Roda Viva com Lossio bate recorde de audiência na internet

O candidato ao Governo de Pernambuco, Julio Lossio (Rede), foi o sabatinado no programa Roda Viva, da TV Nova Nordeste, afiliada TV Cultura, na noite dessa terça-feira (4). A entrevista concedida a Aldo Vilela e convidados foi transmitida ao vivo na página do Facebook do candidato e atingiu o recorde de mais de 170 mil pessoas alcançadas. Na ocasião, Lossio apresentou seus compromissos para um novo Pernambuco.

A participação no Roda Viva deu ao candidato a oportunidade de falar de forma mais aprofundada sobre as suas propostas, já que vem sendo impedido de participar de alguns debates e possui pouco tempo de televisão. Durante cerca de 1h30, Lossio respondeu a questionamentos sobre saúde, educação, segurança, desenvolvimento econômico e segurança.

Perguntado sobre como governar sem apoio parlamentar, o candidato citou como exemplo seu governo como prefeito de Petrolina, que não apresentou dificuldades por ter apenas dois vereadores em sua base aliada. “Na nossa gestão, realizei o maior programa de habitação de Pernambuco, tive um IDEB e resultados na saúde melhores que os do Recife, gastando a metade. Isso me credencia pra ser governador”, assegurou.

O candidato também destacou o interesse em concluir obras que não foram finalizadas por gestões anteriores. “Sou contra a privatização, defendo a concessão. O bem continua para o Estado sem a necessidade de transferir permanentemente para terceiros”, explicou Lossio.

Mais de 70% dos alunos do Ensino Médio têm nível insuficiente em matemática e português, diz MEC

O País vem acumulando uma grande defasagem educacional, pois sete em cada dez alunos do 3º ano do Ensino Médio têm nível insuficiente em português e matemática, como apontam os dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2017, divulgados recentemente pelo Ministério da Educação (MEC). Em matemática, 71,6% dos alunos têm nível insuficiente de aprendizado, e desse grupo, 23% estão no nível zero, o mais baixo da escala de proficiência. Em português, 70,8% dos alunos têm nível insuficiente de aprendizado, sendo que 23,9% também estão no nível zero. Os resultados se referem a um universo de 59.388 escolas.

No mínimo há três décadas, o paradoxo entre potência econômica na América Latina e a educação no Brasil é intenso, principalmente quando comparado com o Chile, referência em educação, mas a definição da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Reforma do Ensino Médio abrem espaço para a discussão sobre o futuro da educação no País e as necessidades de mudança. Um estudo realizado pela Dell Technologies sinaliza que 85% das profissões que existirão em 2030 ainda não foram inventadas. Nos Estados Unidos, por exemplo, até 2026, habilitações que mesclam conceitos tecnológicos e práticos farão parte de 100% das escolas de Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Para Márcia Hipólide, consultora pedagógica da startup Explorum – plataforma de alta inovação educacional – a gestão administrativa de escolas precisa compreender que coordenadores pedagógicos e educacionais são gestores que precisam estabelecer canais de comunicação, que permitam avaliar processos, procedimentos e resultados. “Para que essa qualidade de aprendizagem ocorra é fundamental que cada vez mais, o ensino de conteúdos esteja atrelado ao desenvolvimento de habilidades e competências, pautados em objetos de conhecimento contextualizados e significativos, que promovam o diálogo entre o que se aprende na escola com a realidade objetiva do aluno”, explica Hipólide. A especialista participou do desenvolvimento das coleções didáticas de 2013, 2016 e 2019 (criadas a partir da BNCC de História de Projetos Integradores) aprovadas pelo MEC.

A Explorum é uma das empresas que surgem nesse contexto, com uma nova proposta de aprendizagem, e se destaca por ser a única no Brasil a oferecer uma metodologia composta de hardware exclusivo, com plano de aulas e projetos que permitem a incorporação de tecnologia em sala, com um método de ensino que envolve o aprendizado de programação robótica, inteligência artificial e Internet das Coisas, de forma mais simples e prática, sem que seja necessária a compra de muitas máquinas e equipamentos. “A aprendizagem criativa híbrida é a mistura de técnicas educacionais, que começou com o conceito STEM (Science, Technology, Engineering and Math), que mescla o ensino das disciplinas de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática simultaneamente, e agora se integra a uma metodologia de Design Thinking, Inteligência Artificial, Internet das Coisas, e ao conceito Maker, uma extensão do movimento “Do IT Yourself”, Faça Você Mesmo, em português”, explica Eduardo Azevedo, cofundador da plataforma educacional.

O método desenvolvido pela empresa está focado na capacitação de professores para o aprendizado de forma prática, para atuarem como mediadores na busca de soluções, a fim de incentivar a criatividade e contribuir para o desenvolvimento cognitivo dos alunos. Assim, a Explorum desenvolve os projetos em parceria com o corpo docente de cada escola, oferecendo treinamento, redesenhando o modelo de aprendizado e preparando os profissionais para formarem alunos para as novas competências do milênio. Para o empresário, formar gestores e falar a linguagem do aluno de forma prática e inovadora é essencial.

A Explorum criou um processo dinamizado de aula para professores e alunos, unindo alta tecnologia, atividades colaborativas e processos de construção de projetos com base em prototipação. “Programação e matemática são disciplinas interligadas, então é possível aplicar conceitos de aprendizagem que mesclem os dois assuntos. O objetivo é promover o errar, construir e refazer, aplicando tudo isso ao cotidiano”, acentua Azevedo. A startup surgiu em 2016 e já atua em 26 instituições de ensino em todo o Brasil. Entre os parceiros da startup estão grandes corporações como IBM e Samsung. A empresa também é responsável por um projeto social chamado Engenhoca Criativa, que desenvolve junto a 160 jovens de comunidades carentes, na região do Capão Redondo, bairro localizado na periferia da capital paulista.

Sobre a Explorum é uma plataforma pedagógica de aprendizagem criativa híbrida, que permite explorar problemas reais do mundo, por intermédio de uma metodologia de ensino e de atividades conectadas a objetos, para auxiliar os alunos a projetar por si mesmos para uma sociedade digital e conectada. A startup que atua junto a escolas, foi criada em 2016 e já está presente em 26 instituições pelo Brasil, entre públicas, particulares e projetos sociais.

Shopping Difusora funciona em horário especial no feriado de 7 de setembro

Na próxima sexta-feira, 7 de setembro, será comemorado o Dia da Independência do Brasil. Para tanto, o Shopping Difusora funcionará em horário especial. As lojas e quiosques abrirão as portas das 11h às 20h. Já as Praças de Alimentação do primeiro, segundo e terceiro pisos funcionarão das 11h às 21h.

Para quem quiser aproveitar o feriado para assistir a um filme, o cinema seguirá os horários das sessões. Para conferir todos eles, basta entrar no site do Shopping Difusora (www.shoppingdifusora.com.br).

Quem prefere aproveitar o feriado com música, o Shopping Difusora vai oferecer uma apresentação especial com o grupo Cambucá. Com muito samba e chorinho no repertório, a atração promete uma verdadeira enxurrada de sucessos. A apresentação acontece na praça de alimentação do terceiro piso, a partir das 14h30.

Armando já empata com Paulo em primeira pesquisa após o guia eleitoral

Primeira pesquisa realizada em Pernambuco após o início do guia eleitoral, divulgada pela TV Record nacional, apresenta Paulo Câmara estagnado, em empate com Armando Monteiro. O levantamento, realizado pelo Instituto Real Time Big Data, registrado no TSE sob o número 2352/2018, tem margem de erro de três pontos percentuais e aponta Paulo com 26% e Armando com 23%.

O conjunto das oposições já soma 12 pontos acima de Paulo Câmara, levando-se em consideração a pontuação de Armando e de Maurício Rands (6%), Júlio Lóssio (5%), Dani Portela e Ana Patrícia Alves, cada uma com 2 pontos percentuais (Simone Fontana não pontuou). Brancos e Nulos chegaram a 25% e indecisos, 8%. A pesquisa ouviu 1.200 eleitores e foi a campo entre os dias 31 de agosto e 1º de setembro.

A rejeição de Paulo Câmara volta a se destacar no levantamento, com 47% – quase metade dos eleitores entrevistados se recusa a votar na reeleição do governador. Os demais candidatos têm taxas pelo menos 14 pontos menores: Armando (33%), Lóssio (16%), Dani Portela, Simone Fontana, Rands e Ana Patrícia Alves, 14% cada.

O empate se repete na simulação de segundo turno, com Paulo Câmara e Armando no mesmo patamar, 35% a 32%.

Cinquenta contêineres são instalados em pontos estratégicos de Caruaru

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (SESP), instalou um total de 50 contêineres para alocação de lixo doméstico em locais estratégicos da cidade. A ação faz parte da implantação do sistema de conteinerização do lixo, que teve início desde o dia 18 de abril.

Com estas novas instalações, foram beneficiados 13 bairros, sendo eles: Boa Vista, Panorama, Santa Rosa, Salgado, São João da Escócia, Maurício de Nassau, Petrópolis, Severino Afonso, Centenário, João Mota, Rendeiras, Indianópolis, Riachão. A previsão é que as instalações continuem por toda cidade, contemplando outros bairros.

Shopping Difusora funciona em horário especial no feriado de 7 de setembro

Na próxima sexta-feira, 7 de setembro, será comemorado o Dia da Independência do Brasil. Para tanto, o Shopping Difusora funcionará em horário especial. As lojas e quiosques abrirão as portas das 11h às 20h. Já as Praças de Alimentação do primeiro, segundo e terceiro pisos funcionarão das 11h às 21h.

Para quem quiser aproveitar o feriado para assistir a um filme, o cinema seguirá os horários das sessões. Para conferir todos eles, basta entrar no site do Shopping Difusora (www.shoppingdifusora.com.br).

Quem prefere aproveitar o feriado com música, o Shopping Difusora vai oferecer uma apresentação especial com o grupo Cambucá. Com muito samba e chorinho no repertório, a atração promete uma verdadeira enxurrada de sucessos. A apresentação acontece na praça de alimentação do terceiro piso, a partir das 14h30.

Tony Gel aposta nas redes sociais para reforçar campanha

A campanha eleitoral do candidato a deputado estadual Tony_ Gel (MDB) aposta na interação das redes sociais para se aproximar cada vez mais dos eleitores.

Os perfis oficiais no Facebook, Instagram e Twitter do candidato à reeleição já somam mais de 52 mil seguidores. Nas plataformas digitais é possível acompanhar as ações, propostas e eventos da agenda do emedebista.

Outra estratégia para dialogar com a população, de forma ainda mais direta, é a utilização do aplicativo de troca de mensagens WhatsApp, por meio do “TonyZap”, no qual os interessados que entram em contato via aplicativo recebem em primeira mão tudo que acontece na campanha.

Acompanhe:

Facebook: @TonyGelOficial
Instagram: @tonygel
Twitter: @TonyGel_
WhatsApp: “Tony Zap”: (081) 9816-15232

Fernando Rodolfo vai aos bairros Santa Rosa e Vassoural

Com muita disposição após cumprir intensa agenda pelo interior de Pernambuco, o candidato a deputado federal Fernando Rodolfo (PHS) percorreu os bairros Santa Rosa e Vassoral na cidade de Caruaru e manteve contato corpo a corpo com os moradores e comerciantes da localidade.

A caminhada que iniciou na rua David Campista se estendeu até a rua Alfredo Pinto, com participação e dezenas de pessoas. Durante o percurso, Fernando Rodolfo foi calorosamente saudado por crianças, jovens, homens, mulheres e idosos. Todos demonstraram carinho e apoio à candidatura, que nasceu do anseio popular por melhorias. “É essa alegria, o brilho nos olhos das pessoas e a confiança das famílias que nos move. Vamos firmes e vamos ganhar”, declarou.

Dona Maria do Carmo, moradora do bairro, era uma das mais confiantes na candidatura de Fernando Rodolfo, ela acredita nas propostas do candidato já que ele conhece de perto os problemas sociais e cobrava soluções do poder público enquanto era apresentador de TV. “Faz mais de quarenta anos que moro no bairro Vassoral e não vejo os políticos vindo aqui olhar para os nossos problemas. Diferente de Fernando Rodolfo que sempre falava a verdade na TV e cobrava melhorias na segurança e principalmente nos hospitais da cidade”, declarou a dona de casa.

Itamaraty buscará apoio externo para reconstrução do acervo de museu

A pedido da Presidência da República, o Ministério das Relações Exteriores foi incluído no recém-criado comitê gestor que irá coordenar a reconstrução do Museu Nacional da Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro. A participação do Itamaraty não estava prevista na concepção inicial do comitê, que incluía os ministérios da Educação, da Cultura e a Casa Civil, além de bancos públicos.

O Palácio do Planalto quis um representante da diplomacia no comitê para coordenar as iniciativas em favor do Museu Nacional no âmbito externo, já que chefes de Estado e autoridades estrangeiras ofereceram nos últimos dias ajuda ao Brasil para reerguer o museu. O comitê gestor começa a trabalhar imediatamente e, ao longo dos próximos 12 meses, deverá organizar toda a reestruturação do Museu Nacional, inclusive o novo acervo – já que 90% do atual foram consumidos pelas chamas.

Paralelamente aos projetos e obras de arquitetura, o governo quer realizar uma campanha internacional para recompor, mediante doações e aquisições, o acervo do Museu Nacional. O presidente Michel Temer deu apoio pessoal a esta campanha. O envolvimento do Itamaraty foi considerado essencial para tratar das questões técnicas e jurídicas que envolvam futuras parcerias e acordos culturais.

Já ofereceram ajuda ao Brasil os governos do Peru e do Egito, além do presidente da França, Emmanuel Macron. Pelas redes sociais, Macron afirmou que a “França oferecerá seus especialistas a serviço do povo brasileiro para contribuir para a reconstrução”. A ministra da Cultura, Françoise Nyssen, destacou em comunicado ter oferecido ao embaixador brasileiro em Paris “todo o conhecimento dos agentes do Ministério da Cultura em aspectos de museografia, conservação e gestão de coleções e arquivos”.

Agência Brasil

Ministério quer vacinar mais de 20 milhões de adolescentes contra HPV

O Ministério da Saúde iniciou nesta terça-feira (4) uma campanha publicitária para impulsionar a vacinação de adolescentes contra o HPV. A convocação tem como alvo 20,6 milhões de meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. Eles devem ir aos postos de saúde para se imunizar pela primeira vez ou tomar a segunda dose da vacina e completar a proteção contra o HPV.

O vírus HPV (Papilomavírus Humanos) é sexualmente transmissível e infecta pele e mucosas da boca ou das áreas genital e anal provocando verrugas e diferentes tipos de cânceres em homens e mulheres (cólo do útero, anal, pênis, vagina, orofaringe). Segundo o ministério, cerca de 30% dos tumores provocados por vírus no mundo são causados pelo HPV.

Para esta nova etapa da campanha, foram investidos R$ 567 milhões para adquirir 14 milhões de vacinas. Na etapa anterior, mais de 63% das meninas de 9 a 14 anos já foram imunizadas com a primeira dose e 41% das crianças receberam a segunda dose. No caso dos meninos, cerca de 2,6 milhões receberam a primeira dose (35,7% do público-alvo), e 911 mil (13%) já receberam a segunda dose.

Duas doses
O Ministério da Saúde alerta que a cobertura contra o HPV só está completa com as duas doses. O intervalo entre a primeira e a segunda dose da vacina é de seis meses. A pasta assegura que a vacina não aumenta o risco de eventos adversos graves, aborto ou interrupção da gravidez.

A vacinação tem impacto significativo na redução da incidência do HPV, como nos Estados Unidos, que reduziram em 88% as taxas de infeção oral pelo vírus com imunização, disse o Ministério da Saúde. Esclarece ainda que a vacina não é eficaz para tratamento de infecções ou lesões por HPV já existentes.

A campanha deste ano tem como tema “Não perca a nova temporada de Vacinação contra o HPV” e será veiculada até 28 de setembro por meio de várias peças. As escolas receberão material informativo para que professores, alunos e familiares possam debater sobre as doenças. No Brasil, estima-se que a prevalência do HPV é de 54,3%, sendo que mais de 37% têm HPV de alto risco para câncer, de acordo com pesquisa preliminar feita pelo Ministério da Saúde, universidades e secretarias municipais de saúde das capitais. Os resultados finais deste estudo serão divulgados até o fim do ano.

Agência Brasil