Porto Digital e UFPE formalizam parceria

Armazém da Criatividade (20)

Pedro Augusto

Mais uma iniciativa em prol do fortalecimento do setor da Educação foi concretizada nesta semana em Caruaru. Sob os olhares de alunos recém-ingressos no sistema superior de ensino, o presidente do Porto Digital e o reitor da Universidade Federal de Pernambuco, respectivamente, Francisco Saboya e Anísio Brasileiro, assinaram convênio, na manhã da última quarta-feira (8), na sede do Armazém da Criatividade, no Polo Caruaru, estendendo a parceria entre as duas instituições que já vem perdurando desde o ano passado. Na prática, o ato simbólico, nada mais nada menos do que reiterou a disponibilidade da infraestrutura do Armazém para as atividades que já estão sendo desempenhadas por professores e estudantes da UFPE.

Nos mais variados espaços do Armazém da Criatividade, os integrantes da Universidade Federal de Pernambuco têm tido a possibilidade de promover e participar de eventos, exposições, palestras, cursos de capacitação, além de outras atividades voltadas para a pesquisa, à extensão e à inovação tecnológica. As primeiras interações entre as duas instituições se deram através dos cursos de Comunicação Social e Design da UFPE, porém com a formalização da parceria a expectativa é de que outras graduações também se beneficiem do acordo. Prova disso, é que ainda neste primeiro semestre, a tendência é que o Armazém passe a comportar aulas de uma disciplina multidisciplinar que reunirá estudantes e professores dos cursos de Engenharia Civil, Física, Medicina, dentre outros.

Conforme destacou Francisco Saboya, durante a sua explanação à plateia lotada, a assinatura do convênio vem a contribuir ainda mais para com a obtenção de avanços em relação ao sistema de Educação local. “Para se ter ideia, ao longo de pouco mais de um ano em que a parceria entre as duas entidades encontra-se em vigor, temos tido oportunidade de vivenciar a diversas atividades interessantes, como seminários, palestras, aulas magnas, lançamentos de livros e de projetos de alunos e professores. Ou seja, aqui eles têm encontrado o espaço adequado para evoluírem como alunos e profissionais, tendo como uma das principais ferramentas o empreendedorismo. Essa formalização só veio a fortalecer ainda mais a nossa parceria, contribuindo, consequentemente, para com a nossa Educação local.”

Também presente na cerimônia, Anísio Brasileiro reforçou a intenção das duas instituições em proporcionar melhorias para as graduações e pós-graduações da UFPE. “Unidos, o Porto Digital e a Universidade vêm combinando esforços para impulsionar avanços em relação aos cursos já citados, incentivando também a fomentação dos espíritos inovadores de empresas que fazem parte, por exemplo, dos setores da Comunicação e da Confecção. Desta forma, podemos gerar mais emprego e renda não só para Caruaru, mas também para toda a região. Iniciamos essa parceria há apenas um ano, mas já estamos colhendo vários frutos importantes no tocante ao andamento de projetos como de extensão.”

Recém-ingressa no curso de Comunicação Social da UFPE, a jovem Rebeca Larissa, de 18 anos, se mostrou animada ao conhecer a infraestrutura do Armazém da Criatividade. “Já tinha vindo ao Polo Caruaru algumas vezes, mas não tinha parado para prestar a atenção no Armazém. Achei-o lindo e bem estruturado para comportar atividades acadêmicas. Uma parceria como essa entre o Porto Digital e a UFPE só vem a desmistificar a ideia de que instituição pública não pode oferecer boas graduações. Fiquei animada com tudo que vi e espero utilizá-lo da melhor maneira possível.”

Além de comportar uma série de ações sob a supervisão de docentes, o Armazém ainda encontra-se disponível para os universitários executarem projetos acadêmicos e pessoais. “Os estudantes matriculados no Centro Acadêmico do Agreste da UFPE podem utilizar os nossos ambientes para desenvolverem atividades extracurriculares. Nosso objetivo é justamente aproximar os alunos de um universo de estímulo ao empreendedorismo e à inovação, possibilitando o contato com ferramentas e tecnologias que possam fazer a diferença na trajetória profissional dos mesmos”, comentou, após a assinatura do convênio, a superintendente de Empreendedorismo do Porto Digital, Ana Roberta.

De acordo com o diretor do Centro Acadêmico do Agreste, Manuel Guedes, a disciplina multidisciplinar, que já foi citada e envolverá alunos e professores de todos os cursos da UFPE, terá como nome “Projetão”. “Para isso, já firmamos uma parceria com o Centro de Informática do Recife. Certamente ao término dela, passaremos a contar ainda mais com projetos e produtos inovadores alavancando, em paralelo, as capacitações de nossos alunos.”

Desenvolvido para incentivar a economia criativa e a Tecnologia de Informação no Interior do Estado, o Armazém da Criatividade foi confirmado em 2014, na gestão do até então governador de Pernambuco, João Lyra Neto.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *