Caixa credita auxílio emergencial para nascidos em julho nesta quarta-feira (12)

A Caixa credita, nesta quarta-feira (12), auxílio emergencial para quase 4 milhões de beneficiários nascidos em julho. São 3,9 milhões de pessoas nascidas em julho que já tinham a programação de receber nesta data. Os demais, 98 mil, são os beneficiários nascidos em julho que tiveram o pedido liberado no início deste mês. Eles tiveram o cadastro reavaliado pela Dataprev após o pedido ter sido negado inicialmente ou o pagamento ter sido suspenso.

Os novos beneficiários recebem os créditos conforme o calendário do Ciclo 1 de acordo com o mês de nascimento.

O auxílio, com parcelas de R$ 600 (R$ 1,2 mil para mães solteiras), foi criado para reduzir os efeitos da crise econômica causada pela pandemia da covid-19.

A Caixa tem disponibilizado o auxílio em uma poupança digital, acessível pelo aplicativo Caixa Tem. Pelo aplicativo é possível fazer compras online em estabelecimentos autorizados e pagar boletos.

O saque em dinheiro do benefício, em uma agência do banco, é autorizado posteriormente, conforme calendário definido pelo governo, considerando o mês de nascimento do beneficiário. As transferências para outros bancos ou para contas na própria Caixa seguem o mesmo calendário de saque. Nesse caso, os recursos são transferidos automaticamente para as contas indicadas pelo beneficiário.

Ciclo 1
O crédito para os beneficiários nascidos em maio faz parte do Ciclo 1 de pagamentos do auxílio emergencial. Os saques e transferências estarão liberados no dia 13 de agosto.

No ciclo 1, o crédito na poupança social da Caixa está agendado para o período de 22 de julho a 26 de agosto, conforme o mês de nascimento. Os saques e transferências estão sendo feitos de 25 de julho a 17 de setembro.

Bolsonaro defende privatizações e teto de gastos após debandada na Economia

(FILES) In this file picture taken on October 11, 2019 Brazil’s Economy Minister Paulo Guedes (L) speaks with Brazilian President Jair Bolsonaro during the ceremony marking the assembly of the parts of Brazil’s new Navy submarine Humaita (SBR-2), at the Itaguai Navy Complex in Rio de Janeiro, Brazil. – Guedes, the powerful free-market guru to far-right President Jair Bolsonaro, said on August 11, 2020 that two of his top deputies had resigned in a “stampede.” The minister is battling to steer Brazil back toward an agenda of austerity and privatizations — no easy task during a pandemic that has hammered the country and forced the government into months of emergency spending. Guedes has now lost eight top aides since Bolsonaro took office in January 2019, nearly half his original team. (Photo by Mauro PIMENTEL / AFP)

No dia seguinte à “debandada” de dois secretários do Ministério da Economia insatisfeitos com travas à agenda liberal, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) defendeu nas redes sociais as privatizações de empresas deficitárias e o teto de gastos, mas minimizou a ação de outros ministros pela flexibilização da principal âncora fiscal do governo.

“O estado está inchado e deve se desfazer de suas empresas deficitárias, bem como daquelas que podem ser melhor administradas pela iniciativa privada. Privatizar está longe de ser, simplesmente, pegar uma estatal e colocá-la numa prateleira para aquele que der mais ‘levá-la para casa.’ Para agravar o STF decidiu, em 2019, que as privatizações das empresas ‘mães’ devem passar pelo crivo do Congresso”, escreveu Bolsonaro no Facebook, referindo-se a um julgamento do Supremo que barrou a venda de estatais sem anuência do Parlamento, mas que liberou a desestatização de subsidiárias apenas por decisão do Executivo.

“Debandada” foi um termo utilizado pelo próprio ministro Paulo Guedes (Economia) para se referir ao pedido de demissão, na terça-feira (11), de dois de seus secretários especiais: Salim Mattar (Desestatização) e Paulo Uebel (Desburocratização). Ambos decidiram deixar a equipe econômica por verem poucos avanços em suas agendas, no caso as privatizações e a reforma administrativa, respectivamente.

As saídas renovaram as dúvidas sobre as credenciais liberais do governo Bolsonaro, que se encontra pressionado pela paralisação econômica causada pela crise do coronavírus e pelo pleito de auxiliares por aumento de gastos para obras em meio à pandemia, algo que conta com a oposição de Guedes. O ministro da Economia se opõe a novas despesas que extrapolem o teto de gastos.

Na mensagem publicada nas redes sociais, Bolsonaro fez outro aceno a Guedes e disse que “nosso norte continua sendo a responsabilidade fiscal e o teto de gastos”. Ele minimizou, no entanto, os pleitos de outros ministros por mais dinheiro para investimentos. “Num orçamento cada vez mais curto é normal os ministros buscarem recursos para obras essenciais. Contudo”, escreveu Bolsonaro.

Lista
Embora não tenha citado nominalmente os ministros na mensagem, os principais auxiliares que buscam mais recursos para obras no governo são Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional) e Tarcísio de Freiras (Infraestrutura). O movimento conta ainda com apoio de militares.

Bolsonaro também tentou tirar importância, na mensagem, da saída dos dois auxiliares de Guedes. “Em todo o governo, pelo elevado nível de competência de seus quadros, é normal a saída de alguns para algo que melhor atenda suas justas ambições pessoais. Todos os que nos deixam, voluntariamente, vão para uma outra atividade muito melhor”.

Ele concluiu o texto destacando que a reforma da previdência foi aprovada em seu governo e as reduzidas taxas de juros; fez ainda referência ao fato de os reajustes com funcionalismo público estarem congelados até 2021. “O presidente e seus ministros continuam unidos e cônscios da responsabilidade de conduzir a economia e os destinos do Brasil com responsabilidade”, finalizou.

Folhapress

Sebrae lança edital para prestação de serviço de consultoria e instrutória

O Sebrae está lançando um novo edital para o credenciamento de empresas prestadoras de consultorias e instrutores pelo Sistema de Gestão de Fornecedores (SGF). O novo modelo vai tornar o processo mais ágil e sustentável, além de possibilitar as inscrições e a habilitação das empresas interessadas, a qualquer tempo. Anteriormente, o credenciamento só poderia ser feito obedecendo a um cronograma.

O novo edital e as inscrições terão início no próximo dia 17 de agosto. O processo foi aberto pela necessidade da instituição ampliar seu banco de fornecedores em todas as áreas de conhecimento, com profissionais qualificados.

Pela nova versão do edital, as inscrições estão permanentemente abertas, mesmo para as pessoas jurídicas credenciadas no Sebrae Nacional que poderão solicitar a inscrição em novas áreas ou subáreas de conhecimentos, devendo comprovar apenas a respectiva qualificação técnica. “As empresas que venham a ser reprovadas poderão voltar a se inscrever novamente, desde que cumpram as regras estabelecidas no Edital SGF”, explica a analista Cleomar Moreira Cardoso, observando que o edital só é aberto para pessoas jurídicas.

O credenciamento prevê duas etapas: inscrição e a habilitação jurídica e a qualificação técnica e são de caráter eliminatório. A etapa de inscrição e o processo de habilitação das empresas com as inscrições finalizadas, ocorrerão de forma simultânea e constante, o que também agiliza o processo de credenciamento, já que o envio da documentação e a análise documental serão feitas de forma digital, por meio do sistema informatizado – SGF. O novo edital também aumentou de 16 para 17 as áreas de conhecimento e ampliou de 143 para 203 as subáreas. Segundo explicou Cleomar Cardoso, a pessoa jurídica pode escolher, de acordo com os requisitos correspondentes às áreas e subáreas pretendidas, se vai optar por consultoria e/ou instrutória, de acordo com o seu objeto social.

Na etapa da habilitação técnica a pessoa jurídica deverá comprovar o mínimo de 200 horas de experiência em cada área, subárea e natureza da prestação de serviços (consultoria ou instrutoria). Para isso, terá que apresentar atestados de capacidade técnica emitidos em nome da pessoa jurídica.

Todo o processo de credenciamento ocorrerá de forma transparente e possibilitará a participação de todos que pretendam compor o banco de pessoas jurídica prestadoras de serviços de consultoria e/ou instrutoria do Sebrae Nacional.

Para acessar o edital, clique aqui

Pernambuco: momento de resiliência nos negócios

Por Raniery Marques*

Com o início da adoção de medidas de flexibilização do isolamento social em diversas cidades brasileiras e, especialmente, em Recife, uma das preocupações agora é com relação ao processo de retomada das empresas da região. Em Pernambuco, setores como turismo, consumo e mercados industriais foram os mais afetados e estão agora numa fase que requer resiliência, criatividade e foco nos projetos voltados para a transformação digital.

Não podemos deixar de pensar que trata-se de um processo que ainda vai demandar tempo para voltar ao normal já que a economia do estado foi uma das mais atingidas pela crise. Dados divulgados pelo Centro Internacional de Negócios de Pernambuco (CIN) e a Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE) mostram que as exportações, em abril deste ano, movimentaram 73 milhões de dólares e se aproximaram do mesmo volume registrado em 2011 (66 milhões de dólares). As importações atingiram nesse período o montante de 204 milhões de dólares, a menor na séria histórica dos últimos dez anos. Já o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI), publicação mensal da FIEPE, traz, na edição de abril deste ano, a informação que houve uma queda acentuada na confiança do empresário pernambucano chegando a 36,7 pontos em uma escala que vai de zero a cem, na qual acima de 50 pontos demonstra confiança e abaixo falta dela. Para se ter uma ideia, esse mesmo índice em abril de 2019 era de 55 pontos, demonstrando claramente a preocupação do empresariado neste momento que estamos vivendo.

Pelo fato de esses dados apontarem um cenário ainda um pouco otimista, acreditamos que este seja um momento de resiliência para os empresários de todos os setores que atuam na região. Estudos demonstram que há segmentos que precisarão se reiniciar, se transformar para reemergir, alguns terão um retorno normalmente e outros estão vivendo uma onda de crescimento.

Negócios voltados para o setor hoteleiro (forte em Pernambuco), aeroportos e o próprio governo são exemplos de indústrias que, necessariamente, terão que se reiniciar. Já óléo e gás, automotivo e construção civil precisam olhar para frente e entender como é se transformar para reemergir. Serviços financeiros, agricultura e private equity são segmentos que estão na camada cujo retorno se dará normalmente. Já as empresas que estão no setor de varejo, farmácia on-line, entrega de alimentos, educação digital e streaming media já estão passando por uma onda de crescimento.

Turismo e lazer, duas das principais vocações de Pernambuco, têm sofrido de forma significativa com essa pandemia. Esses setores empregam milhares de pessoas e precisarão, necessariamente, se reinventar ao final desse processo. Um dos estados mais lindos do país pelas belezas naturais e pelo clima agradável, Pernambuco terá o desafio de mostrar e convencer os turistas que é seguro visitar a região, num futuro bem próximo.

Uma coisa é certa. Estamos vivendo um momento de transformação. Todos nós fomos afetados pela pandemia. Por isso, precisamos ser cada vez mais criativos, no sentido de entendermos que estamos passando por um processo de mudança, de desenvolvimento e, acima de tudo, de evolução. Por fim, fica a mensagem de que as empresas devem ser resilientes nos negócios. Sabemos que esta crise vai passar e todos precisam se preparar para uma nova realidade. Nitidamente, já iniciamos um processo de retomada, governos divulgaram protocolos do que precisaremos fazer para voltarmos ao convívio social, redobraremos nossa atenção com a higiene e, com certeza, deixaremos um legado mais rico às novas gerações que estão por vir.

*Raniery Marques é sócio-líder dos escritórios da KPMG em Recife e Belém.

Festival de Cinema de Caruaru será realizado de forma virtual

Entre os dias 23 de agosto e 13 de setembro, o Festival de Cinema de Caruaru realizará sua sétima edição. Devido à pandemia do coronavírus, neste ano, o evento acontecerá de forma inteiramente digital, com transmissões ao vivo e oficinas realizadas de forma remota. Ao todo, a programação conta com 84 filmes, produzidos em onze países.

As exibições serão distribuídas em sete mostras competitivas: Infantil, Adolescine, Latino-americana, Agreste, Nordeste, Brasil de curta-metragem e Brasil de longa-metragem. As produções estarão disponíveis no site do evento (www.festivaldecaruaru.com.br) e, diariamente, os diretores e atores participarão de transmissões no Instagram (@festcinecru), a partir das 19h, para que possam compartilhar a história por trás de suas obras.

Nesta edição, o público também poderá fazer parte da escolha dos filmes premiados por meio de uma votação virtual. Além disso, um júri internacional será responsável por premiar filmes em destaque, em diversas categorias.

Confira os filmes selecionados: https://bit.ly/festcinecru2020

Faculdade Senac realiza webinar sobre mercados internacionais

As oportunidades de negócios nos mercados internacionais serão tema do webinar “A internacionalização de micro, pequenas e médias empresas brasileiras de produtos e serviços”. O evento é gratuito e será realizado pela Faculdade Senac Pernambuco, em parceria com o grupo português OPorto Forte. A atividade acontece no dia 20 de agosto, das 16h às 17h30. As inscrições já podem ser realizadas pelo endereço https://bit.ly/2DV6xcQ.

O webinar tem o objetivo de desmistificar a ideia de que o comércio exterior é voltado apenas para grandes empresas, indústrias e produtores agrícolas. “Empresas pequenas e médias podem acessar o mercado intencional individualmente, em consórcios ou através de tradings. Além disso, esse acesso não diz respeito apenas à exportação ou importação de mercadorias. Os serviços agregados estão ocupando cada vez mais espaço na economia mundial”, explica Jobson Alves, coordenador de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão e Inovação da FacSenacPE.

O encontro contará com a presença dos convidados palestrantes Sérgio Castro, economista, gestor de projetos internacionais em mais de 25 países e diretor do grupo OPorto Forte; Jorge Mendes, profissional com mais de 25 anos de experiência como consultor de mercados; Celso Cavalcanti, especialista em Comércio Exterior e Economia Internacional; Valentin Kirov, jurista pela universidade de Sófia e participante na representação diplomática da Bulgária no Brasil e em Portugal; e Carlos Calado, doutor em Engenharia Civil, diretor da FacSenacPE e ex-reitor da UPE (2007-14). Serão contemplados em palestras os mercados do Oriente Médio, Norte da África e África Ocidental, América do Sul e Europa.

Mais informações sobre o evento podem ser consultadas pelo telefone 0800.081.1688 ou pela secretaria da FacSenacPE, que atende pelo WhatsApp (81) 99696.7900 ou pelo número 3413.6655.

Curso de extensão – Para os profissionais e empresas que tenham interesse em aprofundar os conhecimentos em torno dos mercados internacionais, a FacSenacPE oferece, também em parceria com o grupo OPorto Forte, o curso de extensão “Economia Mundial: Oportunidades nos Mercados Externos”. As atividades serão ofertadas na modalidade remota, com 40h de carga-horária e atividades extraclasse, distribuídas de 21 de setembro a 14 de outubro, em 14 encontros, das 19h às 22h.

Rodovias pernambucanas apresentam crescimento de 13% no tráfego de veículos

Dados do Sem Parar, empresa do Grupo Fleetcor e líder em pagamentos automáticos no Brasil, mostram que em julho de 2020 houve um aumento de 13% nas rodovias de Pernambuco. Segundo os números apresentados pela empresa, o tráfego geral de veículos nas rodovias do país aumentou 15.37% entre junho e julho deste ano. A alta foi puxada pelo crescimento na circulação de veículos pesados nas rodovias, que apresentou um aumento de 11.55% em julho no comparativo com o mês anterior. Vale ressaltar que o número representa as passagens em vias de pagamento automático das praças de pedágio.

Atualmente o Sem Parar conta com mais de 5.5 milhões de clientes ativos em sua base, tanto no segmento B2C quanto em B2B. A empresa está presente em toda a malha pedagiada do Brasil, além de oferecer a opção de pagamento automático e mais segura em estabelecimentos como estacionamentos, postos de combustível, drive-thrus e lava-rápidos.

Sobre o Sem Parar

Empresa de tecnologia e reconhecimento, pioneira no mercado de pagamento automático no Brasil. O Sem Parar oferece aos seus 5,5 milhões de clientes a maior cobertura em rodovias pedagiadas no Brasil, além de oferecer a sua solução em mais de 650 postos de combustível, mais de 1400 estacionamentos de shoppings, aeroportos, universidades e centros comerciais, 500 drive-thrus e 150 lava-rápidos, em 13 Estados. O Sem Parar dispõe de diversos planos, que se encaixam no perfil de cada cliente e podem ser adquiridos em mais de 2.500 pontos de venda, pelo site www.semparar.com.br ou pelo Televendas (11) 3003 7367 ou 0800 721 73 67.

Sobre a Fleetcor

A Fleetcor Technologies (NYSE: FLT) é a líder global em soluções de pagamento para empresas. A companhia fornece as melhores soluções do mercado a empresas de todos os tamanhos para que estas controlem e simplifiquem seus pagamentos de combustível, pedágio, hospedagem e outros gastos corporativos. Para os estabelecimentos comerciais e parceiros participantes de suas redes proprietárias, a Fleetcor proporciona incremento de vendas e fidelização de clientes. A Fleetcor atende empresas, parceiros e estabelecimentos comerciais na América do Norte, América Latina, Europa e Australásia. Para mais informações, acesse www.fleetcor.com

Segurança de Caruaru reforçada com equipes de motopatrulhamento

A Prefeitura de Caruaru iniciou, nessa terça-feira (11), uma nova estratégia de segurança na cidade. Comandado pelas equipes da Guarda Municipal, o motopatrulhamento tem como objetivo monitorar toda a extensão da Via Parque. O serviço vai garantir maior segurança para os cidadãos que utilizam o espaço da área de lazer.

Para a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, a estratégia vai reforçar as ações que já vêm sendo desenvolvidas no município. “Essa é mais uma forma de estar próximo da população, de forma ágil e eficaz. O motopatrulhamento chega para reforçar a liberdade de ir e vir dos caruaruenses com segurança”, afirma a prefeita.

De acordo com a presidente da Autarquia Municipal de Defesa Social, Trânsito e transporte (DESTRA), Karla Vieira, as motos são uma ferramenta importante para as ações preventivas. “Em situações que necessitam de deslocamento emergencial, o motopatrulhamento será fundamental. Assim, vamos conseguir aumentar a capacidade operacional e diminuir o tempo na ocorrência”, afirmou.

A equipe de motopatrulhamento vai atuar percorrendo toda a Via Parque. “Ela também vai atuar nos grandes corredores da cidade, como a Avenida Agamenon Magalhães, Avenida Caruaru e centro da cidade, além do trecho que compreende o Pátio de Eventos até o Sol Poente, com aproximadamente 5.2 km de extensão”, destacou Karla.

Alunos GGE participarão de atividades em comemoração ao Dia do Estudante

No dia 11 de agosto é comemorado, no Brasil, o Dia do Estudante. Essa comemoração acontece desde o ano de 1927 e teve como ponto de partida algo que ocorreu há cem anos: em 11 de agosto de 1827, o então imperador Dom Pedro I autorizou a criação das duas primeiras faculdades do Brasil, a Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco, e a Faculdade de Direito do Largo do São Francisco, em São Paulo.

Mesmo com as aulas presenciais ainda suspensas, o Colégio GGE preparou muitas surpresas para seus alunos celebrarem o dia do estudante de maneira online, porém muito divertida. As turminhas do Ensino Fundamental 1 participarão de torneios que serão conduzidos pelos professores; já os alunos do Ensino Fundamental 2 serão presenteados com apresentações de comédias, oficina de mágicas, apresentações musicais, entre outras novidades. Será uma semana de muitas atividades, contando também com a presença da coordenação pedagógica.

“Este ano, temos muito para comemorar, pois, apesar de toda dificuldade que enfrentamos com a pandemia causada pelo Coronavírus, conseguimos dar a volta por cima. E tudo isso só foi possível pela garra e parceria dos nossos incríveis alunos”, contou a gestora de eventos do GGE, Simone Santa Cruz.

Durante os intervalos das aulas, os jovens participarão de desafios, dinâmicas recreativas e esportivas, além das apresentações artísticas que serão oferecidas pelo colégio. De acordo com a gestora, essas ações impulsionarão o aprendizado de uma maneira divertida, promovendo um momento de integração e socialização entre os alunos e a equipe GGE.

Apesar do Dia do Estudante ser tradicionalmente comemorado em 11 de agosto, as celebrações dos alunos GGE serão realizadas a partir do dia 17 de agosto, pois na nesta semana eles estão passando por uma pausa nas aulas e vão retornar já em ritmo de festividades.

Cerimônia on-line marca entrega de aplicativo à Casa dos Pobres

A Faculdade UNINASSAU Caruaru, junto ao curso Tecnólogo de Análise e Desenvolvimento de Sistema (ADS), realiza, nesta quinta-feira (13), uma cerimônia para entrega do aplicativo “Cabra do Bem” e de um site à Casa dos Pobres São Francisco. O evento será realizado de forma remota, devido à Pandemia do Covid, a partir das 19h.

Irão participar da cerimônia: a diretora da UNINASSAU Caruaru, Aislane Belo; o executivo de responsabilidade social na Grupo Ser Educacional, Sérgio Murillo; o presidente da Casa dos Pobres, Edson Antônio Bezerra; a Supervisora de Telemarketing da Casa, Ilania Rodrigues de Oliveira; a Assistente Social, Rafaela dos Santos Melo de Oliveira; a coordenadora acadêmica da UNINASSAU Caruaru, Ana Teresa, e a coordenadora dos cursos Tecnólogos da IES, Jéssica Bezerra.

O APP vai disponibilizar a oportunidade de os cidadãos doarem às instituições parceiras sem precisar sair de casa ou agendar a doação presencialmente. Os donativos poderão ser por cartões de crédito/débito on-line, boleto bancário, depósito em conta corrente ou transferência de saldo entre contas PagSeguro. E o site, específico da Casa dos Pobres, vai trazer essas ferramentas voltadas apenas para essa instituição social.

A produção, tanto do site, como do APP, teve à frente o curso tecnólogo de Análise e Desenvolvimento de Sistema (ADS), por meio da disciplina de Prática Profissional, utilizando a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP). A ferramenta será destinada a arrecadar doações para a instituição e está em fase avançada de produção. O projeto de desenvolvimento do aplicativo e site teve à frente como idealizadores e tutores os professores Marcones Lira e Fhelipe Freitas e os estudantes Eliel Marques, Gustavo de Almeida, Nicolas Alexsander, Josivânio Marinho, Israel Italo, Victor Falcão, Everton Vilela, Herbert Alves, Miguel Barbosa e Thamirys Vieira.

A coordenadora dos cursos tecnólogos da UNINASSAU Caruaru, Jéssica Bezerra, destaca a importância desse projeto e o envolvimento dos alunos. “Diante da pandemia que estamos vivenciando, pensamos nas dificuldades das pessoas em realizar as doações presencialmente, ao mesmo tempo que envolvemos nosso aluno, levando-o à prática do que foi visto em sala. Assim, a UNINASSAU demonstra mais uma vez ser uma Instituição colaborativa com projetos de Responsabilidade Social”, ressalta.