12 milhões ainda não declararam o Imposto de Renda

Faltando uma semana para terminar o prazo, 12,9 milhões de contribuintes ainda não fizeram a declaração do Imposto de Renda 2018. A tarefa deve ser feita pelos contribuintes que, no ano passado, receberam rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70.

Os contribuintes que não entregarem a declaração ou desrespeitarem o prazo deverão pagar uma multa de, no mínimo, R$ 165,74. Já o valor máximo corresponderá a 20% do imposto devido. Por isso, é muito importante se organizar e não deixar a tarefa para a última hora, para evitar que sejam enviadas informações erradas e incompletas.

Uma das mudanças na declaração deste ano é que serão exigidos os CPFs dos dependentes com oito anos ou mais – no ano passado, o documento era obrigatório para crianças a partir de 12 anos. Em 2019, ele será exigido de todos os dependentes, de qualquer idade.

Outra novidade de 2018 é que a Receita irá solicitar alguns dados complementares aos contribuintes, como endereço, matrícula, IPTU e data de compra de imóveis. No entanto, as informações não serão obrigatórias.

A declaração pode ser feita via computador ou dispositivos móveis, por meio do aplicativo “Meu imposto de renda”. Nos smartphones e tablets, será possível retificar as declarações, contanto que também tenham sido enviadas pelos dispositivos. Para quem vai declarar pela primeira vez, o site do órgão reúne instruções baseadas nas dúvidas mais comuns da população.

Uma informação que poucos conhecem diz respeito ao arredondamento: para mais ou para menos, a prática é perigosa e pode ser interpretada como tentativa de burlar o sistema de coleta de dados, pois os computadores da Receita Federal são extremamente precisos. Outro problema recorrente é a falta de comprovantes, seja em declarações de empresas ou de pessoas físicas.

Por conta disso, é fundamental que haja muita atenção com a documentação necessária: o dono de empresa deve observar as informações contidas no CNPJ do estabelecimento e em seu CPF para que eles não conflitem; afinal, esses dados estão atrelados e qualquer desencontro pode ser comprometedor. A pessoa física, por sua vez, não deve pecar pelo “excesso”, já que não é incomum encontrarmos a inclusão de filhos como dependentes nas declarações tanto do pai quanto da mãe. Isso gera duplicidade de informações, o que também é identificado pela “malha fina”.

Ficar atento a essas medidas é fundamental para que evitar erros e garantir a veracidade das informações. Portanto, declarantes, organizem a documentação, baixem o aplicativo e fiquem de olho: 30 de abril é o último dia para evitar a multa imposta pela Receita Federal.

Reforma Trabalhista: entenda o que deixa de valer após a perda de validade da MP

Tendo expirado o prazo de validade – 120 dias – da medida provisória 808 que regulamentava diversos pontos da nova lei trabalhista, voltam a valer integralmente e sem alterações as regras originariamente aprovadas em 11 de novembro de 2017.

“Essa foi a medida provisória que mais recebeu emendas na história do país. Foram 967 no total. O cenário atual é de incerteza jurídica tanto para as empresas quanto para os trabalhadores”, avalia Paulo Pirolla, redator jurídico trabalhista e previdenciário da Sage.

Confira abaixo alguns pontos relacionados às regras previstas na MP que deixam de valer, de acordo com levantamento da Sage Brasil:

1) Contratos anteriores à nova lei
A medida provisória previa que a nova lei se aplicaria integralmente para contratos que já estavam vigentes.

Texto original da reforma: A reforma trabalhista não estabelecia que as novas regras valeriam para contratos firmados anteriores à entrada em vigor da lei.

2) Trabalho da mulher grávida em atividades insalubres
A MP estabelecia o afastamento da grávida de qualquer atividade insalubre enquanto durar a gestação, independentemente do grau de insalubridade. No entanto, o texto da medida provisória abria a possibilidade de a gestante trabalhar em locais de graus médio ou mínimo de insalubridade, desde que, voluntariamente, apresentasse atestado médico que autorizasse a atividade nesses locais.

Texto original da reforma: Pela nova lei, a mulher gestante pode trabalhar até o grau médio de insalubridade, a não ser que a trabalhadora apresente atestado médico impedindo o desempenho da sua atividade. O afastamento da gestante do local de trabalho só será obrigatório em casos de atividades com grau máximo de insalubridade.

3) Jornada 12×36
A medida exigia que a negociação da jornada de trabalho de 12×36 fosse feita por meio de convenção ou acordo coletivo de trabalho, exceto para os profissionais da área da saúde que poderia ser por acordo individual.

Texto original da reforma: A reforma trabalhista criou a possibilidade de jornadas de 12 horas de trabalho seguidas de 36 horas de descanso serem negociadas diretamente entre empregador e empregado por acordo individual escrito, ou por acordo ou convenção coletiva de trabalho.

4) Trabalhador Autônomo
A medida provisória havia proibido a celebração de cláusula que possibilitava a contratação de um trabalhador autônomo em caráter de exclusividade. Como perdeu a validade, a possibilidade volta a valer.

Texto original da reforma: A nova lei criou a possibilidade de cláusula de exclusividade para a contratação de trabalhadores autônomos sem que isso caracterizasse o vínculo empregatício.

O Diário Oficial deverá divulgar o ato do Congresso Nacional, informando que a Medida Provisória 808 teve seu prazo de vigência encerrado no último dia 23.

Demanda por Crédito do Consumidor sobe 4,3% no 1º trimestre

A Demanda por Crédito do Consumidor cresceu em 4,3% no 1º trimestre de 2018 na comparação com o mesmo período do ano anterior, de acordo com dados nacionais da Boa Vista SCPC. Em março houve queda de 1,8% na comparação mensal com dados dessazonalizados. No acumulado em 12 meses, o indicador avançou 2,7% (abril de 2017 até março de 2018 frente aos 12 meses antecedentes). Na avaliação interanual (março de 2018 frente a março de 2017), março apresentou queda de 3,5%.

Considerando os segmentos que compõem o indicador, no 1º trimestre o segmento Financeiro apresentou maior avanço, crescendo 9,8%. O segmento Não Financeiro avançou 0,5% na mesma base de comparação.

Com a gradual melhoria da atividade econômica, o consumo deve seguir em um movimento de recuperação, colaborando para elevação da demanda por crédito. Com as recentes melhorias nas perspectivas de juros e inflação, a tendência é a continuidade da retomada do indicador. Segue abaixo a tabela contendo o resumo dos dados apresentados.

Metodologia

O indicador de Demanda do Consumidor por Crédito é elaborado a partir da quantidade de consultas de CPF à base de dados da Boa Vista SCPC por empresas. As séries têm como ano base a média de 2011 = 100 e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal. A partir de janeiro de 2014, houve atualização dos fatores sazonais e reelaboração das séries dessazonalizadas, utilizando o filtro sazonal X-12 ARIMA, disponibilizado pelo US Census Bureau.

Compesa realiza novo concurso público

O edital para o novo concurso público da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) foi publicado hoje (24), no Diário Oficial do Estado, para ampliação e renovação do quadro profissional da empresa. Segundo o presidente da Compesa, Roberto Tavares, a companhia segue seu planejamento estratégico de expansão e melhoria da governança corporativa: “Temos realizado concursos a cada dois anos para fazer face ao grande volume de investimentos do programa do governador Paulo Câmara, oxigenando e ampliando o quadro de colaboradores”, ressaltou Tavares.

Foram disponibilizadas 63 vagas para os níveis médio, médio técnico e superior, com salários que variam de R$ 1.442,36 a R$ 6.743,28 – também está prevista a reserva de vagas para pessoas com deficiência. As inscrições iniciam na próxima segunda-feira (30/04) e podem ser feitas até o dia 4 de junho de 2018, no site da Fundação Getúlio Vargas (FGV), organizadora do certame. O edital também já está disponível no site da FGV http://fgvprojetos.fgv.br/concursos/compesa2018

O prazo limite para pagamento do boleto referente à inscrição é o dia 06 de junho. O valor da inscrição é de R$ 69,00 para nível médio e médio técnico, R$ 79,00 para Analista de Gestão e R$ 89,00 para Analista de Saneamento. Foram disponibilizadas 28 vagas para o cargo de Assistente de Saneamento e Gestão (nível médio), cuja especialidade é de Assistente de Gestão e Serviços Comerciais, e outras 11 vagas para Assistente de Saneamento e Gestão (nível médio técnico) distribuídas nas especialidades de Técnico em Contabilidade e Técnico Operacional com habilitação em Desenho Técnico, habilitação em Topografia, habilitação em Mecânica, e habilitação em Edificações.

Para os cargos de nível superior, foram disponibilizadas 24 vagas, sendo nove para Analisa de Gestão e 15 para Analista de Saneamento. Para concorrer a uma das vagas de Analista de Saneamento, os profissionais precisam ter formação nas engenharias Elétrica com habilitação em Eletrônica, Elétrica com habilitação em Eletrotécnica, Química, Civil e Cartográfica. Já para as vagas de Analista de Gestão, os candidatos precisam ter formação em Administração, Ciência da Computação ou Sistema da Informação e Enfermagem com espacialização em Enfermagem do Trabalho. O prazo de vigência do concurso será o período de um ano, sendo prorrogável por mais um ano e as primeiras contratações estão previstas para 2019.

Como a Compesa é uma sociedade de economia mista, os contratados serão submetidos ao regime jurídico estabelecido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e prevê o cumprimento da carga horária de 200 horas, por mês. Além da remuneração inicial, os empregados da companhia são contemplados com política que prevê progressões salariais por mérito e antiguidade, bem como participação nos resultados. Os funcionários recebem atualmente os benefícios de vale-alimentação ou refeição, auxílio-educação e plano de saúde, plano odontológico (empregado e dependentes) e previdência privada – sendo estes três últimos benefícios opcionais, mediante contribuição por parte do empregado. O salário e os benefícios têm como base de referência o mês de janeiro de 2018 e podem sofrer alterações de conteúdo ou de valores, inclusive por atualização do Acordo Coletivo de Trabalho.

As vagas oferecidas são para atuação em qualquer uma das unidades da Compesa em Pernambuco, e serão alocadas de acordo com a necessidade da companhia. A última vez que a Compesa realizou um concurso público foi no ano de 2016 – os anteriores foram nos anos de 2006, 2007, 2009, 2012 e 2014.

Sesc Caruaru inscreve para Copa de Futsal até sexta-feira

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As equipes que ainda não se inscreveram para Copa Verão de Futsal Masculino do Sesc Caruaru, categoria sub-20, devem se apressar para garantir vaga na competição que terá as inscrições encerradas nesta sexta-feira, dia 27 de abril. Os interessados devem se dirigir ao Ponto de Atendimento da unidade, das 8h às 21h, para participar da tradicional disputa.

No ato da inscrição, que custa R$ 300 por equipe, é necessário apresentar nome completo e RG dos atletas e preencher a ficha de inscrição. O torneio começa no dia 29 de abril e segue até 27 de maio, com jogos sempre aos domingos, das 9h30 às 14h, no ginásio de esportes do Sesc Caruaru. A competição envolve equipes escolares, de clubes e de demais agremiações. Os três primeiros colocados serão premiados com medalhas e troféus.

A entrada para assistir aos jogos é gratuita. Para jogar, o atleta deve apresentar documento de identidade com foto.

Sesc – O Serviço Social do Comércio (Sesc) foi criado em 1946. Em Pernambuco, iniciou suas atividades em 1947. Oferece para os funcionários do comércio de bens, serviços e turismo, bem como para o público geral, a preços módicos ou gratuitamente, atividades nas áreas de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social. Atualmente, existem 19 unidades do Sesc do Litoral ao Sertão do estado, incluindo dois hotéis, em Garanhuns e Triunfo. Essas unidades dispõem de escolas, equipamentos culturais (como teatros e galerias de arte), restaurantes, academias, quadras poliesportivas, campos de futebol, entre outros espaços e projetos. Para conhecer cada unidade, os projetos ou acessar a programação do mês do Sesc em Pernambuco, basta acessar www.sescpe.org.br.

Compesa realiza novo concurso público

O edital para o novo concurso público da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) foi publicado hoje (24), no Diário Oficial do Estado, para ampliação e renovação do quadro profissional da empresa. Segundo o presidente da Compesa, Roberto Tavares, a companhia segue seu planejamento estratégico de expansão e melhoria da governança corporativa: “Temos realizado concursos a cada dois anos para fazer face ao grande volume de investimentos do programa do governador Paulo Câmara, oxigenando e ampliando o quadro de colaboradores”, ressaltou Tavares.

Foram disponibilizadas 63 vagas para os níveis médio, médio técnico e superior, com salários que variam de R$ 1.442,36 a R$ 6.743,28 – também está prevista a reserva de vagas para pessoas com deficiência. As inscrições iniciam na próxima segunda-feira (30/04) e podem ser feitas até o dia 4 de junho de 2018, no site da Fundação Getúlio Vargas (FGV), organizadora do certame. O edital também já está disponível no site da FGV http://fgvprojetos.fgv.br/concursos/compesa2018

O prazo limite para pagamento do boleto referente à inscrição é o dia 06 de junho. O valor da inscrição é de R$ 69,00 para nível médio e médio técnico, R$ 79,00 para Analista de Gestão e R$ 89,00 para Analista de Saneamento. Foram disponibilizadas 28 vagas para o cargo de Assistente de Saneamento e Gestão (nível médio), cuja especialidade é de Assistente de Gestão e Serviços Comerciais, e outras 11 vagas para Assistente de Saneamento e Gestão (nível médio técnico) distribuídas nas especialidades de Técnico em Contabilidade e Técnico Operacional com habilitação em Desenho Técnico, habilitação em Topografia, habilitação em Mecânica, e habilitação em Edificações.

Para os cargos de nível superior, foram disponibilizadas 24 vagas, sendo nove para Analisa de Gestão e 15 para Analista de Saneamento. Para concorrer a uma das vagas de Analista de Saneamento, os profissionais precisam ter formação nas engenharias Elétrica com habilitação em Eletrônica, Elétrica com habilitação em Eletrotécnica, Química, Civil e Cartográfica. Já para as vagas de Analista de Gestão, os candidatos precisam ter formação em Administração, Ciência da Computação ou Sistema da Informação e Enfermagem com espacialização em Enfermagem do Trabalho. O prazo de vigência do concurso será o período de um ano, sendo prorrogável por mais um ano e as primeiras contratações estão previstas para 2019.

Como a Compesa é uma sociedade de economia mista, os contratados serão submetidos ao regime jurídico estabelecido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e prevê o cumprimento da carga horária de 200 horas, por mês. Além da remuneração inicial, os empregados da companhia são contemplados com política que prevê progressões salariais por mérito e antiguidade, bem como participação nos resultados. Os funcionários recebem atualmente os benefícios de vale-alimentação ou refeição, auxílio-educação e plano de saúde, plano odontológico (empregado e dependentes) e previdência privada – sendo estes três últimos benefícios opcionais, mediante contribuição por parte do empregado. O salário e os benefícios têm como base de referência o mês de janeiro de 2018 e podem sofrer alterações de conteúdo ou de valores, inclusive por atualização do Acordo Coletivo de Trabalho.

As vagas oferecidas são para atuação em qualquer uma das unidades da Compesa em Pernambuco, e serão alocadas de acordo com a necessidade da companhia. A última vez que a Compesa realizou um concurso público foi no ano de 2016 – os anteriores foram nos anos de 2006, 2007, 2009, 2012 e 2014.

Shopping Difusora sorteia ingressos para pré-estreia dos ‘Vingadores’

Na próxima quarta-feira (25), o novo filme dos Vingadores tem a sua pré-estreia mundial e o Shopping Difusora não poderia ficar de fora dessa. Sendo assim, quem quiser garantir uma entrada para conferir o longa basta ficar de olho em uma promoção especial que o Shopping está realizando, em parceria com a Planet Cinemas.

Em frente ao Shopping foi colocado um escudo, os interessados em participar só tem de fazer uma foto em frente a estrutura e desenvolver uma frase bem criativa explicando como você derrotaria Thanos e salvaria a terra da invasão do vilão. Os interessados tem até o meio dia da quarta-feira (25) para postar a frase no Instagram e marcar o Shopping com a hashtag #VingadoresNoDifusora.

O resultado com o nome dos ganhadores será divulgado na própria quarta-feira, às 15h. Os ingressos deverão ser retirados pessoalmente pelo ganhador da promoção na administração do shopping até às 18h, mediante apresentação do CPF ou RG. Se até essa hora ele não comparecer ao shopping será possível resgatar o ingresso até às 22h da quarta feira na administração do Planet Cinemas.

Todas as regras estão especificadas no Instagram oficial do Shopping Difusora (@shoppingdifusora).

Sinopse

No filme “Vingadores: Guerra Infinita” Thanos (Josh Brolin) enfim chega à Terra, disposto a reunir as Joias do Infinito. Para enfrentá-lo, os Vingadores precisam unir forças com os Guardiões da Galáxia, ao mesmo tempo em que lidam com desavenças entre alguns de seus integrantes. Além dos super-heróis já conhecidos, integram o grupo o Pantera Negra e o Dr. Estranho.

Empresa de consultoria lança programa de aperfeiçoamento para gestores

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Programa desenvolvido para quem está em um cargo de gestão e deseja aperfeiçoar sua atuação na empresa ou negócio. Esse é o objetivo do PEG – Programa Estratégico para Gestores, lançado pela ERG Consultoria. A empresa com mais de 20 anos de atuação na área de consultoria estratégica percebeu que os gestores buscam cada vez mais se aperfeiçoar e têm dificuldade de encontrar cursos que se enquadre com as necessidades de cada área da empresa.

Voltado para empresários, gestores, coordenadores ou pessoas em posição de liderança o curso visa aperfeiçoar os potenciais da organização de forma direcionada, para que os gestores possam desenvolver a visão estratégica para o negócio.

O programa tem duração de sete meses e se divide em quatro módulos:

Capacidade de Planejar
Empreender e Gerir
Liderança e Gestão Estratégica de Pessoas
Estratégias Para Rentabilidade
Durante os encontros, que acontecem de forma presencial e interativa, os participantes poderão construir os resultados almejados a partir de conceitos e práticas de mercado, discussões e troca de experiências. Esses resultados poderão ser aplicados de forma contínua no seu modelo de gestão. A partir dos encontros os gestores poderão apresentar melhores resultados em áreas como gestão do tempo, comunicação interna, controle das finanças, entre outros.

O PEG tem capacidade máxima de 12 participantes por turma. Está incluso material de apoio, certificado por participante. Toda a ementa do programa e link para pré-inscrição estão disponíveis no site ergconsultoria.com.br/peg/.

Caruaru se prepara para receber quarta edição da Agreste Tex em 2019

Agreste Tex 2016_ Foto Breno Augusto

Com o objetivo de apresentar as principais inovações tecnológicas e os lançamentos em matéria-prima e insumos para a cadeia produtiva têxtil da região, a Agreste TEX – Feira de Máquinas, Serviços e Tecnologia para a Indústria Têxtil aporta em Caruaru, entre os dias 19 e 22 de março de 2019, para sua quarta edição. O FCEM | Febratex Group e a Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic), parceiros desde a primeira edição na realização desta iniciativa consolidada na região, já começaram a formatar o evento.

Em reunião realizada na sede da Acic, no dia 10 de abril, o gerente comercial do grupo FCEM, Fábio Madeira, apresentou o projeto completo da próxima edição da Agreste Tex. Estiveram presentes o analista do Sebrae, Gilson Gonçalves; o diretor regional do Senai, Edson Simões; o agente de mercado do Senai Caruaru, Mozart Siqueira; o representante da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Toritama, Kleber Barbosa; a secretária executiva de Desenvolvimento Econômico e Economia Criativa de Caruaru, Ana Carolina Beltrão; o supervisor de Marketing da TV Asa Branca, Junior Mehiel e os coordenadores da Câmara Setorial do APL, Janaína Florêncio, e do Centro Moda 18 de Maio, Gustavo Pereira, ambos da Acic e o consultor Waldyr Rocha.

A agenda foi promovida no intuito de viabilizar parcerias e apoios para fortalecer o evento que fomenta o mercado do Agreste Pernambucano, trazendo lançamentos e tecnologias dos principais fabricantes de máquinas de corte a laser, denim, acessórios, softwares, enfestadeiras, máquinas de costura, equipamentos para lavanderias e tintas, entre outros. A iniciativa é uma importante oportunidade de negócios para os produtores da região, que representa o segundo maior Polo de Confecções do país.

“Gostaria de agradecer à Acic por ter viabilizado este encontro. Nós, do FCEM| Febratex Group, nos sentimos muito honrados de encontrar nesta mesa diversas entidades e associações das mais representativas da região. Isso é fundamental por vários aspectos, mas, principalmente, porque uma feira de negócios não acontece apenas com o trabalho da empresa que promove o evento. Somos especializados em promoção e organização de eventos técnicos para a indústria têxtil, mas sempre precisamos deste apoio local para garantir que o público de interesse entenda todos os benefícios que uma feira de negócios traz para cada região. Temos certeza de que, com este trabalho em conjunto, a Agreste Tex 2019 vai trazer um importante avanço tecnológico, de negócios, de empregos e capacitação de mão de obra para a região”, ressaltou Fábio Madeira.

Para o presidente da Acic, Pedro Miranda, “este evento mostra a importância do Polo de Confecções do Agreste para a economia têxtil do país: promover a Agreste Texem parceria com o FCEM|Febratex Group comprova que a indústria de confecções do Agreste Pernambucano é forte e pulsante. O evento, certamente, trará grandes oportunidades para as empresas do setor e contar com apoio de instituições como o Sebrae, o Senai e do poder municipal das cidades do Polo de Confecções é fundamental”, concluiu.

Gerir a responsabilidade socioambiental de sua empresa pode reduzir custos

A crescente necessidade socioambiental para a manutenção futura da sociedade é assunto presente em todas as áreas. Debates surgem todos os dias, bem como leis e normas buscando inserir em todos os contextos a interação do ser humano com o meio ambiente e sua função social.

Profissionais de todos os setores vêm como premente essa discussão e tornam o assunto matéria das mais diversas disciplinas, não diferente no Direito e na Contabilidade.

A advogada tributarista e diretora do IBPT Educação, Letícia do Amaral, enfatiza a importância da tributação socioambiental para as empresas, e como estar preparado para ações desse tipo: “O profissional de hoje e o de amanhã precisam conhecer os instrumentos capazes de estabelecer processos socioambientais dentro de uma empresa e prepará-la para auditorias e para o futuro”.

Pensando em garantir que as empresas se enquadrem nas recentes normas sobre o tema, o IBPT Educação lançou um curso online e in company para qualificar os profissionais que tratam da matéria, mas que precisam dessa atualização.

“Queremos que nossos alunos tenham conhecimentos amplos sobre a socioambientalidade e sua relevância diante das atividades e custos empresariais, aprendendo a desenvolver competências, habilidades e instrumentos necessários ao tratamento contábil das informações da relação empresa e meio ambiente”, afirma Letícia.

Ressalta-se que o curso garante ao participante 32 pontos no programa de Educação Profissional Continuada (EPC), do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), sendo de grande interesse para os profissionais vinculados aos conselhos de classe da contabilidade.

Os cursos do IBPT Educação estão com as matrículas abertas e possuem flexibilidade de horário de acordo com a disponibilidade dos alunos.