Raquel Lyra participa das posses das diretorias da ACIC e FACEP

A Prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, participou, na noite desta quinta-feira (3), da cerimônia de posse das diretorias da Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (ACIC) e da Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Pernambuco (FACEP), realizada no auditório do Centro de Convenções de Caruaru. A ACIC, que está comemorando 100 anos de atividade no município, empossou, pela primeira vez, uma mulher no cargo mais alto da instituição. A professora universitária e empresária da área de consultoria de políticas públicas, Ivânia Porto, é a nova presidente da associação, sucedendo o empresário Luverson Ferreira.

Raquel Lyra ressaltou a importância do trabalho desenvolvido pelas instituições e a pela representatividade feminina nos diversos segmentos. “Parabenizo a ACIC pelo mandato de Luverson, ao longo desse período de tantos desafios, e dou as boas-vindas a Ivânia, a primeira mulher presidente da instituição. Reforço a importância da presença das mulheres em cargos de liderança e como é importante a gente ter as diferentes visões de mundo sendo compartilhadas, de mulheres ocupando espaços de poder como pessoas que conseguem se colocar no lugar do outro de forma simples. Acredito que essa visão coletiva que temos é que vai ajudar a humanidade superar os desafios”, ressaltou a prefeita.

Foto: Arnaldo Felix.

Planejamento, diálogo, fiscalização e ações educativas marcaram o ano de 2020 na Secop e Destra

A Secretaria de Ordem Pública (SECOP) e a Autarquia Municipal de Defesa Social, Trânsito e Transportes (Destra) tiveram um ano marcado por muito planejamento, diálogo, fiscalizações e ações educativas em benefício da população. O grande desafio de 2020 começou no mês de março, devido à pandemia da Covid-19.

Ainda no mês de fevereiro, Caruaru realizou mais uma edição do Carnaval Caruaru Cultural. Em uma ação conjunta com a Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e o Corpo de Bombeiros, foi garantido mais segurança para os foliões que foram curtir a prévia da festa de Momo. A integração dos órgãos no sucesso da festa deu inicio por meio das reuniões do Comitê Permanente Municipal Juntos Pela Segurança, que atuam o ano inteiro na cidade. A Destra foi essencial na mobilidade do trânsito nos três dias de festa, com o objetivo dos caruaruenses e turistas chegassem na festa com tranquilidade e conforto.

*Desafio –* O mês de março foi marcado pelo início da pandemia. A Prefeitura de Caruaru publicou decreto elencando uma série de medidas que foram adotadas para o combate ao novo coronavírus. As definições foram resultados de uma reunião extraordinária, realizada no Palácio Jaime Nejaim, com representantes de todas as secretarias, em um trabalho conjunto de análise de vários cenários.

A Secop e a Destra realizaram reuniões internas com o objetivo de debater os cuidados contra a Covid-19. Os guardas municipais, agentes de trânsito e fiscais da Ordem Pública participaram de palestras da Secretaria de Saúde para nortear as ações.

Já pensando na população, uma reunião foi agendada com os representantes da Associação das Empresas de Transportes de Passageiros de Caruaru (AETPC), para debater os cuidados básicos adotados antes, durante e depois de usar o transporte público. Ao final de cada viagem, os transportes deveriam ser higienizados – onde existe maior contato dos usuários (corrimãos, botões, alças, etc.) – com álcool a 70% ou algum produto de limpeza a base de cloro. Foi feito também uma ação de conscientização junto às categorias de transportes alternativos e taxistas. Com entrega de panfletos, cartazes e abordagens aos condutores.

*Barreiras sanitárias -* As barreiras sanitárias educativas começaram a funcionar no dia 23 de março. De forma itinerante, em locais estratégicos da cidade, e formadas por Guardas Municipais, Agentes de Trânsito, Agentes de Saúde, Fiscais da Secretaria de Ordem pública e da Secretaria de Serviços Públicos, além de Bombeiros Civis voluntários, todos devidamente fardados e identificados. As barreiras sanitárias alcançaram quase 770 mil pessoas. No total, mais de 200 mil veículos foram abordados.

*Fiscalização –* Outra ação importante realizada pela Prefeitura de Caruaru, foram as fiscalizações conjuntas entre as secretarias de Ordem Pública, da Fazenda e de Serviços Públicos, Autarquia Municipal de Defesa Social, Trânsito e Transportes (Destra), Defesa Civil, Guarda Municipal, PROCON, Ouvidoria, Vigilância Sanitária e Autarquia de Urbanização e Meio Ambiente de Caruaru, além de entidades parceiras como Polícia Militar, Bombeiro Militar, Bombeiro Civil e Disque-Denúncia.

Devido ao avanço do plano de convivência no município, a equipe intensificou a fiscalização em bares e restaurantes. Em nove meses de trabalho, foram registraram e apuraram em campo mais de 11 mil denúncias, com uma média diária de aproximadamente 160 demandas.

*Comitê Juntos Pela Segurança –* A reunião mensal do Comitê Permanente Municipal Juntos Pela Segurança foi fundamental para o planejamento das ações de combate ao coronavírus. Os encontros foram realizados por videoconferência, com representantes do poder público federal, estadual e demais entidades.

O comitê consiste numa forte visão de governança, de ações integradas e de monitoramento da Prefeitura de Caruaru, em esforço articulado com entes como o Ministério Público, Defensoria Pública, Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco, Secretaria Executiva de Ressocialização, Ordem dos Advogados do Brasil, Polícias Militar, Civil, Científica, Federal, Rodoviária Federal, Tiro de Guerra, Bombeiro Militar, Câmara Municipal, Judiciário, Disque-Denúncia, BIESP, Conselho Tutelar, Guarda Municipal, Inspetoria de Trânsito, Acic e outras entidades convidadas.

Em quatro anos, os números de violência reduziram no acumulado, 47% no CVLI (Crime violento letal intencional), quando é constituído pelos crimes de homicídio doloso, latrocínio e lesão corporal seguida de morte. E 68,4% no CVP (Crime violento contra o patrimônio), crimes classificados como roubo, extorsão mediante sequestro e restrição da liberdade da vítima.

*CONSEC -* O Conselho de Segurança Cidadã iniciou suas atividades em 2017. Com o objetivo de escuta e acolhimento das demandas inerentes à Segurança Pública de responsabilidade Municipal, a Gerência de Prevenção e Articulação Comunitária continuou realizando as reuniões com os membros por videoconferência. O novo formato dos encontros não interferiu nas ações.

Nesses quase anos, o CONSEC recebeu mais de 650 demandas, possuindo um índice de resposta de 89%, impactando, de forma positiva, a vida da população, nas melhorias recebidas pelos bairros e zona rural, contribuindo efetivamente com a redução da violência em nosso território.

O CONSEC visa desenvolver a responsabilidade cidadã, em locais de maior vulnerabilidade. O Conselho também estimular o fórum de debates, diálogos e discussão, entre o executivo municipal, órgãos convidados, conselheiros do CONSEC e comunidade, sempre possibilitando a exposição de demandas referentes às questões relativas à Ordem Pública e à segurança cidadã.

*Premiações -* O município de Caruaru foi diplomado com um prêmio adicional na categoria Cidade Pacífica, pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE) pelas iniciativas durante a pandemia.

O programa Juntos pela Segurança, Plano Municipal de Segurança Pública, foi um dos vencedores do Prêmio RAPS de Inovação e Sustentabilidade. A premiação busca reconhecer práticas inovadoras e bem-sucedidas aplicadas pelos membros RAPS em seus mandatos, relacionadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente no fortalecimento da democracia e dos mecanismos de transparência e prestação de contas e à sustentabilidade.

Dezembro Verde: Anderson Correia ressalta importância da campanha no combate ao abandono e aos maus-tratos de animais

O último mês do ano é marcado pelo “Dezembro Verde”, campanha de conscientização brasileira realizada em vários municípios, com o foco de combater o abandono e os maus-tratos contra animais. Um movimento muito importante em prol da causa animal e que se encaixa perfeitamente dentro do contexto da luta incessante do advogado animalista e vereador por Caruaru a partir de 2021, Anderson Correia, que ressalta a importância desta ação.

“Toda mudança começa pelo diálogo, que se inicia por meio da conscientização. Por isso a importância de uma campanha com essa, que faz parte da minha luta diária contra o abandono e os maus-tratos. É importante demais a população ter em mente que o animal não é um objeto e que nutre sentimentos e, que, ao abandonar ou maltratar qualquer um deles, é como se estivesse fazendo isso com um membro da família, sem falar que tais práticas é crime”, destaca Correia.

Conhecido em Caruaru e região por combater diariamente os maus-tratos e pela luta pelos direitos e dignidades dos animais, sempre judicializando em favor deles, Anderson reforça o quanto é importante propagar a Lei para que todos entendam que maltratar e abandonar animais é crime.

“Precisamos fazer todos saberem que abandonar animais é crime previsto em Lei. Em setembro deste ano, o Governo Federal sancionou a Lei nº 14.064/2020, conhecida como Lei Sansão, cujo nome lhe foi atribuído em virtude dos maus-tratos sofridos pelo cão pitbull Sansão, que foi agredido, amordaçado com arame farpado nos focinhos e teve suas patas traseiras decepadas. Isso precisa acabar e agora temos o respaldo da Lei para extinguir isso, por isso reforço o quão importante é conscientizar a todos”, explicou ele, que também orientou acerca de se fazer a denúncia quando necessário.

“Vale destacar também que essa campanha também visa encorajar as pessoas a fazerem denúncias quando souber ou presenciar abandono e maus-tratos aos animais. Em Caruaru, todos podem denunciar no Instagram do Gaeda (@gaedacaruaru), deixando mensagem no direct; na AME Animal, por meio do telefone (81) 3724-0333; e também pelo Disque Denúncia Agreste pelo contato (81) 3719-4545. Lembrando que é importante juntar provas necessárias como fotos e vídeos, além de testemunhas, para facilitar na comprovação do fato”, finalizou.

Prefeitura realiza II Seminário do Juventude Vitalina

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, realiza, no próximo dia 10 de dezembro, o II Seminário do Projeto Juventude Vitalina. O evento, que acontecerá no auditório da Escola Municipal Josélia Florêncio, a partir das 14h, tem como objetivo apresentar à sociedade civil os resultados das ações que foram desenvolvidas pelo projeto ao longo de quase dois anos.

Apresentações culturais, palestra e concurso fazem parte da programação. “O Juventude Vitalina busca potencializar e dar visibilidade ao importante processo de desenvolvimento humano de adolescentes e jovens caruaruenses, considerando as excepcionalidades do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Desta forma, visa contribuir para a formação de pessoas mais autônomas e comprometidas socialmente”, afirmou Carlos Braga, secretário da SDSDH.

Para isto, o Juventude Vitalina contou com o financiamento da Fundação Itaú Social, sendo executado pela Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. A fiscalização é feita pelo Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes (Comdica).

De acordo com Diana de Assis, coordenadora do projeto em Caruaru, nesses quase dois anos de atividades foram atendidos cerca de 2.726 jovens caruaruenses. As ações envolveram 26 palestras nas escolas municipais da cidade, bem como a realização de 21 oficinas nos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). “Os jovens atendidos pelo projeto residem nos territórios de maior expressão de
violências, como os CRAS Taquara, Salgado, Bonança, Maria Auxiliadora e Centenário. Esses locais foram os que mais vitimaram adolescentes entre 13 e 17 anos”, revelou a coordenadora.

Durante o período de atividades, o projeto trabalhou o fortalecimento do Conselho da Juventude, desenvolveu a participação de adolescentes e jovens multiplicadores em torno do protagonismo, identificou o perfil dos adolescentes e jovens que hoje são atendidos pelo Projeto Juventude Vitalina, bem como potencializou a autonomia protagonizadora dos adolescentes e jovens, entre outras ações.

PROGRAMAÇÃO

– Apresentação dos “Brincantes Juventude Vitalina” com jovens protagonistas;

– Explanação do projeto (apresentação dos resultados das ações que foram realizadas);

– Jovens protagonistas falando sobre as contribuições do projeto para a vida deles;

– Palestra ‘O Protagonismo Juvenil e a Consciência Cidadã’, com a Profª Drª Ana Maria Barros;

– Apresentação do Grupo de Cultura Afro;

– Apresentação do resultado do diagnóstico realizado a partir das atividades desenvolvidas pelo Juventude Vitalina, como também a partir das ações do Comdica;

– Apresentação do Ballet Contemporâneo;

– MC Pitomba (Caio Túlio) – Concurso do passinho.

Lessa visita lideranças no Agreste

O deputado estadual Delegado Erick Lessa cumpriu uma intensa agenda de atividades nesta quinta-feira (03). O parlamentar percorreu municípios do Agreste, dialogando com lideranças políticas e empresariais sobre os rumos do Polo de Confecções.

Lessa, que também é presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico e Turismo da Assembleia Legislativa, conversou com o prefeito reeleito de Taquaritinga do Norte, Lero, sobre o papel do município no fomento à economia local. Em seguida, o parlamentar seguiu para Santa Cruz do Capibaribe e participou de um almoço com integrantes da Associação Pernambucana dos Atacadistas de Tecidos, Confecções e Artigos de Armarinho (Apatec), que apresentaram informações sobre o setor. Continuando as visitas em Santa Cruz, Lessa conversou com o empresário Alan Carneiro. O parlamentar ainda participou da solenidade de entrega de dois caminhões compactadores em Toritama, ao lado do prefeito reeleito Edilson Tavares.

O deputado afirmou que a maratona de atividades trará resultados para o Polo. “Vamos construir caminhos para fortalecer os municípios que compõem nosso Polo Têxtil, para enfrentar os desafios dos próximos anos, principalmente devido ao contexto pós-pandemia”, disse.

UniFavip recebe o Selo de Instituição Socialmente Responsável

O Centro Universitário UniFavip conquistou o “Selo de Instituição Socialmente Responsável”, concedido anualmente pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) quando reconhece as instituições de ensino superior pelas suas ações em benefício da sociedade. A certificação tem como objetivo mostrar à sociedade que a instituição promove ações com foco no bem-estar social e no desenvolvimento sustentável da comunidade na qual está inserida. 

Para receber o selo, as instituições precisam cumprir uma série de atividades que devem ser registradas na plataforma da campanha. O objetivo é promover benefícios sociais à comunidade onde a instituição está inserida, bem como também reconhecer a importância dessa ligação necessária entre a academia e a sociedade. O selo é o reconhecimento às instituições que implementaram ações de sustentabilidade e responsabilidade social em benefício da sociedade.
 
Em outubro, por exemplo, o UniFavip realizou a Semana de Sustentabilidade e Responsabilidade Social, momento em que o Centro Universitário promoveu ações relacionadas às três dimensões da Sustentabilidade: ambiental, econômica e social. O tema principal foi Economia Circular, que visa combater o antigo formato “extrair”, “produzir” e “desperdiçar”.
 
Neste evento, teve uma parceria entre o Centro de Empreendedorismo e Inovação (CEI) com a Empresa Refazenda e a Comunidade B-PE – empresas de um novo tipo de negócio que equilibra propósito e lucro, considerando o impacto de suas decisões em seus trabalhadores, clientes, fornecedores, comunidade e meio ambiente. São empresas que buscam ser melhor para o mundo e não apenas melhores do mundo –, que debateram sobre o tema, e pode ser conferido no YouTube: https://bit.ly/3mA7qt3.
 
Em decorrência da pandemia, a Semana aconteceu de forma on-line. Totalmente gratuita, a programação contou com palestras com temas como Economia Circular e Empreendimentos de impacto positivo, Processo Produtivo e Pós-venda dos produtos, Arquitetura Social – Estudo de Caso Casa Vila Matilde (Terra e Tuma Arquitetos Associados), Arquitetura Social – Estudos de Caso Projetos de Baixo Custo e reaproveitamento de materiais e Diálogos entre Meio ambiente e economia, além de debates e lives, e diversas outras atividades.
 
Campanha da ABMES
Realizada desde 2005 pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), a iniciativa tem como principal objetivo aumentar a visibilidade das ações de responsabilidade social realizadas pelas instituições ao longo do ano. Os projetos podem ser das mais diversas áreas como saúde, educação, cultura e meio ambiente de forma que estimulem no ambiente acadêmico o engajamento social para uma educação cada vez mais humana e inclusiva. As instituições participantes, que comprovam a realização das ações, são certificadas pela ABMES com o “Selo Instituição Socialmente Responsável”, atestando que a instituição se preocupa e é comprometida com o bem-estar social da comunidade e com seu desenvolvimento sustentável.
 
Em 2020, a AMBES também realiza uma edição especial do Concurso Silvio Tendler de Vídeos sobre Responsabilidade Social das IES. O principal objetivo desta edição especial é dar visibilidade às ações das IES e permitir a troca de ideias sobre responsabilidade social, pandemia e o papel das instituições nesse contexto. O concurso selecionará até 4 vencedores e terá como foco vídeos que relatem como a IES se adaptou ao ensino remoto. As inscrições serão aceitas até o dia 8 de janeiro de 2021 e poderão participar todas as instituições que aderiram à Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular em 2020. As inscrições e o regulamento completo da campanha estão disponíveis no site da ABMES em https://responsabilidadesocial.abmes.org.br/

Deputado Eriberto Medeiros faz balanço sobre Eleições 2020

O deputado estadual e presidente da Mesa Diretora da Alepe (Assembleia Legislativa de Pernambuco), Eriberto Medeiros (PP), foi entrevistado pelo programa Cidade em Foco da Rede Agreste de Rádios e falou sobre sua participação nas eleições de 2020.

“Tivemos resultados positivos que foi fruto de muito trabalho e dedicação, pois a população julgou através de seus votos quais candidatos tinham a confiança para administrar a cidade”, reforçou o deputado. Elegemos 17 prefeituras e mais de 200 vereadores, o que trouxe um crescimento em nossa legenda por todo Estado”, falou.

Nestas eleições, a esposa do deputado foi reeleita prefeita de Cumaru e Eriberto comentou sobre. “O povo de Cumaru entendeu que ela merecia mais uma vez ser reconduzida. Ela atuou em seu primeiro mandato com respeito e foi uma prefeita presente, ouvindo o povo e administrando em conjunto com todos”, afirmou.

Além de exaltar sua atuação, o deputado pontuou que a prefeita tem honrado com questões salariais e entregando obras. “Ela adquiriu várias ambulâncias, construindo uma escola toda equipada orçada em mais de 4 milhões e atenção dada a zona rural com envio de tratores e serviços básicos”, elencou.

Por fim, o deputado reforçou sua atuação como presidente da Alepe e falou dos desafios enfrentados durante à pandemia do Novo Coronavírus. “Tivemos que adaptar o trabalho dos deputados e fizemos tudo de forma remota com a Casa Joaquim Nabuco produzindo sem parar mesmo sem ser presencial”, falou.

Riacho das Almas registra mais um caso positivo de Covid-19

A Secretaria de Saúde de Riacho das Almas confirmou ontem (03) mais um caso de infecção por Covid-19 no município.

Com os números, Riacho das Almas chega a 437 casos confirmados de contaminação por coronavírus, incluindo 10 óbitos. Abaixo informações da paciente:

– Mulher, 50 anos. Moradora do Sítio Bandeira. Paciente já concluiu o período de quarentena e está recuperado da infecção.

Dos 437 pacientes infectados, 424 já estão recuperados. Estão em investigação 19 casos, e 1049 pessoas tiveram diagnóstico negativo. Riacho das Almas contabiliza ainda 10 mortes em decorrência da Covid-19.

Sonda chinesa está a caminho da Terra depois de concluir missão na Lua

A sonda espacial chinesa Chang’e 5 deixou nessa quinta-feira (3) a superfície da Lua e já está retornando à Terra, de acordo com imagens transmitidas pela televisão estatal CCTV.

O módulo espacial, que chegou à Lua na terça-feira (1º), deixou o solo lunar às 23h10 de Pequim (15h10 em Lisboa), sendo esta a primeira tentativa de coleta de amostras da superfície lunar em mais de 40 anos, informou o canal.

Se o regresso à Terra correr bem, a China será o terceiro país a recolher amostras lunares, depois dos Estados Unidos e da antiga União Soviética.

As amostras foram recolhidas na superfície da Lua, com a utilização de um braço robótico, e no subsolo, com uma broca que perfurou dois metros, para obter amostras variadas que podem datar de períodos muito diferentes.

A sonda deve pousar na região da Mongólia Interior, no Norte da China, no fim deste mês.

Na terça-feira, a Chang`e 5 pousou com sucesso na área ao norte de Mons Rümker, no Oceanus Procellarum, uma área não visitada até agora por astronautas ou missões espaciais.

Trata-se do mais recente empreendimento do programa espacial chinês, que enviou o primeiro astronauta ao espaço em 2003 e que tem uma nave a caminho de Marte. O programa visa, eventualmente, a colocar um homem na Lua.

Caso tenha sucesso, será a primeira vez que cientistas obtêm novas amostras de rochas lunares desde que uma sonda soviética pousou na Lua, na década de 70.

A Chang`e 5 foi lançada em 24 de novembro, pelo foguete Longa Marcha-5, que já lançou, em 23 de julho, a primeira missão da China a Marte, a Tianwen-1. A chegada ao planeta vermelho está prevista para maio.

Pix tem 100 milhões de chaves registradas

O sistema de pagamento instantâneo Pix atingiu a marca das 100 milhões de chaves hoje (3), conforme informação do Banco Central. A chave, previamente cadastrada, em banco ou outra instituição financeira, permite identificar a conta para receber pagamentos e transferências.

A chave pode ser os números do CPF (pessoas) ou do CNPJ (empresas), e-mail, número de celular ou chave aleatória – sequência alfanumérica utilizada por usuários que não queiram vincular seus dados pessoais às informações de sua conta. O recebedor também pode gerar QR Codes para recebimento de pagamentos. Outra possível é fazer o pagamento ou a transferência sem a chave, mas neste caso, é preciso digitar os dados bancários do recebedor.

O Pix é gratuito para pessoas físicas nas operações de transferência e de compra. Cada conta de pessoa física pode ter até cinco chaves vinculadas.

No caso de pessoa jurídica, o máximo é de 20 chaves por conta. As instituições financeiras poderão cobrar tarifa das empresas tanto no envio como no recebimento de dinheiro por meio do Pix. Serviços acessórios ligados ao pagamento e ao recebimento de recursos também poderão ser tarifados.

Hoje (3), o Banco Central e a Receita Federal anunciaram que as empresas podem quitar as contas com o Fisco por meio do Pix.