Faturamento da Capitalização atinge R$2,2 bilhões na Região Nordeste

Segundo dados da Federação Nacional de Capitalização (FenaCap), entre os meses de janeiro a dezembro de 2018, a Região Nordeste registrou crescimento de 1,99% em prêmios entregues, distribuindo R$84,1 milhões. Ainda de acordo com os dados divulgados, os estados Rio Grande do Norte, Bahia, Maranhão, Piauí, Ceará, Sergipe, Alagoas, Pernambuco e Paraíba, totalizaram R$2,2 bilhões na receita de títulos de capitalização. Quanto aos resgates finais e antecipados, houve, no período, recuo de 0,72%, seguindo tendência nacional (3,3% de queda), o que revela um consumidor mais cauteloso diante das incertezas ainda presentes na economia.

O setor de Títulos de Capitalização – produtos que oferecem soluções de negócios com sorteios – cresceu 1,2% em 2018, acumulando uma receita global de R$ 21 bilhões. Os dados, divulgados pela Federação Nacional de Capitalização (FenaCap), revelam, ainda, um aumento de 0,9% nas reservas técnicas, montante correspondente a recursos de títulos de capitalização ativos, resgatados ao final da vigência ou de forma antecipada, que somaram R$ 29,4 bilhões.

“O mercado reagiu, trazendo mais otimismo, em particular pela aprovação do novo marco regulatório do setor”, diz Marcos Coltri, presidente da FenaCap. Segundo Coltri, o normativo traz mais segurança jurídica e, consequentemente, melhora o ambiente de negócios. Ele destaca, ainda, que as modalidades de capitalização estão cada vez mais presentes na vida das pessoas, seja como solução para a conquista da disciplina financeira, para garantia de contratos, para o exercício da filantropia ou para alavancagem de outros segmentos econômicos, acrescentando que a expect ativa para 2019 é de um novo ciclo de lançamento de produtos.

Ao longo de 2018, as empresas de Capitalização distribuíram R$ 1 bilhão em sorteios, o equivalente ao pagamento de R$ 4,3 milhões em prêmios por dia útil do período. Já o montante relativo aos resgates recuou 3,3%, em comparação ao ano anterior. O setor restituiu R$ 17 bilhões a clientes que levaram seus planos de capitalização até o fim do prazo de vigência, ou para aqueles que optaram por antecipar o resgate de suas economias. “Registramos uma tendência à redução dos resgates antecipados logo no início do ano, movimento que se acentuou ao longo do período, possivelmente como reflexo da melhoria das expectativas em relação à economia”, avalia o presidente da FenaCap.

Se Congresso não derrubar a reforma da Previdência, Judiciário o fará, diz Humberto

Indignado com as medidas previstas contra os brasileiros mais pobres na reforma da Previdência encaminhada pelo governo Bolsonaro (PSL) ao Congresso Nacional, o líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), declarou, nesta quarta-feira (27), que os parlamentares irão derrubar o projeto. Segundo ele, caso isso isso não ocorra, o Judiciário é que será o responsável por barrar a iniciativa.

“Quem vai ter coragem de votar aqui contra os idosos em extrema pobreza? Quem vai votar contra os trabalhadores do campo? Contra os professores? Contra os policiais de menores salários? Contra os servidores públicos de salários reduzidos, contra os trabalhadores em geral, a quem essa fatura miserável do ajuste está sendo imposta?”, disparou.

Para Humberto, a proposta agride a dignidade humana e lega ao futuro do Brasil uma legião de miseráveis que, sem qualquer condição de sobreviver, estará condenada à morte, com a finalidade de que se possa ter uma Previdência Social pretensamente saneada.
“O ajuste é todo feito nas costas dos mais pobres, em prejuízo dos mais pobres, para aumentar as mazelas dos mais pobres. É uma reforma caracterizada pelo caráter nitidamente excludente”, resumiu.

Segundo ele, é uma barbaridade propor que o trabalhador só receba a aposentadoria no valor integral depois de 40 anos de contribuição, principalmente num país onde campeia a informalidade pela falta de emprego. “Será praticamente impossível alguém cumprir esses requisitos. A consequência será o aumento do fosso social, jogando no abismo da miséria milhões de seres humanos, em sua maioria idosos e crianças”, lamentou.

O senador lembrou que a mesma crueldade foi aplicada ao trabalhador rural, que sente o peso de uma enxada de sol a sol, em condições muitas vezes inóspitas. Bolsonaro aumenta para 20 anos o tempo de contribuição e quer equiparar a idade mínima entre homens e mulheres. “É de uma atrocidade inaceitável, típica de quem não conhece a dureza do trabalho no campo ou de quem dele se locupleta”, observou.

O parlamentar reiterou que irá lutar para que os professores também não percam o especial do magistério nem tenham a idade aumentada para 60 anos, sem respeito às questões de gênero. Ele ainda criticou a proposta que impõe aos aposentados que voltaram ao mercado de trabalho para complementar a renda a perda do direito à multa rescisória de 40% sobre o saldo do FGTS.

“É uma reforma de perdas, perdas e somente perdas para o trabalhador. Não se fala em rever a política de desonerações que, somente este ano, deve tragar mais de R$ 300 bilhões. Não se fala no efetivo combate à sonegação, que deixa escoar pelos ralos da impunidade mais de meio trilhão de reais”, ressaltou.

O líder do PT fez questão de registrar que o governo Lula fez ajustes na Previdência Social, mas sem, jamais, retirar direitos dos trabalhadores e, sim, combatendo fraudes e corrigindo distorções que mais faziam todos perderem do que ganharem.

Agora, de acordo com ele, vem esse governo tacanho e entreguista dizer que o INSS é deficitário e gastar milhões do dinheiro do brasileiro para tentar convencer o próprio brasileiro de que trabalhar mais, contribuir mais e, no fim da vida, ganhar menos é um excelente negócio.

“Essa é a nova política de Bolsonaro. É o ouro de tolo com que ele enganou milhões e, agora, em flagrante prática de estelionato, tenta aprovar um projeto que jogará o povo brasileiro na miséria e no desalento. Vamos oferecer toda nossa oposição a essa proposta. Há alternativas para o Brasil crescer”, afirmou.

Documentário sobre Toritama é destaque no Jornal The New York Times

O documentário ‘Vivemos para o trabalho ou para o trabalho pela vida?’ gravado na cidade de Toritama, no Agreste de Pernambuco, pelo diretor Marcelo Gomes é destaque no Jornal The New York Times, dos Estados Unidos (EUA), através da Reuters.

O filme destaca Toritama como a Capital do Jeans do Brasil, com aproximadamente 40 mil habitantes. Em seu documentário Gomes traz um olhar antropológico sobre o modo como o povo da cidade trabalha, perguntando se trabalham por dinheiro ou pelo prazer dele.

“Quando cheguei lá, eu disse ‘Oh meu Deus! Isso parece à Inglaterra durante a Revolução Industrial! ‘”, Disse Gomes a Agência Internacional de Notícias Reuters, uma das mais importantes do mundo.

Ainda no relato do diretor, os habitantes da cidade são implacavelmente alegres no filme enquanto colocam zíperes ou enfileiram centenas de bolsos por dia.

“Eles tinham suas próprias fábricas: eles eram os proprietários e os trabalhadores”, disse Gomes. “Então eu acho que este é o novo estilo de liberalismo: você pode fazer mais e você pode consumir mais.”

No filme, as costureiras recitam alegremente a quantia exata em que ganham para cada componente que fazem.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Toritama
Com informações do The New York Times e Reuters

Artesãos participam de Feira de Artesanato de Bezerros

Quem brincar o carnaval em Bezerros vai ter a possibilidade de comprar uma lembrancinha sem ter que se deslocar muito. Uma feira de artesanato com 33 estandes estará funcionando durante os dias de carnaval ao lado da Igreja Matriz de São José, espaço conhecido por Corredor da Folia. Dois estandes serão destinados para informações aos turistas e 31, terão artigos produzidos por artesãos cadastrados na Associação de Artesãos de Bezerros. Para participar da feira, os artesãos receberam, do Sebrae, subsídio de 70% do valor dos estandes e um treinamento para a montagem do espaço.

O carnaval é um dos períodos considerados de bom movimento para o setor de artesanato. De acordo com Pedro Soares, presidente da Associação dos Artesãos de Bezerros, “é preciso aproveitar o turista que está na cidade” e o domingo, dia do desfile dos papangus, “é o dia de melhor movimento”, revelou. Para receber bem o turista que está na cidade para se divertir, os expositores tiveram um treinamento para deixar o estande bem convidativo e, assim, conquistar os visitantes e garantir as vendas.

Para a analista do Sebrae Amanda Ferreira, é importante aproveitar as oportunidades de negócio, mas com planejamento. Assim tem sido com os artesãos que participam do evento durante do carnaval. “Com o objetivo de promover o artesanato de Bezerros, a Feira de artesanato durante o Carnaval se consolidou nos últimos anos, como uma fonte de renda para os participantes. A parceria da Prefeitura Municipal, Sebrae e a Associação dos Artesãos viabiliza a realização do evento e favorece às vendas do artesanato regional.”

A feira vai funcionar de sábado (02.03) até a terça de carnaval (05.03) com vários artigos ideais para levar de lembrancinha para quem não brincou o carnaval dos papangus. A peça marcante das festas de Momo de Bezerros, a máscara, estará à venda não só como adereço de carnaval, mas também como ímãs de geladeira e como artigos de decoração.

Colégio GGE mistura cultura regional e entretenimento nas comemorações de carnaval

O carnaval é uma manifestação muito forte em nossa cultura, sobretudo na nossa região. Sendo assim, o Colégio GGE estimula esta vivência, indo além da comemoração.

Com o objetivo de que os alunos possam entender toda a origem por trás das festividades, eles estimulam a criatividade na confecção de estandartes e adereços, exploram a expressão corporal através da dança e a percepção auditiva através do ritmo.

Para os objetivos serem alcançados, o GGE preparou uma série de atividades durante a semana pré-carnavalesca, incentivando seus alunos, de uma forma inovadora e descontraída, a interagir e ao mesmo tempo aprender, através de uma abordagem interdisciplinar.

Até o dia da festa, os alunos terão caixas de som com músicas de frevo e axé, na entrada, saída e intervalos; os colaboradores estão trabalhando com adereços; professores de dança ministram oficinas durante os intervalos; e o que vem chamando a atenção do Fundamental 2 é a brincadeira espirada na série La Casa de Papel, ‘O Mascarado Misterioso’.

A brincadeira vem conquistando a todos do colégio GGE e funciona da seguinte maneira: um professor ou um colaborador, fantasiado com o macacão utilizado pelos personagens da série, vem percorrendo as unidades afim de estimular os alunos a descobrirem a identidade do mascarado. O aluno que achar ter descoberto, procura a coordenação e deixa seu palpite.

No dia da festa de cada unidade a identidade do mascarado será revelada e o aluno que tiver acertado receberá um AFA positivo (Avaliação Formativa do Aluno), que serve como incentivo a participação ativa nos eventos da instituição.

Serviço:

Carnaval do GGE

Infantil e Fundamental 1

Data: 28/03

Horário: 07h30 (manhã)

15h00 (tarde)

Fundamental 2 e Médio

Data: 01/03

Horário: 09h40

Local: Nas unidades do Colégio GGE

Professores passarão por formação em Caruaru

A Secretaria de Educação promoverá, nesta quinta-feira (28), uma formação para professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O encontro acontecerá das 18h30 às 22h, na Escola Municipal Professor Machadinho.

O objetivo é contribuir para o aprimoramento do trabalho docente, fortalecendo vínculos entre os professores e os saberes pedagógicos, como também favorecer o aproveitamento de novos ambientes de aprendizagem e compreender e desenvolver a proposta de Qualificação Profissional, que se dará através da disciplina eletiva contida na Matriz Curricular na Educação de Jovens e Adultos no município de Caruaru.

Artistas interessados em compor programação do São João devem se inscrever até sexta

Encerram nesta sexta-feira (1º) as inscrições para os artistas interessados em compor a programação do São João 2019 de Caruaru, mediante o edital de chamamento público a nível nacional. As inscrições podem ser feitas de forma presencial, na Fundação de Cultura e Turismo do município, ou através do e-mail saojoaocaruaru2019@gmail.com.

A habilitação das propostas inscritas será feita a partir da análise da documentação necessária por equipes técnicas da Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru (FCTC). Em seguida, terá a fase de análise artística.

Uma comissão de seleção de propostas do São João ficará responsável por pontuar e selecionar as propostas, respeitando a nota de corte e o critério da maior para a menor nota. Esta comissão será composta por quatro representantes indicados pelo poder público municipal e quatro representantes indicados pelo Conselho Municipal de Política Cultural de Caruaru.

A Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru designará os polos que os artistas irão se apresentar. A FCTC fica localizada na Praça Coronel José de Vasconcelos, número 100, Centro. Os telefones para contato são: (81) 3721-1257 / 3721-4051. O edital pode ser acessado neste link: https://caruaru.pe.gov.br/sao-joao-2019/

Venda de cigarros abaixo de R$ 5,00 pode resultar em até 5 anos de prisão

Com o objetivo de combater o avanço do mercado ilegal e do contrabando, de cigarros, a Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) e o Fórum Nacional Contra a Pirataria e a Ilegalidade (FNCP) se uniram na criação de uma campanha de conscientização voltada para donos de bares, restaurantes e mercados.

Em 2018, a venda de cigarros ilegais no País cresceu e bateu um novo recorde, sendo que 54% de todos os cigarros vendidos são contrabandeados de acordo com dados do Ibope. Um dos principais motivos para o aumento de vendas é o valor praticado abaixo do mínimo estabelecido por Lei de R$ 5,00. Quem for flagrado vendendo cigarros abaixo desse valor pode sofrer consequências graves como a prisão do responsável pelo estabelecimento por até cinco anos.

A campanha tem início na semana do Carnaval, período aquecido para o comércio, e se estende até o final de março. A primeira onda acontece nas redes sociais e portais de ambas as entidades, seguida do envio de folders informativos para cerca de 96 mil donos de bares, restaurantes e mercados em 16 estados: RJ, SP, ES, PR, RS, SC, BA, MG, AL, CE, MA, PE, PI, RN, SE, PB.

“É muito importante que os donos de bares e restaurantes façam a sua parte nessa luta contra o mercado ilegal de cigarros”, diz Alexandre Sampaio, presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA). “A venda desses produtos abaixo do preço mínimo é crime e também financia as organizações criminosas e a violência”, complementa.

A campanha destaca as punições que os donos dos estabelecimentos que comercializam cigarros de forma irregular podem enfrentar: até cinco anos de prisão, a proibição de venda desses produtos e a perda do Simples Nacional. A campanha também faz um alerta sobre as marcas de cigarro contrabandeadas do Paraguai, entre elas Eight, Gift, Classic, Bill, Mix e San Marino.

Para Edson Vismona, presidente do FNCP, a campanha também traz uma mensagem sobre os impactos que o mercado ilegal pode ter na segurança pública: “O cigarro ilegal dá lucro para o crime organizado, que gera violência e pode atingir os próprios comerciantes. O contrabando é dominado por quadrilhas de criminosos, e o cigarro é uma de suas maiores fontes de financiamento”.

Dados Pernambuco

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Ibope em 2018, cerca de 55% dos cigarros vendidos em Pernambuco são ilegais, o que equivale cerca de R$ 141 milhões que os cofres públicos deixaram de arrecadar em ICMS, atingindo níveis alarmantes de evasão de impostos. Em Pernambuco, cerca mil varejos do estado serão impactados pela campanha.

O mercado ilegal do cigarro chegou a atingir 1,9 bilhões de unidades em Pernambuco, movimentando aproximadamente R$ 331 milhões. Ainda de acordo com a pesquisa, 71% do aumento do mercado ilegal destes produtos, entre 2014 e 2017 se concentra nos seguintes municípios: Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Cabo de Santo Agostinho, Caruaru, Paulista, Camaragibe, São Lourenço da Mata, Vitória de Santo Antão e Ipojuca.

Faturamento da Capitalização atinge R$2,2 bilhões na Região Nordeste

Segundo dados da Federação Nacional de Capitalização (FenaCap), entre os meses de janeiro a dezembro de 2018, a Região Nordeste registrou crescimento de 1,99% em prêmios entregues, distribuindo R$84,1 milhões. Ainda de acordo com os dados divulgados, os estados Rio Grande do Norte, Bahia, Maranhão, Piauí, Ceará, Sergipe, Alagoas, Pernambuco e Paraíba, totalizaram R$2,2 bilhões na receita de títulos de capitalização. Quanto aos resgates finais e antecipados, houve, no período, recuo de 0,72%, seguindo tendência nacional (3,3% de queda), o que revela um consumidor mais cauteloso diante das incertezas ainda presentes na economia.

O setor de Títulos de Capitalização – produtos que oferecem soluções de negócios com sorteios – cresceu 1,2% em 2018, acumulando uma receita global de R$ 21 bilhões. Os dados, divulgados pela Federação Nacional de Capitalização (FenaCap), revelam, ainda, um aumento de 0,9% nas reservas técnicas, montante correspondente a recursos de títulos de capitalização ativos, resgatados ao final da vigência ou de forma antecipada, que somaram R$ 29,4 bilhões.

“O mercado reagiu, trazendo mais otimismo, em particular pela aprovação do novo marco regulatório do setor”, diz Marcos Coltri, presidente da FenaCap. Segundo Coltri, o normativo traz mais segurança jurídica e, consequentemente, melhora o ambiente de negócios. Ele destaca, ainda, que as modalidades de capitalização estão cada vez mais presentes na vida das pessoas, seja como solução para a conquista da disciplina financeira, para garantia de contratos, para o exercício da filantropia ou para alavancagem de outros segmentos econômicos, acrescentando que a expect ativa para 2019 é de um novo ciclo de lançamento de produtos.

Ao longo de 2018, as empresas de Capitalização distribuíram R$ 1 bilhão em sorteios, o equivalente ao pagamento de R$ 4,3 milhões em prêmios por dia útil do período. Já o montante relativo aos resgates recuou 3,3%, em comparação ao ano anterior. O setor restituiu R$ 17 bilhões a clientes que levaram seus planos de capitalização até o fim do prazo de vigência, ou para aqueles que optaram por antecipar o resgate de suas economias. “Registramos uma tendência à redução dos resgates antecipados logo no início do ano, movimento que se acentuou ao longo do período, possivelmente como reflexo da melhoria das expectativas em relação à economia”, avalia o presidente da FenaCap.

Com a edição do novo marco regulatório da Capitalização, em maio, duas modalidades de produtos foram criadas: Filantropia Premiável e Instrumento de Garantia. Na prática, esses produtos já existiam dentro de outras modalidades, mas agora passam a ter regras próprias, trazendo mais transparência às relações de consumo e novas oportunidades de mercado. “Há uma expectativa muito grande do setor no segmento da filantropia, por exemplo. Muitas das instituições que atuam nessa área, e já são parceiras de empresas de capitalização, acreditam que o potencial para os títulos de Filantropia Premiável é enorme, em vista da forma como a governança dessas operações de transferência de recursos – por meio da cessão de direito de resgate por parte clientes da capitalização – está estruturada e regulamentada, o que confere mais transparência a todo o processo”, avalia Marcos Coltri.

Segundo ele, As possibilidades que se abrem com a regulamentação da modalidade Instrumento de Garantia , com extensão de seus benefícios para qualquer tipo de relação contratual, também deixaram o mercado bastante otimista. “ Temos convicção de que, com as novas regras, que começam a valer a partir do próximo mês de abril, o mercado terá uma ambiente mais favorável para desenvolver novas soluções de negócios com sorteios, a fim de atender a novas demandas dos consumidores, garantindo, assim, um novo ciclo de crescimento no setor Capitalização.

Trilhas FenaCap

Inaugurado no fim de 2018, o programa Trilhas Fenacap foi criado para promover discussões de temas relevantes para o mercado de capitalização. Nas duas primeiras edições, em outubro e novembro, respectivamente, as atenções se voltaram para as oportunidades de negócios trazidas pelo novo marco regulatório. Com a participação expressiva de profissionais do mercado, parceiros comerciais e equipe técnica da Susep, a Federação promoveu debates sobre as modalidades Filantropia Premiável e Instrumento de Garantia.

Títulos de capitalização: soluções para vários perfis de clientes

Instrumento de Garantia (novo)- O título de capitalização substitui a figura do fiador nas transações de aluguel de imóveis e serve de garantia para empréstimos e outros contratos. Nessa modalidade, o contratante do título de capitalização também concorre a sorteios.

Filantropia Premiável (novo) – O consumidor cede o direito de resgate da sua reserva para uma instituição filantrópica previamente credenciada pelas empresas de capitalização e concorre aos sorteios previstos no plano.

Popular – Permite que o consumidor adquira um título de valor acessível, em torno de R$ 7, e participe de sorteios de prêmios em dinheiro, com direito ao resgate de até 50% do valor pago.

Tradicional – O objetivo dessa modalidade é a formação de uma reserva, de maneira programada, por um prazo previamente conhecido e valor pré-determinado. Dá direito à participação em sorteios ao longo de toda a vigência e ao resgate de 100% do que foi pago, atualizado pela TR, ao fim do prazo de contrato. É uma solução para as pessoas que não têm disciplina para guardar dinheiro.

Incentivo – Nessa modalidade, uma empresa de varejo, por exemplo, adquire uma série exclusiva de títulos e cede aos seus clientes o direito a participar de sorteios. É uma forma de alavancar vendas, ampliar mercado, girar estoque e estreitar o relacionamento com os consumidores.

Cuidados com o cachorro no Carnaval

O Carnaval está chegando e muitos pais de cachorro costumam incluir seus filhotes na folia. Mas, para garantir uma diversão segura e saudável, é importante tomar alguns cuidados. A DogHero, aplicativo que conecta pais de cães a passeadores e anfitriões que hospedam o cachorro em casa, separou algumas dicas importantes para que pais e cachorros possam colocar o bloco na rua sem preocupação.

“É importante lembrar que os cachorros são mais sensíveis a barulhos e podem se assustar com a aglomeração de pessoas. Mas blocos de bairro, que são mais família e menores, são uma opção de passeio interessante. Seguindo algumas orientações e tomando os devidos cuidados, a diversão para eles é garantida”, explica Amanda Peres, veterinária da DogHero. Confira abaixo as principais orientações:

Verifique se o bloco ou a festa de Carnaval é pet friendly: além de checar se o ambiente é favorável para o cachorro, é importante evitar aglomerações e caminhar por locais onde a concentração de pessoas é pequena, como em um passeio. Dessa forma, você evita que o cachorro se assuste ou fique estressado durante o trajeto;

Fique atento ao comportamento do seu cachorro: caso ele não seja sociável, fique assustado com facilidade ou não tenha o costume de sair de casa, melhor não forçar a situação. Preste atenção aos sinais: posturas curvadas, com as orelhas abaixadas, pupilas dilatadas, rabo abaixado ou entre as patas traseiras, são indicativos de que o cãozinho está assustado, com medo ou estressado, e isso significa que é hora de tirar ele daquele ambiente imediatamente. Agora, se ele é um bichinho que vive passeando, convivendo com animais e pessoas desconhecidas e se diverte com essa interação, ele é um bom candidato a folião;

Identificação: é muito importante que o cachorro fique o tempo todo de coleira e guia, com plaquinha de identificação contendo o nome e o telefone de contato dos pais;

Cuidado com o que ele come e onde ele passa: é necessário ficar atento ao que o cachorro pode ingerir no trajeto do bloco ou da festa. “É comum encontrarmos confetes, serpentinas, purpurina, restos de comida e bebida ou qualquer outro tipo de objeto estranho espalhado por todo o local. Precisamos impedir a ingestão desses itens para evitar qualquer mal-estar”, orienta Amanda. O mais importante é ficar atento ao chão: se você enxergar cacos de vidro, saia da região imediatamente para evitar que o cachorro machuque as patinhas;

Fantasias e enfeites são liberados, mas com moderação: é muito fofo e divertido fantasiar os cachorros, mas é importante evitar excessos. Se for fantasiar o seu filhote, verifique se a roupa ou adereço não é muito quente, e se não o impede de trocar calor com o ambiente. Utilize tecidos leves e que sejam confortáveis. Tintas, espumas e glitter que não sejam de uso pet não devem ser utilizadas. “Todas essas substâncias são tóxicas e uma brincadeira de pintar o pelo do animal ou jogar espuma em cima dele pode acarretar em sérios problemas de saúde”, explica Amanda;

Atenção à temperatura do chão: Antes de sair, faça o teste com o seu pé descalço ou com a palma da sua mão. Se você não aguentar o contato por mais de dez segundos, é provável que seu cãozinho também não aguente e queime as patinhas. Neste caso, é melhor que ele não saia de casa;

Hidratação, sempre: não se esqueça de levar água fresca para oferecer ao cãozinho. Mesmo que ele não aparente estar com sede, ofereça água e estimule a ingestão dela para evitar que ele passe mal com o calor. É recomendado que sejam feitas pausas durante o passeio para que ele descanse e recarregue as energias;

Vacinas em dia: como a interação entre pessoas, animais e ambientes desconhecidos são intensos nesse período, é crucial que as vacinas do cachorro estejam em dia, assim como o controle contra pulgas e carrapatos.

Sobre a DogHero

Disponível para Android, iOS e web, a DogHero é a maior empresa de serviços para cães da América Latina. Pela sua plataforma, conecta pais de cachorro a passeadores e anfitriões que hospedam cães em casa. Atualmente, o aplicativo conta com mais de 16 mil anfitriões em 750 cidades no Brasil, Argentina e México que passam por um extenso e rigoroso cadastro e recebem orientação adequada. Em 2018, a startup foi listada no ranking das “100 startups to watch”, resultado de uma parceria entre as revistas PEGN e Época Negócios e a Corp.vc. A DogHero foi fundada em 2014 por Eduardo Baer, que atua como CEO, e por Fernando Gadotti, CFO da startup.