Plantio de Mudas marca Dia da Árvore em Condomínio de Caruaru

_AFA7980

No próximo sábado, 23, às 8h, a Associação Residencial Monteverde realizará uma ação para marcar o Dia da Árvore e o início da Primavera. Haverá plantio de mudas, entre outras atividades. “Convidamos os moradores do Condomínio e as crianças para aprender, desde cedo, a cuidar da natureza”, afirma Severino Montenegro. No mesmo dia também vai ocorrer a instalação de placas com identificação das principais árvores do Condomínio, com o nome popular e científico de cada uma. “As árvores também terão seus patronos, que terão a responsabilidade de cuidar delas. As crianças terão uma aula de Biologia ao vivo”, completa Montenegro.

Localizado numa área privilegiada, a cinco quilômetros do centro de Caruaru, o Condomínio Monteverde pode ser considerado um exemplo de convivência harmônica entre o desenvolvimento urbano e o meio ambiente. Com mata preservada, trilhas ecológicas, fonte de água natural e diferentes espécies de pássaros, o local é desfrutado por famílias que escolheram aliar a qualidade de vida com a modernidade.

A área verde do Monteverde impressiona. Chega a ser maior do que o parque da Jaqueira, no Recife. O esforço pela preservação do meio ambiente partiu do idealizador do Condomínio, o contabilista e ambientalista Severino Montenegro. Anos antes de iniciar a comercialização dos lotes de 2.400 m2, ele começou a preparar o cenário para que os moradores pudessem desfrutar de uma moradia que tivesse a natureza como principal personagem: plantou cerca de 30 mil árvores, proporcionando um reflorestamento que exigiu anos de preparo do solo, antes da efetiva construção dos imóveis.

No seu terreno, Montenegro mantém um sementeira que também fornece sementes aos moradores. São cerca de 40 espécies, todas nativas da região. “Seleciono as sementes, depois de germinadas coloco em saquinhos e vou aguando até estarem prontas para ganharem um espaço. Também fazemos doação para quem quiser plantar uma árvore e se comprometer a cuidar dela”, explica.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *