22% dos consumidores tiveram crédito negado ao tentarem parcelar compra em janeiro, revela indicador do SPC Brasil e CNDL

O Indicador de Uso do Crédito apurado pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) revela que 22% dos brasileiros tiveram crédito negado no último mês de janeiro ao tentarem parcelar uma compra em estabelecimentos comerciais ou contratar serviços a prazo. A falta de comprovação de renda ou insuficiente de renda (36%) e as restrições ao CPF (31%) em virtude da inadimplência foram as principais razões para a negativa.

De acordo com a sondagem, em cada dez consumidores, seis (58%) não se utilizaram de nenhuma modalidade de crédito no último mês de janeiro, como cartões, crediário, cheque especial, linhas de financiamentos ou empréstimos. Outros 42% mencionaram ao menos uma modalidade a qual tenham recorrido no período. Em dezembro, período de tradicional aquecimento das vendas no varejo, esse índice era ligeiramente maior e atingiu 46% dos consumidores. Ainda assim, o número observado em janeiro deste ano é o segundo mais elevado desde junho de 2017, quando 44% dos brasileiros haviam se utilizado de ao menos um tipo de crédito naquele mês.

Os cartões de crédito (36%) e o crediário (12%) foram as modalidades mais usadas em janeiro deste ano. O cheque especial foi citado por 7% da amostra e os financiamentos por 6%.

Na escala do Indicador de Uso do Crédito que varia de zero a 100, sendo que quanto mais alto, maior a utilização de modalidades de crédito, o resultado observado em janeiro ficou em 28,1 pontos, pouco abaixo dos 31,0 pontos verificados em dezembro último.

Para o presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro Junior, o resultado timido do indicador é reflexo ainda da queda nas concessões de crédito ocorrida no período mais agudo da crise. “Com a renda do brasileiro menor, a análise de crédito tornou-se mais criteriosa para evitar a inadimplência e as concessões caíram ao longo do período mais severo da recessão. Somente agora o crédito começa a recuperar-se, mas é prudente que haja controle e critérios sobre a liberação de crédito por parte das instituições e que o consumidor se mantenha cauteloso antes de se endividar”, afirma Pellizzaro Junior.

Para 51%, contratar crédito é algo difícil; 48% dos que tomaram empréstimo ou financiamento atrasaram parcela em algum momento

No total, apenas 14% dos consumidores consideram a tomada de crédito como algo fácil nos dias de hoje. Para 51%, trata-se de algo dificil, ao passo que 22% consideram regular. “Crédito fácil e sem burocracia pode parecer algo positivo aos olhos do consumidor, mas em muitos casos, a contrapartida dessa agilidade é a cobrança de taxas de juros muito elevadas. O crédito pode ser um aliado do consumidor para aquisição de bens de maior valor, mas se não bem utilizado, pode ser a porta de entrada para o descontrole financeiro” explica a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti.

Sobre as dificuldades que o mau uso do crédito pode acarretar, o levantamento aponta que 48% dos tomadores de empréstimos e financiamentos atrasaram, em algum momento, parcelas dessa dívida – sendo que 15% ainda possuem prestações pendentes.

23% dos usuários de cartão de crédito caíram no rotativo em janeiro e 41% viram valor da fatura aumentar

O indicador apurado pelo SPC Brasil e pela CNDL também revela que o percentual de consumidores que não pagaram o valor integral da fatura do cartão de crédito oscilou de 28% em dezembro do ano passado para 23% em janeiro deste ano. Desse total, 10% entraram no chamado ‘rotativo não regular’, quando não há nem mesmo o pagamento do mínimo. Já 13% ficaram dentro do ‘rotativo regular’, ou seja, pagaram ao menos o mínimo da fatura. Os consumidores que pagaram o valor total da fatura em janeiro somam 76% dos usuários do cartão.

Os juros cobrados pelos bancos quando o cliente não paga o valor integral da fatura do cartão de crédito são altos e chegam a 387% ao ano, em média, no caso do não regular e, 241% no caso do regular, segundo dados oficiais do Banco Central.

Entre os consumidores que se utilizaram do cartão de crédito no mês de janeiro, 41% aumentaram o valor da fatura nesse período e somente 21% notaram um queda. Para 35% houve estabilidade. Entre os que se lembram o valor que gastaram, a média da fatura encerrada em janeiro foi de R$ 849, cifra ligeiramente abaixo da observada em dezembro último, que era de R$ 966.

A pesquisa ainda mostra que o uso do cartão já não se limita a compra de itens de alto valor, que geralmente precisam ser parcelados. As despesas correntes de todo mês também estão sendo feitas a crédito pelo consumidor brasileiro. Em primeiro lugar ficaram as compras em supermercados, citadas por 59% de seus usuários. Em segundo lugar está a aquisição de remédios, com 45% de menções. Depois aparecem gastos como roupas, calçados e acessórios (34%), combustíveis (32%) e idas para bares e restaurantes (25%).

Mesmo com inflação sob controle, preços elevados fazem 49% planejarem corte de gastos; 40% estão com as contas no ‘zero a zero’

De acordo com os dados do Indicador de Propensão ao Consumo, no último mês de fevereiro, quase a metade (49%) dos consumidores manifestaram a intenção de reduzir gastos no orçamento, contra somente 8% que planejavam aumentar o valor de suas compras. Para 40%, os gastos devem se manter estáveis. Apesar de a inflação estar sob controle, os preços elevados dos produtos (37%) é a principal razão para a contenção de gastos do brasileiro, seguido da busca constante por economizar (25%) e do desemprego (19%).

Entre os produtos que os consumidores pretendem comprar em março, excluindo os itens de supermercado, os remédios lideram a lista (28%), seguido das roupas, calçados e acessórios (19%) e da recarga para celular (18%).

O estado das finanças do consumidor colabora para esse comportamento mais cauteloso. Apenas 18% dos consumidores brasileiros estão com as contas no azul – ou seja, com sobra de recursos para consumir ou fazer investimentos. A maior parte (40%) admite estar no ‘zero a zero’, sem sobra e nem falta de dinheiro, enquanto 38% encontram-se no vermelho e não conseguem pagar todas as contas com a renda que possuem.

Metodologia

A pesquisa foi realizada em abril e abrange 12 capitais das cinco regiões brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Recife, Salvador, Fortaleza, Brasília, Goiânia, Manaus e Belém. Juntas, essas cidades somam aproximadamente 80% da população residente nas capitais. A amostra, de 800 casos, foi composta por pessoas com idade superior ou igual a 18 anos, de ambos os sexos e de todas as classes sociais. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais.

Baixe a íntegra do indicador em https://www.spcbrasil.org.br/imprensa/indices-economicos

Venda de imóveis por consórcio cresce 35%

De acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio (ABAC), o número da venda de imóveis por cotas de consórcio cresceu 35%, em 2017. Ainda segundo informações da ABAC, hoje, a cada dez domicílios comercializados no Brasil, três são por consórcio. A Realiza, empresa com 25 anos de atuação no mercado de consórcios, acredita que esse aumento pode reaquecer o mercado imobiliário. “A injeção de recursos do sistema de consórcio tende a contribuir para o reaquecimento do setor imobiliário. Quando existe uma retração dos números dos financiamentos tradicionais, o consórcio acaba se destacando, por ser uma alternativa barata e segura para a aquisição de um imóvel, por exemplo”, comenta César Augusto, Gerente Geral Comercial da Realiza.

No ano passado, a companhia teve um crescimento de 6,32% nas vendas de cotas de imóveis e registrou um aumento de 64,52% nas contemplações dos grupos de imóveis, em relação a 2016. A tendência é que a modalidade de consórcio imobiliário se mantenha aquecida em 2018, conforme analisa César Augusto: “o financiamento imobiliário ainda continua apresentando altas taxas de juros e os bancos continuam retendo os créditos, e, nesse cenário, o consórcio se destaca de maneira duradoura e positiva no planejamento financeiro e de aquisição de bens do público que não apresentando resistência com o segmento”. Hoje, são 830 mil cotistas de imóveis, em todo o Brasil, de acordo com dados da ABAC. Número que deve aumentar neste ano.

Sobre a Realiza:
Empresa especializada em consórcio com 25 anos de atuação em comercialização de cotas de imóveis, motos, carros e caminhões. Com sede em São Paulo, atualmente a companhia conta com 5 filiais, distribuídas em diversas regiões do Brasil, com mais de 300 profissionais internos e externos, e mais de 30.000 clientes ativos. Está entre as principais empresas de comercialização de consórcio, com alto índice de fidelização de clientes e total credibilidade. A Realiza é autorizada e fiscalizada pelo Banco Central do Brasil e associada à ABAC (Associação Brasileira das Administradoras de Consórcios). Site: http://www.consorciorealiza.com.br

Dia do Consumidor Brasil em 2018 será 14 de março

O Dia do Consumidor 2018 acontecerá em 14 de março. A data, criada pelo Buscapé, líder em comparação de preços no Brasil, é móvel, comemorada sempre na quarta-feira da semana do dia 15 de março. “Nossas pesquisas apontam que quarta-feira é um excelente dia da semana para realização do evento, por isso a data é móvel, sendo realizada sempre o mais próximo possível do dia 15 do mês de março, garantindo assim o melhor resultado da campanha aos lojistas”, explica André Dias, Diretor Executivo da Ebit, empresa referência em informações sobre o comércio eletrônico brasileiro, parte do grupo Buscapé Company.

“A data já se consolidou como a melhor em vendas do e-commerce depois da Black Friday no Brasil e é esperada pelo consumidor que busca bons descontos ou antecipar o presente do Dia das Mães, data de bom movimento no varejo do país”, afirma Fábio Sakae, VP de Marketing e Produto do Buscapé. Os lojistas estão preparando promoções atrativas para os consumidores.

Sobre a Ebit: presente no mercado brasileiro desde 2000, a Ebit acompanha a evolução do varejo digital no País desde o seu início, sendo a maior referência em inteligência competitiva para o e-commerce. Através de um sofisticado sistema, que coleta dados diretamente com o comprador on-line, a Ebit gera informações detalhadas sobre o mercado diariamente. São mais de 10 mil pesquisas respondidas por dia, 22 mil lojas avaliadas até o momento e 25 milhões de pesquisas acumuladas desde 2001. Saiba mais em: www.ebit.com.br

Mulheres empreendem mais que os homens

Débora Cronemberger se agarrou à paixão por joias e transformou o desemprego em oportunidade de negócios, em Brasília (DF). Ana Carolina Souza ganhou da mãe, aos 15 anos, a maleta de manicure que seria o pontapé do próprio salão de beleza, em Caculé (BA). Sarah Trevisan viu no delivery de comida japonesa a chance de atender à demanda de consumidores de Altamira (PA) e conciliar a vida profissional com os cuidados da filha de dois anos. Débora, Ana e Sarah são o retrato da mulher empreendedora brasileira. Desde 2016, elas chefiam a maioria (51,5%) dos novos negócios no país, segundo constatou a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM).

Entre os novos empreendedores, aqueles que possuem um negócio com até 3,5 anos, as mulheres têm uma taxa de empreendedorismo superior à dos homens. A taxa delas é de 15,4%, enquanto a masculina é de 12,6%. A pesquisa GEM 2016 constatou também que as mulheres abrem uma empresa mais por necessidade do que os homens. Entre os novos empresários, 48% delas iniciam a atividade empresarial porque precisam complementar a renda ou se buscam recolocação no mercado de trabalho. Já entre os homens, esse número cai para 37%.

Segundo a pesquisa Donos de Negócio no Brasil, análise de gênero (que utiliza dados da Pnad/IBGE de 2016) o número de brasileiras empresárias cresceu 34% entre 2001 e 2014, enquanto o aumento de homens nesta situação, no mesmo período, foi de 14%. Elas empreendem mais em casa (35%), são mais qualificadas que os homens empresários e dedicam menos tempo ao negócio (34 horas semanais, enquanto os homens trabalham 42 horas por semana).

“Esse movimento de empoderamento feminino é crescente há alguns anos e em várias esferas, seja na política, na iniciativa privada e, claro, à frente dos negócios. Elas empreendem para gerar renda e também atender às próprias demandas”, analisa o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos.

Live

Para homenagear mulheres como Débora, Ana Carolina e Sarah, que participaram da campanha #SouEmpreendedora nas mídias sociais, o Sebrae vai promover um bate-papo ao vivo pelo Facebook da instituição no Dia Internacional da Mulher (8 de março), às 17h. Sob o comando da jornalista e empresária Millena Lopes, empreendedoras de diferentes setores vão debater os desafios da mulher à frente dos negócios. Confira: https://www.facebook.com/sebrae/

Pernambuco poderá se inscrever no V Prêmio Melhores Empresas para Trabalhadores com Deficiência

Com o objetivo de dar visibilidade às boas práticas relacionadas a inclusão profissional de pessoas com deficiência e estimular as demais organizações a aperfeiçoarem seus programas de respeito a diversidade humana, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência anuncia as inscrições para o V Prêmio Melhores Empresas para Trabalhadores com Deficiência. Podem se inscrever empresas públicas ou privadas de micro, pequeno, médio ou grande porte que contem com colaboradores com deficiência e empreendedores com deficiência até o dia 20 de abril pelo site http://pmetcd.sedpcd.sp.gov.br. A premiação é uma iniciativa da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, por meio do Centro de Tecnologia e Inovação, com o apoio da consultoria iSocial. A cerimônia será em agosto, na capital paulista.

As corporações serão avaliadas pela promoção da política dos direitos da pessoa com deficiência, igualdade de oportunidades, grau de sustentabilidade dos projetos, disponibilidade de materiais e psicológicos, que viabilizem ao trabalhador com deficiência condição plena para desempenho de suas funções, visando sua inclusão social, autonomia e independência no ambiente de trabalho e potencial de reaplicação e multiplicação das iniciativas.

Já os empreendedores com deficiência, serão avaliados pela relevância e qualidade das informações prestadas, principais desafios superados e relativos à deficiência, tempo de implantação e viabilidade, impacto e alcance da empresa, potencial de replicação e principais resultados alcançados.

A avaliação terá quatro etapas: inscrição no site, preenchimento de questionário, seleção das empresas finalistas e classificação da comissão julgadora. As três melhores pontuações de cada categoria serão premiadas.

Reconhecimento Global

As empresas participantes do V Prêmio Melhores Empresas para Trabalhadores com Deficiência também poderão se inscrever para concorrer à segunda edição do Reconhecimento Global “Boas Práticas para Trabalhadores com Deficiência”, que contemplará empresas nacionais e internacionais. O evento será realizado na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, no início de dezembro, mês em que é comemorado o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (03/12).

Em 2016, durante o décimo aniversário da Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo promoveu na véspera do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, na sede da ONU em Nova York, o “Reconhecimento Global – Boas Práticas para Trabalhadores com Deficiência”. Na oportunidade, foram reconhecidas empresas nacionais e internacionais públicas ou privadas que contam com programas relacionados à diversidade humana. “Promover esta ação na sede da ONU é a materialização do pioneirismo das ações do Governo do Estado de São Paulo na inclusão das pessoas com deficiência. É o Estado de São Paulo disseminando o respeito às diferenças e a luta por equiparação de oportunidades para o mundo”, destaca a secretária Linamara Rizzo Battistella.

Caruaru Cidade Limpa divulga cronograma de limpeza do Ipojuca e canais

A Secretaria de Serviços Públicos – Sesp, através do programa Caruaru Cidade Limpa, divulgou o calendário de março/abril da limpeza do Rio Ipojuca, na extensão do município, e dos canais da cidade. A limpeza no Rio e canais é realizada constantemente, seguindo um cronograma elaborado pela equipe de limpeza.

Para manter a cidade limpa, a Prefeitura de Caruaru, através da Sesp, solicita à população que colabore com a limpeza do município, não jogando lixo nas ruas, calçadas, rio e canais, o que ocasionam entupimentos de bueiros, alagamento das vias, mau cheiro e proliferação de insetos e animais nocivos à saúde, entre outros transtornos.

Denúncias e reclamações podem ser repassadas para a Gerência de Limpeza Municipal, através do número 3701-1455.

Cronograma de limpeza

Canais:

01 a 07 de março: Canal da Avenida Margarida Peixoto Vieira, Indianópolis;
01 a 15 de março: Canais do bairro Salgado, paralelo à Rua Dário da Silva, e da Avenida Venezuela, no bairro Cidade Jardim;
15 a 25 de março: Canais da Rua Júlio Rodrigues, no bairro Petrópolis (por trás da TV Asa Branca), e dos bairros Santa Rosa e Vassoural;
26 de março a 16 de abril: Canal da Nova Caruaru/Jardim Panorama/Afonsinho

Rio Ipojuca:

Limpeza no trecho 3 – da Ponte Irmâ Jerônima à Passagem Molhada do bairro Rendeiras.

Caruaru Shopping realizará a 2ª edição do Mega Day

O Caruaru Shopping realizará, no dia 28 de março, a 2ª edição do Mega Day. Será um dia inteiro com muitas ofertas nas mais de 200 operações do centro de compras e convivência. Para esta, que será a primeira megaliquidação do ano, as lojas estarão trabalhando com descontos de até 70% nos mais diversos segmentos: eletroeletrônicos, moda, lazer, gastronomia e muito mais.

“O Mega Day já está sendo bastante esperado pelo público de Caruaru e da região e acreditamos que isso se deve ao grande sucesso da primeira edição, onde o público encontrou descontos de verdade em todas as nossas lojas. Um evento com credibilidade e organização. A expectativa é de um crescimento de 20% a 25% em relação à edição anterior. Basta acompanhar as nossas redes sociais e o nosso site para obter mais detalhes desta megapromoção”, destaca Walace Carvalho, gerente de Marketing do Caruaru Shopping.

Para que os clientes possam aproveitar as promoções com maior conforto e comodidade, o Caruaru Shopping funcionará em horário especial durante o evento, das 8h à 0h. Lembrando que os ônibus que fazem as linhas centro-shopping e centro-bairros funcionarão em horário estendido durante todo o Mega Day.

Ministério da Saúde anuncia novas ações voltadas à saúde da mulher

Em alusão ao Dia Internacional das Mulheres, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, anuncia nesta quarta-feira (7/3), às 15h, ações para ampliar o acesso das mulheres à assistência em saúde, prevenção de doenças, planejamento familiar e parto adequado.

Na ocasião, também serão apresentadas medidas para garantir oferta de medicamentos para doenças raras e voltadas às demandas dos pacientes que fazem hemodiálise.

A coletiva será transmitida, ao vivo, pelo Portal Saúde, Twitter pela Web Rádio Saúde.

Riacho das Almas terá programação especial para celebrar o Dia Internacional da Mulher

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de Riacho das Almas através das secretarias de Saúde, Assistência Social e Educação vão oferecer uma série de atividades gratuitas.

Os serviços serão oferecidos a partir das 7h no Núcleo da Mulher, que fica em frente à Prefeitura. Serão ofertados diversos serviços de saúde como atendimento ginecológico com Dr Wilson Lessa, testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite, atendimento preventivo em saúde bucal, aferição de pressão e palestras com psicólogo, fisioterapeuta e nutricionista sobre a saúde da mulher.

O evento vai oferecer ainda a prática de atividades físicas, café da manhã, serviços de estética e beleza como cabeleireiro, manicure e design de sobrancelhas, informações sobre o Bolsa Família e distribuição de brindes, além de palestras sobre os direitos da mulher com representantes do Cras e do Creas.

As atividades seguem até as 13h.

Direito da Mulher é tema de debate na UNINASSAU

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Faculdade UNINASSAU Caruaru, em parceria com a secretaria de Políticas para as Mulheres da cidade, promove nesta quinta-feira (8), mesa redonda sobre as garantias de direitos das mulheres. O evento é gratuito e acontece no auditório da instituição a partir das 19h30. As inscrições podem ser realizadas pelo site ou no local do evento.

O objetivo dessa ação é debater sobre ampliação e a garantia dos direitos para o público feminino, envolvendo estudantes dos cursos de Serviço Social, Enfermagem, Pedagogia e Psicologia, ressaltando, assim, a importância de se discutir esse tema envolvendo a atuação de diversas áreas do conhecimento desses futuros profissionais. Essa discussão se dará através da mesa redonda que será presidida pela secretária de Políticas para as Mulheres, Perpétua Dantas, e pela cientista política e professora da UFPE, Ana Maria Barros.

A coordenadora do curso de Serviço Social da UNINASSAU, Alanna Cristina, destaca que o dia 08 de março é o dia da resistência que as mulheres vêm buscando. ‘’Muito além de ser uma data especial de entrega de flores é um dia de valorização da luta feminina pela garantia de Direitos”, citou.