Qual é o impacto da pandemia na rotina de atletas e profissionais de lutas?

Que a pandemia gerada pelo novo coronavírus provocou mudanças no cenário global, desde o simples gesto de cumprimentar amigos e familiares até as relações rotineiras relacionadas ao trabalho e ao lazer, todos já sabemos. O que muitos não imaginam, é a estratégia que academias e profissionais da área de lutas buscaram para se reinventar e não deixar de atender seus atletas. Professores de diversas modalidades adotaram medidas alternativas para dar continuidade em seus treinamentos. As aulas online, por exemplo, em que professores recorrem a aplicativos de mídia para ter a interação “direta”, sem contato e respeitando o distanciamento social, com seus alunos.

Nesta nova formatação, os alunos acessam as salas virtuais em tempo real e acompanham as orientações de seus “mestres”, realizando os movimentos sugeridos em seu espaço físico disponível. Praticantes e atletas afirmam não ser a forma mais adequada para a manutenção física e técnica de sua respectiva modalidade, porém, acreditam ser a medida mais segura neste momento.

Estão acontecendo alguns eventos a nível profissional, mais especificamente, o UFC. É importante lembrar que, estes atletas sofrem uma enorme pressão de seus patrocinadores e apoiadores. Os organizadores do evento são obrigados a realizar uma série de exames e aferições antes de qualquer evento, visando garantir a segurança de todos os envolvidos. Caso um atleta, árbitro, técnico ou qualquer staff envolvido apresente sintomas ou recusa nos testes direcionados, o mesmo será afastado e não terá contato com os demais. Outra medida adotada é a ausência de público espectador (cadeiras vazias).

Pensando em uma estrutura como a do UFC, imaginamos uma certa segurança, mas a orientação permanece a mesma, isolamento e adiamento das lutas. Recentemente observamos uma situação similar, em que atletas da seleção brasileira de judô viajaram para Portugal almejando a continuidade nos treinamentos direcionados aos jogos olímpicos. Na Europa, os casos ainda de covid-19 continuam, sendo assim, fica a reflexão, até que ponto devemos nos arriscar? Será que as medidas mais simples, como a utilizada por muitos professores de praticantes amadores, não são as mais indicadas neste momento? É realmente necessário a continuidade de um grande evento sob estas condições?

Autor: Eduardo Emilio Lang Mares da Costa é especialista em Fisiologia do Exercício e professor nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física do Centro Universitário Internacional Uninter.

Banco do Brasil reforça linhas de crédito rural com R$ 1 bilhão

O Banco do Brasil anunciou hoje (10) a liberação de R$ 1 bilhão para reforçar suas linhas de crédito rural, voltadas ao financiamento de máquinas e equipamentos agropecuários. A contratação utilizará recursos próprios da poupança rural, com taxa de 7,5% ao ano e prazo de até seis anos.

De acordo com o banco, o valor complementa volumes inicialmente disponibilizados para a safra 2020/2021, que já desembolsou R$ 9,1 bi em operações de investimento agropecuário, 27% a mais que o mesmo período da safra anterior.

“O nosso objetivo é atender a uma demanda crescente do setor, dinamizando a cadeia produtiva das empresas fabricantes e revendas e contribuindo para a transformação tecnológica no campo”, declarou o vice-presidente do BB, João Rabelo, em nota.

Agência Brasil

PF faz operação contra grupo que vendia notas falsas em redes sociais

Rio de Janeiro – Policiais federais, em greve a três dias, fazem manifestação em frente a sede da Superintendência do órgão, na região central da cidade (Tania Rego/Agência Brasil)

A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã de hoje (10), a Operação Zero Lastro em cumprimento de mandados de busca e apreensão, no bairro da Penha, zona norte do Rio, para desarticular uma organização criminosa, que anunciava a venda de notas falsas em redes sociais. De acordo com a PF, o alvo da operação foi preso em flagrante e levado à Superintendência da PF no Rio de Janeiro, na Praça Mauá, Região Portuária da cidade.

Ele foi indiciado e “responderá pelos crimes de estelionato qualificado, moeda falsa e associação criminosa, previstos respectivamente nos Art. 171, parág. 3º, art. 289 e art. 288 do Código Penal. As penas previstas podem chegar até 12 (doze) anos de reclusão”, apontou a PF.

Segundo o órgão, durante as buscas, os policiais federais encontraram armazenados em um computador uma lista com nomes e dados pessoais das vítimas como CPF e RG, que eram vendidos pela internet para a prática das diversas fraudes. Além do computador, os policiais apreenderam dois celulares, dinheiro, documentos e cartões de crédito falsos, máquinas de cartões. Todo o material passará por perícia técnica.

Nas investigações conduzidas pela Delegacia de Polícia Federal em Angra dos Reis/RJ, que começaram em fevereiro de 2020, os policiais identificaram que os criminosos se aproveitaram da pandemia da coivd-19 para ampliar a quantidade de crimes cometidos. “Entre as fraudes cometidas estão: falsificação e venda de moeda falsa, fraudes no auxílio emergencial, fraudes no FGTS, além da falsificação de documentos, diplomas e cartões de crédito”, informou a PF.

O nome da Operação Zero Lastro faz alusão a ausência de valor das notas e documentos fraudados.

Agência Brasil

Estudantes do Ensino Fundamental II retornam às aulas presenciais na rede particular

Estudantes do 6º ao 9º ano, que corresponde ao Ensino Fundamental II, retornaram com as atividades presenciais nesta terça-feira (10). O retorno à sala de aula desse grupo escolar segue o cronograma do Governo do Estado e adota o protocolo de segurança também do governo com algumas adaptações.

No colégio Saber Viver, localizado no bairro do Espinheiro, na Zona Norte do Recife, a instalação de pias e totens de álcool em gel ao longo das dependências, tapetes sanitizantes, sinalização de distanciamento, reforço de informativos com cartazes fazem parte desse “novo normal”.

De acordo com Natália Ayres, diretora pedagógica da instituição, a escola formulou o protocolo sanitário junto com os pais. “Recebemos o protocolo do governo, fizemos a nossa adaptação, enviamos para os pais e incluímos as sigestões. Foi uma construção coletiva, que se preocupou com todos os aspectos levantados”, afirmou.

Na semana que antecedeu o retorno, o Saber Viver realizou um levantamento com os pais, tutores e responsáveis dos alunos, para ter uma noção de quantos estudantes frequentariam a escola. “Conforme a nossa pesquisa, a adesão estava em torno de 35%. Hoje, recebemos uma média de 26 alunos no total, que corresponde ao valor apontado em nosso estudo”, complementou Natália.

Empolgado com a volta, o estudante Max André, 11, do 6º ano, estava muito ansioso para o retorno. “Está sendo bem diferente. Eu estou aqui em sala, mas alguns amigos estão acompanhando e participando ao vivo dessa aula da casa deles”, explicou. Ele também sentiu a diferença na hora do intervalo, já que agora não pode mais ter contato. “Antigamente a gente brincava e jogava bola lá fora. Hoje eu e meus colegas ficamos dentro da sala mesmo”, emendou o jovem. Max levou três máscaras para a escola e realizou a primeira troca após o intervalo, quando tirou para comer.

Professor da disciplina de Formação Humana, Orlando Moreira está muito feliz em poder ver alguns alunos dentro de sala. “A escola está seguindo todos os protocolos, e os alunos estão bem conscientes do que pode e o que não pode fazer. Vamos normalizando essa situação aos poucos, enfrentando as diferenças juntos e se adaptando dia após dia”, disse Orlando.

A escola dividiu as turmas, que normalmente têm de 30 a 32 alunos, em dois grupos. Quando o aluno não está na sala de aula, ele vai acompanhando a aula ao vivo de casa. “A tendência é que esse número de alunos frequentando as aulas presenciais vá aumentando na medida em que as famílias vão sentindo confiança no protocolo adotado pela escola. Vale lembrar que fica a cargo da família decidir se o filho assiste a aula de casa ou na escola. Estamos prontos para atender a demanda”, finalizou a diretora pedagógica.

Folhape

Estudo aponta vinte professores da UFPE entre os mais influentes do mundo

Uma pesquisa da Plos Biology aponta que vinte professores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) estão entre os mais influentes do mundo. A pesquisa é realizada anualmente com dados de cerca de 100.000 cientistas espalhados pelo mundo.

O banco de dados traz dois rankings. O primeiro apresentando o impacto do pesquisador ao longo da carreira e o segundo para um único ano (2019). Dez docentes estão em cada uma das listas, divulgada no mês de outubro.

As produções acadêmicas dos professores são os critérios para a avaliação. “São fornecidas métricas com e sem autocitações e proporção de citações para artigos citados. Os cientistas são classificados em 22 campos científicos e 176 subcampos. Os percentis específicos de campo e subcampo também são fornecidos para todos os cientistas que publicaram pelo menos cinco artigos”, explica o documento.

São 12 docentes na lista dos 2% mais influentes do mundo ao longo da carreira (em ordem alfabética e incluindo professores aposentados): Adiel Teixeira de Almeida (Departamento de Engenharia de Produção), Anderson Gomes (Departamento de Física), Cid Bartolomeu de Araújo (Departamento de Física), Dmitrii Vassilievitch Petrov (atuou como professor visitante nos Departamentos de Física e Química Fundamental), Francisco Carvalho (Departamento de Ciência da Computação), Gauss Cordeiro (Departamento de Estatística), Gilberto de Sá (Departamento de Química Fundamental), Marcelo dos Santos Guerra Filho (Departamento de Botânica), Marcelo Tabarelli (Departamento de Botânica), Oscar Manoel Loureiro Malta (Departamento de Química Fundamental), Sérgio Machado Rezende (Departamento de Física) e Ulysses Paulino Albuquerque (Departamento de Botânica).

Já a lista dos 2% mais influentes do mundo em 2019 conta com 18 docentes: Adiel Teixeira de Almeida (Departamento de Engenharia de Produção), Adriano Lorena Inacio de Oliveira (Departamento de Ciência da Computação), Alcides Nóbrega Sial (Departamento de Geologia), Armando Juan Navarro Vázquez (Departamento de Química Fundamental), Cid Bartolomeu de Araújo (Departamento de Física), Dmitrii Vassilievitch Petrov (Departamento de Química Fundamental), Francisco Carvalho (Departamento de Ciência da Computação), Francisco Cribari Neto (Departamento de Estatística), Gauss Cordeiro (Departamento de Estatística), Marcelo Cabral Cavalcanti (Departamento de Engenharia Elétrica), Marcelo dos Santos Guerra Filho (Departamento de Botânica), Marcelo Tabarelli (Departamento de Botânica), Mario Barletta (Departamento de Oceanografia), Monica Ferreira da Costa (Departamento de Oceanografia), Oscar Manoel Loureiro Malta (Departamento de Química Fundamental), Sérgio Machado Rezende (Departamento de Física), Sérgio Pacheco Neves (Departamento de Geologia) e Ulysses Paulino Albuquerque (Departamento de Botânica).

Folhape

Escolas do Sesc têm vagas para Educação Infantil e Ensino Fundamental

Termina na próxima sexta-feira (13/11) o período de pré-matrícula para alunos novatos, dependentes dos trabalhadores do comércio, que desejam estudas nos centros educacionais do Sesc, nas turmas da Educação Infantil, para crianças de 4 e 5 anos, ou nas séries iniciais do Ensino Fundamental. No Agreste, há vagas para as unidades de Belo Jardim, Buíque, Caruaru e Surubim; também há vagas para a unidade de Arcoverde, no Sertão. A pré-inscrição pode ser feita pelo site www.agendamentoonline.sescpe.com.br. Para o público geral, o prazo para realizar a pré-matrícula vai ser de 12 a 17 de novembro.

No Centro Educacional do Sesc em Arcoverde, o Pré II tem turmas pela manhã, das 8h às 12h, e à tarde, das 14h às 18h. Já o Pré III é à tarde. A unidade oferece ainda vagas para o 3º, 4º e 5º Ano do Ensino Fundamental nos dois turnos. Para mais informações, basta se dirigir à Central de Relacionamento com o Cliente que fica na na Av. Capitão Arlindo Pacheco de Albuquerque, 364, no Centro. No Sesc Ler Belo Jardim, há turmas da Educação Infantil nos turnos da manhã e da tarde e vagas para o 2º e o 5º ano do Ensino Fundamental, apenas à tarde. O Sesc fina na Av. Pedro Leite Cavalcante, s/n, Cohab II.

A escola do Sesc Ler Buíque, localizado na Rua Projetada, s/n, no bairro Frei Damião, oferece vagas para o Pré II, no turno da manhã e para as turmas do Ensino Fundamental, que são nos seguintes horários: 1º e 2º Ano pela manhã; 3º Ano nos dois turnos; e 4º Ano à tarde. No Sesc Caruaru, além das séries da Educação Infantil, os pais e responsáveis têm à disposição turmas de todas as séries do Ensino Fundamental. Em todos os casos, há as opções de estudar pela manhã ou à tarde. A Central de Relacionamento da unidade está na Rua Rui Limeira Rosal, s/n, no Petrópolis.

Em Garanhuns, a escola do Sesc tem vagas disponíveis apenas para as turmas do Pré II, nos turnos da manhã e da tarde. Mais detalhes, na unidade: Rua Manoel Clemente, 136, no Centro. E o Sesc Ler Surubim, oferece vagas para as duas séries da Educação Infantil, sendo que o Pré II é pela manhã, das 7h30 às 11h30, e o Pré III à tarde, das 13h às 17h; e para todas as turmas do Ensino Fundamental, com opções do 1º Ano pela manhã ou à tarde, 2º e 3º pela manhã e 4º e 5º Ano à tarde. O atendimento para os interessados é na Rua Frei Ibiapina, s/n, no bairro São José.

Sesc – Fundado em 1947 em Pernambuco, o Serviço Social do Comércio é uma instituição privada mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo. Atuante na Região Metropolitana do Recife, Agreste e Sertão, oferece atividades gratuitas ou a preços populares nas áreas de Educação, Cultura, Lazer, Assistência e Saúde. Atualmente, suas 23 unidades, incluindo os hotéis em Garanhuns e Triunfo, operam respeitando os protocolos de saúde e alinhadas aos órgãos públicos, tendo ações presenciais, virtuais ou híbridas. No campo digital, a instituição oferece o aplicativo Sesc-PE, facilitando acesso às atividades, renovação e habilitação do cartão, entre outras funcionalidades, e disponibiliza a plataforma Sesc Digital (https://cursos.sescpe.com.br/todos). Por ela, é possível conhecer o cronograma de cursos e realizar a inscrição de forma online e segura. Para acompanhar todas as informações sobre o Sesc, acesse www.sescpe.org.br.

Serviço: Pré-matrícula de alunos novatos para as escolas do Sesc

Para dependentes dos comerciários: até 13 de novembro

Para o público geral: de 12 a 17 de novembro

Agendamento online: www.agendamentoonline.sescpe.com.br

Arcoverde

Educação Infantil – Pré II (manhã e tarde), Pré III (tarde)

Mensalidades: R$ 159 (dependentes dos trabalhadores do comércio) e R$ 318 (público geral)

Ensino Fundamental – 3º, 4º e 5º Ano (manhã e tarde)

Mensalidades: R$ 173 (dependentes dos trabalhadores do comércio) e R$ 345 (público geral)

Informações: Avenida Capitão Arlindo Pacheco de Albuquerque, 364, no Centro

(87) 3821.0864

Belo Jardim

Educação Infantil – Pré II e Pré III (manhã e tarde)

Mensalidades: R$ 119 (dependentes dos trabalhadores do comércio) e R$ 238 (público geral)

Ensino Fundamental – 2º e 5º Ano (tarde)

Mensalidades: R$ 132 (dependentes dos trabalhadores do comércio) e R$ 264 (público geral)

Informações: Av. Pedro Leite Cavalcante, s/n, Cohab II

(81) 3726.1576

Buíque

Educação Infantil – Pré II (manhã)

Mensalidades: R$ 110 (dependentes dos trabalhadores do comércio) e R$ 220 (público geral)

Ensino Fundamental – 1º e 2º Ano (manhã), 3º Ano (manhã e tarde) e 4º Ano (tarde)

Mensalidades: R$ 121 (dependentes dos trabalhadores do comércio) e R$ 242 (público geral)

Informações: Rua Projetada, s/n, Frei Damião

(87) 3855.2230

Caruaru

Educação Infantil – Pré II e Pré III (manhã e tarde)

Mensalidades: R$ 159 (dependentes dos trabalhadores do comércio) e R$ 318 (público geral)

Ensino Fundamental – do 1º ao 5º Ano (manhã e tarde)

Mensalidades: R$ 173 (dependentes dos trabalhadores do comércio) e R$ 345 (público geral)

Informações: Rua Rui Limeira Rosal, s/n, Petrópolis

(81) 3721.3967

Garanhuns

Educação Infantil – Pré II (manhã e tarde)

Mensalidades: R$ 159 (dependentes dos trabalhadores do comércio) e R$ 318 (público geral)

Informações: Rua Manoel Clemente, 136, Centro

(87) 3761.2658

Surubim

Educação Infantil – Pré II (manhã) e Pré III (tarde)

Mensalidades: R$ 110 (dependentes dos trabalhadores do comércio) e R$ 220 (público geral)

Ensino Fundamental – 1º Ano (manhã e tarde), 2º e 3º Ano (manhã) e 4º e 5º Ano (tarde)

Mensalidades: R$ 121 (dependentes dos trabalhadores do comércio) e R$ 242 (público geral)

Informações: Rua Frei Ibiapina, s/n, São José

(81) 3634.5280

Eleitores não podem ser presos a partir desta terça-feira (10)

Nenhum eleitor pode ser preso ou detido de nesta terça-feira (10) até 48 horas após o término da votação do primeiro turno, no próximo domingo (15). A proibição de prisão cinco dias antes da eleição é determinada pelo Código Eleitoral (Lei 4737/1965), que permite a detenção nos casos de flagrante delito, sentença criminal condenatória por crime inafiançável ou por desrespeito a salvo-conduto.

O flagrante de crime é configurado quando alguém é surpreendido cometendo uma infração ou acabou de praticá-la. De acordo com o Código de Processo Penal, se um eleitor é detido durante perseguição policial ou se é encontrado com armas ou objetos que sugiram participação em um crime recente, também há flagrante delito.

Sentença criminal
Na segunda hipótese é admitida a prisão daqueles que têm sentença criminal condenatória por crime inafiançável, como, por exemplo, pela prática de racismo, tortura, tráfico de drogas, crimes hediondos, terrorismo ou ação de grupos armados que infringiram a Constituição.

A última exceção é para a autoridade que desobedecer o salvo-conduto. Para tanto, o juiz eleitoral ou o presidente de mesa pode expedir uma ordem específica a fim de proteger o eleitor vítima de violência ou que tenha sido ameaçado em seu direito de votar. O documento garante liberdade ao cidadão nos três dias que antecedem e nos dois dias que se seguem ao pleito. Quem desrespeitar o salvo-conduto poderá ser detido por até cinco dias.

O eleitor preso em uma dessas situações deve ser levado à presença de um juiz. Se o magistrado entender que o ato é ilegal, ele pode relaxar a prisão e punir o responsável. A proteção contra detenções durante o período eleitoral também vale para membros de mesas receptoras de votos e de justificativas, bem como para fiscais de partidos políticos.

No caso de candidatos, desde o dia 1º de novembro eles não podem ser presos, a menos que seja em flagrante ato criminoso.

Agência Brasil

Enade confirma Odontologia Asces-Unita como melhor curso privado de Pernambuco

A última edição do Enade consagrou o curso de Odontologia da Asces-Unita como o melhor entre todas as instituições particulares de Pernambuco. O conceito quatro, repetindo o exame anterior, é resultado de trabalho e ações junto a um projeto pedagógico inovador, como observa o professor Marconi Maciel, coordenador do curso. “Além de um currículo inovador, os alunos começam a estagiar cedo, numa lógica de complexidade crescente que obedece à sistemática do sistema de saúde vigente”, avalia.

Saulo Miranda, procurador e pesquisador institucional da Asces, explica que apesar da avaliação ser dos estudantes, os resultados do Enade servem como insumos para os indicadores que refletem a avaliação dos cursos e instituições de ensino superior no âmbito do Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior). “Os insumos até agora liberados indicam que a Asces-Unita continua se firmando como uma instituição de qualidade na nossa região”, destaca.

Como diferenciais na formação do estudante de Odontologia Asces-Unita, o professor Marconi Maciel cita o CEO (Centro de Especialidades Odontológicas), possibilitando campos de estágio em cinco especialidades, além dos projetos de extensão que aproximam o aluno da comunidade. “O nosso curso é realmente diferenciado, porque se volta para uma formação completa. É por isso que a Asces e o curso de Odontologia se destacam em âmbito regional e nacional”, argumenta.

Resultados como esse, afirma o coordenador, não são individuais, mas fruto de um trabalho coletivo, que envolve alunos, professores, corpo técnico e administrativo, e ao mesmo tempo um esforço da instituição em oferecer condições para o desenvolvimento de um trabalho competente. “Estamos mais uma vez muito orgulhosos desse resultado e a vitória é de toda a comunidade acadêmica”, reconhece.

O desempenho no Enade também é comemorado pelos egressos que um dia passaram pela Asces e se sentem orgulhosos da instituição onde estudaram. Jéssica Príncipe é natural de Custódia (PE) e morava em Campina Grande (PB) quando em 2015 iniciou Odontologia na Asces. “Eu já ouvia falar muito bem do curso, mesmo fora do estado. Antes de prestar vestibular, procurei informações e só ouvi coisas boas. Quando comecei a cursar percebi que a instituição era diferenciada mesmo, o curso nos prepara para muitas realidades”, comenta.

Ao longo do curso, Jéssica participou de monitorias, projetos de extensão e estagiou em hospitais e instituições de renome, como o ICIA e o CEOC. A formatura aconteceu em dezembro de 2019, quando ela e sua turma participaram do Enade. “Tenho orgulho de dizer que me formei na Asces. Hoje, continuo na casa como residente multiprofissional em Saúde da Família. Acredito que a instituição ainda tem muito a me oferecer e eu a ela também”, conclui a cirurgiã-dentista.

GGE cria ações para retomada das aulas presenciais do Ensino Fundamental e Infantil

No último dia 29 de outubro, a Secretaria de Educação, em uma coletiva de imprensa, divulgou as datas para retorno às aulas presenciais da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.

Diante desta decisão, o Colégio GGE definiu as datas de retorno dos alunos, de acordo com cada segmento e fez questão de reiterar o cuidado e preparação que já vem sendo tomado, diariamente, de acordo com seu Plano de Retomada das Atividades presenciais, elaborado pela equipe pedagógica e administrativa do GGE, pela Cia de Consultores e validado pelo Hospital Albert Einstein-SP e pela Infecto Associados do Recife.

Desde o retorno do Ensino Médio, o colégio vem trabalhando com todos os cuidados necessários para garantir a segurança dos alunos e colaboradores. Além do plano de retomada, o GGE planejou ações educativas, com o objetivo de conscientizar seus alunos em relação ao aos cuidados necessários para prevenção da Covid-19, de maneira leve e divertida.

“Procuramos desenvolver ações para a volta às aulas que estivessem dentro dos padrões de segurança descritos no nosso protocolo de retomada. Na entrada, os alunos assistirão a um teatro itinerante com personagens pensados de acordo com a faixa etária dos segmentos de ensino, onde, utilizando mímicas, vão demonstrar todas as normas de segurança que o aluno deve ter no ambiente escolar. No Ensino Fundamental, por exemplo, o personagem escolhido foi o Charlin Chaplin, trazendo ludicidade e ensinando todo passo a passo de maneira mais leve e divertida”, explicou a gestora de eventos do GGE, Simone Santa Cruz.

Além de educar acerca dos cuidados necessários para garantir a segurança do retorno das aulas presenciais, as ações educativas da volta às aulas GGE buscam acolher emocionalmente os alunos, quebrando um pouco o peso que o isolamento social tem trazido para seus cotidianos.

“O teatro vai receber os alunos na entrada, nos corredores, durante os intervalos e também nas saídas, fazendo todas as intervenções e estando nos locais que eles transitam. Os personagens utilizarão também apitos para chamar atenção das turminhas em relação aos protocolos, de forma divertida, que é como desejamos que eles aprendam a importância de obedecer às normas e seguir todos os cuidados com atenção”, conclui a gestora.

O Colégio GGE reforça que sua proposta para o retorno acontecerá no modelo de ensino híbrido, ou seja, alternando os modelos presencial e remoto, cuja adesão ao presencial será facultada aos pais dos estudantes.
A programação da volta às aulas GGE acontecerá com o retorno das turmas do Ensino Fundamental 2 a partir de 10 de novembro (hoje), do Ensino Fundamental 1 a partir do dia 17 de novembro e da Educação Infantil a partir de 24 de novembro de 2020.

Para mais informações sobre o Plano de Retomada do GGE, assista à live com a participação dos profissionais integrantes do Comitê de Retomada do Colégio, composto pela equipe pedagógica do GGE e representantes do Hospital Albert Einstein/SP, da Infecto Associados e da Cia Consultores.

“Tempo Certo”: Raquel Lyra apresenta propostas para Caruaru seguir em frente na Educação

Em quase quatro anos, Caruaru recebeu o maior investimento em Educação da história. O trabalho realizado durante a gestão da prefeita e candidata à reeleição Raquel Lyra (PSDB), em diversas frentes, fez com que a mudança fosse, de fato, efetiva: construção e requalificação de escolas e creches; investimentos na saúde dos estudantes e na formação dos professores.

De acordo com a candidata, a partir de 2021, os desafios na Educação precisam ter um olhar mais atencioso por causa da pandemia do novo coronavírus. Por isso, Raquel Lyra tem a proposta de implantar o programa “Tempo Certo”, que tem o objetivo de recuperar as perdas de aprendizagem decorrentes do período sem aulas presenciais e da distorção idade-série.

A prefeiturável também planeja a construção de quatro Centros de Educação Integrada: novo modelo com creche, pré-escola, ensino fundamental do 1º ao 9º ano e educação de jovens e adultos. Além disso, serão construídas mais escolas e creches na cidade e na zona rural. A Educação em Tempo Integral também será fortalecida com a construção de mais duas unidades de ensino, oferecendo um desenvolvimento global para os estudantes.

Com o “Profuturo”, mais laboratórios de ciências, matemática e informática serão implantados e outros, modernizados. As atividades de Letramento em Programação serão fortalecidas. Inserir a família e a comunidade no ambiente da educação, com a abertura da escola nos finais de semana para atividades, também é um dos objetivos. “Muita coisa foi feita, mas, como eu costumo dizer: esse é um trabalho que tem começo, tem meio, mas não tem fim. A mudança na educação de Caruaru não pode parar e é nesse sentido que queremos trabalhar por mais quatro anos”, finalizou Raquel.