Setor têxtil e de confecção gera mais de 2.500 vagas em agosto

A indústria têxtil e de confecção manteve a recuperação e ampliou o ritmo de contratações, sendo destaque positivo, pelo segundo mês consecutivo, no Cadastro Geral de Empregados (Caged), do Ministério do Trabalho. De acordo com o levantamento, em agosto, o setor contabilizou 2.577 novos postos de trabalho criados. O resultado representa 20% no número de empregos reportados pela indústria de transformação (12.873 postos), a segunda maior geradora de empregos no país.

Para o presidente da Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção), Fernando Pimentel, o setor vê os números com otimismo tímido. “Essa notícia alegra o setor, mas seguimos cautelosos em relação a retomada. Após perdermos perto de 130 mil postos de trabalho, nos últimos dois anos, é com alívio que acompanhamos a leve recuperação da indústria”, declara.

No acumulado do ano o resultado também é positivo: foram abertas 24.255 novas vagas. Esse número representa 44% de todos os empregos criados pela indústria de transformação durante o ano de 2017 (54.757).

Divulgado na quinta-feira (21), o Caged apontou a abertura de 35.457 novos postos de trabalho, com carteira assinada, em todo o Brasil, o maior resultado desde agosto de 2014. Na tabela abaixo, é possível verificar qual a participação do setor têxtil e de confecção na evolução do emprego no país.

PT e PMDB fazem pacto de não agressão em CPI, mostra Estadão

Do Congresso em Foco

Um acordo tácito entre PT e PMDB está em curso na CPI da JBS, criada para investigar inicialmente as suspeitas de irregularidade em contratos do BNDES com o grupo e utilizada, na prática, para questionar a delação premiada entre seus executivos e a Procuradoria Geral da República. De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo, os dois partidos concentram fogo na desqualificação dos delatores e do ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot.

Em compensação, integrantes da CPI evitam, até agora, convocar o ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB) e o ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), ambos presos na Operação Lava Jato, e os ex-presidentes Lula e Dilma. Todos eles são alvos das delações de Joesley e Wesley Batista e demais delatores da J&F, controladora da JBS.

Na reunião da semana passada o colegiado aprovou 53 convocações ou convites. Desse total, rá o Ministério Público e o acordo de delação premiada firmado por executivos do Grupo J&F. Das 53 convocações ou convites aprovados, mais de 80% são referentes a pessoas ligadas à empresa ou à PGR. Entre os dez pedidos apresentados por petistas, só um, que pede a convocação do presidente do BNDES, Paulo Rabello de Castro, se refere a integrante do governo Temer.

“Existe uma vontade de não fazer pirotecnia. A CPI não pode ser palco de confronto entre governo e oposição. Não é o lugar”, disse ao Estadão o deputado Carlos Marun (PMDB-MS), relator da CPI e um dos líderes da tropa de choque de Cunha e Temer na Câmara. Segundo ele, há sim uma “afinidade” entre petistas e peemedebistas no colegiado: “A afinidade é nos objetivos da CPI, um desejo de todos os membros de que o trabalho avance”.

Secretaria de Educação de Caruaru prepara programação especial para celebrar o Setembro Azul

A Secretaria de Educação de Caruaru desenvolveu uma programação toda especial para comemorar o Setembro Azul – Dia Nacional dos Surdos, que é celebrado nesta terça-feira (26).

As atividades já começaram nesta segunda-feira (25), com uma formação para os professores que atuam nas salas de recursos. A capacitação acontece na Escola Municipal Rotary Club Caruaru. O tema é “Identidade e Cultura Surda e Metodologias de Ensino para o Aluno Surdo no AEE (Atendimento Educacional Especializado)”.

Na terça-feira (26), para simbolizar o Setembro Azul, acontecerá o filataço e panfletaço na sede da Secretaria de Educação, das 8h às 10h. O objetivo é conscientizar as pessoas da importância da data.

E para encerrar a programação, na quinta-feira (28), ocorrerá o I Seminário do Setembro Azul que abordará a temática “Entre nesse Laço!”. O evento acontecerá na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Campus Caruaru (CAA), das 8h às 16h.

As atividades estão sendo realizadas em parceria com o Centro Educacional de Ensino em Libras (CEELI) e o Centro Acadêmico do Agreste (CAA ), da Universidade Federal de Pernambuco.

Olimpíada Internacional Mathématiques Sans Frontiéres premia 92 alunos do Diocesano

Mathématiques Sans Frontiéres

Está marcada para esta terça-feira (26), às 15h, a cerimônia de premiação dos alunos do Colégio Diocesano de Caruaru que tiveram destaque na Olimpíada Internacional Mathématiques Sans Frontiéres. Ao todo, 92 estudantes serão premiados, sendo 12 deles com a medalha nacional, 15 com a medalha de prata estadual, 13 com a medalha de bronze nacional e os demais receberão menção honrosa.

O evento contará com uma palestra do professor doutor Dilson Cavalcanti, da Universidade Federal de Pernambuco – Campus Agreste. Ele vai falar sobre a “A participação dos alunos nas olimpíadas de conhecimento matemático como ferramenta para promover o interesse pela disciplina”.

A entrega das medalhas e diplomas ocorrerá no auditório do Diocesano e contará com a presença de pais e familiares dos estudantes premiados.

Empreendedores faturam milhões ajudando os concorrentes

A internet pode ser a primeira experiência de vendas para quem está começando a empreitada como empreendedor. Foi assim que, aos 21 anos, os jovens Frederico Flores e Fernando Montera Filho começaram uma loja de eletrônicos importados e se tornaram um dos maiores vendedores do Mercado Livre. Com a chegada de muitos concorrentes e sem expectativa de crescimento, eles desistiram do negócio e se reinventaram.

Em 2012, criaram uma empresa para solucionar os problemas que tinham quando eram vendedores e, com isso, transformaram seus concorrentes em clientes. Assim, surgiu a Ecommet – empresa de tecnologia que desenvolve sistemas inteligentes para automatizar e otimizar as vendas em marketplaces.

Frederico Flores, CEO da Ecommet, conta que a ideia começou como uma consultoria para os ex-concorrentes, mas com o tempo a empresa foi crescendo e hoje oferece diversas ferramentas para gestão e automatização das vendas em marketplaces. “Nós já conhecíamos as dificuldades diárias dos lojistas, como controlar estoque, emitir notas, agilizar o atendimento, entre outras. Aplicamos nossa experiência como vendedores em um novo modelo de negócio, focado em oferecer produtos para automatizar todos os processos das vendas – desde o fechamento do pedido até a logística”, explica.

Há cinco anos no mercado a Ecommet já conta com 2.500 clientes – que transacionam juntos mais de R$ 2 bilhões por ano, apenas em marketplaces. “Muitos clientes começaram lá atrás conosco, pessoas que saíram do zero, sem experiência em empreendedorismo e que hoje faturam R$ 40 milhões ao ano com a ajuda das nossas ferramentas, como o robô lojista – que responde em tempo real as dúvidas dos consumidores sem intervenção humana”, finaliza Frederico.

Alberes Lopes lamenta supostas falhas na Feira de Gado

FEIRA DE GADO

O vereador Alberes Lopes, líder da oposição na Câmara Municipal, vem a público lamentar a atual situação em que se encontra a feira de gado de Caruaru, retratada em rede nacional pelo programa Globo Rural, da TV Globo. Considerada uma das mais importantes do país, a feira de gado de Caruaru vive uma realidade bem diferente da que a fez se tornar referência para toda região, quando atraia milhares de produtores rurais.

De acordo com os próprios frequentadores da feira, o local hoje sofre com a ausência da administração do poder público, no que diz respeito a falta de segurança, auxilio médico, questões sanitárias e de infraestrutura. Ainda segundo a reportagem, como resultado, Caruaru vem perdendo compradores e vendedores, que estão preferindo comercializar na cidade de Cachoeirinha, aonde a feira é tratada como prioridade pelo governo municipal.

Empresa de advocacia faz campanha para doação à Direito de Brincar

É um pouco clichê de dizer, mas é verdade: as crianças são o futuro de uma nação. E como tal, precisam ter estruturas físicas e mentais que são necessárias ao seu desenvolvimento. ONGs e outras casas especializadas em cuidados com pequenos estão sempre contando com o apoio de doações. Visando auxiliá-las ainda mais nesse projeto, a Giugliani Advogados apoia – pelo terceiro ano consecutivo – a campanha social Direito de Brincar.

“Eles têm a proposta de arrecadação de recursos financeiros em prol da compra de brinquedos para a doação às crianças atendidas por instituições sem fins lucrativos no próximo Dia das Crianças. Nos anos anteriores arrecadamos mais de R$ 4.500,00, e queremos melhorar ainda mais este ano”, afirma Andréa Giugliani, sócia-diretora da Giugliani Advogados. Neste ano, a instituição eleita foi o Lar Samaritano, que há mais de 40 anos vem acolhendo e instruindo crianças de 4 meses a 5 anos, em período integral. O valor doado cairá direto na conta da instituição e o foco da campanha é atingir as empresas da região e as pessoas que gostariam de contribuir de alguma maneira para um Dia das Crianças mais feliz.

Para saber mais, acesse o hotsite da campanha em: http://www.giugliani.com.br/direitodebrincar/.

Número de doações de órgãos aumenta, mas não diminui a fila

doação

Segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde em 2016, o Brasil tem hoje o maior sistema público de transplantes do mundo, mas isso não quer dizer que as doações sejam suficientes zerar a fila de espera existente. Foram registrados no mesmo ano 2.983 doadores efetivos, um número 5% maior do que em 2015.

Para o Dr. Aier Adriano Costa, coordenador da equipe médica do Docway, um dos maiores problemas enfrentados pela Central de Transplantes é em relação a aceitação dos familiares. “Apesar do aumento no número de doações, não estamos nem perto do ideal. A maior dificuldade encontrada está justamente no fato de fazer com que a família perceba a importância de doar os orgãos de um parente querido. Esse quadro vai melhorar a partir do momento que tivermos uma onda de conscientização referente ao tema. Só a informação acabará com alguns tabus e mitos”, comenta o especialista.

O processo de doação de órgãos é complexo e exige uma corrida contra o tempo. “Começa com o diagnóstico de morte encefálica de um potencial doador e termina na recuperação do paciente que recebeu um novo órgão. Quando a família opta pela doação, é preciso agir rápido, para que os órgãos doados possam ser encaminhados aos pacientes da fila”, detalha Costa.

Após o diagnóstico de morte encefálica e a autorização da família, é feito um questionário para que os médicos possam identificar os hábitos do doador e possíveis doenças ou infecções que possam atrapalhar o transplantes. Se o doador estiver em condições, aí sim são retirados os órgãos que serão doados. O médico explica que podem ser retirados diversos órgãos para doação, os mais comuns são coração, pulmões, fígado, pâncreas, intestino, rins, córnea, vasos, pele, ossos e tendões. “Inúmeros pacientes podem ser beneficiados com os órgãos de apenas um doador. É um processo delicado e que requer força da família e rapidez da equipe médica”, comenta.

Para completar, o Dr. Aier Adriano Costa lembra que qualquer pessoa pode ser doadora. “Por esse motivo, é importante ter uma conversa franca com os familiares, expondo a vontade, já que eles são os responsáveis pela liberação da doação. Se você é doador, comunique sua família sobre essa vontade, esse ato de conscientização facilita a doação de órgãos e pode salvar várias vidas”.

Central de Regulação muda de endereço em Belo Jardim

Central de regulação

A Central de Regulação da Secretaria de Saúde de Belo Jardim mudou de endereço nesta segunda-feira (25). Os pacientes que precisam marcar exames, consultas e viagens para outras cidades devem procurar a central que passou a funcionar na Rua Presidente Costa e Silva, número 116, no Bairro Boa Vista. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30.

Na central é possível marcar exames para as policlínicas municipais, Unidade de Pronto-Atendimento Especializado (Upae) de Belo Jardim e Caruaru, além dos hospitais de referência, localizados no Recife. Os paciente pode ainda marcar viagens para consultas em hospitais da região no serviço de Transporte Fora do Domicílio (TFD) e emitir o Cartão Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS).

Ampliação de número de órgãos interligados à Jucepe facilita abertura de empresas

Jucepe 2

A Junta Comercial de Pernambuco vem investindo constantemente no processo de desburocratização como forma de reduzir o tempo necessário para a abertura de empresas em Pernambuco. Por meio do o Redesim/PE, sistema gerido pela Junta, que possibilita a agilização do processo de abertura, alteração e extinção de empresas, os empreendedores estão tendo cada vez mais facilidades de acesso aos serviços de registro em empresarial.

Por meio do Redesim, a Jucepe atua de forma integrada com os órgãos que fazem parte do processo de legalização de empresas. Nos últimos 12 meses, essa integração foi ampliada com a inclusão do Corpo de Bombeiros, da Agência Estadual de Meio Ambiente – CPRH e mais 35 prefeituras que se juntaram à Fazenda Estadual, à Receita Federal, à Agência de Vigilância Sanitária (Apevisa) e outras 21 prefeituras que já estavam integradas ao Redesim.

No total são 56 prefeituras interligas, número que deverá ser ampliado ainda mais nos próximos meses. Com isso, os usuários ganharam em comodidade, uma vez que não necessitam mais se deslocar a todos esses órgãos e prefeituras para obter as licenças necessárias e, assim, o prazo de registro da empresa fica ainda mais curto.

Para viabilizar a ampliação de forma significativa do número de órgãos integrados ao Redesim-PE, a Jucepe investiu R$ 1,3 milhão em um novo sistema para modernizar ainda mais os serviços oferecidos pela autarquia, proporcionando um ambiente digital totalmente integrado e automatizado, garantindo celeridade, segurança nos processos.

Uma das novidades do novo sistema é que ele possibilita o cruzamento automático das informações das empresas e dos empresários que estão nos processos que dão entrada na Jucepe. Dessa forma, caso sejam encontrados erros, o processo já será devolvido para que sejam feitas as correções.

“Estamos sempre buscando garantir praticidade e velocidade na tramitação de processos. Para isso consideramos fundamental o constante investimento em tecnologia de ponta e na capacitação dos recursos humanos”, afirma a presidente, Taciana Bravo.
Atualmente, 50% dos cerca de 14 mil processos que dão entrada todos os meses na Jucepe são concluídos em até dois dias úteis e 70% em até três dias. “Nossa meta é avançar para que esse percentual chegue cada vez mais próximo dos 100%, afirmou a presidente Taciana Bravo.
Fechamento de Empresas em três dias

Os empreendedores podem dar baixa em seus negócios em um prazo que vai de 1 a 3 dias em Pernambuco. Para isso, basta apenas fazer a solicitação por meio do portal da Junta Comercial de Pernambuco na Internet. Nesses casos, não é mais necessário apresentar as certidões de débitos tributários, previdenciários e trabalhistas.

Existe ainda uma categoria, que podemos chamar de especial, que é a do Microempreendedor Individual (MEI). Nesse caso, tanto o processo de abertura, de alteração, bem como o de baixa, são feitos de forma imediata inteiramente na Internet, por meio do Portal do Empreendedor (www.portaldoempreendedor.gov.br/).

Baixa de processos pela Internet

Mais de 10 mil pessoas por mês deixam de se deslocar até a Jucepe todos os meses para retirar seus documentos de abertura de empresas e certidões. Isso porque, os processos podem ser baixados, com autenticação digital, por meio da Internet no computador, tablet ou smartphones.

Ao todo, o Portal da Jucepe disponibiliza aos clientes mais de 400 solicitações de serviços. O site também permite o acompanhamento on-line do andamento das solicitações realizadas.