Penitenciária Juiz Plácido de Souza: um ano depois da tragédia, a reconstrução

Hoje, ainda existem marcas, principalmente nos familiares das vítimas, mas o foco é fazer um futuro diferente para todos, em especial para os detentos

Wagner Gil

Exatos um ano após de penar bastante com a sua maior rebelião, que ocorreu justamente no dia 23 de julho de 2016, a Penitenciária Juiz Plácido de Souza, em Caruaru, ainda tem marcas da tragédia. Dos três pavilhões que foram totalmente destruídos, dois já foram reconstruídos e outro deve ter as obras iniciadas nos próximos dias. Mais que prejuízo material, as perdas humanas foram ainda maior: seis assassinatos, sendo que quatro vítimas tiveram suas cabeças decepadas. Hoje, ainda existem marcas, principalmente nos familiares das vítimas, mas o foco é fazer um futuro diferente para todos, especialmente para os reeducandos.

A atual diretoria priorizou o diálogo e a ocupação dos detentos com trabalho, educação e qualificação profissional, além de mudanças significativas na estrutura da penitenciária. Hoje, o local possui uma média de 1.240 detentos, quando teria condições de abrigar cerca de 500. Agora, todo pavilhão tem sua área de sol e isso evita que rivais se encontrem ou possam causar algum tipo de tumulto ou violência, como na última rebelião. Outro ponto importante foi à construção de camas verticais triplas, o que eliminou madeiras.

Fatores como atendimento psicossocial com o diálogo e respeito para com quem está ali pagando sua pena também tem feito a diferença. O medo e a incerteza acabaram sendo trocados pela esperança. “Estou cumprindo uma pena aqui por homicídio. Já faz quase dez anos que estou aqui e prestes a ir para o regime semi-aberto. Meu sonho é montar um restaurante”, sonha H.R.S. Ele poderia cumprir pena no regime semi-aberto de Canhotinho, mas preferiu permanecer na PJPS. “Daqui, sairei para realizar o sonho do meu trabalho, o do meu restaurante”, acrescentou.

Outro detalhe interessante é que na unidade prisional, todos, sem exceção, querem tirar exemplo de tudo que ocorreu de ruim, para construir um futuro promissor. “Aqui todos são tratados com dignidade. Isso ajudou bastante na reconstrução do espaço”, disse o agente penitenciário e atual vereador Sérgio Paulo Siqueira. “Aqui o foco é projetar um futuro diferente com muito trabalho e oportunidade para quem errou e quer se reintegrar à sociedade”, destacou o diretor da unidade, Paulo Paes.

O primeiro motim computado na história da unidade prisional ficou caracterizado, entre outros motivos, pela superlotação e rivalidade entre os presos. De acordo com informações repassadas na época, dos seis mortos, cinco tinham acusações de estupro contra eles. “Geralmente em motins, quem tem acusação desse tipo de crime acaba sendo vítima. Mas vale lembrar que muitos detentos foram internados em estado grave tanto em Caruaru como em hospitais da capital pernambucana”, acrescentou Paulo Paes.
EXEMPLO

Em alguns locais da penitenciária, atualmente existem serviços de muita qualidade e excelência. Um deles é a cozinha e o outro o setor de padaria. Diariamente, são produzidas cerca de oito mil refeições de alto padrão de qualidade e higiene. Cada preso tem direito a três refeições (café, almoço e janta), que são produzidos pelos próprios presos, mas com a supervisão de nutricionistas.

Nossa reportagem acompanhou a produção do almoço desta semana. “Aqui utilizamos carne de primeira e fazemos uma refeição balanceada. Arroz, feijão, macarrão, galinha, verdura, ovos, tudo de bom”, disse um dos cozinheiros. “O detalhe também é que temos a orientação dos nutricionistas, o que acaba nos qualificando. Eu também penso em abrir um restaurante quando sair”, disse J.L.S. Na padaria são cerca de oito homens trabalhando produzindo pão de alta qualidade.

Na PJPS, toda a reconstrução foi realizada e continua sendo feita pelos detentos. Diariamente, caminhões materiais de construção chegam à unidade. “As reformas melhoraram e humanizaram um pouco mais o ambiente. Isso também ajuda a nos deixar mais tranqüilos. Além disso, tem muita gente trabalhando por aqui”, disse o reeducando G. H. D, que está prestes a deixar a unidade após cinco anos.

Atualmente, pelo menos 500 presos estão fazendo algum tipo de atividade, dentre eles, o voluntário. “Nós temos avançado bastante nesse sentido”, disse o diretor da unidade. “Estamos concluindo também a volta da fábrica de vassouras com materiais descartáveis e também detergentes”, finalizou Paulo.

 

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *