Pesquisa indica melhora no índice de inadimplência em junho

Elevado índice de desemprego, instabilidade econômica e altas taxas de juros têm impactado fortemente o poder de compra do consumidor. Para evitar a inadimplência e a eventual restrição ao crédito, a opção tem sido quitar as contas em dia. É o que mostra a pesquisa da TeleCheque, serviço desenvolvido pela MultiCrédito®.

As compras honradas com pagamento em cheque registraram leve aumento de 0,7 ponto porcentual, na comparação com o resultado de maio. Já o crediário mostrou estabilidade ante os índices do mês anterior, e a variação atingiu 0,5 ponto porcentual de recuo.

O perfil é bastante distinto entre esses meios de pagamento: o cheque, que tem se consolidado com importante instrumento de crédito, registra maior participação nos segmentos de materiais de construção, joias de luxo e automotivo. “São bens de alto valor agregado, e o pagamento em cheque permite maior flexibilização de prazo”, afirma Walter Alfieri, diretor de Crédito, Risco e BI da MultiCrédito. O crediário, por sua vez, tem se firmado cada vez mais no varejo para aquisições rotineiras, como roupas e óculos. “O crediário é bastante forte para o público desbancarizado ou que tem um limite de crédito baixo no cartão”, ressalta o executivo.

A geração X, que compreende os nascidos entre as décadas de 60 e 70, é a que registra maior participação em cheque e crediário, 48% e 42%, respectivamente, seguido pelos baby boomers, nascidos antes da década de 60, com 41% no cheque e 33% em crediário. “A popularização dos meios de pagamento eletrônicos tem baixa aderência nesses públicos, que optam por modalidades convencionais e seguras”, afirma Alfieri.

Índices mensais de inadimplência e tíquete médio por região

Centro-Oeste

No Centro-Oeste 92% dos pagamentos com cheques foram horados, e 58% do público usuário dessa modalidade é homem. A segunda-feira foi o dia com maior quantidade de cheques honrados, 2%. O crediário obteve participação de 69% no consumo do mês na região, e seu público é composto majoritariamente por mulheres, com 72%.

Nordeste

Na Região Nordeste os homens têm a maior participação na utilização dos cheques (51%) e também o menor índice de inadimplência (2%), com tíquete médio de 1.933 reais, 200 a mais que as mulheres. O crediário teve incremento em baby boomers de 5 pontos porcentuais, na relação com o índice do mês anterior. A participação feminina também cresceu, passando de 69% em maio para 74% junho.

Norte

Já na Região Norte os homens foram os que mais honraram o pagamento em cheques, com inadimplência de 0,6%, enquanto a geração X, que tem 58% de participação, concluiu o mês com adimplência de 100%. No crediário, a região registra intensa participação das gerações baby boomers e X, assim como o restante o País.

Sudeste

No Sudeste, os consumidores com mais de 60 anos continuam sendo os que mais se destacam em relação aos pagamentos honrados em cheque, com apenas 1,61% de índice de inadimplência. Setores como automotivo, material de construção e móveis registraram participação de 52% no total de transações em cheque no período. Por outro lado, no crediário os segmentos que tiveram intensa participação foram móveis e vestuário com 87% no total.

Sul

Já na Região Sul, os consumidores com mais de 60 anos tiveram a menor inadimplência no mês, com 0,9% e tíquete médio de 474 reais. No crediário, 49% da participação é dos baby boomers, seguidos pela geração X, com 31%.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

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