Paulo: o futuro que queremos parte de cuidar da primeira infância

Uma primeira infância bem cuidada e trabalhada rende frutos para o futuro.” A afirmação marcou a participação do governador Paulo Câmara durante a abertura oficial da III Mostra Internacional da Semanas do Bebê e a II Semana do Bebê do Recife, na noite desta segunda-feira (23.05), no Teatro de Santa Isabel. O evento, que vai debater as melhorias da qualidade de vida da criança no período de zero a seis anos, é fruto de uma parceria entre a Prefeitura do Recife e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e conta com o apoio do Governo de Pernambuco. O chefe do Executivo estadual acompanhou a solenidade ao lado da primeira-dama, Ana Luiza Câmara, do prefeito do Recife, Geraldo Julio, da primeira-dama municipal, Cristina Melo, do secretário estadual de Educação, Fred Amâncio, e de representantes de entidades e organizações envolvidas com a área.

“Debates como esse trazem uma rica discussão para o futuro que queremos para o nosso Estado. Sabemos que podemos melhorar cada vez mais com a união de todos e formando bem essas novas gerações. E isso só depende de nós, do nosso trabalho, da nossa dedicação e priorização, do nosso olhar atento para o futuro que a gente quer. E o futuro que queremos parte, sem dúvida nenhuma, de cuidar da primeira infância, cuidar das nossas crianças. E, com base nisso, cuidar da nossa gente”, defendeu Paulo Câmara.

Com uma programação diversificada, o evento, que reúne sociedade acadêmica e profissionais de saúde e assistência social, vai discutir o tema através de palestras, debates, mostra de filmes e rodas de diálogos com especialistas nacionais e internacionais. As experiências exitosas dos programas estaduais Mãe Coruja Pernambucana e Minha Certidão estarão presentes nas discussões. As políticas de proteção à mãe e à criança continuam sendo prioridade na gestão atual, como destacou Paulo Câmara, ao defender a realização de parcerias com os municípios pernambucanos.

“O governador Eduardo Campos, quando criou o Programa Mãe Coruja, já pensava nisso: na redução da mortalidade infantil, na condição da mãe ter uma gestação mais tranquila, criar o seu filho nos primeiros anos de maneira adequada. A gente dá continuidade a essa política e, ao mesmo tempo, tem um olhar também junto aos municípios para fazer parcerias em favor do cuidado dessas crianças, tanto no aspecto da infraestrutura como também no cuidado, na saúde pública e assistência social”, frisou Câmara, ressaltando que, atento à saúde da mulher e da criança, o Governo do Estado construirá um Hospital da Mulher no Agreste e Sertão nos mesmos moldes da unidade de saúde erguida no Recife e recentemente entregue à população.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *