A Prefeitura de Caruaru realizou uma reunião, na manhã de ontem (08), para convocar entidades representativas locais a colaborarem com a revisão do Plano Diretor de Caruaru. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e a Empresa de Urbanização e Planejamento (URB) reuniram Acic, CDL, SindLoja e Fiepe, para discutir de que forma cada uma poderá contribuir. As presenças das entidades nesta fase do Plano são essenciais, pois elas são mediadoras das necessidades da sociedade, visto que são representantes do desenvolvimento econômico.
“Nosso trabalho será em busca de um resultado mais completo e colaborativo para Caruaru, visto que o município tem um alto índice de desenvolvimento estrutural, havendo uma constante necessidade de organização e infraestrutura. O Plano Diretor tem a missão de orientar o município de forma a atender às demandas da sociedade, para que as dificuldades dos cidadãos sejam observadas e reduzidas”, apontou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Erich Veloso.
Após a convocação, os representantes das entidades que estiveram presentes se comprometeram a repassar suas demandas diretamente ao presidente da URB, Aldo Arruda. Assim, cada setor poderá ser discutido cuidadosamente e o trabalho de cooperação seguirá conforme as necessidades de cada área.
O Plano Diretor
É o instrumento básico utilizado para o planejamento do município, através das políticas de desenvolvimento urbano. O documento está em fase de execução, coordenada pela URB, através de diagnósticos da realidade social e econômica do município. O Plano deve descrever os princípios e regras para a organização do uso do solo urbano e das redes de infraestrutura. As propostas apresentadas podem ser cumpridas a curto e longo prazo, definidas através de lei municipal.