Bolsonaro diz que vai cortar pela metade verba publicitária da Globo se for eleito

Em segundo lugar na última pesquisa Datafolha para a corrida presidencial, o deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ) disse que vai cortar pela metade a verba publicitária destinada pelo governo ao grupo Globo caso seja eleito presidente. Em vídeo publicado em seu Facebook na última sexta-feira (1º), Bolsonaro acusa o grupo de persegui-lo e de trabalhar pela candidatura do ex-presidente Lula, líder nas pesquisas de intenção de voto.

“Continuem fazendo o trabalho sujo de vocês, quem sabe consigam emplacar o Lula em 2018. E daí, vocês vão estar bem. Vão ter como negociar bem a dívida do BNDES, que ele tá prometendo para vocês. Mas tá prometendo também o controle social da mídia. Vocês talvez vão ficar felizes quando todos estiverem escrevendo para o jornal ‘O Granma’. Aquele jornaleco de Cuba que não serve nem para colocar na privada”, disse a um grupo de pessoas, inclusive jornalistas, em frente ao seu gabinete na Câmara.

O deputado afirma que vai fazer justiça. “Vocês aí têm uma audiência de 40%, do ‘Globo’. Mas pegam 80% da propaganda oficial do governo, que em grande parte, sustenta a mídia. Se eu chegar lá, vou fazer justiça, vão perder metade disso, vão ganhar só 40%”, afirmou. “Façam matéria pesada sim, bastante, contra mim. Que se eu chegar, não vou perseguir vocês. Vou pagar pra vocês o que vocês merecem”, disse, aparentemente, a algum jornalista do grupo Globo.

Neste domingo o jornal O Globo publicou reportagem que mostra que Bolsonaro e dois de seus filhos empregaram, nos últimos 20 anos, uma ex-mulher do parlamentar e dois parentes dela em cargos públicos em seus gabinetes.

Fonte: Congresso em Foco

Quem é o jovem de 27 anos por trás de Marina

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No lançamento da pré-candidatura de Marina Silva à Presidência da República, um jovem de cabelos ruivos, camisa verde e sardas no rosto destoava do grupo que de políticos que acumulavam fios grisalhos e marcas de expressão facial. Aos 27 anos, o paulista José Gustavo Favaro Barbosa Silva foi o último a discursar antes da grande estrela do evento. E do lado esquerdo dela permaneceu sentado o tempo todo. O administrador público nascido em São Carlos e formado pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Araraquara é o mais jovem presidente de partido da história do país. Ou porta-voz, como a Rede designa o principal cargo da legenda.

Zé Gustavo, como é conhecido, comanda desde 2015 a legenda que Marina idealizou. Ele deixará o cargo em março de 2018, quando haverá eleição para definir o novo quadro de dirigentes da sigla. De março a outubro, terá de conciliar o papel de um dos mais próximos aliados de Marina com sua candidatura a deputado federal. Na primeira tentativa, em 2014, quando tinha 24 anos, recebeu 14.474 votos, em 54% dos municípios paulistas.

O perfil dele se difere da maioria daqueles que chegam no auge da juventude ao Congresso ou ao comando das máquinas partidárias. Filho de uma empregada doméstica e de um representante comercial, foi o primeiro de sua família a estudar em universidade pública. É também o primeiro a entrar para a política. “As pessoas perguntavam para minha mãe, que é empregada doméstica, o que filho dela fazia. Ela respondia: ele está envolvido em política, parecia até que eu traficava drogas (risos). Foi desse lugar que eu vim”, conta.

Experiência e juventude

O jovem por trás da candidatura de Marina faz parte de um grupo formado por conselheiros pra lá de experientes, como o deputado Miro Teixeira (RJ), o ex-presidente do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) Bazileu Margarido, coordenador-executivo da Rede, e a ex-senadora Heloisa Helena, uma das melhores amigas da pré-candidata. Heloísa permaneceu sentada à direita de Marina durante o anúncio de sua candidatura.

Primeiro filiado da Rede, Miro é o político há mais tempo na Câmara, aonde chegou com 26 anos, em 1971. De lá para cá, o colega de partido de Zé Gustavo acumula 11 mandatos. Em 1990, quando o presidente do partido nasceu, Miro já estava no Parlamento havia duas décadas.

A diferença de idade, segundo ele, longe de representar conflito, rende enriquecimento de experiência. “Aprendemos um om outro. Nós temos paciência com os mais velhos, e eles também têm paciência conosco e abrem espaço pra gente.”

Mais da metade dos dirigentes nacionais, estaduais e municipais da Rede tem menos de 35 anos, como ele. “Temos a característica da aliança intergeracional e também de gêneros. Queremos ter metade das direções nas mãos de mulheres a partir do ano que vem”, conta.

Mesmo sendo 32 anos mais jovem do que a líder do partido, Zé diz ter dificuldade para acompanhar o ritmo da ex-senadora, que, ao contrário que seus adversários dizem, nunca pára. “Com 59 anos, Marina têm um fôlego e uma energia que só não a conhece acha que ela está parada. Eu, com 27, tenho dificuldade de correr atrás dela”, diz.

O primeiro contato

Marina e Zé Gustavo se conheceram em 2011, quando ele era um dos organizadores do X Encontro Nacional de Estudantes de Administração Pública, em Serra Negra, interior paulista. O interesse por Marina, conta ele, nasceu em 2010, quando ela já havia trocado o PT pelo PV. Naquele ano, ele acompanhou do Canadá a campanha presidencial de Marina. Na época, fazia intercâmbio na Universidade de New Brunswick, graças a uma bolsa.

“De lá vi uma mulher negra, seringueira, fazendo uma campanha colaborativa incrível. De volta ao Brasil, me filiei ao Partido Verde em 2011 por causa dela”, narra. A passagem pelo PV foi relâmpago. Participou de uma única reunião, a de desfiliação coletiva do grupo de Marina.

A ex-senadora dava início, então, ao movimento para criar o seu próprio partido. Zé virou peça-chave nesse processo. Primeiro, coordenando a coleta de assinaturas de apoio à nova legenda em São Paulo e, depois, cuidando da busca nacional de apoio exigido pela Justiça eleitoral para o reconhecimento legal da sigla. O protagonismo nesse momento foi fundamental para aproximação entre ele, Marina e a cúpula da Rede.

“Sou tecnicamente o presidente mais jovem de partido no Brasil. Não significa muita coisa, mas é importante simbolicamente. Marina e eu trabalhamos juntos todo o tempo. Nossa relação não é figurativa”, ressalta.

Embora tenha apenas seis anos de militância política, Zé começou seu engajamento no que chama de movimento estudantil não tradicional e no trabalho social que fazia pela Igreja Católica. “Não participei do movimento estudantil tradicional, mas de um novo tipo, focado na melhoria da universidade onde estudávamos. Na faculdade, entendi o que era administração pública e o quanto o Estado era importante na vida das pessoas. Senti necessidade de entender a política, porque os sacanas a compreendiam muito bem, mas a maioria das pessoas não. A grande maioria dos políticos só pensa na gestão para se reeleger”, afirma.

Solteiro, Zé Gustavo vive na ponte aérea entre São Paulo, São Carlos e Brasília. Temas como a descriminalização das drogas e do aborto e a legalização do casamento gay, que costuma atrair jovens e causaram polêmica na campanha de Marina em 2014, pelas idas e vindas da candidata, não estão entre as prioridades do presidente da Rede.

“A Rede trabalha esses temas sem posicionamentos fechados. Acreditamos que teremos posição sobre esses assuntos no ano que vem. Essa não é, particularmente, a minha pauta prioritária. Meu foco é gestão pública com os mandatos colaborativos. Queremos que as pessoas ocupem a política e se ocupem dela”, explica.

Pré-candidato a deputado

Zé espera fazer parte da bancada de 18 deputados que o partido pretende eleger no próximo ano. Atualmente, a legenda é representada no Congresso por apenas quatro deputados federais e o senador Randolfe Rodrigues (AC).

“Precisamos de mandatos colaborativos, de deputado que olhe para a sociedade, não só para o Congresso, que convide a população a participar dos processos de decisão. Que a relação com as bases não fique restrita à destinação das emendas parlamentares. Defendemos um orçamento participativo para a distribuição das emendas, trabalhar no enraizamento com porta-vozes nas regiões de cada mandato”, defende.

O pré-candidato à Câmara propõe a criação de uma nova figura para o exercício do mandato. “São os chamados codeputados, pessoas que dedicam de três a cinco horas por semana a discutir, de graça, o mandato. Em 2014, 70 pessoas se comprometeram a ser meus codeputados se eu me elegesse.”

Pouco dinheiro, pouco tempo

Até outubro, Zé Gustavo terá de buscar votos para si e para Marina. Segundo ele, o lançamento da pré-candidatura da ex-senadora não deve mudar radicalmente a rotina dela, mas dar mais visibilidade às suas ações.

“Marina está sem mandato. É natural que ela seja menos ouvida do que quem tem mandato. Ela está dizendo o que sempre disse e vai continuar a dizer. Precisamos debater caminhos para 2018. A eleição do ano que vem é fundamental para o Brasil. Temos de unir forças com movimentos da sociedade e partidos políticos que queiram ser protagonistas da questão ética, do combate à corrupção, do comprometimento com direitos sociais, a economia sustentável e Estado eficiente”, afirma.

Mas essa tarefa, admite, não será fácil. Marina terá de superar a falta de recursos – caberá à Rede apenas 0,5% do dinheiro do bilionário fundo eleitoral – e os 12 segundos de horário eleitoral, muito inferiores aos valores e ao tempo que ela tinha nas eleições anteriores. Esses números minguaram com as regras aprovadas pelo Congresso este ano, que favorece os principais partidos. “Nosso grande desafio será envolver as pessoas no processo político, mostrar que não pretendemos a democracia dos políticos, mas a do povo”, acrescenta Zé.

Fonte: Congresso em Foco

Cresce exportação nas micro e pequenas empresas

Apesar da crise financeira, o número de pequenos negócios exportadores registrou um crescimento de 12% em 2016, frente ao ano anterior. O desempenho é verificado pelo estudo As Micro e Pequenas Empresas nas Exportações Brasileiras – 2009 a 2016, realizado pelo Sebrae com a Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior (FUNCEX). Em 2011, as MPE representavam 32,8% do total de empresas exportadoras. A participação subiu para 38%, em 2016, quando mais de 8 mil empresas de micro e pequeno porte venderam para o exterior, alcançando o recorde da série histórica.

“A tendência é que este número continue crescendo, pois hoje as MPE têm maior facilidade para acessar compradores internacionais, até por meio da internet e das mídias sociais. Sem falar nos avanços obtidos com o Simples Internacional, como o Operador Logístico Internacional – figura que cuida de toda a tramitação burocrática para o comércio exterior do pequeno exportador ”, comentou o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, em referência ao conjunto de medidas respaldadas na Lei 147/2014, que alterou o Estatuto da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte, assegurando o acesso ao mercado externo por meio de procedimentos simplificados de habilitação e despacho aduaneiro.

Para o presidente, apesar do esforço do governo em abrir caminho para as exportações, falta criar uma política de comércio exterior voltada às micro e pequenas empresas e integrar mais os órgãos anuentes que autorizam as compras e vendas para o exterior. “O comércio exterior é um emaranhado de obstáculos que as empresas têm que ultrapassar As grandes têm mais casco para atravessar esse mar, mas as pequenas não”, analisou.

O estudo do Sebrae também apontou uma tendência de aumento do valor total exportado pelas micro e pequenas empresas, em contrapartida ao movimento verificado entre as médias e grandes exportadoras. Em 2016, as MPE faturaram US$ 997,7 milhões em vendas para fora, o que significou alta de 6% em relação ao ano anterior. No mesmo período, o valor exportado pelas médias e grandes empresas caiu 3,5%. “Mesmo com tantas dificuldades, juros altos e falta de crédito, os pequenos negócios têm conseguido furar bloqueios e se posicionar no cenário das exportações. Por isso, o Sebrae continua investindo muito em consultorias on-line, capacitações e informações sobre inteligência de mercado para preparar esse empresário”, afirmou Guilherme Afif Domingos.

Em 2016, o foco das exportações das MPE foram os mercados dos Estados Unidos e do Canadá (20,5% das vendas totais), do Mercosul (20,3%) e da União Europeia (20,2%). Os principais produtos exportados pelas microempresas são vestuário, calcados e, pedras preciosas ou semipreciosas, enquanto as pequenas empresas se destacaram nas exportações de madeira serrada, obras de mármore e granitos e também na de pedras preciosas De acordo com o estudo do Sebrae, 90% das empresas de micro e pequeno porte que exportam estão concentradas em cinco estados: São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina.

Cineasta Eduardo Morotó dirige os filmes promocionais da Paixão de Cristo

Eduardo Morotó

Pelo terceiro ano consecutivo, os filmes promocionais do espetáculo da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, que acontecerá de 24 a 31 de março de 2018, terão a direção do cineasta pernambucano Eduardo Morotó. “Nos filmes da próxima temporada vamos explorar os conflitos vividos por um indivíduo que é simultaneamente humano e o Filho de Deus”, afirma o diretor, acrescentando que sua proposta é mostrar um Jesus mais humano, em busca de respostas.

Ele revela ainda que planeja construir uma linguagem estética e fotográfica mais realista, associando-as a uma montagem mais dinâmica. “Ao invés de cada filme se ater a uma ou duas passagens do espetáculo, vamos utilizar diversas passagens dentro de um mesmo filme, entrecortando-as entre si e estabelecendo, assim, maior poder de clímax na narrativa.

As filmagens começam na próxima terça-feira, dia 5, na cidade-teatro de Nova Jerusalém, a 160 km do Recife. Os artistas convidados para a próxima temporada, que estarão participando das gravações, são Renato Góes (Jesus), Kadu Moliterno (Pilatos), Victor Fasano (Herodes), Tonico Pereira (Anás) e Nicole Bahls (Herodíades), Fabiana Pirro (Maria) e Rita Guedes (Madalena).

Premiado em festivais nacionais e internacionais como roteirista e diretor de filmes curta-metragem, Eduardo Morotó iniciou em setembro a produção do seu primeiro longa: “A morte habita a noite”. O filme é baseado em contos do autor Charles Bukowski e narra a história de Raul (Roney Villela, que participou da novela “Novo mundo”, da Globo), contando sua trajetória afetiva.

Assaí irá parcelar compras de itens sazonais neste fim de ano

O mês de dezembro representa um dos principais períodos de vendas do ano, principalmente por concentrar as comemorações do Natal e do Réveillon. Para este ano, o Assaí Atacadista já preparou os estoques e espera um crescimento de dois dígitos na comparação com o mesmo período do ano passado.

A categoria de bebidas como um todo é grande aposta da rede, que espera um acréscimo de 25% em vendas, com destaque para cervejas, refrigerantes e sucos, que devem crescer 30%. Os panettones também têm grande saída nas lojas de todo o Brasil e o Assaí espera vender este ano 25% mais do que no mesmo período de 2017. As cestas de Natal, que ainda são boas opções para presentear por conta da variedade de produtos que as compõem, e as frutas da época também devem apresentar um bom desempenho de vendas, crescendo por volta de 20%. Além disso, aves e suínos, que costumam ser as estrelas da ceia e dos almoços de Fim de Ano, também devem crescer, por volta de 15% e 10%, respectivamente. Pescados é outra categoria que merece destaque, especialmente o bacalhau, que costuma ser muito procurado nesta época do ano e, no Assaí, deve apresentar um aumento de vendas de 20%, comparado com o desempenho nesse mesmo período de 2016.

Para garantir as compras de todos os perfis de clientes que frequentam as lojas, o Assaí ainda oferece uma condição diferenciada: o parcelamento de itens sazonais em até três vezes sem juros no cartão de crédito nas compras acima de R$ 100. Entre os produtos participantes estão azeite, bacalhau, cestas de Natal, panettone, frutas secas, aves, bacalhau, pernil, além de bebidas alcoólicas (exceto cervejas) e espumantes.

“O Assaí já costuma aceitar cartões de crédito como forma de pagamento em suas lojas, mas a facilidade do parcelamento dos itens sazonais de fim de ano é mais uma maneira de garantir que os pequenos e médios comerciantes abasteçam seus estabelecimentos para atender a demanda do fim de ano, assim como as famílias também podem fazer suas compras em grandes volumes para as festas”, explica Wlamir dos Anjos, Diretor Comercial do Assaí Atacadista.

Sobre o Assaí Atacadista

O Assaí Atacadista possui 124 unidades em 18 estados (AL, AM, BA, CE, DF, GO, MG, MS, MT, PA, PB, PE, PI, PR, RJ, RN, SE, SP). Negócio de atacado do GPA, a rede opera com o formato Cash&Carry, conhecido como atacado de autosserviço, e está em plena expansão. Em 2016, a rede inaugurou 13 novas unidades no Brasil e fechou o ano com vendas brutas de R$ 15,7 bilhões, expansão de 39,2% em relação ao ano anterior.

Sebrae e Ministério da Cultura fazem parceria para ações de economia

O presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, firmou parceria ontem (30), com o ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, e o secretário estadual de Cultura de São Paulo, José Luiz Penna, para planejar ações de economia criativa no Palácio Campos Elíseos, em São Paulo. Foi criado um comitê gestor que terá representantes das três instituições e da sociedade civil, representada pelo Fórum Brasileiro dos Direitos Culturais. O colegiado deve começar a funcionar no início do ano que vem. Uma das principais ações deverá ser a capacitação empresarial de profissionais da cultura.

O Palácio dos Campos Elíseos foi cedido ao Sebrae, esse ano, pelo governo do Estado de São Paulo, e abrigará o Centro Nacional de Referência em Empreendedorismo, Tecnologia e Economia Criativa. O local estava desativado desde 2006, teve que ser restaurado, e deve abrir as portas ao público no começo de 2018. O palácio histórico contará com atividades de ensino na área de gestão, tecnologia e inovação, terá espaço de coworking, de incubação e aceleração de startups, museu permanente e, ainda, abrigará exposições culturais. Como contrapartida, as atividades serão gratuitas.

Segundo o presidente Guilherme Afif Domingos, o modelo que será adotado no novo centro de referência deverá ser replicado em todo o Brasil. “Esse comitê vai trabalhar em ações de economia criativa para preparar esses profissionais da cultura e apoiá-los na gestão dos negócios. Faremos um grande laboratório aqui, um espaço de colaboração entre as empresas que poderá ser compartilhado pela rede do Sebrae e do ministério”, afirmou.

Para o ministro da Cultura, Sérgio de Sá Leitão, a parceria com o Sebrae vai desenhar o modelo de um cluster (aglomerado de empresas) de economia criativa para funcionar no palácio. Ele disse que há muitos talentos, pessoas criativas no país, mas há necessidade de formar empreendedores culturais, executivos, gestores de empresas. “O déficit de gestão é imenso no setor privado e estamos falando de grande parte de micro e pequenas empresas”, disse.

Odilon Wagner, porta-voz do Fórum Brasileiro dos Direitos Culturais, concordou com o ministro e disse que falta gestão no universo da cultura. “Nós mesmo, os produtores, artistas, temos dificuldade para administrar os empreendimentos culturais. É um universo que cresce exponencialmente, abre espaço de empregabilidade”, desabafou.

Prefeitura de Caruaru realiza Primeiro Feirão de Emprego

O Primeiro Feirão de Emprego para Pessoas com Deficiência de Caruaru foi um sucesso na primeira edição realizada na sexta (01), no hall do Bloco “A”, da prefeitura, na Praça Senador Teotônio Vilela. Empresas parceiras se uniram no mesmo propósito de inclusão social, junto com a Prefeitura de Caruaru, que promoveu o evento, através da Coordenação de Promoção das Pessoas com Deficiência, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH).

A ação proporcionou o contato direto do candidato com as empresas parceiras, onde eles puderam realizar o cadastro para as vagas disponíveis, diretamente com setor de recursos humanos, e aguardar o chamado para começar a trabalhar. Diversas oportunidades foram oferecidas, como as vagas para auxiliar de logística e faturamento, assistente administrativo e de farmácia, vendedor interno, cadastrador, entre outras. O resultado foram 35 cadastros realizados, além dos currículos encaminhados para as outras empresas parceiras, que encerraram as atividades mais cedo nos estandes, mas deixaram as vagas disponibilizadas.

No local, os candidatos puderam contar com o serviço de impressão de currículos e orientações do Ministério do Trabalho, que foi parceiro da ação, junto com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Caruaru (CDL), a Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic) e o Sindicato dos Lojistas do Comércio de Caruaru (Sindloja). “Atingimos a meta de encaminhar as pessoas com deficiência para uma colocação no mercado de trabalho, em empresas que necessitavam preencher essas vagas. Para o primeiro feirão foi muito bom, o saldo foi bastante positivo”, comemorou a coordenadora Rosimery Silva.

O feirão fez parte do primeiro dia da programação dos 15 Dias de Ativismo pelos Direitos Humanos, iniciada hoje, em celebração pelo Dia Mundial dos Direitos Humanos, comemorado no próximo dia 10 de dezembro. As ações serão promovidas pela SDSDH, em parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres e sociedade civil. O objetivo é promover o debate sobre o tema, com a participação de segmentos representativos da Juventude, Pessoas com Deficiência, Pessoas Idosas, População Afrodescendente e de Etnias Diversas, População LGBTI, Movimentos de Mulheres, entre outros movimentos sociais.

Caratecas do SCFV de Caruaru recebem Prêmio Melhores do Ano

As karatecas Lauane Samylly Silva, de 15 anos, e Maria Júlia Pereira, de 11, do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Caruaru, receberam o Prêmio Melhores do Ano, em Olinda, pela Federação Pernambucana de Karate Shotokan, na última sexta-feira (01). As garotas são praticantes das aulas de karate desenvolvidas no Cras Centenário, que vem se destacando no município como um importante emissor de atletas para diversos campeonatos, com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do município.

A expectativa pela premiação veio após as atletas participarem do 19º Campeonato Brasileiro de Karate, promovido pela federação em setembro deste ano, com mais de 300 atletas inscritos de todo o Brasil. As duas foram destaque na competição, onde cada uma delas conquistou duas medalhas de ouro, nas modalidades Shiai Katá (luta imaginária) e Shiai Kumitê (luta corporal). Elas fizeram parte da equipe vencedora de 12 atletas do SCFV, que disputou representando Caruaru e conquistou 15 medalhas no total.

Representantes da FNP ministram palestras em Caruaru

Representantes da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) estiveram em Caruaru nesta quinta (30) e sexta (01) para ministrar oficinas direcionadas para a assistência social. O evento voltado para conselheiros, servidores da PMC, membros do CONDICA, Ministério Público, aconteceu na sede da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do município.

O secretário Fernando Silva recepcionou os palestrantes Silvia Torso, membro da FNP e Carlos Simões, da Prefeitura de Porto Alegre. O destaque do evento foi a apresentação do manual “Metodologia de Proteção Integral dos Direitos de Crianças e Adolescentes em eventos e festas populares”, cujo lançamento aconteceu na última terça-feira (28), em Recife, com a presença da prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, que é vice-presidente para Assuntos de Crianças e Adolescentes da FNP.

Teve também a realização da oficina de captação de recursos para o Fundo dos Direitos da Pessoa Idosa e o Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente e a experiência de Porto Alegre.

Emoção na gravação do áudio de Renato Góes para a Paixão de Cristo

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O ator pernambucano Renato Góes passou a tarde do domingo (3) no estúdio Muzak, no bairro de Casa Forte, no Recife, gravando áudios com as falas de Jesus para o espetáculo da Paixão de Cristo, que acontece no município de Brejo da Madre de Deus, na cidade teatro de Nova Jerusalém, agreste pernambucano de 24 a 31 de março de 2018.

Sob o comando de Carlos Reis e Lúcio Lombardi, diretores artísticos do espetáculo, Renato seguiu à risca todas as orientações. Mas em alguns momentos a voz do ator embargava por conta da emoção que brotava da interpretação do drama vivido por Jesus.

As gravações da dublagem continuam na manhã desta segunda-feira (4). Logo em seguida Renato Góes segue para Nova Jerusalém para fazer a capitação de imagens para os filmes promocionais do espetáculo.

As filmagens começam na terça-feira, dia 5, na cidade-teatro de Nova Jerusalém, a 160 km do Recife. Os artistas convidados para a próxima temporada, que estarão participando das gravações, são Renato Góes (Jesus), Kadu Moliterno (Pilatos), Victor Fasano (Herodes), Tonico Pereira (Anás) e Nicole Bahls (Herodíades), Fabiana Pirro (Maria) e Rita Guedes (Madalena).