Populares querem reinstalação de câmeras

Pedro Augusto

Desinstaladas no último mês de abril, em vários pontos de Caruaru, as câmeras de vídeomonitoramento da Destra estão fazendo falta para muita gente. Do simples pedestre ao profissional do volante, a avaliação sobre a ausência desses equipamentos nas ruas e avenidas movimentadas da cidade tem correspondido à mesma: o crescimento no número de infrações cometidas no trânsito local. Com o objetivo de colher a opinião da população sobre tal problema, a reportagem VANGUARDA circulou na manhã da última quarta-feira (05), pelos logradouros, onde até o quarto mês de 2016 existia a presença das câmeras.

Sem querer isentar a irresponsabilidade de alguns condutores, os populares entrevistados pelo semanário enumeraram os transtornos provocados pela até agora não reinstalação dos equipamentos. Um deles foi o autônomo Gilvan dos Santos Silva, que afirmou ter observado o aumento na prática de infrações na Rua Capitão João Velho, no Centro, logo após as câmeras da autarquia terem sido retiradas dos semáforos. “Trabalho vendendo os meus lanches já há bastante por aqui e posso afirmar que muitos motoristas têm ultrapassado o sinal vermelho bem como estão trafegando em alta velocidade devido à ausência das câmeras”.

O mototaxista Alexsandro Chagas, que opera num ponto do local, foi outro a chamar a atenção para as infrações que vêm ocorrendo. “Antigamente quando esses equipamentos encontravam-se instalados não só na Capitão João Velho, mas também na Coronel Limeira, que fica interligada a esta primeira via, os condutores pensavam duas vezes antes de cometerem qualquer irregularidade. Haja vista que as câmeras acabavam os inibindo com receio de futuras punições. Mas, hoje não. O que tem de motorista avançando sinal, empurrando o pé no acelerador e até circulando na contramão não está brincadeira. Solicitamos que a Destra resolva o mais rápido possível este problema”.

Além das ruas citadas, no último mês de abril, a autarquia ainda fez a retirada de algumas câmeras que ficavam localizadas em trechos do Bairro Boa Vista II, da Avenida José Rodrigues de Jesus, no Bairro Indianópolis, e da Avenida Agamenon Magalhães, no Bairro Maurício de Nassau. Neste último, a reportagem VANGUARDA acabou conversando com o comerciante Lauro Barbosa, que também questionou a desinstalação das mesmas. “Uma Avenida como a Agamenon, que comporta diariamente um fluxo intenso de veículos precisa estar equipada de câmeras de fiscalização em todos os seus trechos, até porque sabemos que existe muitos motoristas são irresponsáveis. A Destra já deveria ter resolvido isso”.

Na Avenida José Rodrigues de Jesus, um frentista, que preferiu ficar no anonimato, afirmou que alguns acidentes já foram causados por conta da ausência das câmeras. “Como elas foram desinstaladas e alguns semáforos daqui são bastante próximos uns dos outros, volta e meia observamos ou ficamos sabendo de algumas colisões envolvendo veículos em alta velocidade. Até casos de atropelamento e pequenas batidas contra pedestres já têm virado uma constante nesta avenida, que é uma das portas de entrada da cidade. Fiquei sabendo pela própria imprensa que essas câmeras foram retiradas devido a um problema com a empresa que prestava o serviço de manutenção. Mas já se passaram vários meses e até agora nada foi feito. Não só eu, mas acho que toda população caruaruense gostaria de ter uma resposta da Destra”.

No intuito de obtê-la, VANGUARDA conversou também na manhã da quarta-feira com o presidente da autarquia, Alex Monteiro. Durante a entrevista, ele informou os motivos que estariam levando os trechos citados a já não estarem contando novamente com os equipamentos. “A retirada dessas câmeras foi feita devido ao término do contrato com a empresa, que prestava a manutenção delas. Já estamos trabalhando para fazermos uma nova licitação e garantirmos o mais breve possível as suas reinstalações. Em contrapartida, gostaríamos de ressaltar a população, que já estamos operando com a resolução municipal 532, de 2015, que determina a fiscalização por videomonitoramento na área urbana semelhante as que já são aplicadas nas rodovias”.

“Isso quer dizer que agora poderemos trabalhar com a utilização de mais câmeras nos semáforos e demais pontos estratégicos bem como ainda com uma viatura, onde ficarão acoplados quatro equipamentos do tipo, com a circulação diária de um condutor e um agente de trânsito. Esta última contará com um sistema que identificará em até três segundos as placas dos condutores, que por ventura, estiverem cometendo irregularidades no sistema azul ou em outros espaços da cidade. Este sistema ainda apontará se os veículos possuem demais restrições, a exemplo dos roubados. Ou seja, não só reinstalaremos as câmeras questionadas como também implantaremos essa novidade que, com certeza, contribuirá e muito para com a diminuição na prática de infrações cometidas no trânsito de Caruaru”, acrescentou Monteiro.

Também na entrevista, o presidente da Destra deixou uma alerta para aqueles motoristas que têm se aproveitado da ausência das câmeras para cometer infrações. “Cabe a essas pessoas, que têm se aproveitado para avançar o sinal ou dirigir em alta velocidade, se conscientizar, até porque a partir do momento em que elas se prestam para fazer isso, acabam não só colocando as suas vidas em risco, como também das outras que não tem nada haver com as suas irresponsabilidades. Através de nossos agentes temos intensificado as nossas fiscalizações presenciais justamente para coibir este tipo de prática”, finalizou Alex Monteiro. Denúncias sobre tais infrações podem ser repassadas pelos telefones: 118 e 3723-2838 ou pelo whatsapp: 8207-5514.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *