Polos de animação recebem mutirão de limpeza

Para este ano são esperados mais de 2 milhões de pessoas no período das festas juninas em Caruaru. Com a movimentação e o consumo de alimentos e bebidas, um grande volume de lixo espalha-se nos polos de animação da festa. Para manter a cidade e a festa “em ordem”, a Secretaria de Serviços Públicos intensifica os serviços de limpeza urbana neste período. Um batalhão de cerca de 80 pessoas fica a postos para efetuar os trabalhos nestes espaços.

Nos dias onde há programação, as equipes trabalham incansavelmente efetuando a catação durante os shows, e a partir das 5h da manhã realizam a varrição completa, o recolhimento do lixo e o banho de cheiro. Nos demais dias é feita a manutenção da limpeza destas áreas das 07h às 19h, com 10 agentes no pátio de eventos, quatro na Estação Ferroviária e quatro no Alto do Moura. Neste ano a secretaria conta com o auxílio de uma máquina varredeira e quatro sopradores.

Além disso, para auxiliar na manutenção das tradicionais festas de rua e as festas de comidas gigantes, neste ano todas as comunidades pavimentadas da zona rural estão recebendo os serviços de pintura de meio fio, capinação e varrição. As equipes estão empenhadas em garantir a moradores, visitantes e turistas, uma Caruaru limpa, cheirosa e bem cuidada durante o Maior e Melhor São João do Mundo. A previsão é que neste mês de junho seja coletado um volume de lixo 20% maior do que nos demais meses.

COLETA SELETIVA – Com o objetivo de separar o lixo, foram instalados pontos de coleta seletiva em todos os polos. A ação vista facilitar a identificação dos materiais que seguirão para a reciclagem. Por isso, é importante a conscientização dos forrozeiros em jogar o lixo no local certo. “A cada ano as pessoas tem nos auxiliado com a separação dos materiais recicláveis, mas ainda encontramos muito lixo espalhado e depositado em coletores incorretos”, explica Maurício Silva, diretor do departamento de limpeza de Caruaru. A inciativa é fruto de uma parceria com a Associação dos Catadores de Caruaru. Lembrando que as lixeiras azuis são pra coleta de papel/papelão, amarelas para metais, verdes para vidros e vermelhas para plásticos.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *