Polícia Federal de Caruaru ministra palestra sobre Cibercrimes

A Polícia Federal estará, amanhã dia (05), ministrando a palestra *“Cibercrimes Saiba Como se Proteger”, na Escola Técnica Estadual – Ministro Fernando Lyra, que fica localizada, na Rua João Avelino Sobrinho, Bairro de Cidade Alta, em Caruaru, a fim de que tais instruções sejam repassadas para alunos, pais e professores com horário previsto para começar às 10h.

Tais atividades são desenvolvidas ao longo de todo o ano pela Polícia Federal e somente o ano passado 310 escolas públicas e privadas, faculdades, clubes, associações, empresas e igrejas foram alcançados com tais orientações.

Este ano também sendo abordado mecanismos de segurança na criação de uma rede de proteção envolvendo pais, alunos e professores a fim de que a tragédia que aconteceu na Escola Professor Raul Brasil em Suzano/SP no dia 13/03/2019 onde vitimou 10  pessoas e deixou 11 feridas possam ser combatidos e evitados.

As abordagens passam por: Estruturação Familiar; Saúde Mental dos Filhos; Segurança nas Escolas; Rede de Proteção Entre os Alunos; Parceria-Escola-Universidade-Psicologia e Ação dos Conselhos Tutelares.

Os jovens que usam a internet e fazem algum tipo de publicação visando provocar a morte de pessoas em escolas estão cometendo ato infracional referente ao crime de  apologia de crime ou fato criminoso e ameaça, cujas penas podem chegar a dois anos de detenção. Em sendo confirmado o ato infracional o adolescente é apreendido e submetido a exame psicológico podendo cumprir internamento em instituição para menores infratores e dependendo das circunstância os pais, por serem seus representantes legais, também podem ser processados.

Tendo em vista a destinação constitucional e o compromisso assumido pela Polícia Federal no sentido de prevenir e reprimir a exploração sexual de crianças e adolescentes e a pornografia infantil na internet, delito nefasto que afeta de forma grave a dignidade da pessoa humana, entende-se que todos os esforços devem ser feitos para que toda a sociedade possa também contribuir para serem, mais do que meros partícipes, verdadeiros protagonistas nesta luta que é de todos.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *