Planejamento é aposta para não começar o ano endividado

Você trabalha muito e está sempre sem dinheiro? Você tem o hábito de fazer uma planilha organizada para traçar todas as metas a serem alcançadas ao longo do ano? Muitas vezes surgem essas dúvidas e ficamos nos perguntando se realmente estamos planejando corretamente os nossos gastos, principalmente quando um novo ano se inicia. Estar endividado não é algo normal. Se o salário vive comprometido, é necessário reavaliar o que está sendo feito com o dinheiro do mês.

O consultor especializado em gestão estratégica empresarial, Allyson Hildegard, explica o que deve ser feito para que o planejamento financeiro deste ano saia de acordo com o esperado. “É importante que se tenha uma planilha de controle para que você tenha em mãos o que tem a receber e a pagar. Isso é primordial para o planejamento financeiro. O acompanhamento dessa planilha, tendo sempre o controle também é muito importante.” Ele comenta ainda sobre a consciência do que é desejo e necessidade na hora das compras. “Vale a pena priorizar e comprar somente aquilo que vai precisar e ter um bom controle sabendo o que é desejo e o que é necessidade, o que são coisas bem distintas. Então ter essa consciência é algo indispensável.”

Ainda segundo o Consultor, é importante viver de acordo com o padrão de vida real e não querer viver o que você não pode, pois muitas pessoas acabam se endividando e pagando empréstimos e juros altíssimos para viver aquilo que não está ao seu alcance. “Poupar o orçamento em 20% para fazer uma reserva financeira que pode ser utilizada para emergência também é importante. Tentar comprar tudo sempre à vista para conseguir um bom desconto no ato da compra também ajuda a garantir um equilíbrio nas finanças. O cartão de crédito é bom, porém se não houver um controle e sistematização de como você vai gastar, acaba formando uma bola de neve”, comentou Allyson Hildegard.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *