Perda do emprego e redução da renda são principais causas da inadimplência no país, apontam CNDL/SPC Brasil

O cenário de dificuldades que ainda assombra a economia do país vem contribuindo para o alto endividamento dos brasileiros. É o que revela pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). E as principais causas da inadimplência entre os que tinham dívidas em atraso há mais de três meses da realização do estudo foram perda do emprego (30%) — que chega a 31% nas classes C, D e E —, redução da renda (29%), empréstimo do nome para terceiros (14%) e falta de controle financeiro (13%).

Considerando aqueles que se endividaram por descontrole ou por conseguirem crédito fácil, 36% disseram que compraram porque se fossem esperar sobrar dinheiro, demorariam para conseguir. Outros 33% quiseram aproveitar as promoções oferecidas pelas lojas, levando-os a contrair gastos extras sem avaliar o orçamento. Já 14% reconhecem não ter negociado bem os preços no momento da compra, enquanto 11% disseram estar tristes e, por essa razão, compraram mais do que o necessário para se sentir melhor.

O levantamento mostra também que muitos chegam até a negligenciar as despesas do dia a dia: 46% sabem pouco ou nada sobre o valor de suas contas básicas, como luz, água, telefone, aluguel, plano de saúde, condomínio e mensalidade escolar. Outros 53% admitem ter pouco conhecimento em relação à própria renda do mês, entre salários, recebimento de aluguéis e demais rendimentos. Já mais da metade (52%) desconhece o número total de parcelas das compras realizadas por meio do crédito.

“Apesar de a conjuntura econômica continuar afetando o bolso da população, tanto pelo desemprego elevado quanto pela diminuição da renda, ainda se vê o mau hábito do brasileiro em não controlar suas finanças. Boa parte da inadimplência é reflexo de uma falta de conscientização em controlar o quantose ganha e se gasta, provocando esse desequilíbrio no orçamento”, avalia o presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro Júnior.

Estado emocional influencia inadimplência: 42% passavam por problemas financeiros e 14% foram levados pela ansiedade

Além da falta de planejamento financeiro, o estado emocional diante de determinadas situações pode influenciar negativamente o orçamento. Ao investigar o que contribui para um desequilíbrio nas contas do ponto de vista emocional, a pesquisa constatou que o fator número um está ligado aos problemas financeiros (42%). Em seguida, 14% dos entrevistados mencionaram a ansiedade e 12% citaram a insatisfação ou problemas no trabalho como responsável por esse tipo de comportamento. Outros 9% contraíram dívidas enquanto passavam por dificuldades no relacionamento familiar. Por outro lado, 24% disseram não estar vivenciando nenhum problema emocional no período em que se endividaram.

Apesar dos transtornos provocados pela inadimplência, poucos são os que se mostraram dispostos a adotar novos hábitos para uma vida financeira saudável. Entre os que se endividaram por descontrole ou compras por impulso, 47% reconhecem não ter feito nada para mudar de atitude. Metade desses alega não considerar o problema tão grande (52%), enquanto 34% argumentam que este hábito faz parte do seu jeito de ser e que nunca irão mudar. Já 11% afirmam que a situação não provoca nenhum tipo de incômodo. Em contrapartida, 53% tentaram mudar sua atitude para evitar gastos desnecessários.

Além disso, questionados sobre como lidaram com a situação, seis em cada dez (66%) revelam que não buscaram qualquer ajuda para resolver suas dificuldades com o controle das contas. Nesse caso, 58% justificaram a decisão dizendo serem capazes de resolver os problemas sozinhos, ao passo que 24% afirmaram não ter dinheiro para contratar ajuda profissional e 18% não sabiam a quem recorrer. Apenas um terço (34%) disse ter tomado algum tipo de providência, dos quais 62% pediram apoio a um amigo ou parente para organizar as contas, 19% procuraram ajuda profissional e 16% algum tipo de auxílio psicológico para ter mais controle sobre as compras e o orçamento. Outros 41% disseram ter tentado ajuda após outras medidas sem sucesso.

45% extrapolam o orçamento e 32% admitem às vezes deixar de pagar alguma conta para comprar algo que desejam

A impulsividade, motivada pelo desejo de adquirir um produto ou serviço sem pensar no impacto nas contas mensais, pode colocar em risco o equilíbrio do orçamento. Nesse aspecto, a pesquisa aponta certa contradição entre os inadimplentes ouvidos. Sete em cada dez (70%) entrevistados garantem que costumam avaliar os custos de serviços ou assinaturas para ver se podem cortá-los e 68% dizem planejar antes de fazer alguma compra.

Entretanto, nos últimos três meses, 33% fizeram compras, mesmo sabendo que seria difícil pagá-las, ao passo que 24% compraram sem pensar se conseguiriam pagar ou não e 17% fizeram aquisições sabendo que não teriam como pagar. Além disso, 45% declararam gastar mais do que o orçamento permite e 44% quase sempre costumam ceder aos desejos e impulsos quando querem muito comprar alguma coisa.

Ainda de acordo com o levantamento, a imprudência de alguns consumidores chega a tal o ponto em que se negligencia o pagamento de compromissos para satisfazer uma vontade: 32% admitem que às vezes deixam de pagar uma conta para comprar algo que se deseja. Além disso, 36% reconhecem que nos dias em que não estão muito bem acabam comprando coisas não planejadas para se sentirem valorizados.

“O consumo como mecanismo de alívio emocional é uma armadilha perigosa por proporcionar apenas uma satisfação temporária. No dia seguinte os problemas continuam os mesmos, com a diferença de que agora há mais um compromisso a pagar, mais uma dívida pressionando o orçamento. Nesses casos, uma alternativa seria ter acompanhamento psicológico para detectar os motivos que levam a pessoa a buscar, nas compras, o conforto e a autoestima que ela tanto procura”, orienta a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti.

Prefeitura de Caruaru começa processo de requalificação da Estação Ferroviária

A Prefeitura de Caruaru, através da Fundação de Cultura e Turismo (FCTC), começou, ontem (2), o processo de requalificação da antiga Estação Ferroviária do município. Neste primeiro momento, as casinhas culturais serão desmontadas, em acordo com os artistas, e os mesmos farão suas ativações culturais temporariamente nos prédios localizados na própria Estação.

“O Iphan [Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional] só aprova a reestruturação do pátio ferroviário se a esplanada estiver totalmente desobstruída. Vamos ter esse período de transição, onde vamos fazer um condomínio artístico nestes prédios da Estação Ferroviária. O projeto que está para ser aprovado contempla vagões que serão utilizados para as ativações culturais e resgata o espaço, fazendo uma referência de como ele funcionava antigamente”, explicou o presidente da FCTC, Rubens Júnior. O complexo cultural fará parte da Via Parque.

Atualmente, cinco espaços são utilizados para atividades culturais na Estação Ferroviária: Casa do Boi; Casa do Cordel; Casa do Pife; Casa da Capoeira e Mamusebá. A partir desta semana, os grupos já estarão acomodados de forma temporária na sede da Estação. A Fundação de Cultura e Turismo se colocou à disposição para dar o suporte necessário para a mudança e esclarecer qualquer dúvida.

Fafica promove palestra gratuita sobre prevenção de suicídio e depressão

No dia 10 de setembro será o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. Em razão disso, desde 2015, algumas associações se mobilizaram para criar o “Setembro Amarelo”, um movimento mundial, para conscientizar a população sobre a realidade do suicídio e mostrar que existe prevenção em mais de 90% dos casos.

Preocupada com essa realidade, a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras – Fafica em parceria com o Centro de Valorização da Vida (CVV) promove na próxima quinta-feira (05) uma palestra para falar sobre quais as formas de identificar alguém com a ideação suicida, além de esclarecer como ajudar e prevenir.

O CVV é quem coordena as atividades em todo o país. O atendimento é feito por voluntários, que estão disponíveis 24 horas por dia. Eles estão a postos para ouvir o desabafo das pessoas e ajudá-las a sair da depressão.

O evento começa às 20h e é aberto ao público.

Pacote vai beneficiar setor têxtil do Agreste

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (SDEC) lançou um pacote de medidas para beneficiar a gestão do setor têxtil de Pernambuco e do Polo de Confecções. As medidas buscam estabelecer com a iniciativa privada e prefeituras contribuições para que o setor tenha uma melhor atuação e desenvolvimento, garantindo ainda um trabalho cada vez mais independente. O Polo de Confecções é o principal segmento econômico do Agreste pernambucano e movimenta mais de R$ 5,6 bilhões por ano em negócios.

O anúncio foi feito pelo secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Bruno Schwambach, em reunião com empresários dos municípios de Caruaru, Toritama e Santa Cruz do Capibaribe, durante a “Missão Desenvolvimento”, um projeto lançado pela SDEC no primeiro semestre deste ano.

Entre as ações, está um Comitê Deliberativo do Fundo de Desenvolvimento da Cadeia Têxtil (Funtec), vinculado à SDEC. O Comitê vai dividir as decisões que dizem respeito à aplicação de recursos voltados ao fomento do polo, sendo composto por 14 representantes dos setores públicos e privados. De acordo com o secretario Bruno Schwambach, o Comitê do Funtec busca garantir uma melhor atuação do setor, dando garantias para o futuro. “É importante para ter continuidade nas ações, o Fundo é uma política pública que concede benefícios fiscais, e para isso as indústrias contribuem para o Fundo, e o conselho deliberativo decide sobre como aplicar eles. A criação coloca o poder de decisão, também, em empresas e prefeituras, na forma de como serão gastos os recursos”, destacou o secretario.

Entre os benefícios do Fundo estão a formação e qualificação técnica e de gestão, promoção da cadeia têxtil e de confecções, instalação de laboratórios, centros de prototipagem e estruturas de formação e qualificação, entre outras ações. O Fundo foi instituído pela Lei Estadual (nº 13.958/2009), e atualmente, a arrecadação de 0,27% do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) antecipado pelas indústrias garante cerca de R$ 700 mil por ano ao setor.

Com a Câmara Setorial, o Polo de Confecções do Estado vai ser beneficiado com uma melhor estrutura do setor para que se sustente independentemente do governo estadual.

A Câmara Setorial Têxtil e de Confecções é a terceira câmara implantada no Estado e conta com uma estrutura oficial do setor, que vai se sustentar independentemente do governo, sendo uma estruturação do setor, gerando autonomia de atuação. A Câmara vai proporcionar reuniões constantes e pleitos registrados. As duas primeiras câmaras criadas foram nos setores de Turismo e na Bacia Leiteira.

Bruno Schwambach aponta que o Polo é importante para Pernambuco, empregando milhares de pessoas e as ações são trabalhadas em conjunto, sendo beneficiado com a Câmara Setorial. “A gente foi comunicar a instalação da Câmara e algumas ações que estamos implementando, trazendo as entidades, associações importantes para deliberar uma boa efetividade e como que o recurso do Funtec vai atuar. O comitê vai definir para ver quais projetos vão atuar com esses recursos do Fundo, de acordo com a necessidade maior da rotina. Cada ano as coisas vão mudando mais rápido, queremos trazer os agentes para junto e monitorar conosco”, afirmou Schwambach.

Com a interiorização do Marco Pernambucano da Moda, será possível um protagonismo regional em sua atuação. O “Marco” foi criado com foco no programa de incubação, ofertando consultorias, capacitação e suporte de inteligência mercadológica, mas devido ao seu crescimento e dos cursos de qualificação, que agora terão ações no interior do Estado.

Folhape

Gestão de relacionamento com o cliente é tema de oficina promovida pela FIEPE no Agreste

O relacionamento com o cliente é fundamental para a manutenção de uma marca. Porém, é comum que os profissionais ainda tenham a mentalidade de que fechar uma venda ou serviço é mais importante do que criar um relacionamento duradouro com o público. Para capacitar as empresas do Agreste a desenvolverem um atendimento diferenciado que vai além da relação comercial e fideliza o consumidor, a Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE) promove, no dia 18 de setembro, em sua Unidade Regional, a oficina Gestão de Relacionamento com o Cliente, das 8h às 17h.

O objetivo da oficina é orientar os participantes a conhecer os mais variados tipos de clientes e como abordá-los, criando ligações e promovendo uma reflexão sobre a importância da boa relação com o cliente externo e interno. Para isso, o conteúdo terá como foco desenvolver nos inscritos a motivação, o trabalho em equipe, a liderança e postura profissional para que estejam aptos a argumentar com segurança sobre os procedimentos da organização, bem como identificar oportunidade de negócios pelo relacionamento com cliente.

O instrutor Wilker Leite Moraes é graduado em Administração com ênfase em Marketing, consultor de empresas, coaching e analista de inteligência de mercado e atuou nas áreas de análise e desenvolvimento de mercados, pesquisas e relações do consumidor e produto. Entre os assuntos que serão abordados pelo administrador estão: princípios básicos para o atendimento e relacionamento com o cliente, modelo humano x modelo comercial, postura e atitude profissional do atendente e marketing pessoal.

As inscrições para participar da oficina estão abertas e podem ser feitas pelo site da Fiepe (www.fiepe.org.br), pelo e-mail regional.agreste@fiepe.org.br ou pelo telefone: (81) 3722.5667. O investimento é de R$ 165 que pode ser dividido em até 3x sem juros nos cartões. A Fiepe dispõe de uma política de descontos: até 20% para indústrias associadas. Para estudantes e idosos, o desconto é de 15% (no caso dos estudantes, é necessária a apresentação de comprovante estudantil).

Vendas de veículos crescem 11% até agosto

25/04/2018. Credito: Leo Lara/Divulgacao. (Fabrica) Polo automotivo Jeep em Goiana.

De acordo com dados de emplacamentos, divulgados pela FENABRAVE – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, nesta segunda-feira, 2 de setembro, as vendas de veículos apresentaram crescimento de 11,27% no acumulado de janeiro a agosto, ante o mesmo intervalo de 2018, somando 2.615.519 unidades emplacadas, considerando automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motocicletas, implementos rodoviários e outros.

Segundo o Presidente da FENABRAVE, Alarico Assumpção Júnior, o resultado segue apoiado nas Vendas Diretas. “No acumulado de janeiro a agosto, as Vendas Diretas representaram fatia de 45,12% dos emplacamentos de Automóveis e Comerciais Leves, contra 41,51% no mesmo período de 2018. O varejo cresceu 2,57% nesse período, enquanto as Vendas Diretas avançaram 17,23%”, comentou o Presidente da entidade.

Porém, o desempenho mensal do mercado total apontou leve queda, segundo os dados da FENABRAVE. As 347.091 unidades vendidas em agosto representaram retração de 0,67% sobre julho, e de 1,5% sobre as vendas de agosto de 2018. “O mercado tem se mantido estável, nos últimos meses. A variação negativa, observada em agosto, está relacionada ao menor número de dias úteis (22 dias em agosto contra 23 dias em julho). Nessa comparação, a média diária registrou crescimento de 3,91%”, explicou Assumpção Júnior, confirmando a tendência de crescimento do mercado.

Assumpção Jr. comentou, ainda, a relação do desempenho do mercado com o atual cenário econômico e político do País. “Enquanto não forem aprovadas as Reformas necessárias, tanto os consumidores quanto os empresários estarão em compasso de espera para fazerem investimentos. Este sentimento não é só com a Distribuição de Veículos. Todos os setores da economia estão vivendo a mesma situação”, complementou o Presidente da entidade.

Desempenho dos segmentos

Os segmentos de Automóveis e Comerciais Leves apresentaram, de janeiro a agosto, alta de 8,71% sobre o mesmo intervalo do ano passado, somando 1.711.797 unidades.

Na mesma comparação, o mercado de caminhões continua em ascensão, apontando avanço de 40,92%, somando 65.446 unidades. As vendas de implementos rodoviários acompanharam esse mesmo ritmo, registrando alta de 51%, com 42,5 mil unidades comercializadas.

A comercialização de motocicletas registrou alta de 13,95% no acumulado de janeiro a agosto, totalizando 708.871 unidades.

Acompanhe, na tabela a seguir, os dados de emplacamentos de veículos NOVOS para cada segmento automotivo.

Perda do emprego e redução da renda são principais causas da inadimplência no país

O cenário de dificuldades que ainda assombra a economia do país vem contribuindo para o alto endividamento dos brasileiros. É o que revela pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). E as principais causas da inadimplência entre os que tinham dívidas em atraso há mais de três meses da realização do estudo foram perda do emprego (30%) — que chega a 31% nas classes C, D e E —, redução da renda (29%), empréstimo do nome para terceiros (14%) e falta de controle financeiro (13%).

Considerando aqueles que se endividaram por descontrole ou por conseguirem crédito fácil, 36% disseram que compraram porque se fossem esperar sobrar dinheiro, demorariam para conseguir. Outros 33% quiseram aproveitar as promoções oferecidas pelas lojas, levando-os a contrair gastos extras sem avaliar o orçamento. Já 14% reconhecem não ter negociado bem os preços no momento da compra, enquanto 11% disseram estar tristes e, por essa razão, compraram mais do que o necessário para se sentir melhor.

O levantamento mostra também que muitos chegam até a negligenciar as despesas do dia a dia: 46% sabem pouco ou nada sobre o valor de suas contas básicas, como luz, água, telefone, aluguel, plano de saúde, condomínio e mensalidade escolar. Outros 53% admitem ter pouco conhecimento em relação à própria renda do mês, entre salários, recebimento de aluguéis e demais rendimentos. Já mais da metade (52%) desconhece o número total de parcelas das compras realizadas por meio do crédito.

“Apesar de a conjuntura econômica continuar afetando o bolso da população, tanto pelo desemprego elevado quanto pela diminuição da renda, ainda se vê o mau hábito do brasileiro em não controlar suas finanças. Boa parte da inadimplência é reflexo de uma falta de conscientização em controlar o quantose ganha e se gasta, provocando esse desequilíbrio no orçamento”, avalia o presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro Júnior.

Espaço Solidário da Catedral realizará ação social com serviços para a população

O Espaço Solidário da Catedral de Nossa Senhora das Dores irá realizar mais uma ação social no dia 04 de setembro, dessa vez com uma ampliação de serviços disponíveis para a população, como parte da programação em honra a padroeira.

Em parceria com a Farmácia Permanente serão ofertados testes de glicemia, aferição de pressão, avaliação com balança de bioimpedância, assistência farmacêutica, tratamentos capilares, além da distribuição de brindes de parceiros da área de saúde e estética. O Hemope estará presente com palestras sobre doação de sangue e medula óssea.

Além disso, quem for ao local poderá receber orientações jurídicas nas áreas de direito civil e previdenciário. Para auxiliar a população, uma parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres levará para a ação orientações sobre a Lei Maria da Penha, prevenção da violência contra a Mulher e prevenção do suicídio, em alusão ao setembro amarelo.

“O Espaço Solidário nasceu com o propósito de fornecer um local digno para os trabalhadores e população em geral se alimentar no horário do almoço, visto que percebíamos que muitos deles se espalhavam pelas calçadas para fazer sua refeição, mas com a adesão, enquanto Igreja, enxergamos que podíamos ir além e ofertar mais serviços para o nosso público, destacou Arlindo Queiroz, coordenador do Conselho Missionário Paroquial (COMIPA). As atividades terão início às 11h e seguirão até às 15h. Lembrando que o espaço para a alimentação será mantido no dia e funcionará normalmente.

Congresso de Tecnologia na Educação apresenta novas formas de ensinar e aprender em Caruaru

Jogos interativos, cultura maker e recursos tecnológicos em um contexto de novas possibilidades de ensino e aprendizado estarão em pauta nos dias 18, 19 e 20 de setembro, no Congresso de Tecnologia na Educação. Em sua primeira edição, o evento, promovido pelo Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE, com apoio do Sebrae/PE, leva para Caruaru o debate sobre “Metodologias disruptivas na educação: formas inovadoras de ensinar e aprender”. Ampla, a programação contará com mais de 30 palestras e oficinas mediadas por profissionais e educadores de destaque no Brasil e na Finlândia, além do Hackathon Educação; do Salão de Tecnologia e Empreendedorismo e do Espaço do Conhecimento. As atividades serão realizadas na unidade do Senac e no Centro de Convenções do Senac em Caruaru, no bairro de Indianópolis.

Considerando a interiorização do ensino superior em Pernambuco, a capital do Agreste foi a cidade escolhida para a primeira edição do congresso. “Caruaru aparece como uma cidade-polo que tem um forte trade educacional e um potencial polarizador capaz de atender ao Agreste e ao Sertão”, comenta Eliézio Silva, diretor de Educação Profissional do Senac Pernambuco. “O congresso chega com o objetivo de fomentar diversas possibilidades para enfrentar os desafios apresentados aos educadores e gestores educacionais do interior do Estado”, complementa.

Como forma de abordar os principais eixos temáticos em relação à discussão das tecnologias na educação, as diretrizes do congresso foram divididas em três eixos: o primeiro deles envolve criatividade, inovação e tecnologias educacionais. O segundo, a formação de professores e práticas pedagógicas. Já o terceiro viés abordará inclusão social, as políticas educacionais e a gestão escolar. “Tudo na sociedade está mudando. Temos novas formas de pensar, de agir, de produzir conhecimento, ensinar e aprender. Diante desse momento em que vivemos, a nossa preocupação, enquanto educadores, é saber acompanhar essas mudanças dentro da sala de aula. A nossa maneira de ensinar tem que acompanhar a evolução humana”, comenta Eliézio.

Levando em conta essa percepção, foi elaborada uma programação com atividades que começam na quarta-feira (18/9), com o credenciamento dos participantes e o início das atividades do Espaço do Conhecimento e do Hackathon Edu. Na quinta-feira (19/9), terão início as palestras e oficinas. A palestra magna, “Fortalecer as habilidades sociais e a inteligência emocional na educação”, que abrirá o evento, será durante a manhã, com o renomado conferencista Eduardo Shinyashiki. Em seguida, a professora e administradora Cláudia Costin abordará as práticas pedagógicas que o Brasil pode aprender com o mundo. Durante a tarde, o pernambucano Jayse Ferreira, eleito um dos 50 melhores educadores do mundo em 2018 pelo Global Teacher Prize, apresentará a palestra “Como obter bons resultados através de práticas pedagógicas inovadoras”. Outros destaques do dia são as oficinas “Espaços virtuais de aprendizagem”, do professor Sérgio Abranches; “Teatro/educação: a sala de aula é o seu palco”, que contará com a mediação da professora e escritora Ingrid Koudela; e “Gameficação e design thinking”, com o pesquisador e professor da UFPE Giordano Ribeiro.

Já na sexta-feira (20), a programação começa com a mesa redonda “A implantação do BNCC na educação – perspectivas e desafios”, que contará com a presença de Mozart Neves Ramos, ex-reitor da UFPE e ex-secretário de Educação de Pernambuco, e Francisco Cordão, ex-presidente do Conselho de Educação de São Paulo e titular da Academia Paulista de Educação. As atividades do dia seguem com a palestra “Sistema educacional da Finlândia”, na qual Jarkko Wickström, educador finlandês, falará sobre o funcionamento da educação do seu país de origem, considerada a melhor do mundo. Outro destaque é a palestra “Sapateiro faz sapato, professor faz gente”, apresentada no TEDxSão Paulo 2017, com a socióloga Lourdes Atíé, que colocará em pauta o papel da educação e a missão dos educadores na sociedade. O encerramento do Congresso de Tecnologia na Educação trará Denilson Shikako, consultor de Inovação, palestrante e CEO da Fábrica de Criatividade-SP, que mediará a palestra “Criatividade na educação”.

Hackathon – laboratório de soluções – Dentro das atividades do Congresso de Tecnologia da Educação, será realizado, em parceria com o Armazém da Criatividade Caruaru, o Hackathon Educação – 44h de inovação. A proposta é realizar uma maratona de imersão com o objetivo de fazer os participantes encontrarem soluções criativas e inovadoras para desafios previamente propostos sobre temáticas reais da educação do Agreste e do Sertão. Participarão da ação 40 pessoas, divididas em oito times de cinco, que contarão com profissionais das áreas de tecnologia, administração, gestão, design, comunicação, estudantes universitários e de nível médio. Os vencedores serão premiados no último dia do evento, no auditório principal do Centro de Convenções do Senac.

Chamada de trabalhos – Estudantes, professores e pesquisadores apresentarão trabalhos no Espaço do Conhecimento do Congresso de Tecnologia da Educação. Serão apresentados pesquisas científicas, relatos de experiência e produção de material sobre o uso da tecnologia na educação. Os trabalhos foram submetidos em três eixos temáticos, sendo eles Educação Básica; Educação Profissional e Educação Superior: Bacharelados e Tecnológicos.

Salão de Tecnologia – Outro destaque do evento é o Salão de Tecnologia e Empreendedorismo. A feira reunirá profissionais e estudantes ligados a startups, empresas e universidades. Nos estandes, serão expostos e comercializados produtos, soluções e serviços de tecnologia pensados para os desafios da educação. A ideia é gerar oportunidades de negócios para jovens empreendedores e compartilhar tecnologia visando o fortalecimento do setor educacional.

O Congresso de Tecnologia na Educação é uma realização do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac Pernambuco, e conta também com o apoio do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC), da Cambrigde University Press, Cesar School, do Porto Digital e Armazém da Criatividade, da Ensinar Tecnologia, da Prefeitura de Caruaru e do Sindicato dos Lojistas do Comércio de Caruaru (Sindiloja).

Confira os horários de operação no Caruaru Shopping durante feriados

O Caruaru Shopping estará funcionando com horário especial nos feriados de 7 de setembro (Independência do Brasil) e 15 de setembro (Dia de Nossa Senhora das Dores, padroeira de Caruaru). O primeiro feriado cai em um sábado e o horário será: Lojas e quiosques, das 10h às 20h; Alimentação e Lazer, das 11h às 21h; Hipermercado, das 9h às 21h; Academia, das 8h às 18h e o Rock & Bowl, das 12h às 21h. O cinema Centerplex estará aberto conforme horário de sessão. Já o dia de Nossa Senhora das Dores, padroeira de Caruaru, cai no domingo.

E o horário de funcionamento será: Lojas e quiosques, das 12h às 21h; Alimentação e Lazer, das 11h às 21h; Hipermercado, das 9h às 21h; Academia, das 9h às 15h, e o Rock & Bowl, das 12h às 21h. O cinema Centerplex será aberto conforme horário de sessão O Caruaru Shopping está localizado no Caruaru Shopping, na Avenida Adjar da Silva Casé, 800, Bairro Indianópolis.