Pedro Augusto
Mais uma iniciativa em prol do fortalecimento do setor da Educação foi concretizada nesta semana em Caruaru. Sob os olhares de alunos recém-ingressos no sistema superior de ensino, o presidente do Porto Digital e o reitor da Universidade Federal de Pernambuco, respectivamente, Francisco Saboya e Anísio Brasileiro, assinaram convênio, na manhã da última quarta-feira (8), na sede do Armazém da Criatividade, no Polo Caruaru, estendendo a parceria entre as duas instituições que já vem perdurando desde o ano passado. Na prática, o ato simbólico, nada mais nada menos do que reiterou a disponibilidade da infraestrutura do Armazém para as atividades que já estão sendo desempenhadas por professores e estudantes da UFPE.
Nos mais variados espaços do Armazém da Criatividade, os integrantes da Universidade Federal de Pernambuco têm tido a possibilidade de promover e participar de eventos, exposições, palestras, cursos de capacitação, além de outras atividades voltadas para a pesquisa, à extensão e à inovação tecnológica. As primeiras interações entre as duas instituições se deram através dos cursos de Comunicação Social e Design da UFPE, porém com a formalização da parceria a expectativa é de que outras graduações também se beneficiem do acordo. Prova disso, é que ainda neste primeiro semestre, a tendência é que o Armazém passe a comportar aulas de uma disciplina multidisciplinar que reunirá estudantes e professores dos cursos de Engenharia Civil, Física, Medicina, dentre outros.
Conforme destacou Francisco Saboya, durante a sua explanação à plateia lotada, a assinatura do convênio vem a contribuir ainda mais para com a obtenção de avanços em relação ao sistema de Educação local. “Para se ter ideia, ao longo de pouco mais de um ano em que a parceria entre as duas entidades encontra-se em vigor, temos tido oportunidade de vivenciar a diversas atividades interessantes, como seminários, palestras, aulas magnas, lançamentos de livros e de projetos de alunos e professores. Ou seja, aqui eles têm encontrado o espaço adequado para evoluírem como alunos e profissionais, tendo como uma das principais ferramentas o empreendedorismo. Essa formalização só veio a fortalecer ainda mais a nossa parceria, contribuindo, consequentemente, para com a nossa Educação local.”
Também presente na cerimônia, Anísio Brasileiro reforçou a intenção das duas instituições em proporcionar melhorias para as graduações e pós-graduações da UFPE. “Unidos, o Porto Digital e a Universidade vêm combinando esforços para impulsionar avanços em relação aos cursos já citados, incentivando também a fomentação dos espíritos inovadores de empresas que fazem parte, por exemplo, dos setores da Comunicação e da Confecção. Desta forma, podemos gerar mais emprego e renda não só para Caruaru, mas também para toda a região. Iniciamos essa parceria há apenas um ano, mas já estamos colhendo vários frutos importantes no tocante ao andamento de projetos como de extensão.”
Recém-ingressa no curso de Comunicação Social da UFPE, a jovem Rebeca Larissa, de 18 anos, se mostrou animada ao conhecer a infraestrutura do Armazém da Criatividade. “Já tinha vindo ao Polo Caruaru algumas vezes, mas não tinha parado para prestar a atenção no Armazém. Achei-o lindo e bem estruturado para comportar atividades acadêmicas. Uma parceria como essa entre o Porto Digital e a UFPE só vem a desmistificar a ideia de que instituição pública não pode oferecer boas graduações. Fiquei animada com tudo que vi e espero utilizá-lo da melhor maneira possível.”
Além de comportar uma série de ações sob a supervisão de docentes, o Armazém ainda encontra-se disponível para os universitários executarem projetos acadêmicos e pessoais. “Os estudantes matriculados no Centro Acadêmico do Agreste da UFPE podem utilizar os nossos ambientes para desenvolverem atividades extracurriculares. Nosso objetivo é justamente aproximar os alunos de um universo de estímulo ao empreendedorismo e à inovação, possibilitando o contato com ferramentas e tecnologias que possam fazer a diferença na trajetória profissional dos mesmos”, comentou, após a assinatura do convênio, a superintendente de Empreendedorismo do Porto Digital, Ana Roberta.
De acordo com o diretor do Centro Acadêmico do Agreste, Manuel Guedes, a disciplina multidisciplinar, que já foi citada e envolverá alunos e professores de todos os cursos da UFPE, terá como nome “Projetão”. “Para isso, já firmamos uma parceria com o Centro de Informática do Recife. Certamente ao término dela, passaremos a contar ainda mais com projetos e produtos inovadores alavancando, em paralelo, as capacitações de nossos alunos.”
Desenvolvido para incentivar a economia criativa e a Tecnologia de Informação no Interior do Estado, o Armazém da Criatividade foi confirmado em 2014, na gestão do até então governador de Pernambuco, João Lyra Neto.