PM promove mudanças em seus comandos

Pedro Augusto

Com atuação em 15 municípios da região Agreste, o 4º Batalhão da Polícia Militar passou a ser comandado nesta semana por um novo gestor. Trata-se do tenente-coronel Clenildo de Azevedo Nunes, que foi empossado no cargo em solenidade realizada na tarde da última quarta-feira (14), no Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos de Pernambuco, no bairro Boa Vista, no Recife. Antes de assumir a unidade com sede em Caruaru, o tenente-coronel estava chefiando o 7º Batalhão Voluntários da Pátria, em Ouricuri, no Sertão do Estado.

Com vasta experiência na Polícia Militar, oriunda de seus mais de 20 anos de carreira, Clenildo Nunes terá a responsabilidade de tentar inibir o crescimento dos índices de violência em sua nova área de operação. Além dele, também assumiram cargos na Diretoria Integrada do Interior 1 os tenentes-coronéis Lindjohnson Félix da Silva e Marcos Campos de Albuquerque bem como os majores Hercílio da Fonseca Mamede, Silvestre Silva Dantas e Edvaldo Heleno do Oliveira. Os dois primeiros passaram a comandar respectivamente o 2º BPM e o 9º BPM.

Já os demais agora estão responsáveis pelo 21º BPM, o 5º BPM e o 8º BPM. Na semana passada, a Secretaria de Defesa Social havia empossado os novos gestores da Dinter 1 e 2. Elas já estão sendo chefiadas pelo coronel José Roberto Tenório e pelo coronel Abel Ferreira Junior. Denys Soares de Lima, que conduziu as ações do 4º BPM no último semestre, passou a gerir a Diretoria Integrada Metropolitana. O coronel retornou para a capital pernambucana após meses de atuação no interior.

Todas as mudanças realizadas têm como principal objetivo atingir as metas do programa Pacto pela Vida. Em seu discurso de posse, no início deste mês, no Quartel do Comando Geral da PM, no Recife, o novo comandante da Polícia Militar, coronel Antônio Francisco Neto, destacou o novo momento da corporação. “A partir de agora, o juramento que realizamos no início da carreira, em defesa da vida alheia da liberdade, igualdade e propriedade norteará ainda mais as nossas ações. Trabalharemos para reduzir a violência em Pernambuco”.

Antônio Francisco está sendo auxiliado pelo novo subcomandante, o coronel Ilídio Ferreira Vilaça Neto. Já os cargos das chefias do Estado Maior agora estão sendo ocupados pela tenente-coronel Érica Cristina Melo de Castro (1ª seção) e pelo tenente-coronel Eduardo Henrique Costa (3ª seção). De acordo com os dados da PM, ao todo, 28 cargos tiveram alterações promovidas nas unidades da Diretoria Integrada Metropolitana, da Diretoria Integrada Especializada, da Diretoria Integrada do Interior I e II e de duas chefias do Estado Maior. As passagens dos novos gestores são por tempo indeterminado.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *