Como os hackers roubam sua senha?

Fernando Azevedo, é sócio da Silicon Minds, empresa de Marketing Digital, defensor de vitimas de cyberbullying e conta quais são os golpes mais comuns para hackers roubarem sua senha.

Brasil é lider mundial em phishing, golpe de email para obter seus dados e senhas ou dinheiro diretamente. A falta de fiscalização, falta de leis gera a impunidade de crimes digitais no Brasil.

1.Prêmio
Você recebe algum prêmio inesperado, seguido geralmente de um pedido para agir imediatamente pois a promoção é limitada. Ao clicar no site, o site é uma cópia do original e você acaba deixando seu email e sua senha no site dos criminosos. Mesmo que tenha criado uma conta nova em um site, os criminosos vão tentar usar esta senha para entrar no seu email ou banco e ainda podem pedir confirmações iguais ao do seu banco para ter códigos numéricos ou perguntas de segurança

2.Conta vencida
Você recebe um email dizendo que precisa pagar uma conta ou tomar alguma ação urgente. Eles podem direcionar o usuário para um site para roubar email e senha ou podem pedir o pagamento direto de um boleto ou um valor no cartao do credito.

3. Email falso
Enviar um email fingindo ser algum amigo ou até mesmo colega do seu trabalho é possível. Hackers usam esta técnica para pedir que clique em um link, baixe um arquivo ou faça login em um site falso para fazer os ataques. Eles podem replicar sites de Google Docs, Dropbox ou qualquer outro site famoso. Ao baixar um arquivo malicioso, ele pode permitir que o hacker acesse seu computador ou gravar tudo que você escreve por exemplo.

4.Pedido de amizade de seu amigo que já era seu amigo
Hackers hoje usam uma técnica chamada de “Engenharia Social” em que eles estudam as vitimas para saber o que ela gosta, o que ela faz e com quem ela anda. A partir daí, eles podem fazer uma conta social copiando um perfil de amigo e pedir amizade para você. Esta conta tem como objetivo ganhar sua confiança para pedir que você clique em link, baixe um arquivo ou envie dinheiro para ajudar seu amigo.

5.Pessoas com interesse em comum
Hackers tambem tentam se aproximar de pessoas buscando o que elas procuram – um relacionamento, um empréstimo ou um emprego oferecendo exatamente o que a pessoa quer para conseguir se aproximar e dar seu golpe.

6.Alerta de conta hackeada que pede voce fazer login. Em um link falso

Você recebe uma mensagem do seu provedor de email ou da rede social avisando que sua conta está em perigo e que você precisa trocar a senha ou confirmar um acesso que parece ser suspeito. São iscas para você navegar num site falso.

7. Senhas fracas que podem ser testadas com software usando suas informacoes pessoais e de sua familia
Existem softwares que podem tentar milhares de senhas por minuto. Geralmente os hackers pegam palavras-chave e datas relacionadas a você e sua familia para aumentar as chances de sucesso.

8. Wifi inseguro
Você senta num café chamado XYZ, liga seu notebook e ver uma rede sem fio chamada XYZ. Você pensa, esse cafe tem wifi grátis para os clientes. Porém é uma rede de internet de algum notebook por perto que permite que você conecte a ele e lê todas as informacoes trafegadas.

9. Cameras: cameras podem ser usadas em lugares populares ao redor de uma empresa para gravar senhas que os usuários escrevem

10. Sistema desatualizados: Sistemas operacionais desatualizados podem conter falhas de segurança que são alvos fáceis de hackers para controlar sua maquina e roubar seus dados.

Fernando ainda completa, se você quer começar a se proteger o primeiro passo fundamental é ligar o login com dupla autenticação no seu email, bancos e redes sociais. Assim você recebe uma mensagem com um código toda vez que as plataformas detectarem algum acesso não familiar.

Itamar Serpa, empresário e antenado em tecnologia, reforça a importância de aumentar a segurança dos computadores na sua empresa e treinar seus funcionários para ficarem atentos a golpes. Você pode pesquisar nos mecanismos de busca como ativar dupla autenticação nas plataformas que você usa.

Miguel discute parcerias e exportação de frutas com cônsul da China

foto belo

O prefeito Miguel Coelho recebeu, na tarde da segunda (05), a cônsul da China, Li Feiyue. Durante a conversa ocorrida no gabinete da Prefeitura, a autoridade chinesa falou sobre futuras parcerias comerciais com a cidade sertaneja, com prioridade para a fruticultura.

A cônsul chinesa desembarcou em Petrolina no domingo (04). No primeiro dia no município, Li Feiyue almoçou no Bododromo e conheceu pontos turísticos da cidade. Já nesta segunda, ela visitou fazendas e empresas locais ligadas à fruticultura.

Segundo o prefeito, a Prefeitura pretende buscar um intercâmbio cultural e econômico com a República da China para prospectar novos negócios com a segunda maior potência mundial. “Foi a primeira visita da cônsul em nossa cidade. Ela conheceu nossos atrativos turísticos e a força de nossa economia. Hoje, a China tem aumentado a importação de frutas e como somos um grande produtor internacional, a ideia é colocar Petrolina nessa rota comercial. Além disso, queremos fazer parcerias para intercâmbio cultural entre o povo chinês e nossos sertanejos”, detalhou o prefeito.

Rodada de Negócios da Moda Pernambucana oferece espaço aberto ao público

Atendendo a uma demanda da população, a Rodada de Negócios da Moda Pernambucana (RNMP) disponibiliza um espaço aberto ao público no evento que é o maior do Polo de Confecções do Agreste. Criada na última edição, a Alameda dos Profissionais chega à 25ª RNMP, que acontece de hoje (07) a 09 de março, no Polo Caruaru, com diversas novidades que evidenciam o potencial da moda e da cultura regional como diferenciais competitivos da região. Dentro da programação deste espaço, o “Reality Criativo”, o “Corredor do São João” e o “Stand da Feira” se destacam.

Consolidando-se como uma iniciativa que aproxima a RNMP do público em geral, a Alameda dos Profissionais expandiu seus atrativos, proporcionando uma imersão na moda e na cultura da região, especialmente, no que se refere à Caruaru. Os mais de 400 compradores que participam do evento também terão acesso à Alameda dos Profissionais que conta com stands do Serviço Nacional de Aprendizagem (Senac), da Prefeitura de Caruaru e do Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecções em Pernambuco (NTCPE).

O Senac estará presente com dois stands. Um dos espaços vai comportar o “Reality Criativo”, experiência que irá reunir sete profissionais de moda, que atuam desde à criação até a finalização do produto, onde eles irão produzir uma micro coleção em apenas dois dias de evento. A equipe de profissionais será orientada por professores de gestão do Senac. O objetivo é mostrar para os visitantes que, com planejamento e orientação adequados e uma atuação profissional, é possível fazer um trabalho diferenciado na moda na área de produção de produtos. O público poderá conferir em tempo real todo o processo de criação. O resultado será apresentado em um desfile na manhã de 09 de março, último dia da 25ª RNMP.

O outro stand do Senac será uma loja colaborativa de serviços que irá apresentar a Faculdade Senac, recém-chegada à Caruaru, e as ementas das graduações de Design de Moda e Gestão de RH. O intuito é o de mostrar o desempenho acadêmico e profissional de alunos da Faculdade Senac. O espaço é destinado a mostrar serviços e produtos da área de moda formada pelos alunos, certificando a qualidade da formação dos mesmos para o mercado de trabalho.

A Prefeitura de Caruaru, através da Fundação de Cultura e Turismo e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Economia Criativa, trará a cultura regional para a iniciativa. Um “Corredor do São João”, com 10m de comprimento, será montado para recepcionar os participantes ao som do autêntico forró com a participação de um trio pé-de-serra. Bandeirolas decoram o ambiente, trazendo para o público a atmosfera junina. O “Stand da Feira” contará com 15 artesãos do Alto do Moura e da Feira de Artesanato que vão expor peças em barro e brinquedos populares, evidenciando a cultura e o artesanato característicos do município.

O stand do NTCPE apresenta quatro empreendimentos: a empresa de vestuário de proteção UV, Peamo, a de moda praia feminina, Lala Di, a de moda Fitness, Voador, e o birô de serviços de moda, Pássaro Estúdio, que faz desde a criação de estampas até o desenvolvimento de coleções. Todas fazem parte do Programa de Incubação do Marco Pernambucano da Moda, que é um conjunto de ações integradas voltadas à estruturação e desenvolvimento de negócios de moda promissores. As incubadas participam com o objetivo de abrir possibilidades de negócios devido ao fluxo de pessoas e a credibilidade do evento com o público-alvo dessas marcas.

Rodada de Negócios da Moda Pernambucana – A Acic realiza, de 7 a 9 de março, das 9h às 18h, a 25ª RNMP edição outono/inverno, no Polo Caruaru. O Sebrae é correalizador do evento. Serão 132 stands de empresas de confecções, calçados e acessórios de Pernambuco e de outros estados como Minas Gerais, Ceará e Paraíba. A RNMP contará com o apoio do Governo do Estado, através da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD-DIPER) e da Prefeitura de Caruaru, através da Fundação de Cultura e Turismo e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Economia Criativa, e com a parceria do Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecções de Pernambuco (NTCPE). Os demais parceiros da RNMP são a Associação Comercial e Industrial de Toritama (Acit), a Associação Empresarial de Santa Cruz do Capibaribe (Ascap), a Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Surubim (Aciasur) e o Sindicado das Indústrias do Vestuário do Estado de Pernambuco (Sindvest/PE).

Amamentação pode evitar 823 mil mortes infantis por ano

Realizado a pedido da Organização Mundial da Saúde (OMS), o primeiro estudo que mapeou os padrões globais do aleitamento materno e os relacionou com a preservação da saúde de crianças e mães é o segundo colocado da 17ª edição do Prêmio Péter Murányi.

O trabalho, indicado pelo CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) demonstra ainda o caráter cumulativo dos benefícios trazidos pela amamentação, como a proteção contra a mortalidade infantil, redução das hospitalizações por doenças infeccionas na infância e a má-oclusão dentária, bem como aumenta a inteligência, e reduz a ocorrência de sobrepeso e diabetes

De autoria do médico epidemiologista Cesar Victora, professor emérito da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), a pesquisa avaliou dados vindos de 153 países, de 1995 a 2014, concluindo que o leite materno, em nível quase universal, poderia prevenir 823 mil mortes de crianças menores de cinco anos, por ano. Assim como, no mesmo período, evitaria 20 mil falecimentos por câncer de mama.

Segundo Vera Murányi Kiss, presidente da Fundação Péter Murányi, entidade organizadora da premiação, estudos dessa magnitude reforçam a necessidade de que a produção científica brasileira seja incentivada e reconhecida.

“Para nós, receber trabalhos com esse alcance demonstra que estamos no caminho certo, reconhecendo a contribuição desses especialistas na garantia de um futuro melhor às próximas gerações”, destaca.

A presidente da entidade também ressalta que um dos aspectos importantes desse trabalho é a constatação de que, nos países de baixa e média renda, apenas 37% das crianças são exclusivamente amamentadas. O trabalho tem, ainda, o mérito de apontar países e regiões nos quais devem ser reforçadas as campanhas de aleitamento.

A série da The Lancet, publicação que veiculou o estudo de Victora, aponta que se as taxas de amamentação dos Estados Unidos, China e Brasil aumentassem para 90%, e se esses mesmos índices subissem para 45% no Reino Unido, haveria uma diminuição de custos com tratamentos para doenças comuns na infância de aproximadamente US$ 2,45 bilhões nos Estados Unidos, US$29,5 milhões no Reino Unido, US$223,6 milhões na China e US$6 milhões no Brasil.

Nesta edição, com atualização do valor pago, o prêmio total distribuído será de R$ 250 mil, divididos entre o vencedor (R$ 200 mil), segundo (R$ 30 mil) e terceiro lugares (R$ 20 mil). A entrega ocorrerá em abril, durante a festa de premiação.

Recorde de trabalhos inscritos

A edição 2018 do Prêmio Péter Murányi, com foco em saúde, recebeu 225 trabalhos, vindos de toda a América Latina. O número representa um recorde em toda a história da premiação.

O trabalho foi avaliado por um júri composto por representantes de entidades nacionais e internacionais ligadas à área de saúde, integrantes de universidades federais, estaduais e privadas, personalidades de renome e membros da sociedade.

O Prêmio Péter Murányi é realizado anualmente, com temas que se alternam a cada edição: Saúde, Ciência & Tecnologia, Alimentação e Educação. Os temas são revisitados a cada quatro anos.

A premiação conta com o apoio das seguintes entidades: ABC (Academia Brasileira de Ciências); Aciesp (Academia de Ciências do Estado de São Paulo); Aconbras (Associação dos Cônsules no Brasil); Anpei (Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras); CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola); CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico); Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior); Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência).

Conselho de Segurança Cidadã realiza reunião no bairro Kennedy

No próximo dia 08 de março, o Conselho de Segurança Cidadã dos Bairros e da Zona Rural – Consec – vai realizar a segunda reunião ordinária no Bairro Kennedy em Caruaru. Desde a implantação, em dezembro de 2017, os moradores dessa região vêm acompanhando o trabalho dos órgãos responsáveis pelas demandas solicitadas através dos membros do Consec.

“Hoje, temos aqui a Guarda Municipal fazendo patrulha escolar, temos também limpeza do canal, poda de árvores e capinação permanente. Esses trabalhos nunca existiram aqui no Bairro Kennedy em outras gestões. Desde dezembro, a Prefeitura vem trabalhando muito em nosso bairro através do Consec e estamos realizados com esse trabalho”, relatou o presidente do Conselho de Segurança do local, Edmilson José.

A segunda Reunião Ordinária, que será realizada às 19h, leva ações devolutivas de demandas solicitadas, nas quais as secretarias municipais e órgãos estaduais e federais puderam realizar o trabalho requisitado pela comunidade. “Esse é um trabalho de fortalecimento de ações preventivas entre a comunidade e o poder executivo municipal. Trazendo a comunitarização da segurança nos bairros de maior vulnerabilidade e pontos sensíveis da cidade”, finalizou a gerente de articulação comunitária da Secretaria de Ordem Pública, Acácia Diniz.

22% dos consumidores tiveram crédito negado ao tentarem parcelar compra em janeiro, revela indicador do SPC Brasil e CNDL

O Indicador de Uso do Crédito apurado pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) revela que 22% dos brasileiros tiveram crédito negado no último mês de janeiro ao tentarem parcelar uma compra em estabelecimentos comerciais ou contratar serviços a prazo. A falta de comprovação de renda ou insuficiente de renda (36%) e as restrições ao CPF (31%) em virtude da inadimplência foram as principais razões para a negativa.

De acordo com a sondagem, em cada dez consumidores, seis (58%) não se utilizaram de nenhuma modalidade de crédito no último mês de janeiro, como cartões, crediário, cheque especial, linhas de financiamentos ou empréstimos. Outros 42% mencionaram ao menos uma modalidade a qual tenham recorrido no período. Em dezembro, período de tradicional aquecimento das vendas no varejo, esse índice era ligeiramente maior e atingiu 46% dos consumidores. Ainda assim, o número observado em janeiro deste ano é o segundo mais elevado desde junho de 2017, quando 44% dos brasileiros haviam se utilizado de ao menos um tipo de crédito naquele mês.

Os cartões de crédito (36%) e o crediário (12%) foram as modalidades mais usadas em janeiro deste ano. O cheque especial foi citado por 7% da amostra e os financiamentos por 6%.

Na escala do Indicador de Uso do Crédito que varia de zero a 100, sendo que quanto mais alto, maior a utilização de modalidades de crédito, o resultado observado em janeiro ficou em 28,1 pontos, pouco abaixo dos 31,0 pontos verificados em dezembro último.

Para o presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro Junior, o resultado timido do indicador é reflexo ainda da queda nas concessões de crédito ocorrida no período mais agudo da crise. “Com a renda do brasileiro menor, a análise de crédito tornou-se mais criteriosa para evitar a inadimplência e as concessões caíram ao longo do período mais severo da recessão. Somente agora o crédito começa a recuperar-se, mas é prudente que haja controle e critérios sobre a liberação de crédito por parte das instituições e que o consumidor se mantenha cauteloso antes de se endividar”, afirma Pellizzaro Junior.

Para 51%, contratar crédito é algo difícil; 48% dos que tomaram empréstimo ou financiamento atrasaram parcela em algum momento

No total, apenas 14% dos consumidores consideram a tomada de crédito como algo fácil nos dias de hoje. Para 51%, trata-se de algo dificil, ao passo que 22% consideram regular. “Crédito fácil e sem burocracia pode parecer algo positivo aos olhos do consumidor, mas em muitos casos, a contrapartida dessa agilidade é a cobrança de taxas de juros muito elevadas. O crédito pode ser um aliado do consumidor para aquisição de bens de maior valor, mas se não bem utilizado, pode ser a porta de entrada para o descontrole financeiro” explica a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti.

Sobre as dificuldades que o mau uso do crédito pode acarretar, o levantamento aponta que 48% dos tomadores de empréstimos e financiamentos atrasaram, em algum momento, parcelas dessa dívida – sendo que 15% ainda possuem prestações pendentes.

23% dos usuários de cartão de crédito caíram no rotativo em janeiro e 41% viram valor da fatura aumentar

O indicador apurado pelo SPC Brasil e pela CNDL também revela que o percentual de consumidores que não pagaram o valor integral da fatura do cartão de crédito oscilou de 28% em dezembro do ano passado para 23% em janeiro deste ano. Desse total, 10% entraram no chamado ‘rotativo não regular’, quando não há nem mesmo o pagamento do mínimo. Já 13% ficaram dentro do ‘rotativo regular’, ou seja, pagaram ao menos o mínimo da fatura. Os consumidores que pagaram o valor total da fatura em janeiro somam 76% dos usuários do cartão.

Os juros cobrados pelos bancos quando o cliente não paga o valor integral da fatura do cartão de crédito são altos e chegam a 387% ao ano, em média, no caso do não regular e, 241% no caso do regular, segundo dados oficiais do Banco Central.

Entre os consumidores que se utilizaram do cartão de crédito no mês de janeiro, 41% aumentaram o valor da fatura nesse período e somente 21% notaram um queda. Para 35% houve estabilidade. Entre os que se lembram o valor que gastaram, a média da fatura encerrada em janeiro foi de R$ 849, cifra ligeiramente abaixo da observada em dezembro último, que era de R$ 966.

A pesquisa ainda mostra que o uso do cartão já não se limita a compra de itens de alto valor, que geralmente precisam ser parcelados. As despesas correntes de todo mês também estão sendo feitas a crédito pelo consumidor brasileiro. Em primeiro lugar ficaram as compras em supermercados, citadas por 59% de seus usuários. Em segundo lugar está a aquisição de remédios, com 45% de menções. Depois aparecem gastos como roupas, calçados e acessórios (34%), combustíveis (32%) e idas para bares e restaurantes (25%).

Mesmo com inflação sob controle, preços elevados fazem 49% planejarem corte de gastos; 40% estão com as contas no ‘zero a zero’

De acordo com os dados do Indicador de Propensão ao Consumo, no último mês de fevereiro, quase a metade (49%) dos consumidores manifestaram a intenção de reduzir gastos no orçamento, contra somente 8% que planejavam aumentar o valor de suas compras. Para 40%, os gastos devem se manter estáveis. Apesar de a inflação estar sob controle, os preços elevados dos produtos (37%) é a principal razão para a contenção de gastos do brasileiro, seguido da busca constante por economizar (25%) e do desemprego (19%).

Entre os produtos que os consumidores pretendem comprar em março, excluindo os itens de supermercado, os remédios lideram a lista (28%), seguido das roupas, calçados e acessórios (19%) e da recarga para celular (18%).

O estado das finanças do consumidor colabora para esse comportamento mais cauteloso. Apenas 18% dos consumidores brasileiros estão com as contas no azul – ou seja, com sobra de recursos para consumir ou fazer investimentos. A maior parte (40%) admite estar no ‘zero a zero’, sem sobra e nem falta de dinheiro, enquanto 38% encontram-se no vermelho e não conseguem pagar todas as contas com a renda que possuem.

Metodologia

A pesquisa foi realizada em abril e abrange 12 capitais das cinco regiões brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Recife, Salvador, Fortaleza, Brasília, Goiânia, Manaus e Belém. Juntas, essas cidades somam aproximadamente 80% da população residente nas capitais. A amostra, de 800 casos, foi composta por pessoas com idade superior ou igual a 18 anos, de ambos os sexos e de todas as classes sociais. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais.

Baixe a íntegra do indicador em https://www.spcbrasil.org.br/imprensa/indices-economicos

Venda de imóveis por consórcio cresce 35%

De acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio (ABAC), o número da venda de imóveis por cotas de consórcio cresceu 35%, em 2017. Ainda segundo informações da ABAC, hoje, a cada dez domicílios comercializados no Brasil, três são por consórcio. A Realiza, empresa com 25 anos de atuação no mercado de consórcios, acredita que esse aumento pode reaquecer o mercado imobiliário. “A injeção de recursos do sistema de consórcio tende a contribuir para o reaquecimento do setor imobiliário. Quando existe uma retração dos números dos financiamentos tradicionais, o consórcio acaba se destacando, por ser uma alternativa barata e segura para a aquisição de um imóvel, por exemplo”, comenta César Augusto, Gerente Geral Comercial da Realiza.

No ano passado, a companhia teve um crescimento de 6,32% nas vendas de cotas de imóveis e registrou um aumento de 64,52% nas contemplações dos grupos de imóveis, em relação a 2016. A tendência é que a modalidade de consórcio imobiliário se mantenha aquecida em 2018, conforme analisa César Augusto: “o financiamento imobiliário ainda continua apresentando altas taxas de juros e os bancos continuam retendo os créditos, e, nesse cenário, o consórcio se destaca de maneira duradoura e positiva no planejamento financeiro e de aquisição de bens do público que não apresentando resistência com o segmento”. Hoje, são 830 mil cotistas de imóveis, em todo o Brasil, de acordo com dados da ABAC. Número que deve aumentar neste ano.

Sobre a Realiza:
Empresa especializada em consórcio com 25 anos de atuação em comercialização de cotas de imóveis, motos, carros e caminhões. Com sede em São Paulo, atualmente a companhia conta com 5 filiais, distribuídas em diversas regiões do Brasil, com mais de 300 profissionais internos e externos, e mais de 30.000 clientes ativos. Está entre as principais empresas de comercialização de consórcio, com alto índice de fidelização de clientes e total credibilidade. A Realiza é autorizada e fiscalizada pelo Banco Central do Brasil e associada à ABAC (Associação Brasileira das Administradoras de Consórcios). Site: http://www.consorciorealiza.com.br

Dia do Consumidor Brasil em 2018 será 14 de março

O Dia do Consumidor 2018 acontecerá em 14 de março. A data, criada pelo Buscapé, líder em comparação de preços no Brasil, é móvel, comemorada sempre na quarta-feira da semana do dia 15 de março. “Nossas pesquisas apontam que quarta-feira é um excelente dia da semana para realização do evento, por isso a data é móvel, sendo realizada sempre o mais próximo possível do dia 15 do mês de março, garantindo assim o melhor resultado da campanha aos lojistas”, explica André Dias, Diretor Executivo da Ebit, empresa referência em informações sobre o comércio eletrônico brasileiro, parte do grupo Buscapé Company.

“A data já se consolidou como a melhor em vendas do e-commerce depois da Black Friday no Brasil e é esperada pelo consumidor que busca bons descontos ou antecipar o presente do Dia das Mães, data de bom movimento no varejo do país”, afirma Fábio Sakae, VP de Marketing e Produto do Buscapé. Os lojistas estão preparando promoções atrativas para os consumidores.

Sobre a Ebit: presente no mercado brasileiro desde 2000, a Ebit acompanha a evolução do varejo digital no País desde o seu início, sendo a maior referência em inteligência competitiva para o e-commerce. Através de um sofisticado sistema, que coleta dados diretamente com o comprador on-line, a Ebit gera informações detalhadas sobre o mercado diariamente. São mais de 10 mil pesquisas respondidas por dia, 22 mil lojas avaliadas até o momento e 25 milhões de pesquisas acumuladas desde 2001. Saiba mais em: www.ebit.com.br

Mulheres empreendem mais que os homens

Débora Cronemberger se agarrou à paixão por joias e transformou o desemprego em oportunidade de negócios, em Brasília (DF). Ana Carolina Souza ganhou da mãe, aos 15 anos, a maleta de manicure que seria o pontapé do próprio salão de beleza, em Caculé (BA). Sarah Trevisan viu no delivery de comida japonesa a chance de atender à demanda de consumidores de Altamira (PA) e conciliar a vida profissional com os cuidados da filha de dois anos. Débora, Ana e Sarah são o retrato da mulher empreendedora brasileira. Desde 2016, elas chefiam a maioria (51,5%) dos novos negócios no país, segundo constatou a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM).

Entre os novos empreendedores, aqueles que possuem um negócio com até 3,5 anos, as mulheres têm uma taxa de empreendedorismo superior à dos homens. A taxa delas é de 15,4%, enquanto a masculina é de 12,6%. A pesquisa GEM 2016 constatou também que as mulheres abrem uma empresa mais por necessidade do que os homens. Entre os novos empresários, 48% delas iniciam a atividade empresarial porque precisam complementar a renda ou se buscam recolocação no mercado de trabalho. Já entre os homens, esse número cai para 37%.

Segundo a pesquisa Donos de Negócio no Brasil, análise de gênero (que utiliza dados da Pnad/IBGE de 2016) o número de brasileiras empresárias cresceu 34% entre 2001 e 2014, enquanto o aumento de homens nesta situação, no mesmo período, foi de 14%. Elas empreendem mais em casa (35%), são mais qualificadas que os homens empresários e dedicam menos tempo ao negócio (34 horas semanais, enquanto os homens trabalham 42 horas por semana).

“Esse movimento de empoderamento feminino é crescente há alguns anos e em várias esferas, seja na política, na iniciativa privada e, claro, à frente dos negócios. Elas empreendem para gerar renda e também atender às próprias demandas”, analisa o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos.

Live

Para homenagear mulheres como Débora, Ana Carolina e Sarah, que participaram da campanha #SouEmpreendedora nas mídias sociais, o Sebrae vai promover um bate-papo ao vivo pelo Facebook da instituição no Dia Internacional da Mulher (8 de março), às 17h. Sob o comando da jornalista e empresária Millena Lopes, empreendedoras de diferentes setores vão debater os desafios da mulher à frente dos negócios. Confira: https://www.facebook.com/sebrae/

Pernambuco poderá se inscrever no V Prêmio Melhores Empresas para Trabalhadores com Deficiência

Com o objetivo de dar visibilidade às boas práticas relacionadas a inclusão profissional de pessoas com deficiência e estimular as demais organizações a aperfeiçoarem seus programas de respeito a diversidade humana, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência anuncia as inscrições para o V Prêmio Melhores Empresas para Trabalhadores com Deficiência. Podem se inscrever empresas públicas ou privadas de micro, pequeno, médio ou grande porte que contem com colaboradores com deficiência e empreendedores com deficiência até o dia 20 de abril pelo site http://pmetcd.sedpcd.sp.gov.br. A premiação é uma iniciativa da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, por meio do Centro de Tecnologia e Inovação, com o apoio da consultoria iSocial. A cerimônia será em agosto, na capital paulista.

As corporações serão avaliadas pela promoção da política dos direitos da pessoa com deficiência, igualdade de oportunidades, grau de sustentabilidade dos projetos, disponibilidade de materiais e psicológicos, que viabilizem ao trabalhador com deficiência condição plena para desempenho de suas funções, visando sua inclusão social, autonomia e independência no ambiente de trabalho e potencial de reaplicação e multiplicação das iniciativas.

Já os empreendedores com deficiência, serão avaliados pela relevância e qualidade das informações prestadas, principais desafios superados e relativos à deficiência, tempo de implantação e viabilidade, impacto e alcance da empresa, potencial de replicação e principais resultados alcançados.

A avaliação terá quatro etapas: inscrição no site, preenchimento de questionário, seleção das empresas finalistas e classificação da comissão julgadora. As três melhores pontuações de cada categoria serão premiadas.

Reconhecimento Global

As empresas participantes do V Prêmio Melhores Empresas para Trabalhadores com Deficiência também poderão se inscrever para concorrer à segunda edição do Reconhecimento Global “Boas Práticas para Trabalhadores com Deficiência”, que contemplará empresas nacionais e internacionais. O evento será realizado na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, no início de dezembro, mês em que é comemorado o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (03/12).

Em 2016, durante o décimo aniversário da Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo promoveu na véspera do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, na sede da ONU em Nova York, o “Reconhecimento Global – Boas Práticas para Trabalhadores com Deficiência”. Na oportunidade, foram reconhecidas empresas nacionais e internacionais públicas ou privadas que contam com programas relacionados à diversidade humana. “Promover esta ação na sede da ONU é a materialização do pioneirismo das ações do Governo do Estado de São Paulo na inclusão das pessoas com deficiência. É o Estado de São Paulo disseminando o respeito às diferenças e a luta por equiparação de oportunidades para o mundo”, destaca a secretária Linamara Rizzo Battistella.