Gestão do HMV agradece emenda do deputado Wolney Queiroz

O Hospital Mestre Vitalino (HMV) recebeu a confirmação do pagamento de uma emenda parlamentar do deputado federal Wolney Queiroz destinada à compra de equipamentos para a unidade, entre eles um aparelho de ressonância magnética e um mamógrafo digital. O HMV aguarda os trâmites do Governo do Estado para aquisição do material.

Para o diretor geral do HMV, Dr. Marcelo Cavalcanti, neste momento de crise que a saúde vive, uma notícia como essa é uma grande alegria. “Receber essa informação da emenda do deputado federal Wolney Queiroz é algo a se comemorar nesses dias difíceis que estamos vivendo, ainda mais por saber que isso possibilitará a nossa unidade o fornecimento de uma assistência ainda mais ampla e completa com estes equipamentos de grande porte que estão sendo destinados ao HMV. De forma expressiva queremos externar nossa gratidão ao parlamentar por esta ação”.

Caruaru: Visa e Instituto Rede Mulher Empreendedora atuam na formação de redes empreendedoras

Com o objetivo de fomentar a criação de redes empreendedoras locais e levar lições de empreendedorismo e educação financeira para capacitar gratuitamente mulheres em Caruaru (PE) e região, a Rede Mulher Empreendedora (RME) – primeira rede de apoio ao empreendedorismo feminino do Brasil, a Visa e o Instituto RME anunciam a atuação online do projeto ‘Elas Prosperam’. Devido às medidas de saúde para proteção e controle da transmissão do COVID-19, as transmissões de conteúdos direcionados para o município serão realizadas de forma virtual, a partir do dia 24 de abril. A ação faz parte do Programa Cidades do Futuro, da Visa, que desenvolve ativações para gerar impactos econômicos positivos diretos, além de promover o desenvolvimento das cidades contempladas.

Donas de pequenos e médios negócios de Caruaru e região que tenham interesse em participar de grupos e atividades com conteúdo online, administrados e realizados pelo Instituto RME – como transmissões ao vivo (lives), eventos digitais com a participação de especialistas e mentorias coletivas, poderão se inscrever gratuitamente até o dia 15 de abril pela página oficial do projeto ‘Elas Prosperam’ (link). As empreendedoras selecionadas receberão no e-mail cadastrado a confirmação e orientações para as atividades programadas.

A Visa está comprometida em apoiar o empoderamento de mulheres e seus negócios, oferecendo ferramentas para alavancar os seus negócios e gerando um efeito cascata em suas comunidades. “A contribuição da Visa será por meio de dicas de empreendedorismo e educação financeira, fundamentais para quem precisa administrar seu próprio negócio, principalmente nos dias de hoje. Os eventos digitais nos permitirão atingir ainda mais empreendedoras”, explica Sabrina Sciama, diretora de Comunicação Corporativa da Visa do Brasil.

“Para o Instituto RME é muito gratificante nos unirmos a parceiros estratégicos que compartilham do mesmo propósito, o de auxiliar a jornada das mulheres empreendedoras, oferecendo capacitação para conquistarem autonomia financeira e mudarem suas vidas e de todos à sua volta”, comenta Ana Fontes, Presidente do Instituto Rede Mulher Empreendedora.

Desde 2005, a Visa investe em educação financeira por meio do ‘Finanças Práticas’, programa que oferece conteúdos e ferramentas que auxiliam na gestão financeira de diferentes perfis de pessoas. Em 2020, com o terceiro ano do Cidades do Futuro, a empresa também promoverá outras ações de educação financeira em diferentes cidades brasileiras, incluindo Caruaru (PE) como parte do legado e desenvolvimento de todas as regiões do país.

Abaixo segue a programação de transmissões online do projeto ‘Elas Prosperam’ em Caruaru (PE):

Serviço

24 de abril, às 17h

Evento digital para Caruaru – Para empreendedoras inscritas no projeto pela página oficial do ‘Elas Prosperam’ (link)

Duração: 1 hora

27 de abril, às 17h

Mentoria coletiva 1

Tema: Finanças: Organização e planejamento

Duração: 1 hora

5 de maio, às 17h

Mentoria coletiva 2

Tema: Opções de créditos e empréstimos

Duração: 1 hora

11 de maio, às 17h

Mentoria coletiva 3

Tema: Vendas e relacionamento com o cliente

Duração: 1 hora

Para mais informações, entrar em contato com contato@rme.net.br.

Sobre a Visa Inc.

Visa Inc. (NYSE:V) é a empresa líder em pagamentos digitais no mundo. Nossa missão é conectar o mundo por meio do que há de mais inovador, confiável e seguro em meios de pagamentos – permitindo que pessoas, negócios e economias prosperem. Nossa avançada rede de processamento global, a VisaNet, oferece pagamentos seguros e confiáveis em todo o mundo e é capaz de processar mais de 65.000 transações por segundo. O foco implacável da empresa em inovação é um catalisador para o rápido crescimento do comércio conectado em qualquer dispositivo e uma força motriz por trás do sonho de um futuro sem dinheiro em papel para todos, em todos os lugares. À medida que o mundo passa do analógico para o digital, a Visa insere sua marca, produtos, pessoas, rede e escala para remodelar o futuro do comércio. Para mais informações visite www.visa.com.br ou acompanhe nossa página no LinkedIn. Para saber mais sobre como a Visa realiza suas transações clique aqui.

Sobre a Rede Mulher Empreendedora

Primeira e maior rede de apoio a empreendedoras do Brasil, a RME existe desde 2010 e tem mais de 750 mil pessoas conectadas em rede. Com o objetivo de fomentar o protagonismo feminino no empreendedorismo, auxiliar quem quer empreender e quem quer se inserir no mercado de trabalho, a RME promove diversos eventos como o Fórum empreendedoras, uma vez ao ano, e eventos mensais como Café com Empreendedoras e Mentorias; também conta com um programa de aceleração, o RME Acelera, cursos intensivos para quem quer empreender, trilhas de conhecimento online e gratuita e o programa RME Conecta, que faz a ponte entre negócios de mulheres com grandes empresas para negociação e fornecimento B2B.

Sobre o Instituto Rede Mulher Empreendedora

O Instituto Rede Mulher Empreendedora, criado em 2017, é o braço social da Rede Mulher Empreendedora – RME e está apoiado em valores como igualdade de gênero, oportunidade para todos, educação, capacitação acessível e colaboração social. O foco é capacitar mulheres em situação de vulnerabilidade social em todo o Brasil.

Brasil registra 25.262 casos confirmados de coronavírus e 1.532 mortes

Subiu para 25.262 o número de casos confirmados de coronavírus no Brasil. Foram 1.832 novas confirmações em 24 horas. O número de óbitos também aumentou, agora são 1.532. Os números estão consolidados com as informações que foram repassadas pelas Secretarias Estaduais de Saúde ao Ministério da Saúde até às 14h desta terça-feira (14).

A maior parte das notificações da lista nacional está em São Paulo, com 9.371 casos confirmados e 695 mortes. Apenas o estado de Tocantins não tem, até o momento, óbito pela doença, mas também registrou casos confirmados, assim como todos os demais estados brasileiros.

O Ministério da Saúde divulgou, nesta terça-feira (14), pela primeira vez, o número de pessoas recuperadas do coronavírus.

25.262 pacientes diagnósticados para COVID-19.
1.532 óbitos.
9.704 pacientes internados.
14.026 recuperados.

AGU lança cartilha sobre condutas vedadas aos agentes públicos nas eleições de 2020

A Advocacia-Geral da União (AGU) elaborou uma cartilha com informações básicas sobre os direitos e as normas éticas e legais que devem orientar a atuação dos agentes públicos nas eleições de 2020. O objetivo é evitar que tais agentes, candidatos ou não, pratiquem atos que violem a moralidade e a legitimidade das eleições, além de impedir o uso da máquina pública em favor de candidaturas, assegurando a igualdade de condições na disputa eleitoral.

O documento possui 41 páginas e está dividido em temas que vão desde a definição de agente público para fins eleitorais, passando por condutas vedadas e uso indevido, desvio ou abuso do poder de autoridade, até orientações sobre a conduta ética a ser adotada durante o período eleitoral. A cartilha destaca, ainda, que muitas condutas vedadas pela legislação eleitoral também caracterizam a prática de improbidade administrativa.

O Advogado-Geral da União, André Mendonça, ressalta que a cartilha é resultado do trabalho criterioso de membros da AGU.”É uma contribuição valorosa que a instituição dá para este momento tão central para a ordem democrática e o exercício da cidadania. Observando o que está disposto neste material de forma didática e acessível, os agentes públicos terão segurança jurídica para praticar seus atos dentro do mais absoluto respeito às normas eleitorais e à jurisprudência”, enfatiza.

Condutas vedadas

Com a finalidade de facilitar a compreensão das normas, as condutas vedadas estão reunidas nos seguintes tópicos: legislação eleitoral antecipada; bens, materiais ou serviços públicos; recursos humanos; e recursos orçamentários e financeiros. Os tópicos trazem o detalhamento de cada uma das vedações, o período no qual elas devem ser observadas e as penalidades aplicadas em caso de descumprimento. A cartilha também mostra exemplos que ajudam a distinguir as condutas vedadas daquelas permitidas.

Entre os temas abordados estão a participação de candidatos em inaugurações de obras públicas; propaganda eleitoral antecipada; publicidade institucional; cessão e utilização de bens públicos; cessão de servidores ou empregados; transferência voluntária de recursos públicos; e distribuição gratuita de bens, valores ou benefícios.

A cartilha alerta que, além das vedações expressamente previstas na Lei nº 9.504/97 (que dispõe normas para as eleições), a Justiça Eleitoral possui competência para aplicar penalidades em casos de abuso de poder por parte dos agentes públicos.

“Atos de governo, ainda que formalmente legais, podem ser entendidos como abusivos se, de algum modo, puderem ser associados com a concessão de benefício a determinado candidato, partido político ou coligação, ou se forem praticados em desfavor da liberdade do voto”, assinala trecho do documento.

Prevenção

De acordo com o Consultor-Geral da União, Arthur Cerqueira Valério, a cartilha tem a função de contribuir para que a isonomia entre os candidatos, a moralidade e a lisura do processo eleitoral não sejam abalados por atos praticados por agentes públicos.

“A AGU, em seu papel de assessorar as autoridades e conferir a interpretação à legislação, orienta através da cartilha sobre qual a melhor forma de atuação dos agentes públicos nas respectivas esferas de atribuição de cada um. Dessa forma, queremos prevenir a ocorrência de ilícitos e irregularidades que possam eventualmente ser apenadas pelos tribunais eleitorais. Esse é o grande objetivo da cartilha. Uma cartilha de orientação e de prevenção de condutas equivocadas por parte dos agentes públicos”, assinala o Consultor-Geral.

Para facilitar o acompanhamento das principais datas que envolvem as eleições de 2020, a cartilha também conta com um calendário simplificado com base nas resoluções do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que normatizam o pleito. Esse calendário precisa ser respeitado por partidos políticos, candidatos, eleitores e a própria Justiça Eleitoral.

Governo de Pernambuco recebe doação de protetor facial do Grupo Moura

Mais de 3.200 máscaras de proteção facial começaram a ser entregues hoje (14/04), aos profissionais de saúde do Estado. Os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) foram doados pelo Grupo Moura à Secretaria Estadual de Saúde (SES). A empresa vai ofertar inicialmente 50 mil equipamentos que estão sendo fabricados em Belo Jardim, no Agreste do Estado.

Os equipamentos são reutilizáveis, desde que devidamente higienizados, de acordo com os padrões de esterilização adotados nas unidades hospitalares. “Para quem está na linha de frente é mais um equipamento para o arsenal de proteção, tanto física como psicológica. Você tendo um material que cobre toda a sua face, protegendo os olhos, boca e nariz, dá uma maior segurança para o profissional de saúde que está em contato direto com pacientes da Covid-19”, ressaltou o diretor do Hospital Correia Picanço, Rodrigo Menezes.

Para fabricar as máscaras, a Moura fez uma adequação em parte de suas linhas de produção. “A empresa tomou a decisão de concentrar todos os esforços para desenvolver soluções que contribuíssem de maneira estruturadora nessa batalha contra a pandemia. Reunimos um time de engenheiros e operadores, realizamos todas as pesquisas de disponibilidade de matérias-primas e capacidade de produção e, em duas semanas, iniciamos a produção dos escudos faciais”, destacou Reginaldo Agra, engenheiro líder do projeto.

Bacia leiteira do estado quer prorrogar ICMS e renegociar empréstimo no BB e BNB

Os produtores da bacia leiteira de Pernambuco querem do governo do estado a prorrogação do recolhimento do ICMS e do Fundo Estadual de Equilíbrio Fiscal (FEEF), ao qual devolvem 10% dos benefícios fiscais que receberam, além da renegociação de empréstimos tomados no Banco do Brasil e no Banco do Nordeste. A proposta foi feita hoje (terça, 14) na segunda reunião da Frente Operacional de Combate ao Covid 19 no Agreste (Foco Agreste), em Garanhuns.

Segundo o presidente do Sindicato dos Produtores de Leite de Pernambuco, Saulo Malta, é dramática a situação do setor, com a vertiginosa queda na demanda causada pela pandemia do novo coronavírus. Outra solicitação dos produtores, feita pelo empresário Stênio Galvão, da empresa Bom Leite, foi o aumento das compras de lácteos, como queijo, pelo governo do estado e prefeituras para o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos).

A prefeita de São Bento do Una, grande produtor de leite e ovos, Débora Almeida (PSB), sugeriu que as prefeituras pernambucanas incluam queijo e ovos nas suas cestas básicas. “Todas essas medidas são factíveis e certamente ajudarão a estratégica bacia leiteira do estado a respirar”, assinalou o deputado federal Fernando Rodolfo (PL), idealizador da Foco Agreste.

O deputado estadual Sivaldo Albino,, líder do PSB na Assembléia Legislativa, prometeu levar ao governador Paulo Câmara, durante a segunda reunião da Foco Agreste, reivindicação do comércio para que se permita a abertura de uma porta destinada ao pagamento de carnês. São o mecanismo mais usado nas vendas a prazo em alguns municípios, como Garanhuns e Lajedo, no qual só 20% das vendas a prazo são feitas com cartão de crédito, segundo o presidente do CDL (Clube dos Diretores Lojistas) local, Ivo Júnior, apoiado pelo presidente do CDL de Garanhuns, Geandré Nogueira.

Participaram também da reunião de hoje (terça, 14) da Foco Agreste, por plataforma virtual, o secretário de Desenvolvimento Agrário de Pernambuco, Dilson Peixoto, a deputada estadual Priscila Krause (DEM) e o deputado federal Augusto Coutinho (Solidariedade), além de empresários da região.

A próxima reunião da Frente está marcada para as 14h de quinta-feira, com a participação de médicos de várias cidades do Agreste. Como na primeira reunião, no sábado, será transmitida ao vivo pelo Facebook (perfil focoagreste).

PSD faz sugestões para crise instalada devido ao coronavírus

Na tarde desta terça-feira (14), o Partido Social Democrático (PSD), de Caruaru, enviou um ofício com 15 sugestões para o Poder Executivo Municipal sobre o combate do Coronavírus.

De acordo com presidente municipal da legenda, Raffiê Dellon, o momento é de unir forças para o combate dessa pandemia. “Enviamos através do e-mail institucional da Prefeitura de Caruaru, 15 pontos de sugestões para medidas que podem ser adotadas pelo Poder Executivo no combate ao Coronavírus. O momento é de unir forças no combate desta pandemia que mudou a vida de todos os caruaruenses.”, afirmou.

Confira os 15 pontos presente no ofício enviado a Prefeitura de Caruaru:

– Que a Prefeitura utilize o terreno da área do campo de futebol do Colégio Municipal Álvaro Lins para criar um Hospital de Campanha;

– Que a barreiras sanitárias sejam reforçadas com entrega de álcool gel e máscaras gratuitamente à população;

– Que seja reduzido em 50% os salários de todos os membros do primeiro e segundo escalões do Poder Executivo;

– Que seja criado o Fundo de Amparo ao Feirante e ao Ambulante, com ajuda financeira aos feirantes e ambulantes que não estão obtendo renda;

– Que o Poder Executivo solicite apoio ao Exército em sua base em Caruaru para apoio logístico;

– Que seja estipulado uma data de previsão média para a retomada do comércio (podendo ser alterada de acordo com o andamento do Covid 19);

– Que a Edição do São João 2020 seja adiada para outra data a ser divulgada após a diminuição da crescente do pico;

– Que os recursos que ainda restam ser gastos do Empréstimo do Finisa sejam redirecionados a ações que beneficiem diretamente os atingidos e mais vulneráveis do Covid 19;

– Que seja criado um canal virtual para atendimento de ajuda psicológica a quem procurar com efeitos clínicos em relação ao Covid 19;

– Que seja criado um Comitê Específico e voltado para a assistência aos moradores de rua e as famílias dos alunos da rede pública municipal;

– Distribuição de EPI’s em todas as Unidades de Saúde do Município, além dos profissionais de Saúde, Vigilantes, DESTRA, Limpeza Pública e Profissionais dos Serviços Gerais;

– Descentralização da aplicação da vacina da Gripe.

– Criação do Fundo Municipal de Emergência em prol dos Artistas da Cidade;

– Adiamento do pagamento do IPTU 2020.

– Criação do “Super Refis”, que inclua perdão de débitos em especial taxas dos feirantes, e parcelamentos diferenciados para segmentos de ISS.

Grupo de Fiscalização Integrada Covid-19 segue trabalhando graças a denúncias

As fiscalizações conjuntas entre a Secretaria de Ordem Pública, Autarquia Municipal de Defesa Social, Trânsito e Transportes (DESTRA), Secretarias da Fazenda e de Serviços Públicos, PROCON, Ouvidoria, Vigilância Sanitária e Autarquia de Urbanização e Meio Ambiente de Caruaru, além de entidades parceiras como Polícia Militar, Bombeiro Militar e Disque-Denúncia, já registraram até o momento quase 3000 denúncias, com uma média diária de 112 demandas. Durante o percurso, a equipe de fiscalização realiza outras abordagens, o direcionamento aos bairros é realizado pela análise do mapeamento do nível de isolamento social.

Caso o estabelecimento insista no funcionamento, o Grupo de Fiscalização Integrada Covid-19 vai aplicar as sanções previstas na lei, variando de notificação preventiva, cassação do alvará, fechamento do estabelecimento, podendo chegar até a prisão – prevista pelos órgãos de polícia -, que varia de detenção de um mês a um ano.

A população pode contribuir denunciando casas de shows e bares por meio do disque-denúncia, nos telefones: 3719–4545 (das 7h às 19h, de segunda a sábado), ou pelo WhatsApp 98256 – 4545/ 98170-2525. Outro contato disponível será o da ouvidoria municipal, no número 156 (das 7h às 13h, de segunda a sexta), ou no WhatsApp 98384-5936. A denúncia pode ser feita também pelo 190 da Polícia Militar.

Vacinas serão retomadas nas unidades de saúde de Caruaru

A Secretaria de Saúde de Caruaru retoma, nesta quinta-feira (16), as vacinas de rotina nas unidades básicas de saúde do município.

Seguindo uma determinação do Ministério da Saúde, a vacinação ficou suspensa para adultos e crianças no período da campanha de vacina contra gripe em idosos.

A partir desta quinta-feira, as 74 equipes de saúde da família, nas zonas urbana e rural, voltam a atender o calendário vacinal.

É importante lembrar que duas vacinas têm dias e locais específicos para atendimento: a vacina BCG é aplicada nas terças e sextas, das 7h30 às 12h, no Centro de Saúde Ana Rodrigues; e a vacina contra Febre Amarela é aplicada nas terças e quintas, em todas as unidades básicas de saúde (UBS).

As UBS de Caruaru funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h e de 13h às 16h30.

PRF finaliza campanha “Siga em Frente Caminhoneiro”

A Polícia Rodoviária Federal encerrou, no domingo passado (12), a campanha Siga em Frente Caminhoneiro, nas rodovias federais de Pernambuco. A iniciativa teve início no sábado (28/03) e foi realizada por todas as delegacias do órgão no Estado, com o apoio de Policiais, do grupo Guardiões da Estrada e de voluntários.

O encerramento ocorreu para não prejudicar o comércio local e coincide com o mapeamento de pontos de apoio do sistema SuporteBR, além da publicação do decreto 48.882 do Governo de Pernambuco, que autoriza a reabertura de restaurantes para atender exclusivamente aos caminhoneiros. Essas medidas contribuem para amenizar as dificuldades encontradas pelos motoristas de transporte de cargas no estado.

No domingo, o encerramento ocorreu no posto da PRF de Igarassu, com o apoio de voluntários e dos excedentes do último concurso da PRF. O grupo foi acompanhado pelo Superintendente Regional, Alexandre Rodrigues da Silva, pelo Chefe da Delegacia Metropolitana, Augusto Lisias e por Policiais da UOP Igarassu e da Sede, que distribuíram marmitas e kits de higiene para dezenas de caminhoneiros no local.