Quais as tendências do marketing médico para 2021?

Devido à imensa transformação na Medicina, ocasionada pelo enfrentamento à pandemia, 2021 será um ano muito diferente para os médicos. O maior desafio global até o momento causou mudanças comportamentais, antecipando o futuro, como é o caso da telemedicina. E para planejar o próximo ano é preciso compreender que as mudanças em marcha não terminarão com a vacinação ou quando o vírus regredir.

Há tendências que vieram para ficar: maior atenção do paciente às normas de biossegurança; a telemedicina, juntamente com a prescrição eletrônica, o prontuário eletrônico, o check-up digital; a digitalização de parte do atendimento médico; a valorização da vigilância epidemiológica, da Medicina Integrativa e da alimentação saudável; a educação médica online; a neuroarquitetura e principalmente, um empoderamento sem precedentes do paciente, que conquistou, dentre muitas coisas, em 2020, uma grande oferta de serviços em sua própria residência (coleta laboratorial, exames de imagens, vacinação).

A busca pela personalização dos tratamentos deve ser intensificada pelas clínicas e consultórios que não quiserem ser deixados para trás. Além de se voltarem a nichos específicos, o fechamento de parcerias estratégicas e o investimento em procedimentos com valor agregado são algumas apostas inteligentes e efetivas para 2021.

Diante desse novo cenário, as estratégias de marketing médico precisam ser revistas. Não existirá sucesso trilhando velhos caminhos… O paciente aumentou exponencialmente o seu tempo de navegação. Então, planejar a presença digital é uma necessidade básica do médico hoje. Quem ainda não tem um planejamento neste sentido, está atrasado, e precisa se movimentar neste novo mundo pós-pandemia.

A maior aposta de 2021

A maior mudança no marketing médico em 2021 é o branding, principalmente o personal branding, precedendo o marketing, pois a comunicação digital com o paciente agora é centrada em bases emocionais, pontos de conexão e identificação. Nesse cenário, o reforço da marca pessoal do médico, o personal branding, é o caminho indicado para o profissional que deseja atuar onde não há “guerra de preços”.

É preciso tornar a qualidade das relações o grande diferencial das clínicas e consultórios, aumentando a taxa de satisfação dos pacientes, a conversão de novos pacientes e a qualidade do serviço oferecido. Nesse contexto, é preciso rever toda a jornada do paciente, desde o primeiro contato com a clínica e/ou consultório até o desfecho, seja em uma consulta, um exame ou procedimento. Esse cuidado que o paciente deve receber, do início ao fim, em contato com o ambiente de saúde, é fundamental para o sucesso e a sustentabilidade do negócio.

Mais do que nunca, a experiência do paciente é a máxima do dia, on e offline, visto que a jornada de compra do paciente não é mais linear e, agora, é quase totalmente online. Neste sentido, a principal mudança refere-se ao momento da compra do serviço médico, que é descrita, agora, pelo Google, como “meio confuso”.

Lives, stories e collabs

2021 será o ano do fortalecimento dos reais médicos influenciadores (a hora e a vez de pequenos influenciadores), que revelam seus bastidores, dúvidas, dores, “mundo real”. O reinado do ao vivo continuará em alta: lives e stories são elementos fundamentais na estratégias de marketing que serão fortalecidas pelas collabs, pelo cross marketing e por eventos intimistas e colaborativos, após a vacinação.

O novo ano será o do médico empreendedor, com uma equipe de intraempreendedores. Muitos médicos já começaram a entender a importância de assumir um papel empreendedor dentro e fora do consultório. Buscar um olhar para o negócio como um empreendimento exige habilidade e esforço. O intraempreendedor é o funcionário, que de uma maneira inovadora, traz benefícios financeiros, melhora o ambiente de trabalho ou aumenta a produtividade.

Amanhã será um novo dia? Sem dúvida!

“Toda empresa é uma empresa de saúde”, como bem definiu a consultoria Accenture em um artigo recente. As preocupações com saúde, aumentadas durante a crise, não diminuirão depois que tudo passar. Em vez disso, a saúde dominará. Uma economia de saúde surgirá com oportunidades a serem exploradas por todos. Todas as experiências, produtos e serviços serão reavaliados pelas pessoas de acordo com a extensão em que eles melhoram ou diminuem a saúde de quem os consome. Assim sendo, um consultório, uma clínica, um hospital realmente precisam ser empresas de saúde em 2021. Como? Entendendo as preocupações de pacientes e colaboradores, administrando-as e eliminando-as com responsabilidade. Todas as especialidades médicas precisam observar com atenção essa máxima.

O isolamento deixou marcas na alma e na mente. Embora os sintomas respiratórios sejam a face mais conhecida da Covid-19, a depressão e a ansiedade já foram descritos como consequências preocupantes da pandemia. Em artigo publicado na revista Frontiers in Immunology, pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) e da Universidade Federal Fluminense (UFF) discutem como o novo coronavírus pode afetar a saúde mental, apontando alterações neurais, imunes e endócrinas relacionadas à infecção e ao distanciamento social, o que pode contribuir para distúrbios psicológicos. O estresse motivado pelo distanciamento social também pode levar a alterações imunológicas, com maior produção de substâncias inflamatórias mesmo em pessoas que não foram infectadas. Neste sentido, os pesquisadores chamam atenção para a maior vulnerabilidade de alguns grupos, como trabalhadores da saúde, idosos e obesos, que apresentam maior suscetibilidade tanto para quadros graves de Covid-19 quanto para distúrbios psiquiátricos. Endocrinologistas, imunologistas, psiquiatras e geriatras precisam estar muito atentos a esses aspectos em 2021.

Autocuidado, vida autêntica e reconexão. O isolamento social imposto devido à pandemia de Covid-19 obrigou as pessoas a reverem hábitos, atividades, rotina. E fez com que grande parte da população repensasse a qualidade de vida de forma definitiva. Se esse foi um período de cuidado para prevenção contra o contágio, também foi o momento de despertar para a importância do autocuidado, repensando a saúde física e mental. O C.Lab, laboratório interno de pesquisas da Nestlé, realizou um levantamento com 600 pessoas de todas as classes sociais e regiões do país, com homens e mulheres entre 25 e 55 anos. Veja alguns destaques da pesquisa:

73% pretendem manter os hábitos saudáveis que adquiriram durante a pandemia, mesmo depois do fim do isolamento, com maior equilíbrio entre trabalho, família, amigos e cuidados consigo mesmo;
59% das pessoas passaram a fazer ou a valorizar mais atividades de autocuidado;
53% concordam que têm se alimentado melhor durante a pandemia, sendo que 35% passaram a consumir mais suplementos ou alimentos fortificados com vitaminas e minerais.

Observar essa tendência é fundamental para o planejamento de 2021 de dermatologistas, cirurgiões plásticos, nutrólogos, endocrinologistas, gastroenterologistas, imunologistas.

Alimentação saudável e envelhecimento

Alimentos orgânicos, alimentos minimamente processados, alimentos funcionais, alimentação vegana e vegetariana, superfoods (alimentos que, em pequenas porções, trazem alta densidade nutritiva, poucas calorias e grandes benefícios ao organismo) e nutricosméticos (chegou a vez de suplementos e nutracêuticos) ganharam a atenção do brasileiro durante a pandemia, segundo o relatório Brasil Food Trends. Alergologistas, nutrólogos, endocrinologistas, gastroenterologistas, cardiologistas, reumatologistas, ortopedistas, dermatologistas e cirurgiões plásticos devem estar muito atentos às mudanças no prato dos pacientes.

Existe um grupo de pessoas impulsionando um estilo de vida menos relacionado à questão da idade: são os perennials. Esta é uma das principais conclusões de um estudo conduzido no mundo inteiro pela empresa britânica Ipsos Mori. Esses indivíduos atemporais têm um estilo de vida que abrange gostos e hábitos de diversas faixas etárias e, para lidar consigo mesmo, com os outros e com o ambiente, não se baseiam em aspectos geracionais – mas na forma como percebem a si mesmo. Ou seja, de acordo com sua identidade social. Os perennials não são exatamente uma geração, são mais um novo mindset sobre o envelhecimento. Geriatras, neurologistas, cirurgiões, reumatologistas e psiquiatras precisam estar muito atentos a este grupo.

Sanharó: MPPE recomenda à administração não utilizar recursos de precatório do Fundeb com finalidade diversa ao pagamento dos professores

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou ao prefeito de Sanharó, Heraldo Almeida, e à secretária municipal de Educação, Íris Cintra, que se abstenham de utilizar o saldo recebido pelo município a título de precatório do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).

Os gestores públicos também devem informar ao MPPE os valores que foram recebidos por Sanharó a título de precatórios que dizem respeito à complementação do Fundo por meio de transferências de recursos federais, bem como a destinação que foi dada aos valores.

As medidas recomendas visam apurar a destinação adequada das verbas, já que, de acordo com a lei que criou o Fundeb, pelo menos 60% dos recursos vinculados ao Fundo devem ser destinados ao pagamento da remuneração dos profissionais da educação básica, enquanto a parcela restante poderia ser investida em atividades de manutenção e desenvolvimento do ensino.

No texto da recomendação, publicada no Diário Oficial de 11 de dezembro, o promotor de Justiça Jefson Romaniuc ressalta que o município recebeu R$ 12.441.337,35 como precatório do Fundeb.

Porém, em ofício remetido à Promotoria de Justiça local, a comissão de transição da futura gestão municipal alertou o MPPE sobre possível utilização dos recursos do precatório com fins diversos por parte do atual prefeito.

“Em reunião realizada no dia 7 de dezembro de 2020, com a secretária de Educação, a mesma afirmou que os recursos foram utilizados no aparelhamento da rede municipal de ensino, construção de quadras, aquisição de terrenos, livros didáticos e kits escolares, restando em torno de 33% do valor depositado em conta”, narrou Romaniuc, no texto da recomendação.

Campanha de Natal do Assaí sorteia cestas de Natal

Uma das celebrações mais aguardadas do ano está chegando: o Natal. E, para reforçar a estratégia de comunicação que privilegia e coloca o cliente no centro das ações, o Assaí Atacadista lançou no dia 1º de dezembro a sua campanha para a data. Com o conceito “Natal – Presente com você”, o filme e as peças de divulgação são estrelados pela atriz Ingrid Guimarães e destacam toda a parceria construída entre o Assaí e seus clientes, sejam eles consumidores finais ou comerciantes, reforçando o vínculo em um ano desafiador em que a marca se manteve ainda mais próxima para mantê-los abastecidos e seguros.

Para retribuir a parceria durante todo o ano de 2020, o Assaí está sorteando mais de 10 mil sacolas térmicas natalinas nas lojas participantes (confira a lista em www.assai.com.br/natal-assai) com uma ave natalina e um lombo temperado para a ceia.

Para participar, é muito fácil: até o dia 24/12, o cliente que comprar acima de R$ 100 e se identificar com CPF ou CNPJ concorre diretamente nos caixas das lojas, nos quais é realizado um sorteio randômico e, se for contemplado, leva a sacola natalina na hora.

A campanha ainda traz uma websérie com a chef de cozinha pernambucana, Dona Carmem, com receitas especiais para a celebração do Natal. Com uma alegria contagiante, a chef fará um convite aos clientes do Assaí a descobrirem novos sabores e se aventurarem com novas experiências na cozinha. Os vídeos estão disponíveis no canal do YouTube da rede: www.youtube.com/assaioficial.

“O ano de 2020 tem sido muito desafiador para todos nós. E percebemos que, apesar dos desafios, a nossa relação com os nossos clientes se tornou ainda mais próxima com todo o esforço realizado pelo Assaí para manter as lojas abertas, seguras e abastecidas. Por isso, nesta campanha de Natal, estamos reforçando a parceria com aqueles que estão constantemente comprando conosco e sabem que, além dos preços mais competitivos e um sortimento com grande variedade, também contam com o Assaí para realizar suas compras com total segurança”, destaca Marly Lopes, Diretora de Marketing do Assaí Atacadista.

A campanha será veiculada na TV Aberta, nas rádios pelo Brasil, em outdoor e em OOH. Terá, ainda, peças digitais para os perfis oficiais da marca nas redes sociais e comunicação visual para o ponto de venda.

Sobre o Assaí Atacadista

Negócio de atacado de autosserviço do GPA, maior varejista alimentar da América do Sul, o Assaí atende pequenos e médios comerciantes e consumidores em geral que buscam economia em compras de grande volume. Atacadista que mais cresce no Brasil, a rede está presente nas cinco regiões do País, com 179 lojas distribuídas em 22 estados e no Distrito Federal. Conta com uma plataforma própria de serviços financeiros, o Passaí, composta por cartão próprio e uma maquininha de cartão de crédito e débito. Anualmente, o Assaí recebe mais de 250 milhões clientes em suas unidades. Em 2020, pelo segundo ano consecutivo, foi eleito o atacadista mais admirado do País pelo ranking IBEVAR-FIA.

Caruaru registra mais uma morte por Covid-19

A Secretaria de Saúde de Caruaru informa que até esta segunda (14) 94,94% dos pacientes já se recuperaram do novo coronavírus.

O número de testes realizados subiu para 39.316 dos quais 14.915 foram através do teste molecular e 24.401 do teste rápido, com 12.188 confirmações para à Covid-19, incluindo um óbito no dia 11 de dezembro, sendo ele: Homem, 72 anos, com comorbidades.

O número de casos descartados subiu para 26.796.

Também já foram registrados 51.686 casos de síndrome gripal. Hoje, 3.093 pacientes estão orientados a ficar em isolamento domiciliar.

Apa Agrestina realiza 2° Bazar Solidário em prol dos animais de rua

A Associação dos Protetores de Animais de Agrestina (Apa), organização sem fins lucrativos do município de mesmo nome, realizará o 2° Bazar Solidário em prol dos animais em situação de rua na próxima sexta-feira (18), das 8h às 17h, na praça Padre Cícero, Centro. O bazar contará com todos os protocolos de saúde necessários à ocasião.

Para a realização do Bazar Solidário a associação conta com doações de roupas, calçados, bolsas e acessórios, em bom estado de conservação, para serem disponibilizados no dia do evento. Para doar basta entrar em contato com a associação através de suas redes sociais (Apa Agrestina), no Facebook e Instagram, e combinar a melhor forma de recolhimento dos itens.

De acordo com os voluntários da Apa, o objetivo do bazar é mobilizar a sociedade e arrecadar o valor necessário para custear castrações de animais e atendimentos veterinários.

Quem comparecer ao bazar irá encontrar peças em estado semi novo e a baixo custo.

“Tivemos a oportunidade de realizar o 1° Mutirão de Castração em virtude do sucesso do nosso primeiro bazar, e agora vamos realizar o segundo. Contamos com a colaboração de todos nas doações e no dia do evento. Lá vocês poderão encontrar peças à preço popular e ajudar nossa causa, que é o bem maior”, disse a voluntária da Apa, Priscilla Monike.

Homem é morto com golpes de faca peixeira no pescoço

A Polícia Civil de Pernambuco registrou mais um crime de morte, neste ano, em Garanhuns, no Agreste pernambucano. De acordo com informações repassadas pela Civil, um homem de 34 anos foi assassinado a facadas, na manhã do domingo (13), na Rua Dom Aquino, no Bairro Magano.

Segundo ainda as investigações da polícia, a vítima foi esfaqueada com golpes de faca peixeira no pescoço por um desafeto, que acabou sendo preso, ainda no domingo, às margens da BR-424.

Encaminhado até a Delegacia de Garanhuns, o suspeito confessou o crime alegando ter matado a vítima por causa de uma suposta agressão sofrida no rosto praticada por ela.

Após o levantamento cadavérico do Instituto de Criminalística, o corpo do homem foi encaminhado ao IML de Caruaru, na mesma região. Já o suspeito passará por audiência de custódia durante esta segunda-feira (14).

Saúde animal: Pets picados por abelhas precisam de socorro imediato

Fraqueza geral, dificuldade respiratória, inchaço ao redor da picada, frequência cardíaca alterada, diarreia, vômitos, tremores e extremidades frias são alguns dos sintomas que o ataque de abelhas pode causar em cães e gatos. Para os animais de estimação, especialmente os filhotes, caçar insetos é uma diversão. Por outro lado, para uma abelha, e também outros insetos, os movimentos de um cachorro podem apresentar perigo iminente. Aí que está o problema: a abelha só usa o ferrão quando se sente ameaçada.

A veterinária da Nutrire, Luana Sartori, responsável pela Monello Select, diz que todo cuidado é pouco quando se trata de picadas em geral. No entanto, as abelhas apresentam um risco ainda maior aos nossos animais de estimação. “Geralmente, os cachorros e gatos são picados no focinho, o que pode causar bastante dor, mas é provável que não haja grandes complicações. No entanto, se o animal morder o inseto, a inflamação pode se estender para regiões como a língua, a boca, a garganta ou pescoço, provocando obstrução das vias respiratórias superiores”, revela.

As abelhas fêmeas picam e deixam o ferrão na ferida. Caso não haja nenhum tipo de reação alérgica, ocorrerá um processo de inflamação em tom esbranquiçado e um círculo vermelho ao redor. “Você deve estar mais atento caso o seu animal doméstico tenha sido picado mais de uma vez, se eles forem alérgicos ao veneno do inseto ou se a picada ocorrer na boca”, alerta.

Se o seu melhor amigo tiver histórico de alergias, há risco de sofrer choque anafilático, podendo levá-lo ao óbito. Além disso, se for atacado por um enxame, o risco de morte é extremamente alto, conforme explica a especialista. “Não tente tirar o ferrão por conta própria, pois qualquer manejo errado pode espalhar o veneno. Aplique gelo enrolado em uma toalha ou compressas frias enquanto leva o pet ao veterinário”, acrescenta.

Se você não perceber que o animal foi picado, saiba que a dor local é um dos primeiros sintomas, e que pode deixar o pet quieto e abatido. A ação do veneno é realmente muito dolorosa no ser humano, agora imagine no cãozinho. Lembre-se que algumas picadas de abelhas podem causar sintomas mais graves, como: fraqueza; respiração ofegante; tremores; vômitos e diarreia também podem ocorrer no caso do cachorro ser alérgico.

O quadro alérgico, que pode resultar em dificuldade para respirar, tende a se agravar se o cão não for devidamente medicado. “Além das abelhas, vespas e outros insetos também apresentam risco à vida do pet nos casos de reação alérgica”, conclui Luana. Não é recomendado utilizar receitas caseiras no local da picada, menos ainda de medicar o pet por conta própria.

Para evitar a picada de abelha no cão e todas as possíveis consequências disso, o recomendado é observar se existe enxame na área onde o cachorro brinca. Caso haja um agrupamento de abelhas no local, chame um profissional da área de apicultura para a retirada do mesmo.

Além disso, se houver muitas abelhas na praça ou onde o animal passeia, mude de local procurando uma área sem insetos. A prevenção é sempre o melhor remédio!

Champions League: PSG e Barcelona fazem duelo nas oitavas de final

Os craques Neymar Júnior e Lionel Messi vão protagonizar um dos duelos das oitavas de final da Liga dos Campeões, que terão início no dia 16 de fevereiro do ano que vem. A Uefa sorteou os confrontos na manhã desta segunda-feira (14) e o Paris-Saint Germain, do brasileiro, medirá forças contra o Barça, do argentino.

Outro embate que promete será entre o atual campeão Bayern de Munique e a Lazio, invictos na fase de grupos. O Chelsea encara o Atlético de Madrid, e o Manchester City, o Borússia Mönchengladbach.  Já o Real Madrid terá o Atalanta pela frente.

A Juventus de Cristiano Ronaldo enfrentará o Porto. Também haverá um duelo de técnicos alemães: o Liverpool de Jügen Klopp ter pela frente o Leipzig de Julian Nagelsmann.

Os jogos de ida das oitavas ocorrerão nos dias 16, 17, 23 e 24 de fevereiro de 2021. Os confrontos serão no serão  nos dia 9, 10, 16 e 17 de março. A Uefa ainda divulgará ainda hoje (14) as datas e locais específicos de cada jogo.