Porto Digital recebe certificação internacional de soft landing

O Porto Digital é um dos primeiros ambientes de inovação e tecnologia do Brasil a receber a certificação da ENRICH como hub de soft landing voltado para empresas europeias. Com o certificado, o parque tecnológico amplia a possibilidade de atração de empresas da União Europeia para entrar no time de companhias com atividades no polo.

A acreditação da ENRICH – Rede Europeia de Centros e Polos de Pesquisa e Inovação – reconhece o Porto Digital como provedor de serviços especializados de soft landing para companhias que queiram entrar ou testar o mercado brasileiro. “Esse selo é uma validação dos nossos parceiros internacionais da excelência dos serviços oferecidos pelo parque não apenas para o Recife, mas para o ambiente de empreendedorismo e inovação brasileiro. Com o selo, teremos ainda mais visibilidade no mercado europeu”, informa a gerente de cooperação do Porto Digital, Joana Sampaio.

Entre as soluções do hub de soft landing estão orientação para as empresas encontrarem os melhores espaços para operarem em Pernambuco; disponibilização de coworking; suporte administrativo e secretarial – de licenças para operar no País a serviços de tradução; checagem de compliance em leis e regulamentos que envolvam atividades relacionadas a pesquisa, desenvolvimento e inovação; e networking com a comunidade científica e local. “Ser reconhecido como um hub de soft landing abre a possibilidade de estreitar e fortalecer as parcerias internacionais enquanto ambiente de pesquisa e inovação que fornece serviços de qualidade para empresas que queiram internacionalizar suas ações no Brasil”, afirma a gerente.

A rede ENRICH é uma iniciativa da União Europeia, executada no Brasil pelo projeto Centro Brasil-Europa para Cooperação em Inovação e Negócios (CEBRABIC), que recebeu financiamento do Programa de Pesquisa e Inovação da União Europeia, Horizonte 2020. A ideia da rede é ser um centro piloto da iniciativa europeia para ampliar a cooperação empresarial e de inovação.

Dos 20 ministros já indicados por Bolsonaro, 16 são novatos na política

Levantamento do jornal O Globo divulgado nesta segunda-feira (3) mostra que 80% dos ministros do alto escalão escolhidos pelo presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) têm pouca experiência na política. Bolsonaro ainda deve indicar pelo menos outros dois ministros, para as pastas de Meio Ambiente e Direitos Humanos, que deve ser chamada de Ministério da Família.

De acordo com a reportagem, dos 20 escolhidos até agora, 16 nunca ocuparam sequer secretarias estaduais ou municipais e 15 nunca chegaram ao Legislativo.

Porém, dois ministros da futura Esplanada já comandaram pastas no atual governo de Michel Temer: Wagner Rosário, que será mantido na Controladoria-Geral da União (CGU), e Osmar Terra, que foi ministro do Desenvolvimento Social e irá assumir o novo Ministério da Cidadania.

Ainda no Executivo, a futura ministra da Agricultura Tereza Cristina já foi secretária estadual no Mato Grosso do Sul por quatro anos, e o nomeado para a Saúde Luiz Henrique Mandetta já foi secretário municipal de saúde em Campo Grande (MS) por cinco anos.

Já no caso do Legislativo, nenhum dos indicados para o alto escalão passou pelo Senado. Cinco deles são hoje deputados federais: Osmar Terra, Luiz Henrique Mandetta, Tereza Cristina, o futuro ministro da Casa Civil Onyx Lorenzoni e o escolhido para o Turismo Marcelo Álvaro Antonio.

A reportagem cita que, segundo aliados do presidente eleito, a escolha por “novatos” na política está alinhada ao discurso de renovação que elegeu o político.

Eis a equipe já anunciada:

Casa Civil – Onyx Lorenzoni
Gabinete de Segurança Institucional – General Augusto Heleno
Secretaria da Presidência – Gustavo Bebianno
Secretaria de Governo – General Santos Cruz
Economia – Paulo Guedes
Saúde – Luiz Henrique Mandetta
Educação – Ricardo Vélez Rodríguez
Justiça e Segurança Pública – Sérgio Moro
Ciência e Tecnologia – Marcos Pontes
Relações Exteriores – Ernesto Araújo
Agricultura – Tereza Cristina
Minas e Energia – Almirante Bento Costa
Infraestrutura – Tarcísio Gomes
Cidadania – Osmar Terra
Turismo – Marcelo Álvaro Antônio
Defesa – General Fernando Azevedo e Silva
Desenvolvimento Regional – Gustavo Canuto
Controladoria-geral da União – Wagner Rosário
Advocacia-geral da União – André Luiz Mendonça
Banco Central – Roberto Campos Neto
Trabalho – Manutenção pendente
Família – Nome pendente
Meio Ambiente – Nome pendente

Fonte: Congresso em Foco

CESAR anuncia novo CEO

Fred Arruda, que foi superintendente do CESAR da criação do instituto até 2005, assume neste mês de dezembro o comando executivo da organização. Além do CESAR, ele acumula experiências em empresas como Pitang, WPD, DELL EMC e Banco Banorte, e também como Conselheiro no Instituto Eldorado, Parque Tecnológico da UFRJ e IDG (Museu do Amanhã e Museu Paço do Frevo). Arruda substitui Sergio Cavalcante, que se desligou no final de outubro para assumir novos desafios.

O Chief Business Officer – CBO Eduardo Peixoto passa a ser o segundo no comando, acumulando este papel com suas atividades à frente do time de negócios. Karla Godoy, Chief Financial Officer – CFO e que ocupava interinamente a cadeira de Superintendente, concentrará todo o back office da instituição, incluindo as atividades administrativas, financeiras e de administração de pessoal.

Empresário supera falência e ensina brasileiros a fazer sucesso nos EUA

As coisas não iam bem para Luis Miranda (luismirandausa.com/o-poder-do-marketing/) no começo dos anos 2010. Após apostar todas as suas fichas em uma franquia de estética, o empreendedor brasiliense viu o negócio morrer antes mesmo de começar, quando as máquinas que encomendou ficaram presas na alfândega. Foi nesse momento que decidiu se mudar para os Estados Unidos e tentar a sorte por lá. Deu certo: hoje Luis fatura R$ 5 milhões com a venda de itens comprados em leilões e virou referência para brasileiros que querem se tornar empresários na América do Norte.

O caminho foi árduo e Luis teve que aprender por conta própria como trilhá-lo. Depois de chegar aos Estados Unidos, em 2013, ele se focou em viabilizar uma maneira de levar a mulher e os filhos para o país – sozinho, sabia que a empreitada teria vida curta. O primeiro passo foi legalizar a situação e ter uma fonte de renda sustentável. Em seis meses em solo norte-americano, o empresário descobriu um nicho ainda pouco explorado: o de leilões com sobras de estoque e produtos com pequenos defeitos vendidos abaixo do preço de mercado. “É um negócio de rápida movimentação, você compra e revende rápido e com até 20% de lucro”, diz.

A aposta no setor possibilitou a ida da família, em 2014, com quem compartilha cada passo da qualidade de vida conquistada devido à estabilidade financeira. O sucesso despertou o interesse dos amigos e conhecidos, que também miravam em empreender no exterior. Por conta disso, Luis gravou um vídeo contando sua experiência e com dicas para aqueles que quisessem seguir o mesmo caminho. A ideia era despretensiosa, mas teve um retorno tão positivo que ele decidiu investir no projeto de oferecer direcionamentos a partir de sua história num manual de como ganhar dinheiro nos Estados Unidos.

“Aos poucos, eu vi que havia muita curiosidade e interesse de pessoas que também queriam começar uma vida nova e ter um negócio próprio aqui fora, por isso criei cursos que as orientam em como fazer isso a partir da minha vivência”, explica o empreendedor, que hoje tem mais de 50 milhões de views no YouTube e quase três milhões de seguidores no Facebook.

Os primeiros cursos surgiram em 2016, voltados a explicar os meandros necessários para conseguir um visto de moradia e trabalho. Aos poucos, foram lançadas opções complementares, com dicas sobre como empreender em áreas como de revenda de itens comprados em leilões, montar pequenas empresas de faxina ou oferecer carros para aluguel. “Claro que não é um mapa da mina. São orientações, que se seguidas com esforço, colocam você no caminho certo para o sucesso”, afirma.

Início no escuro

O motor empreendedor de Luis Miranda foi acionado por orgulho e paixão a Giselle Miranda, com quem veio a se casar. “Não tinha incentivo da família, essa coisa de sonho. Eu queria provar que não era vagabundo e impressionar essa formosa moça, que hoje é minha companheira”, brinca. Autodidata na área de informática e só com o ensino médio completo, ele já trabalhava consertando computadores quando decidiu montar uma loja de peças em 2009.

Com o sucesso do estabelecimento, Luis decidiu alçar voos mais altos. Impressionado com uma máquina utilizada em procedimentos estéticos que não estava disponível no Brasil, decidiu importá-la e oferecê-la para parceiros comerciais no modelo de franquia, em 2011. Os interessados apareceram, o dinheiro entrou, a máquina veio. E parou no porto. Ficou presa na alfândega. “Eu era inexperiente, não entendia nada de direito aduaneiro. Foi meu primeiro fracasso”, admite. O caso lhe rendeu processos entre os investidores. Depois de quitar todas as dívidas, ele afirma que o revés ficou no passado.

A trajetória nos Estados Unidos mostrou o potencial dele, que, para o futuro, tem expectativa de ampliar os negócios e diversificar os cursos que oferece para brasileiros. “As oportunidades existem. Elas são difíceis, é natural errar pelo caminho, e eu aproveito a minha experiência de quem acertou e errou para dar uma mãozinha a quem também tem esse sonho”, diz Luis, que já vendeu cerca de sete mil cursos até hoje. Cada um deles custa em torno de R$ 1.000.

Com o objetivo de empregar o que aprendeu nos Estados Unidos para melhorar a máquina pública brasileira, Luis Miranda foi eleito deputado federal no Distrito Federal pelo DEM.

Sobre Luis Miranda
Empreendedor brasileiro. Atua na revenda de produtos comprados em leilão e cria cursos voltados para brasileiros que desejam morar e empreender nos Estados Unidos, onde conta como superou a falência e dá dicas para conquistar o sucesso. luismirandausa.com/o-poder-do-marketing.

Em parceria, Ministério e Correios começam a emitir a carteira de trabalho

As agências dos Correios em São Bernardo do Campo começaram a emitir carteiras de trabalho nesta sexta-feira(30). Nas agências de Presidente Prudente, o início da emissão ocorrerá na segunda-feira (3). A emissão das certeiras não tem custos para o trabalhador. A previsão é de que sejam emitidas mais de 530 carteiras de trabalho por mês nas unidades, até 19 de dezembro. Após a conclusão do projeto-piloto será avaliada a possibilidade de expansão do serviço para todo o Brasil.

A realização do projeto-piloto nas duas cidades foi decidida em comum acordo entre o Ministério do Trabalho e os Correios, dadas as necessidades de apoio técnico e estrutural para comportar a prestação do serviço. O acordo, celebrado pela Superintendência Regional do Trabalho de São Paulo (SRT-SP), tem o objetivo de descentralizar a emissão de carteiras de trabalho e levar o serviço para mais perto da população.

Segundo o superintendente regional do Trabalho em São Paulo, Marco Antonio Melchior, o importante agora é fazer uma boa divulgação, para que os trabalhadores saibam que os Correios estão prestando esse serviço. “Os Correios estão em mais de 7 mil cidades do Brasil. Onde não existe uma unidade de atendimento do Ministério do Trabalho, os Correios chegam. Isso vai facilitar a vida do trabalhador”, destacou.

O superintendente estadual dos Correios de São Paulo, Marcos Venício Barbosa, destaca que essa é a primeira experiência de oferecimento de acesso à carteira de trabalho a cada um dos brasileiros de maneira prática e fácil. “Os Correios têm como responsabilidade entregar à sociedade serviços de qualidade. Essa é a nossa vocação: trazer o cidadão para dentro das nossas agências e, através do nosso atendimento, ampliar e fortalecer a cidadania”, disse.

Documentação – Para solicitar a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) nos Correios, o trabalhador deverá comparecer pessoalmente a uma das agências da instituição nesses dois municípios, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, levando os seguintes documentos:

– Documento oficial de identificação com nome do interessado, data, estado e município de nascimento; filiação; nome e número do documento com órgão emissor e data da emissão (Carteira de Identificação/RG, Carteira de Reservista, Certidão de Nascimento);
– Cadastro de Pessoa Física (CPF);
– Comprovante de residência com CEP (boleto, conta de luz, água, gás, internet, tv a cabo);
– Certidão de nascimento ou casamento para comprovação do estado civil;
– Foto 3×4, com fundo branco, colorida e recente.
Serão realizados também os seguintes serviços na Agência dos Correios:
– 2ª via de CTPS (perda, roubo, furto);
– 2ª via de CTPS (via de continuação, para carteiras com um dos campos de registro totalmente preenchidos).

FCTCaruaru promoveu palestras sobre Museu da Fábrica Caroá para alunos da rede municipal

A Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru realizou, na última semana, uma série de palestras sobre o Museu da Fábrica de Caroá, que este ano completa 30 anos de inauguração. Em parceria com a Secretaria de Educação, a iniciativa visou estimular os alunos e gestores da rede municipal de ensino a visitarem o museu.

“Debatemos em sala de aula com os alunos e no segundo momentos trouxemos os alunos para o museu. Além de conhecer a história do museu, eles conhecem também a Fábrica Caroá. Essa memória tem que ficar viva na mente dos alunos, repassando aos amigos e familiares”, afirmou o historiador e professor George Pereira.

“Gostei muito de conhecer o passado da cidade, não sabia que existia esse museu. Foi muito positiva essa nossa aula na sala e nesse ambiente, conhecendo como era economia na nossa cidade”, disse a aluna do 8º ano, Vitória Letícia.

Museu da Fábrica de Caroá

O espaço retrata um dos momentos históricos e econômicos mais ricos de Caruaru. A Fábrica de Caroá trouxe para a cidade o desenvolvimento industrial a partir do beneficiamento do algodão e da fibra do Caroá para fabricação de sacos de estopa, barbantes, tecidos, fios para velas e outros derivados.

Além da geração de emprego e renda, a fábrica inovou trazendo energia elétrica para a cidade, através de uma produção autossustentável que gerava excedente para os habitantes locais. Funcionou entre os anos de 1935 e 1978 e, hoje, seu museu resguarda detalhes da história em textos, fotografias, mobiliário e maquinário, além de peças únicas com bom estado de conservação.

Foto: Janaína Pepeu

Ilumina Caruaru beneficia população local

O Ilumina Caruaru tem trazido mais qualidade de vida para os caruaruenses. A emoção toma conta dos moradores que agora podem ver suas ruas iluminadas e mais seguras. Veja como está o Loteamento Moura Brasil, onde a população vivia na escuridão #IluminaCaruaru #PrefeituraQueFaz

Dezembro é sinônimo de festa no Shopping Difusora

Para quem estava esperando a programação natalina do Shopping Difusora, eis que chegou a hora de juntar a família e aproveitar o espírito natalino. Durante todo o mês, o Shopping vai oferecer uma programação variada, com atrações musicais, corais e muito mais. Quanto ao Papai Noel, ele vai atender o público diariamente, posando para fotos e escutando os pedidos das crianças. Confira a programação completa!

A festa já começou no sábado (1º de dezembro). Por lá se apresentaram Joanatan Richard Trio e Paulo Holanda. Eles prepararam um repertório especial para fazer todos entrarem no clima do Natal. As apresentações aconteceram nas Praças de Alimentação do segundo e terceiro piso. Os mesmos dois artistas também se revezarão no palco nos dias 02 e 08 de dezembro.

Já no dia 09, às 15h, na Arena Subsolo, grupos religiosos comandarão a programação. São eles: ADNAC – Débora Roseane, Grupo do Amor de Cristo e Crescendo na Fé. A programação segue no dia 14, com uma cantata natalina especial preparada pelos alunos do English Way. O momento acontece no terceiro piso do Shopping Difusora, às 18h30. Vale lembrar que todas as apresentações são gratuitas.

Nos dias 15, 16, 22, 23 e 25, os músicos Joanatan Richard Trio e Paulo Holanda voltam a comandar a festa no Shopping Difusora. Quanto aos horários, será sempre às 13h, nas Praças de Alimentação do segundo e terceiro piso. “Esses serão momentos de confraternização e diversão entre as famílias. Você não vai querer ficar de fora, certo?”, convida o gerente de Marketing do Shopping Difusora, Welter Duarte.

Papai Noel

Este ano o Shopping Difusora resolveu evidenciar a magia que o Natal traz para o coração das pessoas na forma de luz, com o “Natal Iluminado”. Além de se encantar com a decoração, o público também pode contar com o Papai Noel. O Bom Velhinho estará recebendo o público no primeiro piso do mall, próximo a entrada principal, das 15h às 19h em todos os dias do mês de dezembro.

Horário especial

Para que o público tenha mais comodidade para programar as compras, no mês de dezembro, o Shopping Difusora funciona em horário especial. Dessa forma, lojas e quiosques, incluindo também as Praças de Alimentação, vão funcionar com horário estendido. Para não perder nenhum detalhe, confira todos os horário e programe as suas compras ou diversão em família.

Entre os dias 1º e 15 de dezembro, o Shopping abre as portas das 9h às 22h. Já nos domingos que estão entre o período (02 e 09), as lojas e quiosques abrem das 11h às 21h. Para o período de 16 a 23 de dezembro, todas as operações funcionam das 9h às 23h. No dia 24, véspera de Natal, o funcionamento fica das 9h às 19h. Esse também será o mesmo horário vigente para o dia 31 de dezembro, véspera do réveillon.

No dia 25, data que se comemora o Natal, as lojas e quiosques estarão fechadas. Porém, as Praças de Alimentação, o Mercado do Shopping e os equipamentos de entretenimento (Play Toy e Cinema), funcionarão das 11h às 21h. Entre os dias 26 e 30 de dezembro, o Shopping Difusora funciona em horário normal, das 10h às 22h e no domingo, das 11h às 21h.

Ouvidoria Geral da Prefeitura de Caruaru é case de sucesso em evento estadual

Aconteceu na última semana, na capital pernambucana, a 2º Semana de Ouvidoria de Pernambuco. Caruaru foi destaque como um case de sucesso, junto com as cidades de São Paulo e João Pessoa.

A secretária executiva da Controladoria Geral de Caruaru, Andréa Ribeiro, destacou as práticas de divulgação da ouvidoria do município. O evento foi promovido pelo Governo do Estado em parceria com a AMUPE.

Gestores de beleza recebem workshop sobre liderança em Caruaru

Terminam na próxima quarta as inscrições para o “Beauty Business. Workshop de liderança para gestores de beleza”, um treinamento sobre liderança voltado especificamente para os negócios da beleza. Ele será realizado no dia 10 de dezembro no WA Hotel, em Caruaru, das 9h às 17h. O treinamento é uma realização do Sebrae, em parceria com a Acic e Senac. A inscrição pode ser feita no link https://loja.pe.sebrae.com.br/loja/evento/10104589

Duas consultoras empresariais e coachs vão conduzir o treinamento, Vilani Batista e Ana Carla Oliveira. Serão seis horas, divididas em dois momentos de três horas cada um. A proposta é que os participantes possam aprender como manter um estado de bem-estar diante das adversidades do dia a dia.

Para o analista do Sebrae, Laudemiro Ferreira, o setor de beleza é um tipo de serviço que requer preocupação constante com a qualidade dos serviços, do atendimento e dos produtos utilizados, mesmo o mercado sinalizando um movimento positivo. Segundo dados do Panorama do Setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, pesquisa realizada pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), em 2017 o setor teve crescimento de 2,8 % . Foi maior que a indústria em geral que teve aumento de 0,2%. Ainda de acordo com o levantamento, o Brasil está em quarto lugar no consumo mundial de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos

Serviço

Beauty Business. Workshop de liderança para gestores de beleza

WA Hotel, em Caruaru

dia 10 de dezembro, das 9h às 17h

Investimento de R$ 40,00

Incrição no portal do Sebrae: https://loja.pe.sebrae.com.br/loja/evento/10104589