação do projeto da PE-590, que liga ao distrito de Santa Rita, em Ouricuri.

Finalizando a agenda desta quinta-feira, no município de Bodocó, Paulo Câmara autorizou a licitação do projeto e contratação de empresa encarregada das obras da implantação da PE-560. Também foi anunciada a recuperação da PE-545, que liga as cidades de Exu, Bodocó e Ouricuri, com 75 quilômetros de extensão. Juntas, as intervenções somam um investimento de aproximadamente R$ 100 milhões.

“O governador anunciou uma série de investimentos no Sertão do Araripe, e grande parte desses recursos são destinados às obras de reconstrução de rodovias estaduais, a exemplo da PE-545. São obras importantes, de estradas que vão levar acesso, mas também dignidade aos moradores”, pontuou a secretária estadual de Infraestrutura e Recursos Hídricos, Fernandha Batista.

Integraram a comitiva do governador a vice-governadora Luciana Santos, os secretários estaduais José Neto (Casa Civil), Alexandre Rebelo (Planejamento e Gestão), Marcelo Barros (Educação e Esportes), André Longo (Saúde), Rodrigo Novaes (Turismo), Lucas Ramos (Ciência, Tecnologia e Inovação), Claudiano Martins Filho (Desenvolvimento Agrário), Alberes Lopes (Trabalho, Emprego e Qualificação), Tomé França (Desenvolvimento Urbano e Habitação), Cloves Benevides (Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas); o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Eriberto Medeiros; os presidentes do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Maurício Canuto; da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), Manuela Marinho; da PERPART, Nilton Mota; da AD DIPER, Roberto Abreu e Lima; e do SEBRAE, Ricardo Essinger. Também participaram os deputados federais Augusto Coutinho, Gonzaga Patriota, Silvio Costa Filho, Fernando Monteiro e Tadeu Alencar; os deputados estaduais Roberta Arraes e Antônio Fernando, além de prefeitos da região.

Covid-19: Boletim diário da Secretaria de Saúde – 19.08.21

A Secretaria de Saúde de Caruaru informa que, até esta quinta-feira (19), 97,53% dos pacientes já se recuperaram do novo coronavírus. Hoje, foram registrados 51 novos casos, 48 pessoas recuperadas da doença e nenhum óbito.

O número de testes realizados subiu para 105.517 dos quais 40.278 foram através do teste molecular e 65.239 pelo teste rápido, com 31.919 confirmações para a Covid-19.

O número de casos descartados subiu para 73.003.

Também já foram registrados 121.157 casos de síndrome gripal e 934 pessoas estão em isolamento domiciliar.

Em investigação, a secretaria informa que são 595 casos, 71 pessoas em isolamento domiciliar e 15 internamentos.

Deputado Erick Lessa reforça solicitação de melhorias nas estradas do Polo de Confecções

Na sessão ordinária da Assembleia Legislativa desta quinta-feira (19), o deputado estadual Erick Lessa reforçou a necessidade de melhorias nas estradas que cortam Pernambuco. Em seu discurso, o parlamentar relembrou que tem realizado reuniões com representantes de diversos setores, a exemplo de trabalhadores da Sulanca, confeccionistas de vestuário e motoristas de transporte alternativo. A falta de cuidado das estradas e rodovias que compõem o Polo de Confecções do Agreste tem sido uma demanda apresentada cotidianamente ao deputado.

Segundo o parlamentar, insegurança e problemas de infraestrutura são os principais problemas, gerando dificuldades no trânsito e ampliando o risco de acidentes e danificação de veículos. “A dificuldade é muito grande e é um obstáculo ao crescimento. Precisamos desenvolver o estado e, para isso, é preciso qualificar as rodovias estaduais e federais, inclusive para garantir o escoamento da produção do Polo Têxtil”, pontuou.

Nos últimos dois meses, Erick Lessa dialogou com representantes de órgãos como o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e o Departamento de Estradas e Rodagens (DER), para debater o assunto. Através de documentos, o deputado já solicitou manutenção, melhorias e requalificação das PEs 95, 121, 123 e 145, bem como das BRs 104 e 232. O parlamentar ainda sinalizou que ampliará esse debate com outros poderes e a sociedade civil organizada.

Acic anuncia lançamento de Escola de Negócios para capacitação de profissionais de Caruaru

Caruaru contará com uma Escola de Negócios voltada para a capacitação de profissionais alinhados com as tendências do mercado atual. O projeto é da Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic) e oferecerá cursos, palestras e treinamentos para crescimento e aperfeiçoamento nas áreas de Liderança, Gestão e Ambiente de Negócios. O lançamento acontecerá no próximo dia 26, às 18h30, no auditório da Acic, para a imprensa, diretores, conselheiros e coordenadores de câmaras de setoriais e presidentes de núcleos especiais da Associação.

“A ideia surgiu, talvez, pela minha formação de professora universitária. Eu sempre achei um eixo importante a questão de uma formação continuada, que tenha um outro olhar para a formação do indivíduo, do ser que transforma a sociedade. Eu queria uma formação que ampliasse a capacidade do colaborador para que ele pudesse progredir dentro da empresa, mas, para além, queria também que as empresas tivessem cada vez mais colaboradores competentes”, relata a presidente da Associação, Ivania Porto.

As formações serão realizadas tanto em formato virtual quanto presencial e serão ofertadas em valores promocionais para as empresas associadas, mas também estarão disponíveis para o público em geral. “Essa ação é voltada para que as pessoas que têm interesse de crescer profissionalmente possam se capacitar e se atualizar, galgando melhores ocupações profissionais no mercado de trabalho”, explica a diretora executiva da Acic, Carolina Campos.

Um dos diferenciais da plataforma é o Portal do Aluno, onde os participantes podem ter acesso a todas as aulas e entrar em contato com os professores para tirar dúvidas. Além disso, será adotado um programa de interatividade que pontua os participantes e cria um ranking para que os estudantes possam ser reconhecidos em um sistema de gamificação. Conforme a pontuação, os estudantes poderão ser premiados com um desconto para próximas formações.

O sistema utiliza uma metodologia diferenciada, focada na interatividade, que inclui slides, jogos de interação, exercícios de fixação e vídeos explicativos, e todos os cursos terão certificados reconhecidos pelo Ministério da Educação.

Prefeitura de Caruaru realiza a 13ª Conferência Municipal de Assistência Social

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, através do Conselho Municipal de Assistência Social realiza nos dias 19 e 20 de agosto, a 13ª Conferência Municipal de Assistência Social. O evento será realizado de forma online pelo link www.cmascaruaru.com.br e transmitido pelas redes oficiais da Prefeitura de Caruaru.

Com o objetivo de dar continuidade ao debate da última Conferência realizada em 2019, na luta pela manutenção da Política Pública de Assistência Social, garantida pela Constituição Federal como direito e forma de minimizar os impactos da desigualdade social, o tema deste ano será, “Assistência Social: Direito do povo e dever do estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”. O evento conta com a participação de 250 Conselheiros (as), representantes de Governo e representante do Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS) e palestrante.

Para a vice presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Cristiane Lima, é importante a participação popular, para que a Conferência alcance o resultado esperado. “O objetivo da Conferência Municipal de Assistência Social é conferir e avaliar o que está sendo realizado e a propositura de novas medidas para que a Política Pública de Assistência Social, possa avançar para atender às necessidades e direitos dos seus usuários, combatendo as desigualdades Sociais”, afirmou.

Caruaru é primeiro lugar em índice de transparência de municípios acima de 100 mil habitantes

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Controladoria Geral do Município, destaca o excelente resultado obtido pela Capital do Agreste em relação ao Índice de Transparência dos Municípios de Pernambuco (ITMPE), referente ao ano de 2020. Desenvolvido pelo Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) e divulgado nesta quinta-feira (19), o ITMPE tem como objetivo avaliar os sites oficiais e portais de transparência das prefeituras e câmaras municipais de PE, estimulando a melhoria da transparência pública.

De acordo com os dados do TCE-PE, Caruaru alcançou 0,94 de pontuação. Em escala decrescente, o município ficou na 5ª colocação da lista geral das 184 prefeituras do Estado. No que diz respeito ao índice somente das cidades acima de 100 mil habitantes, o desempenho foi ainda melhor: o 1º lugar. Os resultados deixaram a Capital do Agreste à frente de cidades de grande porte, a exemplos de Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho e Petrolina.

Para se ter ideia do avanço de Caruaru em relação ao ITMPE, no último divulgado, em 2019, a cidade obteve um índice de 0,89, em uma escala de 0 a 1. Este resultado já havia sido excepcional para o município, haja vista que, no início da gestão de Raquel Lyra, a Capital do Agreste ocupava apenas a 34ª posição.

O índice do TCE-PE avalia quatro aspectos dos municípios: a transparência ativa, que corresponde às informações gerais, receitas, despesas, licitações, contratos, instrumentos de transparência da gestão fiscal e informações de agentes políticos e servidores; a transparência passiva, que se refere aos serviços de informações ao cidadão (SIC) e ao serviço eletrônico de informações ao cidadão (e-Sic); aos aspectos visuais, tecnológicos e de acessibilidade com os recursos e informações sobre o sítio eletrônico e a acessibilidade para pessoas com deficiência, bem como as boas práticas de transparência com contribuições para a usabilidade.

Conforme ressaltou a controladora geral de Caruaru, Bárbara Florêncio, tais resultados atingidos pela cidade são reflexos das ações aplicadas pelo governo de Raquel Lyra. “A transparência faz parte do compromisso da gestão com a população caruaruense. As equipes trabalham arduamente para que as informações sejam repassadas de forma eficaz e com qualidade. O resultado do município no ITMPE é fruto da construção diária e da continuidade do trabalho com compromisso.”

Para conferir o resultado completo do ITMPE, basta acessar o link e filtrar a coluna “ITMPE 2020”, em ordem decrescente: https://www.tce.pe.gov.br/internet/index.php/base-de-dados/prefeituras

AME Animal Caruaru realiza 10 mil castrações em dois anos

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, informa mais uma meta cumprida em prol da saúde e do bem-estar animal no município: a AME Animal atingiu a marca de 10 mil castrações realizadas desde 2019, ano em que a unidade foi inaugurada.

A coordenadora da AME Animal, Priscila Oliveira, explica que a castração é um procedimento que previne doenças e melhora o bem-estar dos animais. “Trata-se de uma intervenção cirúrgica simples que possibilita a não reprodução do animal, previne enfermidades, contribui no combate às zoonoses, além de reforçar o controle populacional de cães e gatos e os tornar animais mais caseiros”, afirma.

De acordo com o secretário de Serviços Públicos e Sustentabilidade, Ytalo Farias, o número de castrações é um motivo de orgulho para o município. “Temos a AME Animal há cerca de dois anos e conseguimos ver números surpreendentes. Dessa forma, nosso intuito é continuar investindo e ampliando os serviços oferecidos a toda a população humana e animal”, pontua.

Prefeitura de Caruaru abre inscrições para três cursos da Escola de Governo

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Administração (SAD), divulga mais capacitações do Programa de Formação e Qualificação Continuada, da Escola de Governo. Destinado aos servidores da PMC, o PFQC se encontra atualmente com ofertas em aberto para três cursos gratuitos, sendo um EAD e dois presenciais. Seguindo as orientações para enfrentamento da Covid-19, estes dois últimos terão o número de participantes reduzido. Confira, abaixo, as principais informações sobre as capacitações em aberto.

Programação:

Curso: Gestão Administrativa
Início: 25 de agosto, às 10h
Instrutor: Cláudio Henrique de Paula Ferreira
Modalidade: EAD – Aulas ao vivo (YouTube)
Carga Horária: 20h
Público-alvo: Servidores que atuam no setor administrativo/financeiro e que lidam com processos burocráticos.
Inscrições: 20 a 24 de agosto de 2021, no link: https://forms.gle/favhGwopzfi7j9Gx7

Curso 2: Informática Prática M1 (Inclusão Digital)
Início: 25 de agosto, às 15h
Instrutor: Arthur José Vilar Torres
Modalidade: Presencial
Carga Horária: 40h
Público-alvo: Servidores que atuam no setor administrativo das secretarias e que necessitam aprender conceitos de inclusão digital.
Inscrições: 20 a 24 de agosto de 2021, no link: https://forms.gle/md97ws5rRbEwenUq8

Curso 3: Informática Prática M2 (Básico)
Início: 14 de setembro, às8h
Instrutor: Armando Adenildo da Silva
Modalidade: Presencial
Carga Horária: 40h
Público-alvo: Curso destinado aos servidores que atuam no setor administrativo das secretarias e que necessitam aprender conceitos básicos de automação em informática.
Inscrições: 20 de agosto a 10 de setembro de 2021, no link: https://forms.gle/ehuoYRX28jbNZb3F9

E para os demais servidores que não se enquadram nos perfis listados acima, a Escola de Governo selecionou cursos gratuitos em diversas áreas de atuação, por meio do Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos do Estado de Pernambuco (Cefospe). Confira, abaixo, a lista completa das capacitações, com inscrições pelo link https://credencial.imasters.com.br/cefospe-cursos-prefeitura-proximo-mes

Cursos:

EAD Dispensa e Inexigibilidade de Licitação – 20h (Período do curso: de 13 de setembro a 11 de outubro);

EAD – Ética e Cidadania – 20h (Período do curso: de 13 de setembro a 11 de outubro);

EAD – Inteligência Artificial, Fundamentos e Aplicabilidades – 20h (Período do curso: de 13 de setembro a 11 de outubro);

EAD – Introdução à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) – 20h (Período do curso: de 13 de setembro a 11 de outubro);

EAD – Introdução ao Coaching – 20h (Período do curso: de 13 de setembro a 11 de outubro);

EAD – Redação Oficial – 24h (Período do curso: de 13 de setembro a 11 de outubro);

Online ao vivo – Aspectos Gerais do Fiscal de Contrato Administrativo – Responsabilidades e Atribuições – 16h (Período do curso: de 27 a 30 de setembro);

Online ao vivo – Básico de Licitações – 20h (Período do curso: de 20 a 24 de setembro);

Online ao vivo – Básico em Oratória, Retórica e Estratégias de Comunicação – 20h (Períodos: 27 e 29 de setembro, além dos dias 1º, 4 e 6 de outubro);

Online ao vivo – Criando Dashboards (Painel de Indicadores) em Planilha Eletrônica – 20h (Período: de 27 de setembro a 1º de outubro)

Online ao vivo – Excel Avançado – 24h (Período: de 20 a 27 de setembro);

Online ao vivo – Excel Intermediário – 20 h (Período: de 13 a 17 de setembro);

Online ao vivo – Gerenciamento de Riscos em Projetos – 12h (Período: de 29 de setembro a 1º de outubro);

Online ao vivo – Inteligência Emocional: Competências Sociais e de Relacionamento – 20h (Período: de 27 de setembro a 1º de outubro);

Online ao vivo – Introdução ao Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público – 12h (Período: 8 a 10/9);

Online ao vivo – Introdução ao Power BI Desktop e Power BI Service – 20h (Período: 8 a 14/9);

Online ao vivo – Liderança em Alta Performance – 20h (Período: 13 a 17/9);

Online ao vivo – Mapeamento de Processos de Negócio com Utilização do Bizagi Process Modeler – 20h/ (Período: 27/9 a 1º/10);

Online ao vivo – Português para Elaboração de Textos – 20h (Período: 13 a 17/9);

Online ao vivo – Redação Corporativa – 20h (Período: 27/9 a 1º/10);

Online ao vivo – Relações Interpessoais no Ambiente de Trabalho – 20h (Período: 20 a 24/9);

Online ao vivo – Saúde e Segurança do Trabalho – 20h (Período: 27/9 a 1º/10);

Online ao vivo – Sistema de Registro de Preços no Estado de Pernambuco – 20h (Período: 20 a 24/9);

Online ao vivo – Suprimento Individual e Institucional – Execução da Despesa e Prestação de Contas – 20h (Período: 13 a 17/9).

Visita do ex-presidente Lula a Pernambuco tem repercussão dividida na Câmara do Recife

A visita do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a Pernambuco foi tema de diversos discursos de vereadores do Recife, na sessão plenária da Câmara Municipal do Recife desta terça-feira (17). A presença do ex-presidente no Estado foi fruto de avaliações divididas. Enquanto alguns legisladores elogiaram o petista, outros criticaram.

O vereador Alcides Cardoso (DEM) foi um dos vereadores que teceu críticas em relação à visita de Luiz Inácio Lula da Silva. O assunto foi tema do pronunciamento do parlamentar. A ofensiva foi rebatida pelo vereador Rinaldo Junior (PSB).

Já a vereadora Dani Portela (PSOL) elogiou o ex-presidente e avaliou que a passagem do ex-presidente pelo Estado reforça um movimento que visa a derrotar o atual presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em 2022. A vereadora não deixou de ressaltar que a atuação de sua legenda, o Partido Socialismo e Liberdade, para a mudança de ventos políticos.

A vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) também fez elogios. A parlamentar comentou que o ex-chefe de Estado saiu da presidência com 85% de aprovação, “e trouxe um equilíbrio para Pernambuco, o que a gente chama de pleno emprego”. Cida defendeu a conversa de Lula com o governador Paulo Câmara (PSB) e com o prefeito João Campos (PSB) como uma atitude de democratas.

Tanto Cida Pedrosa quanto Dani Portela marcaram presença em reuniões feitas pelo ex-presidente com lideranças políticas em hotel na Zona Sul do Recife.

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