Sesc Arcoverde realiza II Feira Jovens Empreendedores Primeiros Passos

Alunos do Ensino Fundamental I do Sesc Arcoverde estão se preparando para apresentar à sociedade o resultado dos estudos realizados em sala de aula sobre empreendedorismo na II Feira Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP). Será na sexta-feira (26), das 9h às 12h. A Feira terá a participação de aproximadamente 250 alunos da Unidade, que vão colocar em prática tudo o que aprenderam sobre o gerenciamento de negócios. O tema do JEPP deste ano é “Empreendedorismo na escola é um convite para a mudança cultural”.

O JEPP tem como objetivo promover o estímulo à criatividade e ao pensamento criativo, incentivando cada um dos alunos a alcançar a realização de seus sonhos. Durante as aulas, os professores trabalharam questões ligadas aos comportamentos empreendedores, para estimular o protagonismo juvenil, a fim de que possam vislumbrar possibilidades de inserção no mercado de trabalho. Há também aulas em que os jovens empreendedores desenvolvem um plano de negócios.

Na feira, o público poderá adquirir produtos das pequenas empresas criadas pelos alunos. A turminha do Pré II estará com o Ateliê das Artes; o Pré III e os alunos da EJA com estandes de artesanato. Os alunos do 1º Ano vão comercializar ervas aromáticas e os do 2º Ano tempresos naturais. O 3º Ano vai vender brinquedos ecológicos. Já o 4º Ano vai locar brinquedos e brincadeiras como cama elástica, pebolim e sinuca. E a turma do 5º Ano lanches produzidos pelos próprios alunos.

Os estandes serão montados no Salão de Festas do Sesc. “É um momento marcante de aprendizagem e conhecimento que realizamos, motivando os comportamentos empreendedores de forma a estimular o Protagonismo Infantojuvenil”, afirma a professora de Educação Infantil do Sesc Arcoverde, Maria Adrianna Freitas e Silva.

Gratuidade – durante o mês de outubro, todas as unidades do Sesc Pernambuco estão oferecendo gratuidade na confecção ou atualização do cartão para trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo de comerciários e seus dependentes. Ele oferece descontos nas ações de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social, como hospedagens nos hotéis do Sesc, espetáculos, parque aquático e restaurantes das unidades. O titular pode incluir como dependentes cônjuge ou companheiro de união estável, pessoas sob guarda de menores de 21 anos, estudantes com idade até 24 anos, pai, mãe, madrasta, avó e avô. Para fazer a emissão, é necessário ir ao Ponto de Atendimento. Para outras informações e relação dos documentos necessários: www.sescpe.org.br.

Sesc – O Serviço Social do Comércio (Sesc) foi criado em 1946. Em Pernambuco, iniciou suas atividades em 1947. Oferece para os funcionários do comércio de bens, serviços e turismo, bem como para o público geral, a preços módicos ou gratuitamente, atividades nas áreas de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social. Atualmente, existem 20 unidades do Sesc do Litoral ao Sertão do estado, incluindo dois hotéis, em Garanhuns e Triunfo. Essas unidades dispõem de escolas, equipamentos culturais (como teatros e galerias de arte), restaurantes, academias, quadras poliesportivas, campos de futebol, entre outros espaços e projetos. Para conhecer cada unidade, os projetos ou acessar a programação do mês do Sesc em Pernambuco, basta acessar www.sescpe.org.br.

Atraso nas contas deixou 58% dos inadimplentes mais ansiosos

Além de aprofundar os problemas financeiros, as dívidas em excesso também podem ocasionar uma série de problemas emocionais e de comportamento. Um levantamento realizado em todas as capitais pela Confederação Nacional de Dirigentes (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) descobriu que, em cada dez inadimplentes, seis (58%) passaram a se sentir mais ansiosos depois que ficaram devendo. Outros sentimentos que a maioria dos inadimplentes passou a vivenciar em algum grau foram a insegurança em não conseguir pagar as dívidas (59%) e o estresse (52%). Há ainda uma parcela considerável de devedores que passaram a se sentir angustiados (47%), com sentimento de culpa (46%) e desanimados (41%) após as pendências.

A pesquisa também mostra que os atrasos de pagamento afetaram a autoestima de 41% dos entrevistados e quase um terço (31%) sente-se envergonhado perante a família e amigos por estarem devendo. Além disso, a preocupação com a imagem transmitida aos outros é algo que parte dos entrevistados leva em conta: 12% citam o medo de não conseguir um emprego por estarem devendo e 5% temem ser considerados desonestos pelas demais pessoas. De modo geral, 56% dos inadimplentes demonstram um alto grau de preocupação com as dívidas em atraso que possuem.

“O estado emocional do devedor interfere de forma direta na maneira com que ele lida com suas finanças. Sentimentos negativos dificultam o processo de organização das contas e é preciso que ele encontre formas de não se deixar abater pelas preocupações. Para lidar com as finanças, é preciso racionalidade e ponderação a fim de encontrar as melhores estratégias para sair da inadimplência”, orienta a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti.

22% dos inadimplentes desenvolveram ou potencializaram vício

A inadimplência também fez com que os consumidores buscassem meios de fugir de preocupações com a situação financeira. De acordo com a pesquisa, 22% das pessoas com contas atrasadas passaram a descontar a ansiedade em algum vício como cigarro, comida ou álcool e 15% passaram a gastar mais do que o costume com compras. Mesmo inadimplentes, 26% dos entrevistados admitem não terem feito ajustes no orçamento e 22% não abriram mão de compras que costumavam fazer. “Essa reação intempestiva dos inadimplentes mostra como o estado emocional das pessoas pode piorar ainda mais a situação financeira. Ao descontar o momento de infelicidade com vícios e compras, o consumidor está desajustando ainda mais suas finanças”, afirma o educador financeiro do portal ‘Meu Bolso Feliz’, José Vignoli.

O humor de boa parte dos entrevistados também foi impactado pelo endividamento, causando abalos até mesmo na vida social das pessoas. Os principais efeitos incluem ficar facilmente irritado (40%) ou mal-humorado (40%), além de ter menos vontade de sair e de se socializar com outras pessoas (32%). Outra constatação é que as pessoas podem reagir de forma oposta entre si em um momento de abalo emocional por causa das dívidas. Assim, enquanto uns sentem insônia (33%) e mais vontade de comer (26%), outros sofrem com perda de apetite (16%) e vontade de dormir fora do normal (24%).

Outra esfera afetada em decorrência dos atrasos no pagamento de contas é o relacionamento familiar e com amigos. Duas (19%) em cada dez pessoas que devem há mais de 90 dias afirmaram ter ficado desatentas e pouco produtivas no trabalho ou nos estudos e 15% passaram a perder mais facilmente a paciência com colegas de trabalho. No relacionamento com familiares e amigos, 16% têm estado mais nervosos, cometendo agressões verbais e 8% já partiram até mesmo para agressões físicas.

Metodologia

A pesquisa ouviu 609 consumidores com contas em atraso há mais de 90 dias. A amostra é representativa e contempla ambos os gêneros, pessoas acima de 18 anos, de todas as classes sociais e residentes nas 27 capitais do país. A margem de erro é de 3,97 pontos percentuais a uma margem de confiança de 95%. Baixa a íntegra da pesquisa em https://www.spcbrasil.org.br/pesquisas

Caruaru Shopping sedia Feira de Formatura & Debutantes

O Caruaru Shopping vai promover entre os dias 26 e 28 de outubro (sexta, sábado e domingo), a 1ª Feira de Formatura & Debutantes do Agreste. O evento vai reunir todos os profissionais e serviços fundamentais para essas duas festas que marcam época e ficam registradas para sempre na vida das pessoas.

De acordo com Walace Carvalho, gerente de marketing do Caruaru Shopping, a Feira vai reunir cerca de 70 expositores, sendo realizado no Pavilhão de Eventos. “Teremos tudo que é necessário para fazer uma festa de formatura ou de 15 anos. Fotografia, filmagem, buffet, maquiagem, roupas, etc. Teremos ainda a presença de estilistas que poderão também sugerir a produção de peças exclusivas”, informou Walace.

A 1ª Feira de Formatura & Debutantes do Agreste terá a coordenação da conceituada promoter Cleide Santos. “O Caruaru Shopping traz nessa 1ª Feira de Formatura & Debutantes o ‘Ônibus Balada’, uma excelente novidade para quem quer realizar uma festa com estilo”, destacou Cleide Santos.

Na noite da sexta-feira (26) haverá desfile e apresentação musical, nos demais dias desfiles, músicas e diversas apresentações.
O Caruaru Shopping fica localizado na Avenida Adjar da Silva Casé, 800, bairro Indianópolis.

UniFavip|Wyden abre inscrições para Clínica Escola de Nutrição

O Centro Universitário UniFavip|Wyden está com inscrições abertas para os interessados em receber atendimento gratuito na sua Clínica Escola de Nutrição. No espaço, localizado dentro do NIS – Núcleo Integrado de Saúde, no bairro de Indianápolis, alunos estagiários atendem a população com a supervisão de nutricionistas profissionais.

Os atendidos pela Clínica de Nutrição passam por uma avaliação nutricional completa com aparelhos modernos que identificam o percentual de gordura e massa magra do paciente, além de uma avaliação de todo o seu histórico clínico e alimentar. “Após a primeira consulta, é elaborada a dieta do paciente e este fica sendo acompanhado mensalmente na clínica até alcançar os objetivos e receber alta”, explica a coordenadora do curso de Nutrição do Unifavip|Wyden, Geórgia Galvão.

O atendimento é gratuito para todos os públicos, seja criança, adulto ou idoso. A Clínica Escola de Nutrição funciona de segunda a sexta, nos turnos da manhã e tarde, das 8h às 12h e das 13h às 17h, na Rua Zara Maria de Amorim, nº 46, em Indianápolis. As consultas devem ser agendadas previamente pelo telefone (81) 3727-4721.

Curso de Corte e Costura gera trabalho e renda em Sanharó

Incentivar a geração de emprego e renda é uma das prioridades da Prefeitura de Sanharó. Para isso, promove capacitações, como o curso de Corte e Costura, realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social. São duas turmas de 25 alunos cada e uma terceira turma está sendo formada, para o período noturno. A capacitação dura em média seis meses e abre novas perspectivas de trabalho para os participantes.

“Estou fazendo o curso porque depois pretendo trabalhar com corte e costura, ganhar dinheiro com isso”, diz Sandreilda de Lima. A irmã dela, Sandreane Souza, também está fazendo o curso. “Eu também estou quero trabalhar com corte e costura. Já estamos aprendendo a modelar e tirar medidas”, completa Sandreane.

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social, Flávia Oliveira, além desse curso são oferecidas capacitações em diversas áreas. Os interessados devem procurar mais informações na sede da secretaria, localizada na Rua João Alves Leite, no antigo prédio da Malharia São Vivente de Paula.

Para o prefeito Heraldo Oliveira, essas ações são capazes de mudar a vida de muitas pessoas, pois abrem perspectivas de trabalho e empreendedorismo. “Capacitar, visando a geração de emprego e renda é uma das nossas prioridades. Os cursos são em diversas áreas. A Secretaria de Agricultura, por exemplo, está realizando um curso de Técnicas de Corte e Processamento Bovino”, destaca Heraldo Oliveira.

TCE julga irregular convênio em Agrestina e prefeito Tiago Nunes é multado em R$80 mil

A Segunda Câmara do TCE julgou irregular nesta terça-feira (23) uma auditoria especial realizada na prefeitura de Agrestina para verificar supostas irregularidades nas chamadas públicas que deram origem aos convênios firmados com o Instituto Irene Neres Barbosa e o Instituto Pernambucano de Planejamento Municipal entre os exercícios de 2013 a 2016.

O prefeito Thiago Lucena Nunes foi devidamente notificado para apresentação de defesa, porém seus argumentos não foram suficientes para afastar todas as irregularidades, tendo sido aceitos pela equipe técnica do TCE apenas parcialmente.

Restou uma série de irregularidades que levaram o conselheiro e relator do processo, Carlos Porto, a aplicar uma multa no valor de R$ 80.890,00 ao então prefeito por autorizar o pagamento de despesas ao Instituto Irene Barbosa, sem comprovação, no valor de R$ 101.722,20, pela burla ao concurso público, pelo pagamento e despesas indevidas aos dois Institutos, que seriam responsáveis pelo monitoramento de desempenho do Programa de Mobilização Social pela Educação de Qualidade.

O convênio com o Instituto Irene Barbosa teve valor estimado em R$ 2.205.000,00 para um período de trabalho de 15 meses, prevendo o recrutamento de voluntários para atuar como agentes de mobilização social pela educação.

Também foram responsabilizados com a aplicação de multa a secretária de Educação, Joelma do Nascimento Leite, o secretário de Obras, Paulo Fernando de Lima e o secretário de Administração, Elson Rodrigues Patrício

Caruaru recebe 7ª Semana da Saúde Bucal

Segundo pesquisa desenvolvida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2018, mais da metade dos brasileiros não costuma ir ao dentista anualmente. Contrariando a recomendação de uma visita ao profissional a cada seis meses, a população tem negligenciado e colocado em risco sua saúde de maneira geral. Com o objetivo de contribuir para que esta realidade seja transformada, a 7ª Semana da Saúde Bucal será promovida em Caruaru.

A Semana da Saúde Bucal é uma realização da Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic), do Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces – Unita) e do Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco (CRO – PE) e conta com o apoio do Shopping Difusora. Consultas, orientações e palestras fazem parte da programação que proporciona e amplia as oportunidades de acesso a saúde bucal. Além disso, a iniciativa alerta para a importância da higiene diária no combate as doenças que atingem a cavidade bucal.

Durante os três dias de evento, as pessoas passam por procedimentos e são orientadas por estudantes e profissionais de odontologia da Asces-Unita sobre como cuidar adequadamente da saúde da boca e dos dentes. Os casos mais graves serão encaminhados à clínica odontológica do Centro Universitário. Nesta terça-feira, 23, o público infantil será o foco do atendimento. Uma equipe de odontopediatria irá conduzir as atividades e fazer a triagem de pacientes. Palestras educativas sobre atenção à saúde bucal infantil serão ministradas com a participação do Projeto de Extensão Mestres do Sorriso.

Nesta quarta-feira, 24, a campanha irá contar com parte da capacidade das clínicas odontológicas da Asces – Unita no evento. Além disso, triagens e atendimentos de pacientes adultos serão realizados. Encerrando a programação, nesta quinta-feira, 25, a equipe do Projeto Asa Branca de Combate ao Câncer de Boca alerta sobre prevenção e diagnóstico precoce deste tipo de doença que é um dos mais agressivos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada ano, 300 mil pessoas são diagnosticadas em todo o planeta, e as mortes chegam a 145 mil.

“A odontologia ainda é uma área da saúde que provoca muito medo nos indivíduos e o acesso a um especialista não é algo fácil para muitos brasileiros por diversos fatores sociais. Todas as ações que procuram reduzir esta distância têm um papel social necessário, pois as informações em saúde de qualidade são uma poderosa ferramenta de transformar realidades”, destaca o responsável pela Semana da Saúde Bucal, o cirurgião dentista Daniel Saturnino.

Chave simbólica da cidade é entregue aos pais da bebê prefeita

A mamãe de primeira viagem, Amanda Drielly de Carvalho Silva, 24 anos, deu à luz a pequena Maria Antônia, às 4h25 do dia 22 de outubro de 2018, sendo a primeira criança a nascer dentro da Semana do Bebê realizada pela Prefeitura de Caruaru com o apoio da Unicef.

Ela nasceu na Casa de Saúde Bom Jesus, de parto normal, pesando 3.765 kg e medindo 50 cm. Os pais não sabiam da ação e ficaram encantados com o título de “Bebê prefeita” concedido a primogênita. “Foi uma surpresa pra gente esta ação. Desde ontem Maria Antônia está cheia de regalias aqui na maternidade”, comentou a mãe.

A entrega da chave simbólica da cidade foi feita pela Prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, e pela pequena Ana Júlia, que foi diplomada bebê prefeita em 2017. “Entregamos a chave para Maria Antônia, que está sendo muito bem tratada e amparada por todos os funcionários aqui da Casa de Saúde. E, se Deus quiser, o próximo bebê prefeito já vai ser diplomado na nova maternidade de Caruaru, que está sendo construída no bairro Luiz Gonzaga”, revelou.

O bebê prefeito é o primeiro que nascer, a partir da zero hora do dia 22 de outubro de 2018, na Maternidade Casa de Saúde Bom Jesus, mediante a comprovação da mãe de que mora em Caruaru e de que realizou o mínimo de sete consultas de pré-natal. A recém-nascida atendia aos pré-requisitos que a definiram como a bebê prefeita. Maria Antônia também recebeu um lindo enxoval das mãos da prefeita, da secretária executiva de Saúde, Ana Lúcia Ávila e da secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Perpétua Dantas.

A Semana do Bebê é uma estratégia de mobilização social apoiada pela Unicef e tem como objetivo tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até seis anos prioridade na agenda dos municípios brasileiros. Até sexta-feira serão realizadas, em todas as unidades da Saúde, Educação e Assistência Social, orientações, oficinas, atividades físicas para gestantes, palestras, atividades culturais, passeio ecológico, piquenique literário, ultrassom natural, oficina de dança mãe e bebê, ações de saúde bucal, entre outros.

Foto: Janaina Pepeu

Outubro Rosa: conheça 5 direitos do INSS para mulheres com câncer de mama

O câncer de mama é o segundo tipo de tumor mais frequente no mundo. De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), são esperados cerca de 60 mil novos casos da doença no Brasil em 2018. O que poucas pessoas sabem é que as pacientes diagnosticadas com a condição e que contribuíram com o INSS possuem direitos e podem entrar com pedido para solicitar seus benefícios.

De acordo com levantamento da Secretaria da Previdência, em 2017, foram concedidos pouco mais de 21 mil auxílios-doença previdenciários em decorrência do câncer de mama, número menor que em 2016, quando foram liberados cerca de 500 auxílios a mais. “A Constituição Federal assegura direitos às pessoas com todos os tipos de tumor maligno, inclusive na mama, para que ela possa ter mais qualidade de vida e, em alguns casos, até maior expectativa de vida”, explica Átila Abella, advogado especialista em previdência social e cofundador do site Previdenciarista (https://previdenciarista.com/), plataforma que auxilia advogados de todo o Brasil.

Artigo – Como gerenciar equipes que trabalham à distância?

Por Diego Barbosa

O modelo de trabalho home office tem conquistado muitos adeptos não só na área de tecnologia, mas em diversos setores e empresas. A tecnologia derrubou algumas barreiras e tornou o trabalho remoto possível e acessível. Isso se explica graças aos inúmeros benefícios encontrados dentro desse modelo, que favorece não só os colaboradores, mas também as companhias. No entanto, pouco se fala sobre os desafios de gerenciar as equipes e medir os resultados dos times à distância.

Um levantamento realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), revelou que 81% da população gostaria de trabalhar de casa. O estudo mostrou ainda que 71% das pessoas gostaria de ter mais flexibilidade em sua jornada. A pesquisa demonstra um aumento na qualidade de vida e na produtividade. Entre os que aderiram ao home office, 45% afirmam que passam menos tempo no trânsito, 52% convivem mais com a família, 49% estão menos estressados e 54% creem que passaram a ser profissionais mais produtivos.

Sabemos que dois aspectos ajudam a impulsionar esse modelo de trabalho. O primeiro deles é um movimento feito pelas empresas que enxergam no home office uma maneira de reduzirem a infraestrutura dos espaços físico, proporcionando uma redução nos gastos e otimização nos custos. O outro é uma demanda que parte do profissional que está em busca de maior qualidade de vida e flexibilidade na rotina de trabalho.

Do ponto de vista de gestão de equipes, a produtividade e o engajamento dos profissionais talvez seja a maior preocupação da liderança e o grande entrave para fazer o modelo deslanchar de vez. Existem inúmeras ferramentas que fazem a gestão de trabalho e de processos de forma completamente digitalizada, mas a grande barreira é a cultura de desconfiança. No Brasil, e em países da América Latina como um todo, temos muito a necessidade do contato físico com as outras pessoas. O microgerencimento das tarefas é outro grande impasse. A liderança, muitas vezes, se perde na centralização e fortalece esse modelo de desconfiança imposto pelas relações de trabalho pré-moderna.

Acredito que o primeiro passo para gerenciar equipes à distância seja migrarmos do atual modelo baseado em horas de serviço para resultados entregues. Medir os resultados e as metas de acordo com as funções desempenhadas e os indicadores de performance. Dessa forma, não importa quantas horas o profissional se dedicou à tarefa, desde que ele entregue as metas estipuladas.

Nesse sentido, o departamento de recursos humanos tem duas missões, sendo a primeira delas fortalecer os valores e a missão das organizações. Fazer com que mesmo à distância seja possível engajar o profissional na cultura da organização. A segunda é desmistificar alguns conceitos de gestão e liderança que são fruto de anos de modelo formal de relação de trabalho. Nesse modelo, a liderança acontece por meio da influência e do convencimento. Os seja, os profissionais têm o líder como um grande exemplo e o seguem por considerarem um influenciador nas decisões de carreira e estilo de trabalho.

É importante dizer que nem todos os profissionais conseguem se adaptam a esse regime de trabalho. É preciso ter muita maturidade para gerenciar de maneira responsável o tempo, a automotivação e os resultados. Nós, seres humanos, somos seres de rotinas e hábitos, quanto mais repetimos uma ação, mais ela cristaliza em nossa memória. Para os profissionais que desejam adotar o trabalho home office, é indispensável saber que essa rotina precisa ser criada para que o trabalho remoto funcione.

Minha dica para os líderes e gestores é que mantenham uma gestão aberta e transparente. Para garantir que o trabalho esteja acontecendo e que os resultados virão, crie metas e indicadores tangíveis. Deixe claro o que espera de resultado e coloque-se a disposição para ajudá-los nesse percurso. Mantenha um canal de comunicação próximo com toda a equipe. Não é por que estão fisicamente distantes que o afastamento precisa atrapalhar o diálogo e a troca de informações. Avalie a necessidade de reuniões semanais com toda equipe e faça da tecnologia sua grande aliada. Hoje existem uma série de softwares e aplicativos que permitem o acompanhamento e gestão de tarefas. Essas ferramentas permitem ainda que as etapas do projeto sejam divididas entre membros de determinada equipe. Isso facilita e muito a atualização da execução de cada etapa de um projeto, além de gerar transparência e comunicação entre a equipe.

Trabalhar sem fronteiras é uma das possibilidades para o futuro do trabalho. A tecnologia está a nosso favor e, à medida que o mindset também se transformar e adotar novas possibilidade para as relações de trabalho, veremos os chamados nômades digitais se tornarem uma realidade em todas as profissões.

Diego Barbosa é headhunter da Yoctoo e formado em Administração de Empresas. Possui seis anos de experiência no recrutamento para áreas de tecnologia. Além disso, tem vasto conhecimento na contratação de talentos em toda a América Latina.