Compesa realiza novo concurso público

O edital para o novo concurso público da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) foi publicado hoje (24), no Diário Oficial do Estado, para ampliação e renovação do quadro profissional da empresa. Segundo o presidente da Compesa, Roberto Tavares, a companhia segue seu planejamento estratégico de expansão e melhoria da governança corporativa: “Temos realizado concursos a cada dois anos para fazer face ao grande volume de investimentos do programa do governador Paulo Câmara, oxigenando e ampliando o quadro de colaboradores”, ressaltou Tavares.

Foram disponibilizadas 63 vagas para os níveis médio, médio técnico e superior, com salários que variam de R$ 1.442,36 a R$ 6.743,28 – também está prevista a reserva de vagas para pessoas com deficiência. As inscrições iniciam na próxima segunda-feira (30/04) e podem ser feitas até o dia 4 de junho de 2018, no site da Fundação Getúlio Vargas (FGV), organizadora do certame. O edital também já está disponível no site da FGV http://fgvprojetos.fgv.br/concursos/compesa2018

O prazo limite para pagamento do boleto referente à inscrição é o dia 06 de junho. O valor da inscrição é de R$ 69,00 para nível médio e médio técnico, R$ 79,00 para Analista de Gestão e R$ 89,00 para Analista de Saneamento. Foram disponibilizadas 28 vagas para o cargo de Assistente de Saneamento e Gestão (nível médio), cuja especialidade é de Assistente de Gestão e Serviços Comerciais, e outras 11 vagas para Assistente de Saneamento e Gestão (nível médio técnico) distribuídas nas especialidades de Técnico em Contabilidade e Técnico Operacional com habilitação em Desenho Técnico, habilitação em Topografia, habilitação em Mecânica, e habilitação em Edificações.

Para os cargos de nível superior, foram disponibilizadas 24 vagas, sendo nove para Analisa de Gestão e 15 para Analista de Saneamento. Para concorrer a uma das vagas de Analista de Saneamento, os profissionais precisam ter formação nas engenharias Elétrica com habilitação em Eletrônica, Elétrica com habilitação em Eletrotécnica, Química, Civil e Cartográfica. Já para as vagas de Analista de Gestão, os candidatos precisam ter formação em Administração, Ciência da Computação ou Sistema da Informação e Enfermagem com espacialização em Enfermagem do Trabalho. O prazo de vigência do concurso será o período de um ano, sendo prorrogável por mais um ano e as primeiras contratações estão previstas para 2019.

Como a Compesa é uma sociedade de economia mista, os contratados serão submetidos ao regime jurídico estabelecido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e prevê o cumprimento da carga horária de 200 horas, por mês. Além da remuneração inicial, os empregados da companhia são contemplados com política que prevê progressões salariais por mérito e antiguidade, bem como participação nos resultados. Os funcionários recebem atualmente os benefícios de vale-alimentação ou refeição, auxílio-educação e plano de saúde, plano odontológico (empregado e dependentes) e previdência privada – sendo estes três últimos benefícios opcionais, mediante contribuição por parte do empregado. O salário e os benefícios têm como base de referência o mês de janeiro de 2018 e podem sofrer alterações de conteúdo ou de valores, inclusive por atualização do Acordo Coletivo de Trabalho.

As vagas oferecidas são para atuação em qualquer uma das unidades da Compesa em Pernambuco, e serão alocadas de acordo com a necessidade da companhia. A última vez que a Compesa realizou um concurso público foi no ano de 2016 – os anteriores foram nos anos de 2006, 2007, 2009, 2012 e 2014.

Sesc Caruaru inscreve para Copa de Futsal até sexta-feira

SAM_1058

As equipes que ainda não se inscreveram para Copa Verão de Futsal Masculino do Sesc Caruaru, categoria sub-20, devem se apressar para garantir vaga na competição que terá as inscrições encerradas nesta sexta-feira, dia 27 de abril. Os interessados devem se dirigir ao Ponto de Atendimento da unidade, das 8h às 21h, para participar da tradicional disputa.

No ato da inscrição, que custa R$ 300 por equipe, é necessário apresentar nome completo e RG dos atletas e preencher a ficha de inscrição. O torneio começa no dia 29 de abril e segue até 27 de maio, com jogos sempre aos domingos, das 9h30 às 14h, no ginásio de esportes do Sesc Caruaru. A competição envolve equipes escolares, de clubes e de demais agremiações. Os três primeiros colocados serão premiados com medalhas e troféus.

A entrada para assistir aos jogos é gratuita. Para jogar, o atleta deve apresentar documento de identidade com foto.

Sesc – O Serviço Social do Comércio (Sesc) foi criado em 1946. Em Pernambuco, iniciou suas atividades em 1947. Oferece para os funcionários do comércio de bens, serviços e turismo, bem como para o público geral, a preços módicos ou gratuitamente, atividades nas áreas de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social. Atualmente, existem 19 unidades do Sesc do Litoral ao Sertão do estado, incluindo dois hotéis, em Garanhuns e Triunfo. Essas unidades dispõem de escolas, equipamentos culturais (como teatros e galerias de arte), restaurantes, academias, quadras poliesportivas, campos de futebol, entre outros espaços e projetos. Para conhecer cada unidade, os projetos ou acessar a programação do mês do Sesc em Pernambuco, basta acessar www.sescpe.org.br.

Compesa realiza novo concurso público

O edital para o novo concurso público da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) foi publicado hoje (24), no Diário Oficial do Estado, para ampliação e renovação do quadro profissional da empresa. Segundo o presidente da Compesa, Roberto Tavares, a companhia segue seu planejamento estratégico de expansão e melhoria da governança corporativa: “Temos realizado concursos a cada dois anos para fazer face ao grande volume de investimentos do programa do governador Paulo Câmara, oxigenando e ampliando o quadro de colaboradores”, ressaltou Tavares.

Foram disponibilizadas 63 vagas para os níveis médio, médio técnico e superior, com salários que variam de R$ 1.442,36 a R$ 6.743,28 – também está prevista a reserva de vagas para pessoas com deficiência. As inscrições iniciam na próxima segunda-feira (30/04) e podem ser feitas até o dia 4 de junho de 2018, no site da Fundação Getúlio Vargas (FGV), organizadora do certame. O edital também já está disponível no site da FGV http://fgvprojetos.fgv.br/concursos/compesa2018

O prazo limite para pagamento do boleto referente à inscrição é o dia 06 de junho. O valor da inscrição é de R$ 69,00 para nível médio e médio técnico, R$ 79,00 para Analista de Gestão e R$ 89,00 para Analista de Saneamento. Foram disponibilizadas 28 vagas para o cargo de Assistente de Saneamento e Gestão (nível médio), cuja especialidade é de Assistente de Gestão e Serviços Comerciais, e outras 11 vagas para Assistente de Saneamento e Gestão (nível médio técnico) distribuídas nas especialidades de Técnico em Contabilidade e Técnico Operacional com habilitação em Desenho Técnico, habilitação em Topografia, habilitação em Mecânica, e habilitação em Edificações.

Para os cargos de nível superior, foram disponibilizadas 24 vagas, sendo nove para Analisa de Gestão e 15 para Analista de Saneamento. Para concorrer a uma das vagas de Analista de Saneamento, os profissionais precisam ter formação nas engenharias Elétrica com habilitação em Eletrônica, Elétrica com habilitação em Eletrotécnica, Química, Civil e Cartográfica. Já para as vagas de Analista de Gestão, os candidatos precisam ter formação em Administração, Ciência da Computação ou Sistema da Informação e Enfermagem com espacialização em Enfermagem do Trabalho. O prazo de vigência do concurso será o período de um ano, sendo prorrogável por mais um ano e as primeiras contratações estão previstas para 2019.

Como a Compesa é uma sociedade de economia mista, os contratados serão submetidos ao regime jurídico estabelecido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e prevê o cumprimento da carga horária de 200 horas, por mês. Além da remuneração inicial, os empregados da companhia são contemplados com política que prevê progressões salariais por mérito e antiguidade, bem como participação nos resultados. Os funcionários recebem atualmente os benefícios de vale-alimentação ou refeição, auxílio-educação e plano de saúde, plano odontológico (empregado e dependentes) e previdência privada – sendo estes três últimos benefícios opcionais, mediante contribuição por parte do empregado. O salário e os benefícios têm como base de referência o mês de janeiro de 2018 e podem sofrer alterações de conteúdo ou de valores, inclusive por atualização do Acordo Coletivo de Trabalho.

As vagas oferecidas são para atuação em qualquer uma das unidades da Compesa em Pernambuco, e serão alocadas de acordo com a necessidade da companhia. A última vez que a Compesa realizou um concurso público foi no ano de 2016 – os anteriores foram nos anos de 2006, 2007, 2009, 2012 e 2014.

Shopping Difusora sorteia ingressos para pré-estreia dos ‘Vingadores’

Na próxima quarta-feira (25), o novo filme dos Vingadores tem a sua pré-estreia mundial e o Shopping Difusora não poderia ficar de fora dessa. Sendo assim, quem quiser garantir uma entrada para conferir o longa basta ficar de olho em uma promoção especial que o Shopping está realizando, em parceria com a Planet Cinemas.

Em frente ao Shopping foi colocado um escudo, os interessados em participar só tem de fazer uma foto em frente a estrutura e desenvolver uma frase bem criativa explicando como você derrotaria Thanos e salvaria a terra da invasão do vilão. Os interessados tem até o meio dia da quarta-feira (25) para postar a frase no Instagram e marcar o Shopping com a hashtag #VingadoresNoDifusora.

O resultado com o nome dos ganhadores será divulgado na própria quarta-feira, às 15h. Os ingressos deverão ser retirados pessoalmente pelo ganhador da promoção na administração do shopping até às 18h, mediante apresentação do CPF ou RG. Se até essa hora ele não comparecer ao shopping será possível resgatar o ingresso até às 22h da quarta feira na administração do Planet Cinemas.

Todas as regras estão especificadas no Instagram oficial do Shopping Difusora (@shoppingdifusora).

Sinopse

No filme “Vingadores: Guerra Infinita” Thanos (Josh Brolin) enfim chega à Terra, disposto a reunir as Joias do Infinito. Para enfrentá-lo, os Vingadores precisam unir forças com os Guardiões da Galáxia, ao mesmo tempo em que lidam com desavenças entre alguns de seus integrantes. Além dos super-heróis já conhecidos, integram o grupo o Pantera Negra e o Dr. Estranho.

Empresa de consultoria lança programa de aperfeiçoamento para gestores

duale

Programa desenvolvido para quem está em um cargo de gestão e deseja aperfeiçoar sua atuação na empresa ou negócio. Esse é o objetivo do PEG – Programa Estratégico para Gestores, lançado pela ERG Consultoria. A empresa com mais de 20 anos de atuação na área de consultoria estratégica percebeu que os gestores buscam cada vez mais se aperfeiçoar e têm dificuldade de encontrar cursos que se enquadre com as necessidades de cada área da empresa.

Voltado para empresários, gestores, coordenadores ou pessoas em posição de liderança o curso visa aperfeiçoar os potenciais da organização de forma direcionada, para que os gestores possam desenvolver a visão estratégica para o negócio.

O programa tem duração de sete meses e se divide em quatro módulos:

Capacidade de Planejar
Empreender e Gerir
Liderança e Gestão Estratégica de Pessoas
Estratégias Para Rentabilidade
Durante os encontros, que acontecem de forma presencial e interativa, os participantes poderão construir os resultados almejados a partir de conceitos e práticas de mercado, discussões e troca de experiências. Esses resultados poderão ser aplicados de forma contínua no seu modelo de gestão. A partir dos encontros os gestores poderão apresentar melhores resultados em áreas como gestão do tempo, comunicação interna, controle das finanças, entre outros.

O PEG tem capacidade máxima de 12 participantes por turma. Está incluso material de apoio, certificado por participante. Toda a ementa do programa e link para pré-inscrição estão disponíveis no site ergconsultoria.com.br/peg/.

Caruaru se prepara para receber quarta edição da Agreste Tex em 2019

Agreste Tex 2016_ Foto Breno Augusto

Com o objetivo de apresentar as principais inovações tecnológicas e os lançamentos em matéria-prima e insumos para a cadeia produtiva têxtil da região, a Agreste TEX – Feira de Máquinas, Serviços e Tecnologia para a Indústria Têxtil aporta em Caruaru, entre os dias 19 e 22 de março de 2019, para sua quarta edição. O FCEM | Febratex Group e a Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic), parceiros desde a primeira edição na realização desta iniciativa consolidada na região, já começaram a formatar o evento.

Em reunião realizada na sede da Acic, no dia 10 de abril, o gerente comercial do grupo FCEM, Fábio Madeira, apresentou o projeto completo da próxima edição da Agreste Tex. Estiveram presentes o analista do Sebrae, Gilson Gonçalves; o diretor regional do Senai, Edson Simões; o agente de mercado do Senai Caruaru, Mozart Siqueira; o representante da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Toritama, Kleber Barbosa; a secretária executiva de Desenvolvimento Econômico e Economia Criativa de Caruaru, Ana Carolina Beltrão; o supervisor de Marketing da TV Asa Branca, Junior Mehiel e os coordenadores da Câmara Setorial do APL, Janaína Florêncio, e do Centro Moda 18 de Maio, Gustavo Pereira, ambos da Acic e o consultor Waldyr Rocha.

A agenda foi promovida no intuito de viabilizar parcerias e apoios para fortalecer o evento que fomenta o mercado do Agreste Pernambucano, trazendo lançamentos e tecnologias dos principais fabricantes de máquinas de corte a laser, denim, acessórios, softwares, enfestadeiras, máquinas de costura, equipamentos para lavanderias e tintas, entre outros. A iniciativa é uma importante oportunidade de negócios para os produtores da região, que representa o segundo maior Polo de Confecções do país.

“Gostaria de agradecer à Acic por ter viabilizado este encontro. Nós, do FCEM| Febratex Group, nos sentimos muito honrados de encontrar nesta mesa diversas entidades e associações das mais representativas da região. Isso é fundamental por vários aspectos, mas, principalmente, porque uma feira de negócios não acontece apenas com o trabalho da empresa que promove o evento. Somos especializados em promoção e organização de eventos técnicos para a indústria têxtil, mas sempre precisamos deste apoio local para garantir que o público de interesse entenda todos os benefícios que uma feira de negócios traz para cada região. Temos certeza de que, com este trabalho em conjunto, a Agreste Tex 2019 vai trazer um importante avanço tecnológico, de negócios, de empregos e capacitação de mão de obra para a região”, ressaltou Fábio Madeira.

Para o presidente da Acic, Pedro Miranda, “este evento mostra a importância do Polo de Confecções do Agreste para a economia têxtil do país: promover a Agreste Texem parceria com o FCEM|Febratex Group comprova que a indústria de confecções do Agreste Pernambucano é forte e pulsante. O evento, certamente, trará grandes oportunidades para as empresas do setor e contar com apoio de instituições como o Sebrae, o Senai e do poder municipal das cidades do Polo de Confecções é fundamental”, concluiu.

Gerir a responsabilidade socioambiental de sua empresa pode reduzir custos

A crescente necessidade socioambiental para a manutenção futura da sociedade é assunto presente em todas as áreas. Debates surgem todos os dias, bem como leis e normas buscando inserir em todos os contextos a interação do ser humano com o meio ambiente e sua função social.

Profissionais de todos os setores vêm como premente essa discussão e tornam o assunto matéria das mais diversas disciplinas, não diferente no Direito e na Contabilidade.

A advogada tributarista e diretora do IBPT Educação, Letícia do Amaral, enfatiza a importância da tributação socioambiental para as empresas, e como estar preparado para ações desse tipo: “O profissional de hoje e o de amanhã precisam conhecer os instrumentos capazes de estabelecer processos socioambientais dentro de uma empresa e prepará-la para auditorias e para o futuro”.

Pensando em garantir que as empresas se enquadrem nas recentes normas sobre o tema, o IBPT Educação lançou um curso online e in company para qualificar os profissionais que tratam da matéria, mas que precisam dessa atualização.

“Queremos que nossos alunos tenham conhecimentos amplos sobre a socioambientalidade e sua relevância diante das atividades e custos empresariais, aprendendo a desenvolver competências, habilidades e instrumentos necessários ao tratamento contábil das informações da relação empresa e meio ambiente”, afirma Letícia.

Ressalta-se que o curso garante ao participante 32 pontos no programa de Educação Profissional Continuada (EPC), do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), sendo de grande interesse para os profissionais vinculados aos conselhos de classe da contabilidade.

Os cursos do IBPT Educação estão com as matrículas abertas e possuem flexibilidade de horário de acordo com a disponibilidade dos alunos.

Câmara de Vereadores realiza audiência pública para debater aplicativos de transporte privado

Nesta quarta-feira (25), a partir das 9h, a Câmara de Vereadores realizará uma audiência pública para debater a regulamentação dos aplicativos de transporte privado de Caruaru. O debate é de autoria do vereador Alberes Lopes (PSC) e tem o intuito de debater e analisar propostas e sugestões entre o poder público, representantes, passageiros e motoristas do aplicativo.

Através da lei sancionada pelo presidente Michel Temer no mês passado, caberá aos municípios regulamentar e fiscalizar o transporte privado de passageiros por aplicativos, como a cobrança dos tributos municipais e exigir antecedentes criminais dos motoristas, entre outras exigências.

De acordo com Alberes Lopes, é importante que seja debatido assuntos relacionados ao interesse público, mostrando a transparência de serviços que favorecem a população. “A regulamentação deve ser feita com responsabilidade, ouvindo todos os lados envolvidos, sem que haja prejuízos para o trabalhador e a população. O serviço de aplicativos já é uma realidade em Caruaru, com grande aceitação da população, fomenta o empreendedorismo, gerando oportunidades de trabalho, gerando renda para centenas de motoristas”, destaca o vereador.

A audiência será aberta ao público e estão sendo aguardados representantes do poder público, dos aplicativos de transporte privado de passageiros, dos taxistas, dos mototaxistas, representantes da sociedade civil organizada, por meios das entidades sindicais e associações interessadas com o tema.

O QUÊ: Audiência Pública

QUANDO: Quarta-feira (25), 9h.

ONDE: Câmara de Vereadores de Caruaru.

Crescimento do varejo no país faz com que o setor atacadista suba 9,7% em três anos

Com o reaquecimento da economia nos anos últimos anos, vê-se cada vez mais setores crescendo no Brasil, dentre eles o atacadista, que apresenta bons números desde 2015.

Por outro lado, com o crescimento do mercado varejista, se torna imprescindível que existam distribuidores de mercadorias em maior escala, e aí entra o setor atacadista.

Segundo o diretor executivo do Empresômetro, empresa brasileira de inteligência de negócios, Otávio Amaral, são duas as perspectivas nesses dados. “Crescendo o varejo e aumentando a demanda, cresce também o setor atacadista para atender aquele setor, mas também demonstra que nos últimos anos a migração de pessoas para empreendimentos próprios foi bastante elevada, fazendo com que o setor varejista crescesse duas vezes mais que o atacadista”.

De acordo com os dados do Empresômetro, o crescimento médio do atacado foi de 9,69%, enquanto o varejo bateu a casa dos 22%. Sendo que o setor atacadista obteve maior avanço nos estados do Alagoas, com 14,88%, Pará, com 13,67% e Sergipe, com 12,89%.

Já no varejo, o estado do Pará passa para a primeira colocação com 28,85% de crescimento em empresas do setor, seguido por Rio de Janeiro, com 26,81% e Paraíba, com 26,79%. Alagoas aparece na oitava posição, com 23,08%.

O que se pode deduzir desses números também é que o varejo cresceu mais que o dobro do atacado em três anos, 2,3 vezes mais em média, demonstrando quantitativamente a análise do Empresômetro.

Ainda como os dados sugerem, não há relação do crescimento dos setores com a expansão local, visto que as posições se alternam quando comparadas as informações.

Sobre o Empresômetro

O Empresômetro é uma startup voltada para inteligência de mercado, oferecendo, informações atualizadas sobre as empresas brasileiras, sejam ativas ou inativas. Por meio de metodologia única e exclusiva, mantém os dados de empresas que realmente estão ativas no Brasil, cruzando informações de diversos órgãos e entidades, sendo a primeira a oferecer as informações de forma simplificada pela web, com base em dados atualizados em tempo real.

Oportunidade de emprego – IFPE Campus Pesqueira oferta uma vaga de professor para atuar no Pronatec

O IFPE Campus Pesqueira está ofertando uma vaga para professor atuar no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). A oportunidade é para quem possui curso superior em engenharia agrônoma, engenharia agrícola, ciências agrárias ou tecnólogo em irrigação. As inscrições começaram na última segunda-feira (23) e seguem até o dia 28 de abril. O período de contrato é de um ano e os aprovados atuarão na cidade de Pesqueira no próprio Campus e no Distrito Indígena de Pesqueira, na Aldeia Pé de Serra dos Nogueiras.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas, exclusivamente, pelo site www.pronatec.ifpe.edu.br. No ato de inscrição, devem ser anexados os documentos comprobatórios que estão expostos no edital, entre eles, cópia de RG, CPF, comprovante de votação das duas últimas eleições, cópias comprobatórias das titulações acadêmicas e experiências profissionais, dentre outros.

Os selecionados trabalharão numa carga horária máxima de 16 horas semanais e a remuneração de R$ 50,00 (cinquenta reais) por hora. O resultado final será divulgado no dia 07 de maio. O edital da seleção está disponível no link www.pronatec.ifpe.edu.br.