Patrimônio de Caruaru em degradação e ameaçado na Câmara de Vereadores

Esta semana, a reportagem do Blog do Wagner Gil esteve na Câmara de Vereadores de Caruaru e constatou que as estátuas que homenageiam caruaruenses ilustres estão em degradação e com sério risco de não serem mais recuperadas. Há vários anos os monumentos precisam de manutenção e isso não é feito pelos ex-presidentes que passaram no comando da Casa Jornalista José Carlos Florêncio. Vale lembrar que a Câmara tem um orçamento médio de R$ 1,7 milhão por mês.

As estátuas que homenageiam o escritor Álvaro Lins, a artista Luisa Maciel, o cantor Azulão, a atriz prazeres Barbosa, o escritor João Condé e Salvador dos Santos, o poeta Lídio Cavalcante correm o risco de não serem mais aproveitadas devido ao avanço da degradação. Elas foram construídas em 2012 e nunca tiveram manutenção autorizada pelos ex-presidentes, que sempre achavam esses gastos desnecessários.

Essas homenagens foram esculpidas na gestão do ex-presidente Lícius Cavalcante e fizeram parte ainda da recuperação da fachada. “A ideia era homenagear alguns dos mais importantes caruaruenses de nossa terra. Alguns em vida, como Azulão e Prazeres Barbosa, e outros pós-morte, no caso dos renomados escritores Álvaro Lins e José Condé, por exemplo”, disse Lícius. “A ideia também era colocar o prédio da Câmara de Vereadores, que tem uma arquitetura do século XIX, no roteiro turístico do centro da cidade. Isso me deixa triste. O sentimento é de tristeza”, completou o ex-presidente.

Com esse tipo de atitude, a população paga a conta do prejuízo. Vale lembrar que a Casa Jornalista José Carlos Florêncio tem um orçamento milionário e a maioria desse valor destina-se a pagamento de assessorias sem concurso ou seleção pública.

Feita em cimento e concreto, as estátuas estão com sinais de degradação do tempo. Algumas em sua base, podendo cair a qualquer momento.

Outro fator que deixa a bela fachada da Câmara com sinais de falta de cuidado e administração é o estacionamento de motos da Casa ou de vereadores, como mostra nossa reportagem. Vale lembrar que na Rua São Sebastião (por trás da Câmara) existem vagas para veículos oficiais e as motos poderiam ser inseridas nesse contexto. Ou seja, falta administração profissional e mai zelo com os bens públicos.

Nota – Em nota o atual presidente, Bruno Lambreta (PSDB), disse : “Atendendo a sua solicitação, o presidente Bruno Lambreta informou que, a requalificação da fachada, incluindo a pintura, a restauração das estátuas e os cuidados com o jardim, já constam no planejamento orçamentário da Casa, cujo valor já foi encaminhado ao setor financeiro/administrativo para avaliar a viabilidade e, a partir de então, ser colocado em prática. Sobre as vagas para o estacionamento de motos na Rua São Sebastião, a demanda já foi enviada à AMTT, através de Diogo Bezerra, para as providências cabíveis”

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *