PE promove 1ª Mostra do Programa Mais Médicos

Pernambuco recebeu, nesta quarta-feira (20/07), a 1ª Mostra do Programa Mais Médicos. O encontro, promovido pela Coordenação Estadual do Programa e pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), ocorreu no Núcleo de Ciências da Vida da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em Caruaru, no agreste pernambucano, e reuniu gestores, supervisores e profissionais das equipes de saúde da família que atuam em todo o Estado.

“O evento é para dar visibilidade às experiências exitosas de promoção e cuidado à saúde na atenção primária, desenvolvidas a partir da implantação do Mais Médicos e do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica”, comentou a coordenadora da Comissão de Coordenação Estadual, Maria Francisca Santos. Em Pernambuco, 879 médicos atuam nas unidades de saúde por meio do Programa, sendo 50 deles intercambistas (médicos brasileiros formados no exterior); 227 brasileiros; 479 médicos cooperados cubanos; e 123 profissionais do Provab.

“Esperamos, a partir desse evento, estimular as pessoas que trabalham na área a produzirem relatos sobre as experiências bem sucedidas que elas têm vivenciado na atenção básica desde a implantação do Mais Médicos no Estado”, comentou a secretária executiva de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde, Ricarda Samara. A mostra recebeu 350 inscrições, com 30 trabalhos apresentados, representando 100 municípios pernambucanos.

A médica cubana Ana Martha Casarreal, 36 anos, está em Pernambuco desde 2003, e atua no município de Garanhuns como médica da família. “É uma experiência profissional muito enriquecedora. Aqui, pude conhecer sobre doenças e tratamentos novos que não tive oportunidade atuando no meu país”, pontuou.

O Programa Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde, que prevê mais investimentos em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de levar mais médicos para regiões onde há escassez e ausência de profissionais.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *