Prateleiras já contam com artigos carnavalescos

Pedro Augusto

O Sábado de Zé Pereira – data que tradicionalmente dá o pontapé inicial do Carnaval de Pernambuco – ainda está um pouco longe de acontecer, ou seja, em 2019, apenas no dia 2 de março. Mas, nem por isso, o comércio de Caruaru deixou de manter o costume de já começar a comercializar itens voltados para a Folia de Momo a partir de janeiro. Em paralelo às liquidação ou às abarrotadas de produtos voltados para o verão e para o ano escolar, já existem lojas, sim, vendendo artigos carnavalescos a menos de dois meses do início da maratona de festa. Em circulação esta semana pelo varejo da Rua 15 de Novembro, no Centro, a reportagem VANGUARDA ouviu alguns comerciantes especializados na venda destes tipos de produto.

Embora o momento atual ainda seja de muita pesquisa por parte dos consumidores, já tem lojista local estimando crescimento nas vendas ante o mesmo período de 2018. Este é o caso do proprietário da Casa das Rendas, João Figueiredo, que vende artigos carnavalescos há mais de 30 anos. “O país iniciou 2019 com um novo governo e a expectativa é de que a partir de agora as coisas comecem a entrar nos eixos em relação a nossa economia. Tradicionalmente, somos bastante demandados nesta época por prefeituras e escolas circunvizinhas que costumam comprar os nossos produtos no atacado. O período atual ainda é de pesquisa, porém estimamos comercializar cerca de 6% a mais em relação ao mesmo período de 2018. Carnaval está no sangue do brasileiro e o comércio sempre costuma lucrar”, analisou.

Na Coisa de Festa, artigos voltados para a Folia de Momo são o que não faltam nesta época de início de ano. De acordo com o gerente Marcos Barbosa, a tática de antecipar as vendas de itens carnavalescos sempre funciona como um bom negócio, haja vista que muito folião acaba adquirindo produtos antes mesmo de o bloco aportar na rua. “É aquela fantasia do filho que necessita ser trocada. É aquela máscara nova que precisa ser comprada, ou seja, qualquer desculpa serve para antecipar as compras. Estamos apostando num desempenho melhor em relação ao nosso comércio em 2019 e a expectativa é de que ultrapassemos o nosso faturamento no que diz respeito à venda de itens carnavalescos em pelo menos 20% em relação ao ano passado”, projetou.

Na Cia da Montagem, a procura por artigos já se encontra satisfatória, mas a tendência é que aumente ainda mais a partir do próximo mês. “Em fevereiro, haverá várias prévias de Carnaval na região Agreste, inclusive em Caruaru, o que promete impulsionar a demanda pelos produtos. Sem falar nas escolas, empresas e órgãos públicos que também deverão promover os seus eventos e irão incrementar bastante o nosso faturamento. Já que em 2019 o Carnaval só ocorrerá em março, ou seja, um mês depois em relação ao ano passado, a tendência é de que vendamos mais, até porque muitos consumidores já terão comprado os materiais escolares e quitado os impostos de início de ano. Projetamos vender bem tanto no atacado como no varejo”, destacou a gerente Carla Michelly.

Também durante a visita às lojas, a reportagem VANGUARDA conversou com o revendedor Joalison Silva. Proprietário de uma pequena loja em Altinho, no Agreste do Estado, ele classificou janeiro como o intervalo ideal para se adquirir itens da folia de Momo. “Até porque, é justamente neste período em que a variedade de produtos se encontra maior e os preços estão mais atrativos. Sempre os comercializo bastante na minha loja e, neste ano, não deve ser diferente. Há diversas festas no entorno de Altinho e a expectativa é de revendê-los em larga escala em 2019. Acho que vai dar para lucrar legal!”, disse.

Fantasias também deverão ser bastante demandadas

Outro setor do varejo que não vê a hora da folia começar é o de vestuário, especialmente o de venda e de aluguel de fantasias. Na loja Estyllus, por exemplo, a procura de alegorias para o circuito do Carnaval 2019 já foi iniciado desde a última semana. “Nesta época, deveremos aumentar o nosso faturamento em torno dos 60% no comparativo com os meses considerados normais, haja vista que, além da demanda natural impulsionada pelas formaturas, que ainda vêm ocorrendo, também já tem havido várias procuras para os eventos do Carnaval deste ano. Como os preços das fantasias permanecem praticamente os mesmos em relação a 2018, a tendência é de faturarmos em escala maior em 2019”, analisou a gerente Roberta Santos.

Quem não perdeu tempo e já garantiu a fantasia para brincar uma das diversas prévias que irão ocorrer na Capital do Agreste, em fevereiro, foi o casal José Serafim e Vanderlita Magalhães. Bastante animados com a proximidade do Carnaval do Centro Municipal de Convivência do Idoso, que está marcado para acontecer no próximo dia 8, eles acharam os preços dos produtos razoáveis. “Vale a pena um esforçozinho para brincar o Carnaval, até porque ele só acontece uma vez por ano. Pesquisando bem dá para alugar uma fantasia boa com um preço legal e foi o que fizemos”, disseram, em conjunto, José e Vanderlita.

Carnaval Caruaru Cultural deve alavancar economia

No intuito de fortalecer os eventos voltados para o Carnaval em Caruaru, a Prefeitura vem, desde o ano passado, realizando o verdadeiro resgate da Folia de Momo na cidade. Este ano, por exemplo, a PMC, através da Fundação de Cultura e Turismo, realizará o Carnaval Caruaru Cultural 2019, que promete oferecer muita animação para todos os foliões. Os eventos ocorrerão no chamado período pré-carnavalesco, com destaque para o resgate do Baile Municipal de Caruaru. Marcado para acontecer no dia 15 de fevereiro, a festa terá como atrações, entre outras, os cantores Bell Marques e Benil.

Para os lojistas ouvidos esta semana pelo VANGUARDA, os investimentos empregados pela gestão municipal só tendem a alavancar as atividades do comércio da cidade. “Vai ganhar todo mundo, inclusive será muito bom para nosso setor de fantasias, que tem nos bailes um dos principais impulsionadores de lucratividade neste intervalo de pré-Carnaval”, argumentou Roberta Santos. “Quanto mais eventos e, é claro, bem organizados, melhor para faturarmos mais. Acertou em cheio a Prefeitura com realização deste Carnaval Caruaru Cultural”, acrescentou Marcos Barbosa.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *