Pedro Augusto
As demandas por serviços são muito grandes e as cobranças das comunidades também, mas, aos poucos, a prefeitura vem modificando as infraestruturas das praças instaladas tanto na área urbana como na rural de Caruaru. De acordo com o recente balanço divulgado pela Secretaria de Urbanismo e Obras (Seurb), no primeiro semestre deste ano a gestão de Raquel Lyra foi responsável pela revitalização de dez espaços do tipo, localizados em bairros como a Vila Kennedy, Maurício de Nassau e o Salgado, bem como no Distrito de Xicuru. Segundo a titular da pasta, Nyadja Menezes, dentre os serviços executados nas praças contempladas estiveram as reposições de meios-fios, as recuperações de pisos, bancos e brinquedos, novas pinturas, além de implantações de jardineiras.
As obras realizadas fizeram parte de um conjunto de ações emergenciais que foi posto em prática pela secretaria no início do novo governo municipal. “Temos um grande desafio pela frente no sentido de ampliar a qualidade dos equipamentos públicos do nosso município, a exemplo das praças. Já estamos trabalhando bastante para deixá-las organizadas, revitalizadas e ainda mais adequadas para atender, da melhor forma possível, todas as demandas da população. Neste primeiro momento, tivemos a oportunidade de revitalizar algumas delas, através de contrato já existente, ou seja, da gestão anterior. Mas vimos que a sequência do mesmo não era o suficiente para promovermos todas as recuperações necessárias”, explanou Nyadja.
Sendo assim, a Seurb elaborou, recentemente, um contrato apenas voltado para a manutenção de praças, canteiros e demais áreas públicas, a exemplo dos campos de futebol. “Durante a realização desse primeiro trabalho de revitalização, identificamos que deveríamos criar um novo contrato, haja vista que o anterior não nos permitia fazer, por exemplo, a troca de um brinquedo, que é considerado um item básico para o bom andamento das praças. Agora, neste novo, se encontram agrupados todos os serviços a serem feitos no tocante à iluminação, à capinação, à pintura e à instalação de equipamentos. Desta forma, podemos dar uma agilidade maior aos reparos a serem postos em prática, de forma, também, bastante ordenada”, acrescentou a secretária.
Além das duas medidas implantadas – paliativo em algumas delas e elaboração de um contrato de manutenção –, a Prefeitura de Caruaru, através da Secretaria de Urbanismo e Obras, também se encontra engajada para promover revitalizações em diversas praças locais. Dentre as que estão na lista para serem contempladas, destaque para a Santa Clara, no Bairro Santa Clara; para a Dom Bosco, no Maurício de Nassau; para a do Skate, no Bairro Indianópolis; para a Coronel Francisco dos Santos, no Centro, e para a Centenário, no Bairro Centenário. Todas elas passarão por reforma paisagística, manutenção e adequação dos espaços existentes. Em paralelo, ainda serão construídas praças no Distrito de Malhada de Pedra (área rural) e no Bairro São José (área urbana).
“Para a execução de todas essas reestruturações nas praças citadas, investiremos R$ 2.600 milhões, que, inclusive, já foram captados. Ainda nos encontramos na fase de conclusão dos projetos, ou seja, dos 11, oito já foram concluídos. Assim que finalizarmos os demais, entraremos na fase de licitação. Em seguida, daremos início às obras, onde a população caruaruense poderá observar, de forma concreta, o trabalho de requalificação das áreas públicas que está sendo promovido pela Prefeitura de Caruaru. Não só as praças, mas também outros espaços da cidade passarão ou já estão passando por melhorias, haja vista que esse é um compromisso da prefeita Raquel Lyra: oferecer entretenimento, lazer e cuidados com a saúde, nestes tipos de locais”, ressaltou Nyadja Menezes.
Morador do Bairro do Salgado, o autônomo José Antônio da Silva elogiou as melhorias feitas pela PMC na tradicional Praça João Cabeludo. “Observei que uma equipe fez a pintura, bem como capinou o mato dos trechos dela. Aprovei esse trabalho, até porque as praças são muito importantes para nós moradores que procuramos utilizá-las para jogar dominó, conversar e fazer atividade física. Hoje, infelizmente, muitas delas se encontram desgastadas na cidade, mas se há promessa de recuperá-las, vamos acreditar!”.
A auxiliar administrativa, Socorro Vargas, também enalteceu os reparos feitos. “Resido aqui na Avenida da República e fiquei contente com as revitalizações que foram feitas na praça de mesmo nome. É torcer que este trabalho também seja desenvolvido em outras comunidades.”