Nascidos em setembro podem atualizar dados no Caixa Tem

Às vésperas de retomar o pagamento do auxílio emergencial, a Caixa Econômica Federal convida os usuários do aplicativo Caixa Tem a atualizar os dados cadastrais no aplicativo. Clientes nascidos em setembro podem fazer o procedimento a partir de hoje (26).

A atualização é feita inteiramente pelo celular, bastando o usuário seguir as instruções do aplicativo, usado para movimentar as contas poupança digitais. Segundo a Caixa, o procedimento pretende trazer mais segurança para o recebimento de benefícios e prevenir fraudes.

Ao entrar no aplicativo, o usuário deve acessar a conversa “Atualize seu cadastro”. Em seguida, é necessário enviar uma foto (selfie) e os documentos pessoais (identidade, CPF e comprovante de endereço).

O calendário de atualização segue um cronograma escalonado, conforme o mês de nascimento dos clientes. O cronograma começou no último dia 14 para os nascidos em janeiro e encerrará em 31 de março, para os nascidos em dezembro.

Com agravamento da pandemia, Nissan e Toyota suspendem atividades

Fábrica da Volkswagen no Brasil.

As montadoras Nissan e Toyota anunciaram ontem, quinta-feira (25), a suspensão de suas atividades no Brasil por causa do agravamento da transmissão de covid-19. Segundo o Ministério da Saúde, o país tem mais de 300 mil vítimas da doença confirmadas. A Mercedes-Benz e a Volkswagen já haviam anunciado paralisação das atividades.

Em nota, a Nissan informou que decidiu adotar férias coletivas no Complexo Industrial de Resende, no Rio de Janeiro, no período de 26 de março a 9 de abril, retomando a produção no dia 12. Segundo a empresa, a medida tem como objetivo “garantir a segurança de seus funcionários como parte do esforço de reduzir o impacto da pandemia, adaptar a empresa ao cenário atual dos desafios enfrentados pelo setor automotivo e garantir a continuidade do negócio”.

A Toyota informou que, a partir de segunda-feira (29), as quatro fábricas localizadas em São Bernardo do Campo, Indaiatuba, Sorocaba e Porto Feliz, todas em São Paulo, irão parar por até dez dias corridos. “A medida tem como objetivo contribuir com a redução da circulação de pessoas no momento mais crítico da pandemia no país, além de atender a antecipação de feriados por parte de autoridades em algumas dessas regiões”, informou em nota.

As atividades, portanto, serão retomadas no dia 6 de abril em Indaiatuba e no dia 5 nas demais. A Toyota tem 5,6 mil trabalhadores no Brasil.

A média móvel de mortes no Brasil atingiu o maior patamar desde o início da pandemia, com mais de 15,5 mil registros na semana epidemiológica iniciada em 14 de março, segundo dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

Empresas e entidades da administração indireta devem se cadastrar até 4 de abril para receber intimação e citação eletrônica

As empresas públicas e privadas e as entidades da administração indireta terão até o dia 4 de abril para se cadastrar no Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) para o recebimento de citações e intimações, que serão realizadas agora de forma eletrônica. A medida atende à Instrução Normativa Conjunta nº25/2020 que regulamenta e estabelece a obrigatoriedade do cadastro dessas instituições nos sistemas de processo em autos eletrônicos, publicada pela Presidência do TJPE, Corregedoria Geral de Justiça e pelo Comitê Gestor do Processo Judicial eletrônico (PJe), no Diário de Justiça eletrônico (DJe). O cadastramento obrigatório teve início no dia 4 de janeiro deste ano, tendo como prazo final 90 dias a contar desta data. As microempresas e empresas de pequeno porte não estão incluídas na determinação, mas podem aderir voluntariamente à medida

Com a iniciativa, o TJPE visa assegurar mais segurança em relação à execução de um conjunto maior de atos processuais de forma eletrônica contribuindo para evitar proliferação do coronavírus; conferir mais celeridade e eficiência para a conclusão dos processos; economizar com o gasto de papéis para a efetivação dessa etapa; e ainda dar mais segurança jurídica às empresas no cumprimento desses atos de forma eletrônica.

“As intimações por meio eletrônico já são utilizadas para os processos que tramitam no Processo Judicial eletrônico (PJe), o que têm permitido o andamento célere dos feitos mesmo durante os períodos mais rigorosos da pandemia. No entanto, a citação, que é ato que materializa a triangularização processual, com o chamamento do réu ao processo, ainda é feita pelo meio físico, o que demanda um tempo maior para sua realização, especialmente em face das restrições de trabalho presencial impostas pelo combate à Covid-19. Assim, a possibilidade de citação por meio eletrônico irá permitir uma prestação jurisdicional mais célere e eficiente, especialmente para os processos ajuizados nesse período, sem descuidar da segurança na prática dos atos processuais e com a saúde de todos os envolvidos”, observa a juíza Tatiana Lapa Carneiro Leão.

Para a assessora da Presidência, juíza Fernanda Chuahy, a iniciativa contribui também para a implantação do Juízo 100% Digital. “O projeto 100% Digital visa democratizar o acesso à Justiça através de ferramentas já utilizadas pela sociedade, com o uso de aplicativos, e que tem ainda por objetivo que todos os atos processuais das unidades judiciárias sejam praticados exclusivamente por meio digital, sem a necessidade de comparecimento das partes e advogados aos fóruns e demais dependências do Judiciário”, observa a magistrada.

A Instrução Normativa Conjunta nº25/2020 que regulamenta e estabelece a obrigatoriedade do cadastro dessas instituições nos sistemas de processo em autos eletrônicos está embasada na Lei Federal nº 11.419, de 19 de dezembro de 2006 disciplinou o uso do meio eletrônico na tramitação de processos judiciais, comunicação de atos e transmissão de peças processuais. E também no Novo Código de Processo Civil, seguindo a mesma linha, prevendo que a citação e a intimação das empresas públicas e privadas, com exceção das microempresas e empresas de pequeno porte, devem ser feitas, preferencialmente, por meio eletrônico.

“O domicílio eletrônico foi introduzido com o Código de Processo Civil de 2015, que em seu art. 246 afirma que as empresas públicas e privadas, bem como a União, os Estados, o Distrito Federal, os Municípios e as entidades da administração indireta, são obrigadas a manter cadastro nos sistemas de processo em autos eletrônicos, para efeito de recebimento de citações e intimações. Esperamos que a solução ora implantada contribua para a melhoria da eficiência e celeridade na comunicação com as partes e cumprimento das decisões”, pontua o presidente do Comitê Gestor do Processo Judicial eletrônico, desembargador Sílvio Neves Baptista Filho.

Como se cadastrar – As empresas públicas e privadas e as entidades da administração indireta devem fazer o download do Termo de Adesão e do Formulário de Solicitação de Acesso ao PJe, disponibilizados no site do TJPE e do PJe, na opção Cadastro de Empresas. Após o preenchimento das informações, os documentos devem ser juntados aos instrumentos constitutivos e à documentação societária pertinente da instituição com Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ); à procuração ad judicia para os gestores; e às informações com o nome, o Registro Geral (RG) e o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) do gestor e dos usuários assistentes, em quantidade que atenda às necessidades da empresa.

As informações, em formato PDF, devem ser encaminhadas mediante abertura de chamado técnico para o endereço eletrônico setic.centralservicos@tjpe.jus.br ou pelos meios disponíveis no site www.tjpe.jus.br/ajuda. Para que as unidades judiciais viabilizem o envio das comunicações de forma eletrônica é imprescindível o primeiro acesso da pessoa física do gestor com o certificado digital (token).

Após o envio da documentação, a Coordenação do Comitê Gestor do PJe irá cadastrar a pessoa jurídica solicitante no Sistema PJe, orientar a geração de “login” e senha de acesso aos gestores e usuários assistentes, bem como publicar no sítio do PJe, no menu “Cadastro de Empresas”. Somente após cinco dias úteis dessa publicação é que as comunicações poderão ser feitas de modo eletrônico*. As informações podem ser acompanhadas no menu Cadastro de Empresas, no site do TJPE https://www.tjpe.jus.br/web/processo-judicial-eletronico/pje-em-pernambuco/cadastro-de-empresas.

Com a formalização do cadastro eletrônico, que acontece após cinco dias úteis da publicação no sítio do PJe, a citação ou intimação poderá ser realizada por meio de consulta ao painel eletrônico pelo destinatário do ato processual no PJe.

Gaecos do MPPE e MPMG, Polícia Civil e PRF efetuam prisões em Caruaru e Gravatá para desbaratar esquema de pirâmide financeira

Os Ministérios Públicos de Pernambuco e de Minas Gerais, por meio dos seus Grupos de Atuação Especializada de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público de Pernambuco (Gaecos) e com apoio da Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) cumprem, na manhã desta quinta-feira (25), cinco mandados de prisão, 12 mandados de busca e apreensão e ainda busca e arresto de bens contra integrantes de uma organização criminosa envolvida na prática de pirâmide financeira, crimes contra as relações de consumo e lavagem de dinheiro. Em Pernambuco, os mandados foram cumpridos no Recife, Caruaru, Pesqueira e Gravatá.

Duas pessoas foram detidas em Gravatá e serão conduzidas à delegacia local, onde ficará à disposição da Justiça para realização de audiência de custódia e eventual recolhimento ao presídio. O líder do grupo, Cristiano Bianor, que reside em Caruaru, foi localizado e detido na cidade de João Pessoa (PB). Com ele foram encontrados automóveis de luxo das marcas Lamborghini e BMW.

O Blog do Wagner Gil foi o único órgão de comunicação de Caruaru a participar da coletiva com promotores, delegados e PMs envolvidos na operação.

Já o material apreendido no Recife inclui documentos bancários, R$ 287.000,00 em espécie e veículos, totalizando um valor aproximado de R$ 600 mil. O material vai ser encaminhado ao Gaeco, no Recife, onde passará por uma análise inicial e depois será remetido ao MPMG.

As ações ocorrem dentro da Operação Black Monday, deflagrada simultaneamente nos Estados de Pernambuco, Minas Gerais, São Paulo, Paraíba, Bahia, Alagoas, Goiás, Maranhão, Rondônia, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Essa operação acontece como desdobramento de investigações iniciadas pelo Ministério Público de Minas Gerais em maio de 2020. O MP mineiro colheu indícios de que a organização criminosa estaria captando recursos do público através dos sites Aprenda Investindo e Investing Brasil com a promessa de realizar investimentos lucrativos. Porém, os valores transferidos eram convertidos pelos criminosos em bens de alto valor e criptomoedas, gerando um prejuízo estimado de R$ 60 milhões. Até o momento, as investigações identificaram cerca de 1.500 vítimas do esquema.

Romário Dias consegue poços para Parnamirim

Mais água chega nas torneiras de Parnamirim, no Sertão do Estado, com a liberação das emendas do deputado Romário Dias (PSD). Diversos poços já estão sendo perfurados na Zona Rural da cidade e vão beneficiar dezenas de famílias parnamirinenses.

“Água é vida! Por isso, faço questão de trabalhar sempre em prol da melhoria do abastecimento de água nos diversos municípios pernambucanos, assim como trabalhar em prol da Saúde e da Educação”, frisou o parlamentar.

A perfuração de poços em Parnamirim beneficiou as comunidades da Favela, Baixa dos Cambões, Logradouro, Canafistula e Mororó e contou com o apoio do ex-vice-prefeito Nivaldo Mendes e do vereador Andryele Saraiva. Os recursos foram possíveis por meio da emenda de Romário Dias do ano de 2019.

“A liberação desses recursos faz muita diferença na vida da população pernambucana, sobretudo dos que vivem nas zonas rurais. Por isso, seguimos trabalhando para que todos os recursos destinados por meio de emendas de minha autoria sigam chegando aos municípios, beneficiando a todos e melhorando cada vez mais a qualidade de vida do nosso povo”, finalizou Romário.

Governo de Pernambuco estende quarentena até 31 de março

O governador Paulo Câmara anunciou, em um pronunciamento nesta quinta-feira (25.03), que o Estado vai estender a quarentena mais rígida até o próximo dia 31 de março. Com isso, Pernambuco completará 14 dias seguidos de medidas restritivas em todo o território. O governador comunicou ainda que já a partir do dia 1º será colocado em prática um novo plano de convivência com a pandemia da Covid-19, com regras válidas até o dia 25 de abril.

“As atividades econômicas poderão reabrir das 10h às 20h nos dias de semana, e das 9h às 17h aos sábados, domingos e feriados. As praias voltarão a ter atividades físicas individuais permitidas, e a volta às aulas estará liberada a partir do próximo dia 5 de abril, para a rede privada e para o ensino médio da rede estadual”, detalhou Paulo Câmara sobre as novas medidas, esclarecendo também que as celebrações religiosas poderão voltar a acontecer, desde que obedecendo aos protocolos e horários pré-estabelecidos.

Segundo o governador, a flexibilização das restrições não significa que a pandemia foi superada em Pernambuco. “Pelo contrário, temos um caminho longo pela frente até a superação total desse flagelo. Todos já sabemos quais são as atitudes que permitem conviver com a doença. Faça a sua parte, use máscara e oriente as pessoas que estejam relaxando nos cuidados básicos”, advertiu Paulo Câmara, acrescentando que considera o atual momento decisivo na luta contra a doença, que já dura mais de um ano.

Covid-19: Boletim diário da Secretaria de Saúde – 25.03.21

A Secretaria de Saúde de Caruaru informa que, até esta quinta-feira (25), 96,16% dos pacientes já se recuperaram do novo coronavírus. Hoje, foram registrados 137 novos casos, 149 pessoas recuperadas da doença e um óbito.

O número de testes realizados subiu para 64.397 dos quais 24.929 foram através do teste molecular e 39.468 pelo teste rápido, com 18.524 confirmações para a Covid-19.

O número de casos descartados subiu para 44.924

Também já foram registrados 77.780 casos de síndrome gripal e 2.836 pessoas estão em isolamento domiciliar.

Em investigação, a secretaria informa que são 949 casos, 59 pessoas em isolamento domiciliar e 52 internamentos.

Ambev abre inscrição para trainee e estágio com salários de até R$ 7 mil

Estão abertas as inscrições para os três processos seletivos deste semestre dos programas de recrutamento da cervejaria Ambev. Diferente de anos anteriores, as inscrições para as 300 vagas vão ocorrer em um único período para o estágio regular, estágio Representa, voltado para jovens negras e negros, e trainee. Os interessados podem se inscrever até o dia 12 de abril, os processos seletivos serão totalmente virtuais e as vagas são destinadas para todo o Brasil, com salários que podem chegar a R$ 7 mil.

As inscrições devem ser feitas no site https://www.ambev.com.br/carreiras/trabalhe-conosco/. As vagas são destinadas para estagiários e profissionais recém-formados das áreas de Negócios, Tecnologia e Produção, que engloba a gestão das cervejarias em diversas áreas, como logística, financeiro e Gente e Gestão, por exemplo.

Para as vagas de trainee, podem se inscrever jovens de qualquer curso de graduação formados de dezembro de 2018 a julho de 2021. Já para os outros dois programas, o Representa o de estágio, podem se candidatar universitários com formação prevista entre dezembro de 2021 até agosto de 2023. A Ambev não exige que o candidato tenha conhecimento em inglês para nenhum dos processos e todos aceitam tecnólogo como graduação. Além disso, a companhia oferecerá treinamento necessário para que os contratados possam desenvolver os conhecimentos de inglês.

Neste ano, também foi mantida a plataforma de capacitação voltada para candidatos com transmissões e bate-papo ao vivo com líderes da Ambev. A ideia é disponibilizar conteúdo como podcasts, revistas, artigos e entrevistas que ajudem os candidatos na seleção.

Diario de Pernambuco

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Sesc vira ponto de vacinação contra a Covid-19 em Garanhuns

O Sesc e a Prefeitura de Garanhuns firmaram uma parceria e o Ginásio de Esportes da unidade, localizado na Rua Cônego Benigno Lira, s/n, no Centro, passa a ser um novo ponto de vacinação contra a Covid-19 na cidade do Agreste meridional. A partir desta quinta (25/03), às 14h, idosos dos 70 aos 74 anos, agendados pela Secretaria de Saúde e que realizaram cadastro no portal da prefeitura (www.garanhuns.pe.gov.br), poderão receber a dose da vacina.

O calendário de atendimento segue nesta sexta-feira (26), das 9h às 12h e das 14h às 16h, e durante toda a semana de 29/03 a 02/04. A previsão é de que, a cada dia, cem pessoas sejam vacinadas. Para isso, os idosos e idosas precisam apresentar a Carteira de Identidade, CPF, cartão do SUS e um comprovante de residência. O Sesc e a Prefeitura ressaltam que não é necessário que as pessoas se dirijam ao Ginásio de Esportes nas madrugadas.

Com as novas doses recebidas, a Prefeitura está ampliando a capacidade de vacinação, com o objetivo de garantir as primeiras doses para o público-alvo desta fase. “Por isso, estamos viabilizando parceiros que possam contribuir com essa ampliação. E o Sesc prontamente se colocou à disposição para atender o pedido do Governo Municipal”, explica Catarina Tenório, secretária municipal de Saúde.

No local, todas as medidas sanitárias serão cumpridas, como o uso obrigatório da máscara, o distanciamento físico entre as pessoas e a disponibilização de álcool em gel no ambiente. “Essa parceria com a Prefeitura de Garanhuns consolida uma das missões do Sesc que é a de promover bem-estar e saúde a toda a população, inclusive neste período tão crítico de pandemia”, afirma Ivânia Barros, gerente do Sesc Garanhuns.

Sesc – Fundado em 1947 em Pernambuco, o Serviço Social do Comércio é uma instituição privada mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo. Atuante na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata Norte, Zona da Mata Sul, Agreste e Sertão, oferece atividades gratuitas ou a preços populares nas áreas de Educação, Cultura, Lazer, Assistência e Saúde para comerciários e dependentes. As 23 unidades, incluindo os hotéis em Garanhuns e Triunfo, operam respeitando os protocolos de saúde e alinhadas aos órgãos públicos, e têm ações presenciais, virtuais ou híbridas. No campo digital, a instituição oferece o aplicativo Sesc-PE, facilitando acesso às atividades, renovação e habilitação do cartão, entre outras funcionalidades, e disponibiliza a plataforma Sesc Digital (https://cursos.sescpe.com.br/todos). Por ela, é possível conhecer o cronograma de cursos e realizar a inscrição de forma online e segura. Para acompanhar todas as informações sobre o Sesc, acesse www.sescpe.org.br. Além disso, os empresários do comércio de bens, serviços e turismo que possuem o Cartão do Empresário, da Fecomércio, podem adquirir produtos e serviços do Sesc em condições diferenciadas. Mais informações: www.cartaodoempresario.com.br.

Serviço: Vacinação contra a Covid-19 no Ginásio do Sesc em Garanhuns
Início: 25 de março, das 14h às 16h
Calendário: 26/03 e de 29/03 a 02/04, das 9h às 12h e das 14h às 16h
Local: Ginásio do Sesc Garanhuns – Rua Cônego Benigno Lira, s/n, Centro
Público-alvo: pessoas com idades dos 70 aos 74 anos
Informações: (87) 3761-2658

Prefeitura de Caruaru prorroga pagamento de parcelas de IPTU e Taxa de Coleta de Resíduos

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria da Fazenda, prorrogou os prazos para o pagamento das parcelas do IPTU e da Taxa de Coleta de Resíduos (TCR), dos meses de março e abril deste ano. As novas datas de vencimento passarão para o dia 30 de novembro e dia 29 de dezembro do ano em vigor.

A medida faz parte do pacote de ações para minimizar os impactos financeiros da pandemia na vida dos caruaruenses. De acordo com o secretário da Fazenda, Túlio Vilaça, essa ação é importante diante dos prejuízos causados pelo novo coronavírus. “O nosso papel é buscar estratégias que nos permitam, de alguma forma, ajudar a população. Diante disso, estamos facilitando, ao máximo, o pagamento dos tributos municipais”, afirmou Túlio.

Os novos boletos podem ser reemitidos de forma simples, através do Portal do Contribuinte: http://portaldocontribuinte.caruaru.pe.gov.br/. Aqueles que desejarem o atendimento presencial devem se dirigir até o Centro Administrativo, localizado na Avenida Rio Branco, 315. O horário é das 7h às 13h.