Presidente do PSDB de Pernambuco ressalta eficiência de Rodrigo Pinheiro para cumprimento do novo Plano de Governo: “Será 100% executado”

Alcançando um índice de 98% de execução no que se refere ao Plano de Governo prometido à população em 2020, quando venceu as eleições municipais juntamente com Raquel Lyra já no 1º turno, o agora candidato à reeleição para Prefeitura de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, vem contando atualmente não só com a confiança redobrada por parte do eleitorado caruaruense, mas também do líder estadual de seu partido para cumprir exatamente 100% do novo Plano de Governo, a ser posto em prática pelos próximos 4 anos, na Capital do Agreste.

“Esse Plano que foi apresentado hoje (terça-feira 4), aqui na Casa 45, além de ter sido muito bem elaborado e exposto, possui um diferencial muito grande em relação aos dos demais adversários: Será 100% executado. Isso demonstra a seriedade e o comprometimento da gestão Raquel Lyra/Rodrigo Pinheiro, que não só prometeu, mas também cumpriu todos os investimentos que foram anunciados para melhorar, cada vez mais, a vida de toda a população caruaruense”, afirmou o presidente estadual do PSDB, Fred Loyo.

Conforme ele ainda chamou a atenção, hoje, a cidade vivencia uma realidade muito diferente em relação ao período da gestão passada, quando Caruaru encontrava-se agonizando em todos os seus setores públicos. “Depois de quase 7 a 8 anos parado, o Hospital da Mulher de Caruaru, por exemplo, se encontra pronto e prestes a ser inaugurado. Bastaram pouco mais de 1 ano e seis meses de Raquel Lyra à frente do Governo de Pernambuco para que este equipamento tão importante para as mulheres seja entregue à cidade. E não temos dúvidas de que esse alinhamento entre a governadora Raquel e o prefeito Rodrigo permitirá ainda mais avanços imprescindíveis para o presente e o futuro de Caruaru”.

TJPE recebe iniciativa do CNJ voltada ao aprimoramento de políticas públicas judiciárias de assistência à saúde

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) recebe, nos dias 5 e 6 de setembro, a nova edição do Fórum Nacional do Judiciário para a Saúde (Fonajus) Itinerante, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O evento, que será realizado na Escola Judicial de Pernambuco (Esmape), tem como objetivo o estabelecimento de estratégias conjuntas para fortalecer e aprimorar as políticas públicas judiciárias de assistência à saúde.

Com base em dados relativos a junho deste ano, de 801.720 processos pendentes de solução na área de saúde no país, Pernambuco concentra o total de 32.429. Destes, 40% – 13.478 – são processos na área de saúde pública; e 60% – 19.981 – ações na área de saúde suplementar. Só em 2023 o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) recebeu 13.171 novos processos relativos à saúde.

Com a presença do presidente do TJPE, desembargador Ricardo Paes Barreto, será promovido, na sexta-feira (06/09), o seminário “Desafios e Perspectivas da Judicialização da Saúde”, no Auditório Desembargador Itamar Pereira da Silva. Estarão presentes a conselheira do CNJ e supervisora do Fonajus, Daiane Nogueira, o coordenador do Comitê de Saúde de Pernambuco, desembargador Stênio Neiva Coelho, a vice-presidente do TRF5, desembargadora federal Germana de Oliveira Moraes, o diretor-geral da Esmape, desembargador Jorge Américo, e o presidente da Associação dos Magistrados de Pernambuco (Amepe), juiz Leonardo Asfora.

Em seguida, serão promovidos três painéis sobre os temas: “Desafios da Saúde Suplementar”, “Mapa da Judicialização da Saúde no Estado de Pernambuco”, e “Judicialização da Saúde”. À tarde, magistrados(as) e membros(as) do Núcleo de Assistência Técnica em Saúde (NATJus) participam de oficinas no Auditório Des. Itamar Pereira da Silva.

Confira AQUI a programação completa.

SOBRE O FONAJUS – O Fórum Nacional do Judiciário para Monitoramento e Resolução das Demandas de Assistência à Saúde (Fonajus) foi criado pela Resolução CNJ Nº 107/2010 e tem o objetivo de elaborar estudos e propor medidas concretas e normativas para o aperfeiçoamento de procedimentos, o reforço à efetividade dos processos judiciais e a prevenção de novos conflitos na área da Saúde Pública e Suplementar.

O Programa Fonajus Itinerante busca promover diálogos, cooperação institucional e capacitação. O objetivo principal é implementar, em conjunto com os Comitês Estaduais de Saúde, a Política Judiciária de Resolução Adequada das Demandas de Assistência à Saúde, aprovada pela Resolução CNJ Nº 530/2023.

A iniciativa já foi realizada, neste segundo semestre, no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) e no Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3). Nos próximos meses, o Fonajus Itinerante chega aos Tribunais de Justiça do Mato Grosso do Sul (TJMS), do Rio de Janeiro (TJRJ), do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), e da Bahia (TJBA), e nos Tribunais Regionais Federais da 2ª Região (TRF2) e da 1ª Região (TRF1).

LANÇAMENTO – Na quinta-feira (05/09), a programação inclui reuniões institucionais, que contarão com as participações de representantes do TJPE e do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), que integram o Comitê Estadual de Saúde de Pernambuco, coordenado pelo desembargador Stênio Neiva Coelho, e o lançamento do livro “O TJPE na Pandemia da Covid-19”, editado pelo Centro de Estudos Judiciário (CEJ) do TJPE, às 14h, na sala Fofo, localizada no 3° andar da Esmape.

INICIATIVAS NO TJPE – O Comitê Estadual de Saúde, instituído pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco em julho deste ano, busca melhorias na prestação de serviços à população no contexto da judicialização da saúde. Atualmente o grupo é composto pelo TJPE, Tribunal Regional Federal da 5ª Região, Ministérios Públicos Estadual e Federal, Procuradorias-Gerais do Estado e do município de Recife, Defensorias Públicas do Estado e da União, representante da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pernambuco, da Advocacia Geral da União, das Secretarias de Saúde do Estado de Pernambuco e do município de Recife, do Procon, do Conselho Regional de Medicina e da Academia Pernambucana de Medicina.

Compete ao comitê estabelecer o Plano Estadual para Execução da Política Judiciária de Resolução Adequada das Demandas de Assistência à Saúde, que conta com 12 eixos de atuação, divididos em ações que deverão ser realizadas em curto, médio e longo prazo, e permanentes. Acesse AQUI.

No dia 25 de julho deste ano, foi inaugurado, em uma parceria do Núcleo de Conciliação (Nupemec) e do Centro de Saúde do TJPE, o Centro Judiciário de Solução de Conflitos de Saúde (Cejusc-Saúde), no Recife. A unidade busca solução consensual de conflitos no âmbito processual e pré-processual, envolvendo direitos disponíveis ou direitos indisponíveis que admitam transação.

O TJPE criou, ainda, o Núcleo de Justiça 4.0 – Saúde da Infância e Juventude. Com a iniciativa, o Poder Judiciário estadual visa atender de forma mais ágil às ações individuais ou coletivas em que haja pedido de medicamentos e de tratamentos médicos para crianças e adolescentes em que a parte contrária seja uma pessoa jurídica de direito público.

ARTIGO — A necessidade da tecnologia para recintos da terceira idade

José Rubens Ferreira de Almeida

Vivemos numa fase de extrema transformação, especialmente por causa da tecnologia da informação, e agora em especial pela Internet das Coisas (IoT) e a Inteligência Artificial (IA). No caso das Instituições de longa permanência para idosos está havendo uma ampla metamorfose, e entre outros acontecimentos, por novas tecnologias que proporcionam mais conforto e segurança como, por exemplo, os sistemas de chamadas sem fio, que agilizam o pronto atendimento e melhoram a segurança dos internos, e as centrais informatizadas que auxiliam as diversas incumbências cotidianas.

As novas ferramentas digitais vieram para ajudar muito, mas nunca poderão substituir o ser humano por causa de peculiaridades como afeto, empatia, atenção e gentileza, entre outras características necessárias no trato com as pessoas. A humanização de espaços de amparo e saúde voltados ao público mais vivido é essencial para uma sociedade mais justa e harmoniosa.

Em relação às tecnologias, além dos diversos tipos de sistemas de chamadas (campainhas) sem fios, soluções long range de amplificação de alcance, há novidades como a central informatizada, que é um sistema ou estrutura que utiliza a tecnologia da informação para administrar, controlar e automatizar processos, operações ou informações em uma organização. Ela pode ser composta por hardware, software, redes e bancos de dados integrados, o que torna possível monitorar e controlar diversos sistemas ou funções de uma única vez dentro de um ambiente específico.

São soluções que também controlam chamadas telefônicas, e-mails e outras formas de comunicação para proporcionar mais apoio e segurança usuário. Elas também podem operar ainda como centrais de automação predial que integram e gerenciam nas edificações sistemas de iluminação, climatização, sistemas de câmera de vídeo e outros. O fato é que essas centrais são muito importantes para melhorar a eficiência, segurança e agilidade em organizações modernas. Uma central informatizada pode ser utilizada por cuidadores, mas também enfermeiros e médico.

Em relação ao nível de automação das Instituições de longa permanência para idosos é variado. Existe uma portaria da Anvisa (Agencia Nacional de Vigilância Sanitária) obrigando qualquer que seja o estabelecimento de saúde para que os leitos destinados ao público sênior tenham campainhas ao lado. Consequentemente, é compulsória a existência desse tipo de dispositivo ao lado do leito do idoso nessas casas de repouso.

No entanto, há players neste mercado, que não apresentam produtos de qualidade, inclusive importados. Muitos deles não dispõem de suporte de manutenção no País e causam uma preocupação muito grande no pós-venda. Além disso há fabricantes, distribuidores ou importadores que não oferecem assistência técnica ao cliente e há aqueles ainda que trabalham de qualquer maneira e sem comprometimento.

Inclusive alguns estabelecimentos que cumprem a lei, mas na verdade adaptam aquelas campainhas residenciais, que têm baixo custo, contudo inevitavelmente vão sofrer com problemas técnicos no futuro. Não basta só colocar a campainha do lado do leito, tem que proporcionar o acompanhamento mais próximo e com excelência junto àqueles que se empenharam no conforto e cuidados dos familiares em épocas pregressas.

O dia a dia de um recinto para acomodar os grisalhos não apresenta uma gestão despojada, como à primeira vista poderia parecer. Além da Anvisa, a operação desses espaços inclusive também tem sido observada cuidadosamente pelo Ministério Público para que, entre outros aspectos sanitários, e de atendimento e bem-estar, previstos na Resolução RDC nº 502, de 27 de maio de 2021, que dispõe sobre o funcionamento de Instituição de Longa Permanência para Idosos, de caráter residencial.

Nos termos da legislação entre várias disposições foi determinado o grau de dependência do idoso. No grau de dependência I são classificados os idosos independentes, mesmo que requeiram uso de equipamentos de autoajuda; O grau de dependência II compreende aqueles idosos com dependência em até três atividades de autocuidado para a vida diária tais como: alimentação, mobilidade, higiene, sem comprometimento cognitivo ou com alteração cognitiva controlada; E por fim o grau de dependência III abrange aqueles idosos com dependência que requeiram assistência em todas as atividades de autocuidado para a vida diária e ou com comprometimento cognitivo.

Segundo o Sindicato Patronal das Instituições Privadas de Longa Permanência para Idosos do Estado de São Paulo há uma relação direta para o atendimento exato entre a quantidade de cuidadores x idosos. No grau I é de 20 idosos por 1 colaborador; no grau II é de 10 idosos por colaborador e no grau III é de 6 idosos por colaborador. A proporcionalidade é uma das referências para que esse grupo social seja muito bem assistido e naturalmente. É importante ressaltar que nunca haverá uma solução no futuro totalmente maquinal para que esse tipo de trabalho seja apropriado e dignificante.

Hoje em dia, o setor de recintos para a terceira idade apresenta um panorama muito bom, porque a população do Brasil está envelhecendo. A previsão de especialistas é que em 2050 serão mais idosos com 60 mais do que 60 menos. A abertura de casas de repouso é um cenário visto constantemente e hoje o Brasil possui mais de 10 mil unidades desse tipo de estabelecimento. Mesmo assim ainda não são suficientes para atender boa parte da população. O futuro, portanto, é muito encorajador para esse segmento tão fundamental para a coletividade.

Feira do bairro São Francisco terá funcionamento antecipado neste feriado de 7 de setembro

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (SESP), informa a todos os feirantes e frequentadores que, em razão do feriado de 7 de setembro (Dia da Independência), a feira do bairro São Francisco, que tradicionalmente ocorre na sexta-feira, será antecipada para a quinta-feira (05). Informa ainda que o Mercado de Carne funcionará no sábado (07) até o meio dia, enquanto as demais feiras de bairros e zonas rurais seguirão o calendário normal.

Essa alteração foi necessária para garantir que todos possam aproveitar o feriado com suas famílias.

Plano de Governo de Rodrigo Pinheiro é apresentado tendo como principal objetivo: o cuidado com as pessoas

“Estamos construindo a Caruaru desta e das próximas gerações”. Esta frase vem marcando a gestão de avanços e investimentos do prefeito e candidato à reeleição Rodrigo Pinheiro (PSDB) e se encontra em destaque no seu Plano de Governo (2025 a 2028), que foi apresentado à imprensa, na tarde desta terça-feira (03), na Casa 45, no bairro Maurício de Nassau.

Ao lado de sua candidata a vice Dayse Silva (PSDB), do presidente do PSDB de Pernambuco, Fred Loyo, do representante do Governo de Pernambuco, Rubens Júnior, e de grandes nomes da história da política caruaruense como João Lyra Neto, Jorge Gomes, Laura Gomes, Roberto Liberato e Doutor Cantarelli, Pinheiro reiterou aos presentes, com cobertura da imprensa, o seu principal compromisso para com o próximo governo: o cuidado com as pessoas.

“Quando Raquel Lyra assumiu a missão de governar o Estado, seguimos com o Plano de Governo, que combinamos com a população em 2020, e assim fizemos, cumprindo 98% do que foi apresentado e prometido aos caruaruenses. Chegamos a um novo momento da história política de Caruaru, com apresentações de novas proposituras, e reiterando o nosso compromisso de executarmos todas as ações e projetos, que se encontram inseridos no novo Plano de Governo, para melhorarmos cada vez mais a qualidade de vida de todos os caruaruenses”.

Desenvolvido por Rodrigo Pinheiro, juntamente com a participação de seu secretariado, de especialistas de áreas e, principalmente, através da escuta popular, o Plano de Governo do atual prefeito e candidato à reeleição tem como parâmetro cinco conceitos-chave que possibilitam uma visão intersetorial e definem os eixos estratégicos de ação do governo, sendo eles: Inovação Social, Desenvolvimento Econômico, Qualidade de Vida e Sustentabilidade, Cultura e Turismo e Gestão e Tecnologia.

Durante a apresentação, a candidata a vice-prefeita, Dayse Silva, ressaltou a importância dos caruaruenses garantirem a renovação do mandato de Rodrigo para Caruaru continuar avançando em todo os seus setores. “Estamos tendo a tranquilidade de olharmos nos olhos das pessoas, de conversarmos com elas, fazermos a prestação de contas do governo Rodrigo Pinheiro e apresentarmos o novo Plano de Governo, muito se foi e ainda será feito por este grande gestor e toda a sua equipe”.

O Plano de Governo de Rodrigo Pinheiro se encontra disponível para acesso no site: www.prefeitorodrigopinheiro.com.br

Apoios de peso

Com os seus respectivos nomes cravados na história da política caruaruense e apoiando as candidaturas de Rodrigo e de Dayse, João Lyra Neto, Jorge Gomes, Laura Gomes, Roberto Liberato e Doutor Cantarelli, elegeram em coro, durante as suas respectivas falas na apresentação, Rodrigo Pinheiro como um grande nome da renovação política da Capital do Agreste.

“Fizemos parte da maior geração política da história de Caruaru e já cumprimos a nossa missão. Agora, a missão tem que ser cumprida por uma nova geração, com Raquel Lyra, agora, como governadora de PE, Rodrigo Pinheiro e Dayse Silva, à frente da Prefeitura de Caruaru”, destacou João Lyra. “Precisamos dar oportunidade para renovação política em Caruaru e, hoje, a renovação da política de Caruaru se chama Rodrigo Pinheiro. Estamos ao lado da coerência, pelo bem de Caruaru”, acrescentou Laura Gomes.

Governadora Raquel Lyra anuncia reabertura do Cinema São Luiz e requalificação do antigo prédio do Diario de Pernambuco

Obras de revitalização de equipamentos históricos no Centro do Recife serão realizadas pela gestão da governadora Raquel Lyra. Durante visitas técnicas a dois prédios simbólicos da capital pernambucana na tarde desta terça-feira (3), a chefe do Executivo estadual anunciou a reabertura ao público do Cinema São Luiz no próximo mês de novembro, após conclusão da etapa de recuperação da coberta e do forro decorativo do espaço. A gestora também informou que o Estado contratou uma empresa para elaborar um projeto voltado à restauração do antigo prédio do Diario de Pernambuco, no bairro de Santo Antônio, que deve ser utilizado no futuro como sede da Secretaria Estadual de Cultura.

“Nós estamos cuidando de símbolos do patrimônio pernambucano, sobretudo do coração do recifense. O restauro do Cinema São Luiz incentiva a economia criativa, a geração de emprego e renda, e a devolução daquilo que é referência e história do nosso audiovisual. Além disso, a gente contratou o serviço de atualização do projeto do antigo prédio do Diario de Pernambuco, e quando o estudo terminar nós vamos inscrevê-lo para captação de recursos junto ao governo federal, junto às empresas, e eu não tenho dúvida nenhuma que vamos conseguir, porque quem vai captar pessoalmente esse recurso sou eu”, destacou Raquel Lyra.

Monumento histórico e símbolo do audiovisual do Brasil, o Cinema São Luiz está em fase de conclusão das obras de recuperação da coberta, que custaram R$ 106 mil de recursos do Tesouro estadual, além da restauração do forro decorativo, no valor de R$ 1,3 milhão oriundos da Lei Paulo Gustavo (LPG). Com essas finalizações, previstas para outubro de 2024, será possível fazer a reabertura da sala ao público em novembro.

Paralelamente a isso, uma próxima etapa das obras do cinema já está em andamento. Em agosto deste ano foi licitada a obra de requalificação e acessibilidade do equipamento cultural, que prevê recuperação estrutural das marquises externas, implantação do sistema de prevenção e combate a incêndio, requalificação dos banheiros com acessibilidade e a instalação de um elevador acessível aos quatro pavimentos superiores. Além destes serviços, a obra prevê a recuperação de danos mapeados em pisos, tetos, portas, luminárias e no icônico letreiro da fachada. A previsão de duração dessa etapa é de 10 meses.

O restauro do forro de gesso decorado do Cinema São Luiz teve início em fevereiro deste ano, com o mapeamento e reprodução das placas ornamentais, a limpeza e higienização das pinturas que permaneceram.

Em julho de 2022, o São Luiz foi fechado para a implantação de um novo sistema de refrigeração, correção de problemas de vazamento de cobertura e redimensionamento das suas instalações elétricas. Após chuvas torrenciais ocorridas no Recife em fevereiro de 2023, o equipamento precisou ser totalmente interditado por medida de segurança. A reabertura do cinema se tornou prioridade para a gestão Raquel Lyra desde então.

“O Cinema São Luiz é uma referência do audiovisual brasileiro, dos cinemas de rua do Brasil. O público vai voltar a ter acesso ao cinema ainda neste semestre, mas as obras continuam. A gente sabe o quanto é importante para o nosso segmento do audiovisual, da economia criativa pernambucana, ter de volta esse grande equipamento, reentregue à população”, registrou a secretária de Cultura do Estado, Cacau de Paula.

DIARIO DE PERNAMBUCO – O conjunto arquitetônico da antiga sede do Diario de Pernambuco também vai passar por restauração. Por meio da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), o governo estadual contratou uma empresa especializada em restauro de edificações históricas com o objetivo de atualizar, em até cinco meses, o projeto de restauração do imóvel. A empresa Jorge Passos Arquitetura e Restauração será a responsável por fazer o projeto e indicar tudo que precisará ser feito no imóvel, com orçamento das obras.

A intervenção contemplará os principais elementos artísticos das fachadas, da cobertura e dos ambientes externos e internos. Dentro do escopo também estão inclusas a descrição de todos os materiais e equipamentos necessários que estarão descritos no processo licitatório a ser lançado, voltados para a execução da restauração do prédio. O valor para a contratação do estudo técnico foi de R$ 170 mil.

“Contratamos a atualização do projeto de restauração desse monumento pernambucano que, em breve, abrigando um novo uso, contribuirá para dinamizar o centro da nossa capital”, afirmou a presidente da Fundarpe, Renata Borba.

Localizado na Praça da Independência, o imóvel é tombado pelo Governo de Pernambuco, proprietário do prédio, e faz parte de um conjunto de edificações do local. “É um sonho antigo a ser realizado, é uma honra trabalhar em um prédio ícone da cidade do Recife”, registrou Jorge Passos, arquiteto responsável pelo novo projeto.

MATRIZ DE SANTO ANTÔNIO – Nesta terça-feira pela manhã, a governadora também anunciou a restauração dos bens móveis e integrados da Igreja Matriz de Santo Antônio, também no Centro do Recife, como mais um imóvel a ser cuidado pela gestão. Raquel Lyra assinou a ordem de serviço da obra de restauro, que será executada por meio da Fundarpe.

Equipes das Secretarias de Cultura e Administração, além da Fundarpe, acompanharam as visitas.

Políticos históricos de Caruaru elegem Rodrigo Pinheiro como nome da renovação e reafirmam estarem ao lado do bem nas eleições 2024

A apresentação do Plano de Governo (2025-2028) do atual prefeito e candidato à reeleição Rodrigo Pinheiro e de sua candidata a vice Dayse Silva, ambos do PSDB, ocorrida na noite da terça-feira (03), na Casa 45, no bairro Maurício de Nassau, contou com demonstrações de apoio de peso por parte de grandes nomes da história política de Caruaru. Estiveram presentes o ex-governador de Pernambuco e ex-prefeito da Capital do Agreste, João Lyra Neto, o vice-governador de PE e ex-deputado Jorge Gomes, a ex-deputada e ex-vereadora Laura Gomes, o ex-deputado e ex-vereador Roberto Liberato, além do Doutor Cantarelli, que possui longa trajetória nos bastidores políticos da cidade.

Durante as suas respectivas falas no evento, todos destacaram Rodrigo Pinheiro como um grande nome da renovação política da Capital do Agreste, ressaltando ainda estarem ao lado do bem, nestas eleições municipais 2024. “Precisamos dar oportunidade para renovação política em Caruaru e, hoje, a renovação da política de Caruaru se chama Rodrigo Pinheiro. Estamos ao lado da coerência, pelo bem de Caruaru”, pontuou Laura Gomes.

“Fizemos parte da maior geração política da história de Caruaru e já cumprimos com a nossa missão. Agora, a missão tem que ser cumprida por uma nova geração, com Raquel Lyra, como governadora de PE, bem como Rodrigo Pinheiro e Dayse Silva, à frente da Prefeitura de Caruaru. Temos a certeza de que os caruaruenses elegerão Rodrigo e Dayse para que Caruaru continue no rumo certo”, destacou João Lyra.

“Todos nós que nos encontramos por aqui já demos nossa contribuição para com o desenvolvimento da Capital do Agreste. Agora, chegou a vez de Rodrigo Pinheiro para dar continuidade a todos os avanços observados na cidade, a partir do governo Raquel Lyra. Não temos dúvidas de que Rodrigo fará o melhor pela zona urbana e rural. Estamos no lado certo e do bem nestas eleições”, comentou Roberto Liberato.

SESI-PE oferece 300 vagas para cursos de qualificação com certificado

Para quem está buscando se preparar para o mercado de trabalho, o Serviço Social da Indústria de Pernambuco (SESI-PE) está ofertando 300 vagas em dois cursos de qualificação profissional gratuitos e online: “Gestão de Tempo” e “Comunicação no Foco Organizacional”. As inscrições estão abertas e vão até o dia 22 de setembro ou até as vagas serem preenchidas, e podem ser feitas pelo site pe.sesi.org.br, na seção “Educação Continuada”. Para realizar o curso, é necessário ter, no mínimo, 16 anos, além de acesso à internet, e-mail e noções básicas de internet.

No curso “Gestão do Tempo”, os alunos irão compreender a importância da organização e do planejamento como estratégia para alcançar ainda mais produtividade e eficiência no seu ambiente de trabalho. Entre os conteúdos que serão trabalhados estão O tempo e seu impacto nas organizações; A questão do tempo na contemporaneidade; Administrando o tempo; Quantidade X Qualidade; Desafios da gestão do tempo nos âmbitos pessoal e profissional; Administração do tempo e estabelecimento de prioridades; Como fazer uma boa gestão do tempo. A carga horária é de 8h.

O curso Comunicação no Foco Organizacional tem como principal objetivo promover os conhecimentos básicos sobre a comunicação quando se trata de situações no ambiente de trabalho. O conteúdo leva em consideração as demandas de trabalho e as interações com as pessoas, uma vez que a comunicação é essencial quando se trata de processos produtivos. Com uma carga horária de 20h, o curso aborda temas como O que é comunicação e qual sua importância; Aspectos que envolvem a comunicação; Fatores implicados na comunicação; Comunicação e as suas formas de abordagem; Gestão e comunicação; Relações entre comunicação, trabalho e aprendizagem; As teorias da comunicação nas organizações; Comunicação com excelência; Algumas estratégias para melhoria da comunicação no trabalho.

Depois de realizar a matrícula, o estudante terá 30 dias para terminar o curso desejado. Após a conclusão, ele deverá participar de uma avaliação na plataforma educacional e, ao atingir o mínimo de 70 pontos no exame, receberá o certificado. Para tirar dúvidas ou obter outras informações, basta entrar em contato pelo (81) 98151-8375 (WhatsApp) ou pelo e-mail educacao.distancia@pe.sesi.org.br.

Sistema FIEPE – Mantido pelo setor industrial, atua no desenvolvimento de soluções para trazer ainda mais competitividade ao segmento. Além do SESI – que proporciona serviços de saúde e educação básica para os industriários, familiares e comunidade geral – conta ainda com a FIEPE, o SENAI e o IEL. A Federação realiza a defesa de interesse do setor produtivo e contribui com o processo de internacionalização das indústrias. Com o SENAI-PE, além de formação profissional, são oferecidos os serviços de metrologia e ensaios, consultorias e inovação. O IEL-PE foca na carreira profissional dos trabalhadores, desde a seleção de estagiários e profissionais, até a capacitação deles realizada pela sua Escola de Negócios.

Com um investimento de R$ 300 milhões, Governo de Pernambuco vai instalar 43 estações compactas de tratamento de água no Estado

Foto: Hesíodo Góes/Secom

Com o objetivo de ampliar o abastecimento de água no Estado, o Governo de Pernambuco vai instalar 43 estações compactas de tratamento de água com tecnologia de ultrafiltração em todas as regiões. As unidades, que são de rápida instalação e mais econômicas, terão capacidade para tratar até 2.700 litros de água por segundo e beneficiarão cerca de 1,2 milhão de pessoas. A previsão é que os primeiros equipamentos sejam instalados durante o primeiro trimestre de 2025. A estimativa é de um investimento superior a R$ 300 milhões.

“A instalação de 43 novas estações compactas de tratamento é mais um passo que damos em direção ao nosso compromisso de ampliar o abastecimento de água em Pernambuco. Serão mais de um milhão de pessoas beneficiadas por uma iniciativa que vai atender 43 municípios. Vamos conseguir ampliar a oferta de água, eliminando ou diminuindo o rodízio em localidades em que a dificuldade no abastecimento é um problema antigo”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

O modelo de ETA de ultrafiltração possui diversas vantagens em relação ao equipamento tradicional. Essas unidades são modulares e instaladas dentro de um contêiner, facilitando a logística de transporte e instalação, e permitindo ainda maior flexibilidade caso seja necessário o remanejamento das unidades para eventual utilização em outra região do Estado. As ETAs de ultrafiltração possuem tecnologia capaz de remover partículas muito pequenas. Essas estações de tratamento ainda utilizam menos água no processo de retrolavagem, que é a lavagem dos filtros realizada com frequência nas estações de tratamento tradicionais.

Segundo o presidente da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), Alex Campos, a instalação dos equipamentos representará um novo momento do abastecimento no Estado. “A instalação dessas estações representa um avanço muito importante para a Compesa em seu compromisso de levar mais água aos pernambucanos. Tudo isso de forma ainda mais rápida, pois são unidades que necessitam de poucas intervenções para instalação e funcionamento”, explicou.

As novas unidades atuarão de forma integrada com outros sistemas de abastecimento, inclusive com os grandes empreendimentos hídricos em execução pela Compesa, que são as adutoras do Agreste, do Alto Capibaribe e de Serro Azul. Em Caruaru, com o avanço das obras da Adutora do Agreste, que vão resultar no incremento de 600 litros por segundo na vazão de água para o município, a Compesa já investe na instalação de uma ETA, neste caso, de dupla filtração. A Estação de Tratamento de Água Bela Vista está sendo instalada no bairro Encanto da Serra. O equipamento terá capacidade para tratar 200 litros de água por segundo e deve ser entregue à população até o final do ano.

Fundação de Cultura de Caruaru divulga lista de artistas e grupos culturais aptos para apresentações na Casa Rosa

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Fundação de Cultura, tornou pública a lista de artistas e grupos culturais habilitados para realizar apresentações na Casa Rosa. O processo de cadastro, que ocorreu entre os dias 5 e 18 de agosto de 2024, teve como objetivo criar um banco de dados de artistas, tanto pessoas físicas quanto jurídicas, interessados em se apresentar no palco da Casa Rosa ou em realizar outras atividades culturais no espaço.

O resultado oficial já está disponível para consulta no Diário Oficial de Caruaru e também no Mapa Cultural de Caruaru. Para acessar a lista completa, os interessados podem acessar o link: https://mapacultural.caruaru.pe.gov.br/

“A iniciativa reflete o compromisso da Prefeitura de Caruaru e da Fundação de Cultura em valorizar e fomentar a diversidade artística local, criando oportunidades para que artistas da região possam expor seus talentos e enriquecer a cena cultural do município”, destaca o presidente da Fundação de Cultura, Hérlon Cavalcanti.