PMs do Agreste ganham Centro de Assistência Social

Diario de Pernambuco

Os policiais militares de Caruaru e região passam a contar, a partir desta quarta-feira, com um Centro de Assistência Social (CAS) da PMPE. A unidade será inaugurada às 8h, na sede do 4º Batalhão, com a presença da corregedora geral da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco, Carla Patrícia Cunha, e do comandante geral da PMPE, coronel Vanildo Maranhão. Ao todo, o CAS abrangerá 32 municípios do Agreste, descentralizando o atendimento. A exemplo das unidades já em funcionamento em Petrolina e Serra Talhada, ambas no Sertão, o CAS do Agreste contará com equipe de psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, médicos, odontólogos e advogados, para atender policiais militares e seus dependentes legais.

Com isso, os beneficiários não precisarão mais se deslocar até o Recife para recorrer ao serviço. “A partir da abertura de mais uma unidade no Interior do Estado, os policiais militares da região terão acesso mais rápido a todos os benefícios e programas oferecidos pelo CAS, evitando o deslocamento para o Recife”, ressalta o secretário de Defesa Social do Estado. O Centro de Apoio Social funcionará de segunda a sexta-feira, sempre das 8h às 17h.

Além do serviço de assistência social e jurídica, os policiais militares da área poderão contar com assistência em saúde, nas especialidades de cardiologia, nutrição, endocrinologia, pediatria, ginecologia, urologia, ortopedia e clínica médica. “Nosso objetivo é melhorar a qualidade de vida do policial e de sua família, prestando assistência em diversas esferas. Isso possibilita ao servidor as condições para que ele atue cada vez melhor em benefício da população”, reforça a chefe do CAS, tenente-coronel Valdenise Salvador.

PROGRAMAS – Entre os programas desenvolvidos pelos Centros de Assistência Social da PMPE estão o de apoio às viúvas e pensionistas, creche, casa de trânsito, equoterapia, suporte religioso, entre outras iniciativas. Em Serra Talhada, o CAS funciona na sede do 14º BPM desde abril de 2016. Somente em 2017, realizou 2.575 atendimentos.

Já em Petrolina, a inauguração ocorreu em novembro de 2017. Desde então, funciona em instalações próprias, no prédio do antigo Núcleo Comunitário do 5º BPM, já tendo efetuado mais de 2.000 atendimentos. O Centro de Assistência Social da PMPE existe desde 1973, quando foi criado para assistir aos policiais militares e seus familiares, com serviços nas esferas civil, familiar e criminalista. Atualmente, a sede estadual fica no bairro das Graças, na capital.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *