Prefeitura de Caruaru está prestes a entregar terminais de ônibus localizados em frente à Estação Ferroviária, importante obra para a população

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Autarquia de Urbanização e Meio Ambiente (URB), está prestes a entregar mais uma importante obra para a população do município: os terminais de ônibus localizados em frente à Estação Ferroviária.

A requalificação do espaço é uma obra da gestão municipal e está sendo executada pela CP Construções, a partir de um processo de mitigação do empreendimento Life Center, e contou com um investimento de mais de R$ 1 milhão, considerando as obras de todo o entorno.

Todo o processo de requalificação está sendo feito a partir do Estudo de Impacto e Vizinhança (EIV), instrumento urbanístico que é regulamentado pela Lei Municipal 6.742, de 2021.

“Esse instrumento viabiliza que o poder público municipal promova a execução de obras de interesse público por meio de parceria com o setor privado, garantindo a justa distribuição da responsabilidade e dos benefícios decorrentes da implantação de um empreendimento, conforme recomenda o Estatuto da Cidade (Lei Federal 10.257, de 2001)”, disse o presidente da URB, Francisco Batista.

Quando for entregue, o espaço irá apresentar uma série de benefícios para a população e, claro, para os usuários do Sistema de Transporte Público de Caruaru. Entre eles, estão calçadas mais largas e acessíveis para idosos e pessoas com mobilidade reduzida, por exemplo.

Além disso, também haverá uma nova roupagem em todo o local, com novos jardins, iluminação pública e mais abrigos de ônibus com maior cobertura para proteger os usuários do sol e da chuva.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.