Plano de Manejo do Parque de Serra dos Cavalos é iniciado em Caruaru

61aaecdc-a6a1-4e5c-bfc6-0ae73aa294cc

Hoje (8) pela manhã, aconteceu o lançamento do Projeto de elaboração e atualização do Plano de Manejo e elaboração de projetos de sinalização de trilhas ecológicas em unidades de conservação no polo Agreste. O evento, que aconteceu na Acic, contou com representantes da sociedade civil em geral, URB, Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru, Prodetur, Secretaria de Meio Ambiente de Pernambuco, do Centro de Pesquisas Ambientais do Nordeste, Ipa, Condema e vereadores.

Técnicos da Processo, empresa responsável pelo levantamento do plano de Manejo, explanaram como será realizada cada etapa nos próximos quatro meses de estudos. Além da apresentação, eles responderam alguns questionamentos sobre a técnica que será utilizada para tal formulação. Como já existe um Plano de Manejo, que foi criado pela UFPE, o plano passará por atualização, sendo enquadrado no atual modelo.

“Hoje, o Plano de Manejo que o município disponibiliza, além de extenso, é muito teórico. Essa atualização traz novas informações e uma linguagem menos científica, para que a população possa entender de forma mais clara e o plano seja aplicado, contribuindo para a preservação do meio ambiente”, destaca Guilherme Guerra, superintendente de Meio Ambiente de Caruaru.

Com 359 hectares, o Parque Natural Municipal João Vasconcelos Sobrinho está localizado em Serra dos Cavalos, contém uma mata atlântica nativa com um brejo de altitude de 800 metros e cinco mananciais de água .Em 1996, foi declarado pela Unesco como reserva da biosfera da Mata Atlântica e hoje está passando por um processo de proteção por cercado em toda a sua área. A data prevista para a entrega do Plano é 13 de Julho, quando é comemorado o aniversário do Parque.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *