Pesquisa do Sebrae mostra que mulheres demitiram menos e contrataram mais que os homens em fevereiro

As mulheres donas de pequenas empresas demitiram menos e contrataram mais que os homens no último mês de fevereiro. Esse é o resultado de um levantamento feito pelo Sebrae junto a 6.228 empresários e empresárias de todo o país. A pesquisa, realizada entre os dias 25 de fevereiro e 1º de março de 2021 mostra que as mulheres empreendedoras chegaram a esse resultado mesmo recorrendo menos a empréstimos junto ao setor financeiro.

De acordo com o levantamento, 9% das mulheres demitiram funcionários, contra 12% dos empresários entrevistados. Enquanto isso, 16% das empreendedoras efetuaram contratações, contra 13% dos donos de pequenos negócios. Quando o assunto é crédito, a pesquisa mostra que as empresárias recorreram muito menos que os homens. Enquanto 52% dos empreendedores tentaram empréstimo com agentes financeiros, entre as mulheres esse percentual foi de 46%.

A pesquisa revelou ainda que as mulheres continuam vendendo mais pela internet (redes sociais, aplicativos, market place…) que os empreendedores. Enquanto 74% das empresárias vendem seus produtos ou serviços de forma digital, esse percentual é 10 pontos inferior entre os homens (64%).

Para o presidente do Sebrae, Carlos Melles, a pesquisa confirma a tendência verificada desde o início da pandemia, onde as mulheres empreendedoras estão mais abertas ao universo da internet para comercializar produtos e manter o relacionamento com os clientes de forma online. “Percebemos que os pequenos negócios mantidos por mulheres seguem a tendência de vendas online e marketing via mídias sociais. Esse movimento já vinha sendo notado, mas foi acelerado com a pandemia”, avaliou.

Medidas de governo

38% das empreendedoras dizem que a medida mais importante, nesse momento, seria a extensão das linhas de crédito especiais, para 31% a extensão do auxílio emergencial, 14% a moratória, 11% adiamento do pagamento de impostos e 6% auxílio para a redução e suspensão de contratos de trabalho. Para os empresários, a extensão do crédito é a opção mais citada (52% dos entrevistados).

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

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