Viatura do Bope capota e atinge duas crianças em Caruaru

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Uma viatura do Batalhão de Operações Especiais (Bope) capotou e atingiu duas crianças, de 10 e 12 anos, na tarde da terça-feira (28), no Alto do Moura, em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. As crianças foram socorridas e levadas ao Hospital Regional do Agreste, também em Caruaru.

O estado de saúde não foi informado, mas elas passam por uma tomografia. Um policial que estava na viatura também sofreu ferimentos e foi levado para a unidade de saúde. Segundo a polícia, o pneu da viatura havia estourado durante uma abordagem.

Policiais civis são alvo de operação contra corrupção e lavagem de dinheiro

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Três policiais civis integrantes de uma organização criminosa suspeita de crimes como corrupção passiva, concussão (extorsão cometida por um funcionário público), lavagem de dinheiro, receptação qualificada e usurpação de função pública são alvos de mandados de prisão temporária da Operação Bis in Idem, da Polícia Civil de Pernambuco (PCPE). Outro mandado de prisão temporária e 11 mandados de busca domiciliar foram expedidos pela Primeira Vara Criminal da Comarca de Caruaru. A operação foi deflagrada na manhã desta quarta-feira (29).

Ministério da Saúde abre novo edital para profissionais brasileiros atuarem no Mais Médicos

Os médicos brasileiros formados ou com diploma revalidado no país e brasileiros formados no exterior terão uma nova oportunidade para participar do Programa Mais Médicos. Na terça-feira (28/11), o Ministério da Saúde abriu as inscrições para o cadastramento de novos profissionais que desejam atuar em 557 municípios de todos os estados. Os candidatos terão até às 18h desta sexta-feira (1º/12) para se inscreverem no site do Mais Médicos.

“O nosso compromisso é pela manutenção do acesso da população aos médicos do Programa. A reposição vai garantir a continuidade do atendimento prestado aos mais de 63 milhões de brasileiros beneficiados com esta ação”, destaca o ministro da Saúde, Ricardo Barros.

Os médicos interessados devem se inscrever e submeter a documentação exigida no edital, como cópia do diploma e do registro profissional, certidão negativa de antecedentes criminais, entre outros. Após a validação, os profissionais deverão escolher quatro cidades de preferência, e serão alocados nas vagas de acordo com critérios de classificação, como detenção de título de especialista e experiência na área de Saúde da Família. Após a lotação, os médicos devem confirmar o interesse nas vagas, e seguem então para os municípios, onde iniciam as atividades nas unidades básicas a partir da segunda semana de 2018.

O Ministério da Saúde tem lançado editais periódicos para repor e substituir médicos da cooperação com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) por profissionais brasileiros. Além disso, também estão sendo repostas vagas oriundas de desistências e de encerramento de contrato. Ampliar a participação de médicos brasileiros no programa é um compromisso da gestão do ministro da Saúde, Ricardo Barros.

Os gestores municipais têm até sexta-feira (1º/12) para confirmar as vagas que serão autorizadas para preenchimento pelos médicos. O quantitativo total nas cidades será publicado no dia 8 de dezembro e os profissionais com inscrições validadas poderão selecionar as localidades entre os dias 11 e 12 de dezembro.

AVANÇOS – A atual gestão do Ministério da Saúde conseguiu avanços significativos para o Mais Médicos. Uma delas foi a renovação por mais três anos do programa. Além disso, a pasta conseguiu reajustar o valor da bolsa anualmente aos médicos participantes, e concedeu, também, um acréscimo de 10% nos auxílios moradia e alimentação de profissionais alocados em distritos indígenas, que passou de R$ 2.500 mensais para R$ 2.750.

O PROGRAMA – Criado em 2013, o Programa Mais Médicos ampliou à assistência na Atenção Básica fixando médicos nas regiões com carência de profissionais. O programa conta com 18.240 vagas em mais de 4 mil municípios e 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI), levando assistência para cerca de 63 milhões de brasileiros. Do total de médicos participantes, 47,1% são profissionais da cooperação com a OPAS, 45,6% brasileiros formados no Brasil ou no exterior e 4,16% são intercambistas estrangeiros.

Paulo Câmara prestigia lançamento de campanha de adoção do TJPE

Governador Paulo Câmara durante lançamento da campanha -Adote - adotar é saber deixar alguém te amar-  do TJPE023

O governador Paulo Câmara e a primeira-dama Ana Luíza participaram, na manhã da terça-feira (28.11), no Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), do lançamento da campanha “Adote – adotar é saber deixar alguém te amar”. Promovida em parceria pelo TJPE, pelo Governo de Pernambuco e pela Assembleia Legislativa, a campanha tem o objetivo de orientar a população sobre o processo de adoção e incentivar o acolhimento e o apadrinhamento de crianças de uma faixa etária mais elevada, a chamada adoção tardia. Na oportunidade, os chefes dos três Poderes assinaram um termo de cooperação técnica entre as instituições e as demais entidades parceiras. As peças que detalham a ação serão veiculadas em TV, Rádio, jornal impresso e mídias sociais.

“Os esclarecimentos sobre a forma de adoção e de apadrinhamento precisam chegar até a população. Somos o quarto Estado que mais adota e, em termos proporcionais, nós somos o primeiro. Mas podemos fazer mais. Como a própria campanha diz, é preciso dar amor e receber amor por parte desses jovens que hoje precisam do amparo de muita gente. Eu fico feliz de poder participar, junto ao Poder Judiciário, ao Legislativo, ao Ministério Público e à Defensoria Pública de ações como essa. Temos a certeza de que muitas crianças terão um novo lar e condições de serem amados e dar muito amor”, ressaltou o governador Paulo Câmara.

Do total de 1.226 crianças e adolescentes adotados no Brasil, por meio do Cadastro Nacional de Adoção (CNA), 103 foram em Pernambuco. O Estado também ganha visibilidade quando o assunto é sobre o número de adoções tardias – crianças e adolescentes de 3 a 17 anos. Entre os anos de 2015 e 2016, Pernambuco teve um aumento de 73% do número de jovens adotados nessa faixa etária, passando de 38 para 66.

No entanto, um dos desafios enfrentados pela Coordenaria de Infância e Juventude no Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) continua sendo o tabu da idade. O Estado tem hoje 1.028 pretendentes à adoção no Cadastro Nacional de Adoção (CNA) e 324 crianças inseridas no Cadastro. No País, são 39.399 adotantes inscritos no CNA e 7.529 crianças e adolescentes disponíveis para adoção. O motivo para o número de candidatos a pais e mães ser quase o quádruplo de crianças à espera de um novo lar no Brasil está no perfil preferido pelos pretendentes. Cerca de 70% dos adotantes preferem crianças com menos de três anos de idade.

Na contramão do ideal da maioria, crianças na faixa etária de 0 a 3 anos correspondem a apenas 12,57% dos cadastrados para adoção no País e a 17% em Pernambuco. A cada ano transcorrido, as chances de adoção de uma criança caem cerca de 50%. Dados do CNA, por exemplo, apontam que somente dois pretendentes aceitam adotar jovens com 17 anos ou mais em Pernambuco.

Para o presidente do TJPE, desembargador Leopoldo Raposo, o lançamento da campanha irá ajudar no fortalecimento dos laços afetivos das que crianças que passam, com a adoção, a serem acolhidas e amadas pelos futuros pais. “Essa campanha é altamente importante. Com a adoção, essas crianças passam a ter afeto, afeição, a receber amor por parte daqueles que adotam. Enquanto elas não são adotadas, elas ficam massificadas onde não existe afeição, afeto. Elas ficam praticamente expostas como objetos. Essa campanha, portanto, tem essa importância, no sentido de incentivar a adoção para que as crianças que se encontram em abrigos possam ser adotadas e passem a ter um vínculo familiar”, ressaltou.

O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Guilherme Uchôa, falou sobre a necessidade de esclarecer à população os detalhes que levam ao processo de adoção. “Essa é uma iniciativa que muito tem a contribuir para nossa sociedade. Tenho certeza que esta campanha, de caráter informativo e educativo, terá um papel decisivo no estímulo e na prática da adoção em Pernambuco”, frisou.

Miguel Coelho se reúne com ministro da Saúde e consegue liberação de investimentos para Petrolina

Em agenda na capital federal, o prefeito Miguel Coelho teve audiência, na noite da segunda-feira (27), com o ministro da Saúde, Ricardo Barros. A pauta do encontro foi a liberação de R$ 5 milhões em investimentos para três novos postos, uma Academia da Saúde entre outras ações para Petrolina. A reunião foi acompanhada também pelo ministro de Minas e Energia, Fernando Filho, e o senador Fernando Bezerra.

Além da construção das três unidades básicas de Saúde (UBS) e da Academia, os recursos pleiteados pelo prefeito serão empregados na reforma e ampliação de policlínica, unidades de Atendimento Médico Especializado (AME) e no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). O pacote de investimentos ainda prevê recursos para compra de equipamentos para outras estruturas da rede municipal.

Segundo o prefeito, foi dada a garantia pelo ministro Ricardo Barros de pagar a primeira parcela desses R$ 5 milhões já em dezembro. O restante dos recursos será liberado gradualmente em 2018. “São investimentos de grande importância para ampliar e melhorar o atendimento médico em Petrolina. Com essa previsão de receber os recursos em dezembro, nossa ideia é já iniciar as primeiras obras no início do próximo ano”, adianta Miguel Coelho.

O pacote de investimentos é proveniente de 14 emendas parlamentares do senador Fernando Bezerra e dos deputados federais Fernando Filho, Adalberto Cavalcanti e João Fernando Coutinho. “Esse apoio político é decisivo para atrair grandes investimentos. Estamos atuando em várias frentes ao lado de deputados, senadores e a iniciativa privada, pois acreditamos que a solução para os grandes desafios de uma cidade como Petrolina necessita de engajamento de toda a sociedade e não apenas da Prefeitura”, defende o prefeito.

Mutirão fiscal de Olinda promove acordos de negociação de débitos

Contribuintes de Olinda, na Região Metropolitana do Recife (RMR), podem negociar dívidas junto ao município durante o 3º Mutirão de Executivos Fiscais da Comarca. A iniciativa acontece durante a Semana Nacional de Conciliação, que segue até 1º de dezembro, numa parceria entre o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) e a prefeitura de Olinda. Cerca de 3 mil processos eletrônicos foram selecionados para tentativa de acordo promovidos durantes audiências de conciliação para quitação dos débitos.

Durante o mutirão, aquelas pessoas que possuem alguma pendência fiscal junto ao município também terão a chance de negociar seus débitos. Os interessados devem comparecer ao Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscc), localizado no Fórum Doutor Lourenço José Ribeiro, avenida Pan Nordestina, Vila Popular, em Olinda, levando documento de identidade, CPF, comprovante de residência e documentos do imóvel cujo débito vai ser submetido à negociação (escritura pública do imóvel ou guias de IPTU, por exemplo). O atendimento à população é prestado das 8h30 às 16h30.

A juíza Isabelle Moitinho, coordenadora do Cejuscc de Olinda, fala da possibilidade de negociação mesmo por aqueles que não tiveram a dívida judicializada. “Temos uma equipe encarregada de receber os contribuintes que ainda não têm processos judiciais ou, mesmo que tenham, não foram notificados a comparecer ao mutirão. Essas pessoas também poderão se apresentar espontaneamente para negociar os seus débitos com a fazenda pública municipal”, explica.

A magistrada destaca os benefícios trazidos pelo serviço, para todos os envolvidos. “Estão engajados nessa iniciativa magistrados e servidores do Poder Judiciário, além de procuradores e servidores da Prefeitura de Olinda, com o objetivo de prestar um serviço público célere e efetivo. Nesse mutirão, será atendido um número superior de demandas ao dos anteriores. Teremos 3 mil processos judiciais, ou seja, ações que já estão em curso. Essa medida vai possibilitar a diminuição do acervo das Varas de Fazenda Pública de Olinda, sendo também um diferencial alcançado pelo serviço, além de atender à negociação dos débitos junto ao município”, enfatiza.

Turismo rural em PE prevê crescimento de 5%

Entre os dias 28 e 30 de novembro, Pernambuco sedia a 13ª Feira de Turismo Rural – Ruraltur, que acontece no Hotel Fazenda Portal de Gravatá, no Agreste pernambucano. O objetivo é conectar as diferentes matrizes culturais dos estados brasileiros com a disseminação de informações, redes de contatos, conhecimentos técnicos e comercialização de destinos turísticos. Considerado a melhor vitrine de produtos, serviços e conhecimentos de turismo rural do país, o evento visa criar um ambiente favorável para o desenvolvimento setorial, gerando oportunidades de negócios para os expositores e potenciais compradores.

O turismo rural gera 600 empregos diretos mesmo durante a entressafra canavieira e, as ocupações indiretas são incontáveis. O movimento financeiro anual ultrapassa 16 milhões de reais. De acordo com a Organização Mundial do Turismo, 3% dos turistas de todo o mundo escolhem viajar para o campo. Crescendo 6% ao ano, de acordo com o Instituto de Desenvolvimento do Turismo Rural e Equestre (IDESTUR), o setor representa grande potencial econômico para os próximos anos.

No país, os equipamentos turísticos regionais e seus empreendedores compõem um diferencial competitivo que soma aproximadamente 15 mil propriedades abertas à prática do turismo. As regiões Norte e Nordeste somam 20% da demanda pelo turismo no campo. O Nordeste se destaca pelo investimento no fortalecimento do turismo rural, com respostas satisfatórias no profissionalismo do setor, na formação de parcerias estratégicas e na geração de negócios concretos. A base da atividade na região está fundamentada nos atrativos de natureza e riqueza histórica, nas fazendas e casarios rurais, nas manifestações e tradições culturais, paisagens, vegetação, artesanato, gastronomia e culto às referências populares.

Alguns dos tipos de serviços prestados pelo segmento são: Turismo Pedagógico, Turismo Técnico Científico, Turismo Contemplativo, Turismo de Lazer, Turismo Cultural, Turismo Gastronômico, Turismo de Eventos Corporativos, Trilhas de Média Dificuldade, Cavalgadas, Motocross, Bikecross e Colônia de Férias.

13ª RURALTUR
“Turismo Rural, a Produção Associada e Economia Criativa”, com a valorização dos elementos e referenciais do campo, é o tema central desta edição da Ruraltur. O foco principal do evento é a venda de roteiros turísticos e a integração das cadeias produtivas, por meio das seguintes ações: feira de produtos e serviços, caravanas estaduais e regionais, rodadas de negócios, Cine – Benchmarking, apresentação de cases de sucesso, rodas de conversa empresarial, visitas técnicas, seminários e mostras culturais.

Evento nacional e itinerante do Sebrae, a Ruraltur nasceu na Paraíba e já foi realizada no Rio Grande do Norte, no Ceará e em outros estados. A intenção do Sebrae com a 13ª edição da Ruraltur é gerar oportunidades de negócios para toda a cadeia produtiva do Turismo Rural, notadamente em Pernambuco e na região Nordeste, conectando as diferentes matrizes culturais locais e regionais.

De acordo com Oswaldo Ramos, diretor-superintendente do Sebrae em Pernambuco, o evento visa potencializar o turismo rural a partir da agregação de valor à cadeia da economia criativa. “Queremos associar a cultura à gastronomia, ao patrimônio cultural, entre outros, para fortalecer a atividade turística. Essa é uma estratégia que o Sebrae busca cada vez mais para fortalecer o turismo rural no Nordeste”, pontua.

“A Ruraltur é uma oportunidade única de integrar e conhecer roteiros do Nordeste, trocar experiências e conhecer como diversos estados brasileiros estão inovando no Turismo rural, agregando valor às experiências e vivências, através da economia criativa e da cultura associada ao turismo”, avalia a gerente da Unidade Agreste Central e Setentrional do Sebrae, Débora Florêncio.

Neste ano, em Pernambuco, o evento conta com as parcerias da Prefeitura de Gravatá, Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) e Associação Pernambucana de Turismo Rural (Apeturr). A ideia é aprimorar a gestão, a inovação, a competitividade e a aproximação entre os setores do governo e do mercado, possibilitando a ampliação do turismo rural e a divulgação das riquezas presentes no campo. “O turismo rural é por excelência um turismo de experiência. Para que as pessoas entendam isso, vamos investir em visitas técnicas – que visam mostrar as possibilidades de mercado e capacidades turísticas existentes apenas no espaço rural – e em divulgação, para estimular que mais pessoas conheçam essa modalidade do turismo em Pernambuco”, afirma Melânia Vieira, presidente da Apeturr.

PROGRAMAÇÃO DA 13ª RURALTUR
TERçA-FEIRA, 28 DE NOVEMBRO
13h às 22h:
– Credenciamento
14h às 16h:
– Seminário Cooperação e Formação de Parcerias para o Desenvolvimento do Turismo Rural (Tânia Zapata – Especialista em Desenvolvimento Econômico e Regional)
16h às 22h:
– Espaço de Exposição

QUARTA-FEIRA, 29 DE NOVEMBRO
8h às 12h:
– Visitas Técnicas
14h às 16h:
– Painel Desenvolvimento Territorial vinculado a Economia Criativa e ao Turismo Rural (Júlio Ledo – Especialista em Desenvolvimento Territorial e Sustentabilidade | Cássio Garkalns – Mestre em Turismo e Especialista em Gestão de Destinos Turísticos | Joaquim Cartaxo – Sebrae Ceará)
– Seminário Economia Criativa e Turismo Rural (Cláudia Leitão – Consultora em Políticas Públicas para a Economia Criativa)
16h às 22h:
– Espaço de Exposição

QUINTA-FEIRA, 30 DE NOVEMBRO
8h às 12h:
– Visitas Técnicas
14h às 16h:
– Painel sobre Turismo Inteligente e Caso de sucesso: Voucher Digital de Bonito/MS
(Graziele Vilela, Especialista em Gestão Estratégica, Ana Cláudia Dias, diretora técnica do Sebrae em Pernambuco, e Augusto Mariano, Secretaria de Turismo de Bonito)
– Seminário Marketing para Promoção do Turismo Rural (Flávio Eduardo Zardo – Especialista em Planejamento e Gestão do Turismo). 16h às 22h:
– Espaço de Exposição

SERVIÇO
13ª FEIRA DE TURISMO RURAL – RURALTUr
Onde: Hotel Fazenda Portal de Gravatá | BR 232, s/n, Novo Gravatá
Quando: de 28 a 30 de novembro
Inscrições gratuitas: www.ruraltur2017.com.br[1]
Inscrições para as visitas técnicas: ruraltur2017@pe.sebrae.com.br
Custo para visitas técnicas: R$ 40,00 por dia

Riacho das Almas fica em segundo lugar na Mostra Pernambucana de Experiências Exitosas

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A saúde de Riacho das Almas alcançou mais uma importante vitória nesta semana. O município ficou em segundo lugar na Mostra Pernambucana de Experiências Exitosas. O Evento foi promovido pela Secretaria Estadual de Saúde na segunda-feira (27), e reuniu os municípios que compreendem a 4ª e 5ª Geres (Gerência Regional de Saúde). Na ocasião, gestores de saúde realizaram uma grande troca de experiências e mostraram projetos que estão dando certo em seus municípios.

A inclusão de Práticas Integrativas e Complementares na Integralidade do Cuidado e no Fortalecimento de Vínculos na Academia da Saúde e Atenção Básica de Riacho das Almas foi eleita a segunda melhor experiência inovadora do Estado. Desde abril, o projeto oferece sessões de acupuntura gratuitas para os cidadãos que frequentam a Academia da Saúde do município. Por mês, são realizados aproximadamente 600 atendimentos no local.

“Pra gente é um sentimento de reconhecimento muito grande, e faz com que a gente se engaje ainda mais no nosso trabalho. Temos muita entrega e dedicação, e isso é gratificante e estimulante, porque a gente oferece esses serviços com muito amor”, afirmou o fisioterapeuta responsável pelo serviço Neto Lopes.

Como premiação, os profissionais responsáveis pelo projeto ganharam livros da FioCruz, certificado e exposição no site da Secretaria Estadual de Saúde. Receberam a premiação as três melhores experiências do Estado.

Academia da Saúde – A Academia da Saúde de Riacho das Almas funciona de segunda a sexta-feira nos turnos da manhã e da tarde. Com a orientação do Núcleo de Apoio à Saúde da Família e uma equipe multidisciplinar, o local oferece acompanhamento com atividades físicas, assistente social, nutricionista, psicólogo e fisioterapeuta, que oferecem palestras com orientações sobre diversos tema relacionados à saúde, além dos atendimentos de acupuntura que são realizados sempre às terças-feiras das 7h às 9h30 e das 15h30 às 18h.

Lançada pesquisa de satisfação do cliente no comércio de serviços em Caruaru

Lançamento da Pesquisa de Satisfação - Foto Buzzlab

Foi lançada na noite da terça-feira (28), o resultado de uma pesquisa inédita sobre a satisfação do cliente no comércio de serviços em Caruaru. O material foi apresentado junto ao Sindicato dos Lojistas do Comércio de Caruaru (Sindloja) para empresários, gerentes, profissionais do comércio e serviços e imprensa.

A pesquisa teve como objetivo mapear os níveis de satisfação dos clientes, identificando os pontos fortes e deficiências do atendimento da empresa e atualizar profissionais e gestores diante da evolução do consumo. A metodologia utilizada foi a pesquisa de campo através de interação, observação e visitas. Foram avaliados sete aspectos: abordagem do atendente; nível de qualificação e técnicas do atendente; conhecimento sobre o produto; nível de gentileza e simpatia; proatividade do atendente; agilidade do atendimento da loja e atendimento da loja de modo geral.

Neste contexto, entender as necessidades do público-alvo é primordial para gerar soluções adequadas, que é fator de sobrevivência diante dos concorrentes. Considerando a evolução no comportamento do consumidor, diante do avanço das tecnologias e diversas formas de interação, exigem inovação por parte das empresas e na forma de atuação dos profissionais.

Os negócios com foco no cliente gerenciam seus processos para alcançar as vantagens competitivas, buscando facilitar o atendimento e gerar maior satisfação dos colaboradores para que as equipes interajam com eficácia no relacionamento com o cliente. Observa-se que a satisfação do cliente está interligada às posturas, atitudes e os recursos necessários para o atendimento, mas também depende das relações interpessoais, do clima organizacional percebido na loja, das equipes, das lideranças e da comunicação.

Para o Presidente do Sindloja, Alberes Lopes, a divulgação da pesquisa foi importante para se ter um norte na hora de contratar os colaboradores. “É sempre pertinente discutir sobre o mercado de trabalho em Caruaru e quais as formas que podemos melhorar os nossos serviços. O resultado da pesquisa serviu para saber como nós devemos nos portar para atender cada vez melhor os nossos clientes”, destacou.

“A pesquisa da ERG Consultoria serviu para reflexão como fora de buscar soluções em conjunto entre os lojistas da cidade para a partir de então gerar um movimento de melhoria do comércio e dos serviços”, explicou a Coordenadora da pesquisa e Consultora, Cátia Maciel.

PIS/Pasep: Prazo para saque do abono salarial ano-base 2015 termina em um mês

Maiana Diniz – Repórter da Agência Brasil

 

Brasília - A Caixa Econômica Federal inicia o pagamento das cotas do PIS para pessoas com idade superior a 70 anos (José Cruz/Agência Brasil)
Trabalhadores têm até 28 de dezembro para sacar o abono salarial do PIS/Pasep referente a 2015José Cruz/Agência Brasil

O Ministério do Trabalho informou hoje (28) que trabalhadores que têm direito ao abono salarial ano-base 2015 têm até o dia 28 de dezembro para procurar uma agência bancária e retirar o benefício. O prazo final termina em um mês e não haverá nova prorrogação. Segundo o MTE, 1,42 milhão de brasileiros ainda não sacaram o dinheiro.

O montante disponível para saque é de R$ 990 milhões, para pagamentos que variam de R$ 79 a R$ 937. Metade desse valor está concentrado no Sudeste, principalmente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Quem trabalhava na iniciativa privada em 2015 pode retirar o dinheiro em qualquer agência da Caixa Econômica Federal ou em uma casa lotérica. Servidores públicos devem procurar o Banco do Brasil. Cada trabalhador recebe valor proporcional à quantidade de meses trabalhados formalmente naquele ano. Se a pessoa trabalhou o ano todo, recebe o valor na íntegra. Quem trabalhou por seis meses, por exemplo, recebe metade do valor.

Quem tem direito

Para ter direito ao abono salarial ano-base 2015, é preciso ter trabalhado formalmente em 2015 e atender a alguns requisitos, como estar vinculado formalmente a uma empresa ou a um órgão público por pelo menos 30 dias naquele ano, ter remuneração média de até dois salários mínimos no período, estar inscrito no Programa de Integração Social (PIS) ou no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep)  há pelo menos cinco anos e ter os dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

Para saber se tem direito ao benefício, é possível fazer uma consulta no site do Ministério do Trabalho. É necessário ter em mãos o número do PIS ou do CPF e a data de nascimento.

Também é possível obter informações nas agências bancárias ou ligando para o Alô Trabalho, 158. As ligações são gratuitas de telefone fixo em todo o país.

A Caixa Econômica Federal fornece a informação aos beneficiários do PIS também pelo telefone 0800-726 02 07.  O Banco do Brasil atende os beneficiários do Pasep no número 0800-729 00 01.